A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Stella F.. 24/02/2021

Perdão
Apesar de denominada comédia, utiliza dos já conhecidos valores usados nas tragédias de Shakespeare, sem a morte.
Um rei usurpado pelo irmão, por estar sempre interessado em livros, principalmente de magia, é jogado ao mar com sua filha Miranda, mas um fiel serviçal, o coloca em um barco com seus pertences, e esse rei, Próspero, vai parar em uma ilha deserta.
Uma ilha com vários seres fantásticos, deusas, bruxas e lá ele reina, usurpa a ilha, de uma certa maneira, de Calibã, que a herdou de sua mãe.
Calibã e Próspero são amigos, mas o “monstro” (meio homem/meio peixe) comete o erro de tentar estuprar sua filha Miranda. A partir desse evento torna-se escravo de Próspero.
Há também um ser bom, Ariel, um tipo de anjo, que para ser livre novamente, deve seguir as orientações de Próspero com sua vingança junto à sua corte que está em alto mar, voltando da África.
Próspero encomenda uma tempestade, e deixa o mar revolto, e ilude com sua magia a todos, fazendo a todos os tripulantes prisioneiros em sua ilha, até que ele tenha completado a vingança.
Ferdinando, filho do rei Alonzo, chega à ilha, mas fica separado do grupo principal, e conhece Miranda, por quem se apaixona, fazendo que uma primeira parte do plano de Próspero se realize.
A segunda parte, é fazer acreditar a todos que Ferdinando está morto, e tentar reaver o trono.
Ele coloca em cena, seres mágicos, fórmulas para iludir os pensamentos, e no final se apresenta. Ficam todos admirados como ele ainda está vivo.
E no final ele consegue reaver o trono, perdoa a sua corte, e casa sua filha com Ferdinando com o aval de seu pai Alonso.
Vemos em mais essa peça de Shakespeare os ingredientes de ambição, poder, maldade, mas também perdão e amor.

“Somos feitos da matéria dos sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sono”.

Gostei bastante!

Luis.Gengibre 23/02/2021

O Inferno está vazio e todos os Demônios estão aqui
Essa foi uma segunda leitura de um clássico que me enche de inspiração e me proporciona diversas reflexões. Shakespeare toma o espírito de sua época e em suas últimas peças, como essa, subverte expectativas em um conto interessante e divertido.

Leila171 18/02/2021

Considerada pelos estudiosos como a última peça escrita por William Shakespeare, A Tempestade é uma história de vingança, redenção e amor. A trama se passa numa ilha distante na qual Próspero, Duque traído e deposto de Milão, cria sua filha Miranda e espera o momento de acertar as contas com seus traidores.
É um texto divertido, rápido e fácil de ler.

Maitê 15/02/2021

Deveria ter lido a versão original, não que acho que a tradução não foi boa, mas fiquei com a impressão o tempo todo que é uma dessas peças que precisam estar no original. Precisam do ritmo das palavras e frases da forma que foram originalmente pensadas. Talvez nem a leitura seja suficiente, precise do palco.

Marcela Bianchini 01/02/2021

a peça é bonitinha e, ao contrário das demais, ensina o perdão até para com aqueles que planejam a nossa morte. gosto muito das peças fantásticas de shakespeare. bem boa!

Christinny 27/01/2021

bem curtinha, rápida e fácil de ler. super inteligível.

a história é um tanto resumida, mas moral em seu fim, dizendo que o amor induz ao perdão é a melhor parte, faz a leitura valer a pena.

shay.barbosa 22/01/2021

?O Inferno está vazio, e os demônios estão todos aqui.?

daynnem 21/12/2020

Não recomendo
Só terminei a leitura porque comecei, sinceramente, achei bem chatinho.

Nalu 18/12/2020

Sempre uma boa experiência
Obviamente, A tempestade não pode ser considerada mero entretenimento, mas até hoje não vi uma obra de Shakespeare que não valesse a pena.

Karollinesg 14/12/2020

Interessante
Um livro que tive uma certa dificuldade de entendimento, devido a linguagem, e por ser uma terrível confusão kkkk porém, quando entendido, tem uma mensagem muito boa.

Leonardy.Negrini 02/12/2020

Poder, Magia e Perdão
Esta obra de Shakespeare, sua última peça escrita, faz uma análise das possibilidades de intervenção quando somos detentores do poder e conseguimos, por nosso próprio esforço ou sorte, termos os nossos desafetos, inimigos ou adversários sobre o nosso julgo.
Calibã quer se vingar de Próspero, Próspero quer se vingar daqueles que lhe tiraram o ducado. E assim, com poderes fornecidos por Ariel, seu espírito juramentado, Próspero poderia ter dado cabo de seus desafetos, mas o perdão foi se avizinhando, talvez também causado e contaminado pelo amor da filha, mas veio e fez morada. Talvez tenha também sido considerado um certo arrependimento por parte de alguns anteriores desafetos, mas aí só Próspero poderia dizer.
Os relatos das práticas magísticas são muito interessantes. Quem não gostaria de ter um Ariel a atender aos seus caprichos? Bom, aqueles que pensam e entendem a Magia como compromisso e como caminho não gostariam, e desejariam libertar Ariel dos deveres e dos caprichos de Próspero. Assim me permito imaginar.
E quem teria a mesma capacidade de perdão de Próspero? Só aqueles com muita maturidade e iluminação, ainda mais nestes tempos sombrios. Mas mesmo assim, com sua capacidade de perdoar, a Calibã só sobra o lugar e o conceito de disforme, sem integração.

Benício 01/12/2020

Magnífica...
Estou lendo todas as obras de Shakespeare com um livro suporte. E como já havia lido essa obra, - através do livro semente de bruxa da escritora Margareth Atwood, - resolvi reler novamente. Li ela em conto e também em tradução do original. Ou seja, já é a terceira vez que releio e me surpreendo sempre...

A tempestade nada mais é do que uma trama de vingança que no final nos surpreende com a reviravolta da história.

Dutra 15/11/2020

Leve e mágico
Uma leitura de fácil entendimento, rápida, descontraída, verdadeiramente mágica que vai desde a comédia até o romance, com um bom drama familiar mas tendo como vencedor o perdão junto com a justiça.