Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

vitória sousa 30/09/2023

Sensível
Eu gostei bastante da escrita e dos ensinamentos em si, embora é escasso hoje em dia os quatro. a leitura é fluída e eu terminei de ler em uma semana (sem contar o fato de que eu tinha coisas para fazer então terminaria ele bem mais rápido do que de fato foi). a leitura é válida para quem gosta de livros assim, espiritual (não tanto) e meio que "auto ajuda".

Maria 24/09/2023

Resenha os quatro amores
Nesse livro, C.S. Lewis estabelece quatro tipos de amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade, contemplando e definindo cada um desses sentimentos.

Jehssics 18/09/2023

Os amores naturais em si não são suficientes.
Foi o meu primeiro contato com um livro do autor, no começo a leitura foi mais fluida, porém em determinados momentos comecei a ter dificuldade com a escrita e depois de um tempo apenas aceitei que algumas coisas eu não ia entender e segui em frente, focando no que era compreensível para meu pobre cérebro (haha) ou então não acabaria o livro tão cedo.

No geral foi uma leitura interessante, apesar de cansativa. Meus capítulos favoritos foram sobre a Amizade e a Caridade. Com certeza pude adquirir uma nova perspectiva sobre essas temáticas, o que foi de bom proveito. Marquei bastante coisa nesse livro, tem frases bem marcantes e que falaram profundamente comigo, curti isso.

"Nós todos recebemos caridade. Existe algo em cada um de nós que não pode ser Amado de forma natural."

Amanda 08/09/2023

Leitura maravilhosa
Um leitura maravilhosa , que me fez refletir muito e embora as vezes desse um nó na minha cabeça eu aprendi muito
Li ele devagarzinho pra tirar o melhor da leitura

Lilivia 05/09/2023

Essencial ??
Minha *pequena* sensação de "Os quatro amores" de C. S. Lewis: maravilhosamente brilhante!

C. S. Lewis é, em geral, conhecido ou por suas obras de ficção fantástica - As Crônicas de Nárnia, ou por suas obras teológicas, como Cristianismo Puro e Simples. E o paralelo dessas duas obras é que uma é tão simples e mágica e a outra tão difícil e "incompreensível", rsrs

Mas, apesar da fama de ser um autor de difícil compreensão, não senti tanta dificuldade assim nesse volume. Pelo contrário: pude até ousar achar-me intelectual, pelo simples fato de estar compreendendo o assunto ou o desenvolvimento da narrativa, de forma geral, ahaha?

Acontece que Lewis é um intelectual sem tamanho. Ele foi um grande pensador e, como pode-se perceber hoje em dia, é mais complicado achar bons entendedores, meras pessoas que instigam o pensamento e compreendem textos bem desenvolvidos...

Nossa rotina e estilo de vida tem causado isso, infelizmente. Estamos tão ligados as coisas rasas, rápidas e confortáveis, que fica raro instigar nosso pensamento e desenvolver grandes reflexões. Contudo, é isso que Lewis faz tão bem, como apresentado nesse livro, trazendo um assunto tão comum e banalizado quanto importante e imprescindível em nossa vida: o amor.

Aqui, o autor faz uma distinção clara entre 4 vertentes do "Amor", distribuídas nos conceitos de: Afeição, Amizade, Eros e Caridade - a luz do cristianismo. Além de dar exemplos consistentes de cada um, ele ainda traz a perspectiva de amor-necessidade e amor-dádiva, importantíssima pro entendimento desses conceitos.

Sabemos que Lewis foi um dos mais brilhantes escritores e pensadores do século XX, e ele é autor de outras tantas obras maravilhosas e necessárias quanto esta aqui descrita. Mas esse livro aqui é um tiquinho especial, por se tratar de algo tão maravilhoso e (às vezes) complexo de se tratar ou explicar, que é justamente aquilo que chamamos de "amor" em nossa vida e existência. Ainda que eu tenha que ler muito de sua obra, creio que a posição elevada desse título permanecerá, e super recomendo a leitura!

Gostaria de agradecer particularmente ao Lewis por me fazer gastar quase toda flag laranja que tenho. Porque era impossível não marcar praticamente alguma frase de cada página lida. Era ?extremamente necessário? ??

Leia e seja impressionado você também, assim como eu fui, com as grandiosas reflexões de Lewis sobre as formas distintas do Amor a partir de sua visão única. Surpreenda-se ao descobrir mais sobre esse assunto e eu vou deixar só um quotezinho pra te instigar ainda mais a ler:

"O amor torna-se um demônio no momento em que se torna um deus.
(...) a verdade de que Deus é amor poderá traiçoeiramente vir a significar para nós o inverso, isto é, que o amor é Deus."

Já pensou nisso? Leia e descubra mais!
???

Camila2103 03/09/2023

Lewis é Lewis, mas confesso que acho os seus livros de gênero não-ficção bastante densos e, por vezes, difíceis de acompanhar.
Mesmo assim vale muuuito a leitura pq Lewis foi um gênio

ClaOex 30/08/2023

Eu já conhecia alguns dos livros do C. S. Lewis, mas esse com certeza foi o mais difícil de entender kkkkk.
Foi um livro legal, mas esperava mais.. acho que me decepcionei um pouco com a escrita difícil e muitas vezes, eu não concordava com oq ele dizia (talvez por eu não ter entendido tudo);
Mas em geral é um livro bom pra quem gosta de dar uma filosofada acerca dos tipos de amores.
Yasmin 30/08/2023minha estante
Abandonei esse livro justamente por não entender oq ele escrevia kkkkk

Thaisa 30/08/2023

Amavelmente complexos
Como sempre, Lewis não deixa fácil suas mensagens hehehe...

Digamos que de forma leve e simples porém longe do simplório, Lewis nos apresenta o AMOR, suas variáveis, características, aplicações, representações, e tantas outras percepções.

Aprender com Lewis nos pede um pouco de paciência, esforço, dedicação para alcançar um fim louvável!

Recomendo uma, duas, três..........vezes mais

CABRELLI 29/08/2023

Livro muito bom... Interessante ver a diferença de amores da forma que Lewis descreve. Às vezes um pouco confuso de entender, é claro (mas se tratando de Lewis, isso não é nenhuma novidade), mas muito interessante.

Sabrina758 28/08/2023

Socorro (depende do seu ponto de vista)
Que livro difícil de ler, só por Deus...
não podemos esquecer que foi um livro escrito no começo do século XX, logo muitos conceitos mudaram, foi um livro muito difícil para ler (minha experiência) o Lewis sempre teve uma escrita densa, mas esse foi o mais pesado para mim, foi proveitoso como todas as outras obras dele, porem sinto que sai com todos meus neurónios queimando

resumo: você precisa estar disposta(o) a quebrar a cabeça e sentar para aprender, pois não é um livro prazeroso e sim de confronto

Natysan 16/08/2023

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Vicky 12/08/2023

Muito edificante!
Esta foi minha primeira leitura claramente “cristã” de Lewis (com exceção de Nárnia, que é uma alegoria ao cristianismo). Gostei bastante do estilo da escrita, e foi realmente edificante poder acompanhar a análise do “amor” em suas quatro subdivisões: Afeição, Amizade, Caridade e Paixão. Pude refletir em diversas passagens, e entender mais sobre minha relação com as outras pessoas a partir das definições que o autor encontra para cada um dos tipos de amor. Recomendo muito a leitura para quem quer conhecer mais esse sentimento do ponto de vista cristão. E com certeza pretendo ler mais do autor.

Cynthia70 06/08/2023

"Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado"
Ainda raciocinando tudo que o livro traz, mas leitura excelente, sem dúvida uma das melhores até agora. A linguagem é excelente, o autor traz diversos exemplos para facilitar o entendimento, tirei muitas reflexões do livro, várias partes são impactantes e nos fazem pensar de uma forma mais ampla, excelente livro, Lewis não decepciona.

Sabryna21 30/07/2023

Bem interessante, uma linguagem simples, entendível por todos, que deve ser refletida é analisada na vida prática.