A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Romulo 12/06/2013

A TEMPESTADE
Tudo começou num imenso oceano, num ponto perdido entre a cidade de túnis, na africa. Quando naufragava muitas pessoas no navio e entre elas próspero e sua filha Miranda quando começou uma terivel tempestade, muitas pessoas se jogaram do barco pensando que tudo iria acabar ali, mas logo a tempestade foi acabando e os sobreviventes foram para numa ilha encantada aonde passaram doze anos. Miranda filha de Próspero conheceu um rapaz na ilha chamado Fernando, mas Próspero que foi um estrangeiro que dominou a ilha, não queria ver eles juntos, mas durante os doze anos na ilha Próspero não pode evitar o amor dos dois. O dia do retorno, á civilização amanheceu sem o menor traço da tempestade que dera origem a tantas reviravoltas nas vidas daquelas que aportaram na ilha encantada. Ao final do livro um homem chamado Caliban que viveu muitos anos solitário, envocou setebos, o deus de sua mãe sycorax, para que jamais outro estrangeiro dominasse aquele lugar.

Matheus 04/03/2013

"Miranda - Oh! Que milagre! Que soberbas criaturas aqui vieram! Como os homens são belos! Admirável mundo novo que tem tais habitantes!"

É impossível aproveitar integralmente a literatura ocidental sem nunca ter lido Shakespeare, simplesmente pelo fato ter um pouco dele em quase todos os escritores ocidentais a ele posteriores. A fala de Miranda acima, por exemplo, deu o título de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Infelizmente, a tradução que li é péssima! e não recomendo que a leiam (Saraiva de bolso, editora Nova Fronteira) Não passa nem metade dos sentimentos que esta que achei na internet e de onde tirei o trecho de Miranda (http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/tempestade.pdf). Mas pelo menos agora consegui um novo objetivo: estudar inglês o suficiente para ler Shakespeare no original.

O que mais me chamou a atenção em Tempestade não é sua universalidade ou atualidade, mesmo tendo sido escrita muito tempo atrás. O que me chamou a atenção é que é uma peça capaz de agradar qualquer um: desde crianças até os mais eruditos críticos literários. A peça é tudo em um só. É ao mesmo tempo drama, comédia e até um gênero que foge ao teatro: o romance.

A trama conta com traições, conspirações, magos, amores, naufrágios e espíritos. Todos os truques atuais para atrair o público sem o superficialismo barato presente nos lixos dos Best-sellers de hoje em dia. Shakespeare era no mínimo muito mais inteligente que a média de nos humanos, e essa inteligência aparece de forma espirituosa em seus personagens, divertido crianças, porque são engraçados, e adultos, porque são geniais. Em uma tempestade, um servo do rei diz ao contramestre do navio:

"Gonzalo - Bem; mas lembra-te de quem levas a bordo.

Contramestre - Ninguém a quem eu ame mais do que a mim próprio. Sois conselheiro, não? Se pudermos impor ordem imediata, não tocaremos em um só corda mais. Recorrerei a vossa autoridade; mas se ela for inoperante, dai graças ao céu por terdes vivido tanto e ficai nos camarotes preparados para o que a vossa hora vos reservou. - Coragem, meus corações! - Saí do caminho, já disse!"

Weriks 28/02/2012

Texto um tanto quanto ingênuo, com final um pouco decepcionante. De Shakespeare, ainda prefiro as tragédias.

Michelle 03/07/2011

Particularmente, minha obra favorita de Shakespeare.
sertory 03/08/2012minha estante
Michele, para quem posso recomendar essa obra de Will?

ReiFi 13/08/2010

A Tempestade – William Shakespeare
A Tempestade é uma história de vingança, amor, conspirações, ao tempo que contrapõe à figura homem/selvagem, à imagem etérea e graciosa das altas aspirações humanas. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, e Ariel, o espírito servil, que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo.

“Ferdinando – Admirável Miranda! Sim, remate de toda perfeição, digna de quanto no mundo já dirigi olhares ternos, por vezes tendo-me ficado presos os atentos ouvidos na harmonia de seu doce falar. Dotes variados me fizeram gostar de outras mulheres, sem, contudo, empenhar nisso a alma toda, porque sempre se opunha algum defeito às suas qualidades mais sublimes, para o valor manchar-lhes. Vós, no entanto, ah! tão perfeita e incomparável, fostes feita de tudo o que de mais custoso pode haver na criação”.

“Próspero – Olha, sê verdadeiro; não afrouxes a rédea dos carinhos; os mais fortes juramentos são palha para o fogo dos sentidos. Procura comedir-te; do contrário, boa-noite, juramento!”

Não preciso dizer que ler Shakespeare é obrigação à todo aquele que respeita a leitura. Preciso?

Para saber mais acesse:
sertory 03/08/2012minha estante
So pelo resumo imagino que o livro deve ser uma louca utopia com misterios entre drama, amor, vingança e desejos... assistir ao filme, porem não terminei. rei filho, para quem posso recomendar a obra A tempestade? Infatil tb?
Obrigada

Kassemany 23/07/2010

A TEMPESTADE

É especial! é a obra de Shakespeare que mais me marcou... 1º pq amo Romance e esse é completo! UM BRINDE A HUMANIDADE, A RECONCILIAÇÃO, A CONSCIÊNCIA!... 2º pq sou Apaixonada por Shakespeare... 3º porém não menos que os outros, pelo contrário, para mim muito importante, pq foi o 1º que li...

Junto com a minha Bisa Elisa, de férias na sua casa, muito nova, me empolguei com o filme do Franco Zeffirelli, Romeu&Julieta que assisti na sessão da tarde, falei tanto do filme que minha Bisa disse que tinha o livro, então como toda criança cismei de ver e ler... mesmo achando que não era para a minha idade, mas diante de tanta persistência, minha Bisa falou;

_ Tudo bem vc pode ler, mas do começo ao fim, desde a 1ª história... e o meu 1º desafio...

Era uma coletânea de Shakespeare e das grandes! A Tempestade, Sonhos De Uma Noite De Verão, Muito Barulho Por Nada, O Mercador De Veneza, Os Dois Cavalheiros De Verona, A Megera Domada, A Comédia Dos Erros, Bem Estar O Que Bem Terminar... Timão De Atenas, Otelo, Romeu&Julieta rs, Rei Lear, Macbeth, Hamlet... Henry IV, V, VI etc etc etc...

Como viram não começava por Romeu&Julieta como eu tanto queria rs... Assim numa linda manhã ouvindo bem-te-vis, sentada perto de uma grande janela com a minha querida Bisa, quase a cada ponto do seu crochet, eu parava a leitura para lhe perguntar que palavra complicada era aquela?!? rs... mesmo sem demonstrar, tenho certeza que ela se arrependeu de não ter me deixado ler logo Romeu...! rsrsrs...

Comecei então A TEMPESTADE... e foi ótimo! o livro é lindo e reconfortante, e depois quando li as tragédias como Rei Lear, Macbeth, inclusive Hamlet, me fez jamais desistir do Shakespeare... de ter + FÉ nos sentimentos humanos... e nunca subestimar o Romance... fora a linguagem rebuscada que garanto-lhes deu a minha leitura uma boa turbinada! rs...

Mais tarde pesquisei e soube que A TEMPESTADE foi provavelmente o último, não digo trabalho (trabalho quem deu foi Hamlet), mas com licença poética..."Ode"... sua grande obra-prima!... para mim, onde ele trouxe toda sua experiência, como escritor, dramaturgo, observador não só do social como da alma, mas principalmente como SER que além de ver e sentir, soube pensar e ouvir... aprendeu, legou e evoluiu!...

Onde encontramos uma intertextualização de tudo que o Shakespeare já escreveu... o Romance, o Drama, a Comédia, a Dor, a Intriga, a Vingança... encontrarmos tb o Amor, o Perdão, a Lealdade e acima de tudo a Compreensão!... se tb temos esses sentimentos nobres não é utopia expressá-los!... penso que A TEMPESTADE foi a resposta mais elevada e liberta para Hamlet...

Como falei de forma infantil e inocente na época em que terminei de ler... ACREDITAR SEMPRE PARA SEMPRE!... sei que está cada vez + difícil... mas nada é impossível!... basta lembrar que depois de escrever tantas tragédias, inclusive sofrer a perda real do seu querido filho Hamnet, A TEMPESTADE foi o último grande ato em silêncio, mas firmemente textualizado de afeto e retorno da alegria do perspicaz, eterno e grato Shakespeare!...

Espero que todos possam tb ter essa oportunidade... e ler...

Kassemany
Lilian Casimiro 10/06/2012minha estante
Gostei da sua resenha! ;)

Nick 21/12/2012minha estante
Foi a primeira obra que li de Shakespeare e adorei, agora não paro mais de ler seus livros.

Panda 29/01/2013minha estante
Lendo isso me deu mais vontade ainda de ler o livro ^^
Do Shakespeare até agora só li Romeu&Julieta e Otelo e não me arrependi de nenhum.

Henrique 11/02/2013minha estante
Acabei de comprar o livro e também vai ser a minha primeira leitura de Shakespeare, a sua resenha não só me deu mais vontade de ler este mas também as outras histórias!

Dan 30/04/2010

Legal!
Esse livro, embora fino, é bem legal. Trás a história de A Tempestade em forma de narrativa, é bem interessante lê-lo. Pensei que fosse meio infantil, mas é interessante.
sertory 03/08/2012minha estante
POsso recomendar para toda faixa etaria?
Do pouco que li em resumos e resenha, é uma história cheia de fantasias, porém tem um conteudo muito forte. Como faço para recomendar?
Abraço

Sudan 30/05/2009

A Tempestade
Próspero é deixado à deriva em um barco junto com sua filha Miranda. Aportam em uma ilha onde passam a viver. Um dia, há uma tempestade. Ferdinando está entre os náufragos que vão dar na ilha. Miranda se apaixona.

juuh 21/04/2009

Uma história simplesmente Perfeita e linda!

Gabriel Oliveira 12/04/2009

"Somos da mesma matéria que são feitos os sonhos, e nossa pequena vida é cercada por um sono."