A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Kaled 04/07/2023

Maravilhoso!
O trovão que alucina, estraçalhando
De Júpiter o tronco do carvalho
Com o próprio raio ? e o vasto promontório Sacudi; e das bases arranquei
O pinho e o cedro; sob o meu comando
As tumbas libertaram seus defuntos,
Graças à minha arte. Mas tal mágica
Aqui renego; e quando houver pedido Divina música ? como ora faço ?
Para alcançar meus fins pelos sentidos
Que tal encanto toca, eu quebro a vara, Enfio muitas barcas terra adentro,
E, mais profundo que a mais funda sonda, Enterrarei meu livro.

belaa 22/06/2023

Dramático e envolvente
Li esse livro para escrever uma adaptação para minha escola e gostei muito! nunca tinha ouvido falar muito sobre esse livro, e achei super interessante e bem cômico alguns personagens e como eles são dramáticos e característicos.

Luiz 08/06/2023

Tempestade das Paixões & Calmaria da Sabedoria
Livro: A Tempestade
Autor: William Shakespeare

Shakespeare é, provavelmente, o maior dramaturgo do mundo, contos como Hamlet e Otelo, até hoje estão entre os meus livros preferidos, e minha intenção é continuar a ler suas obras que possuem tanto a ensinar, e neste livro Shakespeare nos deixa um ensinamento primoroso sobre a temática do Perdão, principalmente.

A tempestade, é considerado o último trabalho de Shakespeare, e nesta história acompanhamos uma viagem de navio que aporta numa ilha misteriosa após uma grande tempestade, na tripulação temos:
- Alonso, Rei de Nápoles
- Sebastião, irmão do rei
- Ferdinando, filho do rei
- Antonio, atual duque de Milão
- Gonzalo, conselheiro do Rei
- e alguns outros personagens como Trincolo e  Estefano, Adriano e Francisco.

O enredo se desenvolve a partir do momento em que compreendemos numa conversa de Próspero (personagem principal) com sua filha Miranda, expondo que  os visitantes eram todos ligados à seu passado, agora a Fortuna lhe sorri pois assim tem a chance de dar novo rumo às injustiças que sofrera no passado.

É revelado por Próspero que antes era o Duque de Milão, mas devido a sua vocação aos estudos, preferiu deixar as responsabilidade de Milão à Antonio, seu irmão, mas nesse processo, Antonio usurpou o ducado mandando matar Próspero e sua filha, enquanto negociava novos termos econômicos com Nápoles para obter chancela do Rei Alonso. Graças à Gonzalo, e a boa reputação como Duque, Próspero e Miranda que ainda era bebê, foram poupados e fugiram numa embarcação, chegando a ilha atual. Próspero desenvolvendo seus conhecimentos nas artes liberais e místicas, ganha como aliado Ariel, um ser angelical que fora aprisionado por Sycorax, uma bruxa maligna, a antiga senhora desse lugar mágico e misterioso que é a ilha, deixando para trás seu filho, e agora servo de Próspero, Calibã.

Dispondo de seus poderes nas artes místicas,  e com o auxílio de Ariel, Próspero conduz de forma maestral toda a situação ocorrida na ilha, e a história se desenvolve em diversos núcleos:

1) Ferdinando e Miranda, que ao se conhecerem começam a desenvolver afetos um pelo outro.
2) Calibã, Trincolo e Estefano; após Calibã se revoltar com Próspero, convence ambos, Trincolo e Estafano, a derrubar Próspero, governar a ilha e tomar Miranda como esposa.
3) Alonso, Sebastião, Antonio, Gonzalo, Adriano e Francisco; ambos seguem perdidos na ilha acreditando que Ferdinando morrera e divagando sobre diversos assuntos.
4) Próspero e Ariel; Ariel contingência a situação utilizando seus poderes e observando os núcleos anteriores, repassando à Próspero, enquanto ele determina o que será feito em seguida ao mesmo tempo que vigia a situação de Miranda e Ferdinando de perto.

A Tempestade provavelmente é um dos livros menos conhecidos de Shakespeare, mas marcante pela forma como tudo se encerra, ainda que não esteja entre os favoritos de muitos, definitivamente é um dos livros que mais se ensina sobre Perdão, Virtude, Honra e Humildade, enquanto suas peças em geral Shakespeare nos apresenta personagens vilanescos, ambiciosos e etc, bem como heróis que ainda que dotados de grande virtude, são tomados por suas paixões que desembocam em tragédias e violência, A Tempestade, caminha para esse rumo, mas nos apresenta alguém que uma vez tenha adquirido sabedoria, dominado as artes místicas, agora domina a si mesmo, conseguindo um feito singular, perdoar aos outros e a si mesmo, abandona a vingança, a raiva, e se prosta como alguém humilde, que uma vez tendo desmascarado a mentira, busca a boa justiça.

Simbolicamente A Tempestade foi o evento necessário para colocar todos nos seus devidos lugares, trazer a verdade, a virtude e principalmente a justiça. Muitas vezes passamos por eventos complicados, que nos tiram do eixo, fazendo nossa vida rumar para situações adversas e penosas, mas sendo sabiamente empregado os conhecimentos adquiridos nessas tempestades, saímos como novas pessoas renascidas e fortalecidas.

O autor nos faz pensar, o que nós nesta situação faríamos, seríamos capazes de com tanto poder, se prostrar e sermos um instrumento da boa justiça ou nos cegaríamos e buscaríamos a justiça a nosso própria medida? Questões como está são colocadas e discutidas ao terminar a leitura, além das discussões sobre natureza humana virtuosa e bestial, tendo para isso fundamental importância a presença dos personagens Ariel e Calibã, até que ponto o ser humano transita nesse limiar entre o supremo bem e o supremo mal e ao mesmo tempo tendo enorme potencialidade para ambos os pólos.

Shakespeare promove uma verdadeira imersão no imaginário, na fantasia e na ficção para nos apresentar temas tão importantes sobre a natureza humana. De fato é um livro fundamental, ainda que deveras curto e rápido, recomendo a leitura. O livro da Penguin Companhia ainda conta com dois textos, um de José Francisco Botelho e outro de Frank Kermode, recomendo não dispensar a leitura, mas deixá-las pro final do livro, enriquecerá enormemente a leitura e trará muito mais imersão no livro.

"[...] Ao encontrarmos Próspero na ilha
, regendo tormentas como um maestro dos elementos, temos a impressão de que nada escapa a seu domínio; porém logo percebemos que lhe falta, ainda, assenhorar-se de si mesmo. [...] Em seu domínio na ilha, Próspero parece ter se aproximado como mago, mas não como indivíduo. Ele não é um governante sábio, como não foi acolá. [...]"
(José Francisco Botelho, p.19 [apresentação])

"[...]
Eu, que sou semelhante a essa gente, eu, que sinto
As coisas com a mesma intensidade, e sofro
Como eles sofrem - ora, não serei eu mesmo
Ainda mais generoso aos do meu próprio gênero?
Embora em minha carne eu sofra os seus agravos,
Escolho me aliar à razão superior
Na luta contra a minha fúria: a ação mais nobre
Não está na vingança, mas sim na virtude [...]."
(Próspero / William Shakespeare, p.192)

melnoliteraverso 29/05/2023

Comentário
Claro, não é uma das maiores obras de Shakespeare, mas sua marcação se despedindo do público no epílogo é marcante.
A peça conta com certa superficialidade, de fato.

Danyella.Danelhuk 29/05/2023

Um clássico mas tem melhores
Gosto muito das obras do Shakespeare porque elas refletem uma visão diferente do mundo, que a gente pode almoçar em qualquer época.
Não gostei muito dessa peça, mas gostei bastante de Ariel, personagem muito bem escrito.

giovanna 13/05/2023

"Do feitiço que me exalta, o meu fim é o desalento."
Mais uma peça de Shakespeare lida, dessa vez por conta de uma das minhas disciplinas da faculdade, e acho que posso dizer que até o momento, A Tempestade está entre as que menos gosto do autor. Achei a história interessante e o desenrolar dos acontecimentos também, mas o final é bem desestimulante.

Walkyria 07/05/2023

Shakespeare
Primeira vez que leio uma obra de Shakespeare, mas, infelizmente, esse livro não me cativou e pensei em abandonar, com esforço fui até o fim....

julia_zilio 27/04/2023

É Shakespeare
Última peça de Shakespeare escrita por ele sozinho.
É uma comédia, então o final é previsível.
Li para Poéticas da Atuação I da USP.
Ótimo potencial cênico, em especial a primeira cena (da tempestade)

Cristiana 27/04/2023

O esperto, o comunista, o bruxo e a pussy
Uma grande conspiração no melhor estilo tragédia grega que Shakespeare tanto adorava
É um livro totalmente feito para o teatro. E o roteiro já serviu de base para inúmeras peças e filmes.
Uma boa leitura

Lucas1429 25/03/2023

Próspero, pela escravidão do mundo...
Indicação de livro!
Próspero como personagem que materializa a imagem da Burguesia nascente da Europa.
"Representa o Homem Novo, personagem que renuncia a sua magia para viver uma vida ativa no seu reino, sustentado pelo governo de seus súditos. Uma nova estrutura de Governo mundial não sustentado pela magia mas ela escravidão de muitos Calibãs em colônias diferentes."
- Referência de Calibã e a Bruxa - Silvia Federeci (2017)

Lety Valadares 20/03/2023

Gostei
Uma história interessante.
Eu quis ler essa peça porque ela foi citada várias vezes no livro exílio e eu fiquei curiosa. De fato é um livro muito bom.

Bia 03/03/2023

A TEMPESTADE ?
Shakespeare criou um enredo em que os méritos da bondade natural e os beneficios do cultivo e da educação são analisados. Também o são os do bom governo, da ética, do respeito à natureza e sua ordem, que resulta na descoberta por Própero -o duque banido de Milão de que o perdão é melhor do que a vingança, ficando implícita sua descoberta, de igual ou maior importância, de que voltando a seu ducado, terá de abandonar a mágica, cujos recursos não serão válidos para o bom governo.