A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

yvnvitx 20/08/2022

A Tempestade, de William Shakespeare
A Tempestade foi escrita em 1610 e é creditada por muitos, como a última peça escrita por William antes de morrer.

A história narra um grupo de nobres (incluindo o Rei de Nápoles) que são atingidos por uma tempestade horrível em alto mar e acabam ficando presos numa ilha que eles acreditavam ser deserta. Entretanto, a ilha é habitada por Próspero, feiticeiro poderoso responsável por conjurar a tempestade e antigo Duque de Milão, que foi deposto de seu cargo após sofrer um golpe de seu irmão, Antônio.

É uma história de ressentimento e perdão, o ponto alto da obra em minha opinião é a inserção de elementos mais mágicos em Shakespeare, apesar do elemento fantástico estar presente em outras obras, aqui a magia aparece em doses maiores.

Confesso que a premissa me deixou esperando um pouquinho mais, esperava que a história tivesse um desfecho mais trágico e imprevisível, como é o padrão.

Dito isso, é uma ótima obra, apesar de ser curta, é bem divertida e interessante.

Alice 18/08/2022

Não estou acostumada muito a ler teatro mas estou em uma nova empreitada de ler os livros do Shakespeare. Nesse só gente fina, tudo do melhor caracter, tudo pessoas decentes, só que não! Acho que desse rolo inteiro só salva uma mão de pessoas. Mas foi interessante, sei que li dois outros livros dele mas não consigo lembrar qual foi meu sentimento com a leitura, essa dá para ler em um sentada só o que já é mais um ponto positivo.

RGreen 16/08/2022

Esta última peça escrita por Shakespeare conta a história de um homem que teve tudo usurpado dele e como ele faz para ter a sua "vingança".
Essa história até que é bem levinha e gostosa de se ler... Tá legal que teve algumas cenas que eu não entendi nada, mas mesmo assim a leitura foi proveitosa.

Mafê 13/08/2022

Recomendo
Amei! O final me surpreendeu. Linda história. Por mais que seja curta é bem desenvolvida. Recomendo a leitura.

Galyn 10/08/2022

A tempestade foi uma surpresa, uma surpresa boa. Depois de ler Macbeth, Otelo e Rei Lear , não esperava uma peça tão leve e feliz , com um final maravilhoso, foi uma boa surpresa e uma leitura esplêndida.

Mar 06/08/2022

O início foi legal mas o final deixou a desejar
Achei o início mais legal do que imaginava, porém acabei me empolgando e me decepcionou o final que não foi tão emocionante quanto eu esperava, esperava algum plot. Mas é bem interessante a ideia. Eu me interessei a ler porcausa do life is strange before the storm que a Rachel e Chloe reproduzem a peça.

Leandro 03/08/2022

Primeira não tragédia de Shakespeare que eu leio e não me pegou como outras obras, os eventos ocorrem de forma corrida e, tirando calibã, nenhum personagem tem algo de personalidade.

felipe.demattos.94 30/07/2022

A despedida
É difícil falar sobre uma peça de que tudo já foi dito...
Mas gostei, mistura fantasia com humor e deixa sua mensagem.
Pra quem não leu, leia, afinal é Shakespeare, e é impossível ser indiferente a isso.

Profe Ariely 25/07/2022

Releitura dessa obra-prima.
Última peça escrita por Shakespeare. Recheada de insultos dos mais variados, conspirações bem elaboradas e muita confusão.

"Somos feitos da mesma matéria que são feitos os sonhos, e nossas pequenas vidas são envoltas por sono."

Brubis 19/07/2022

Não desperta grandes emoções
Não consegui me conectar com os personagens e achei a trama bem fraquinha. Durante toda a história, o protagonista tenta de vingar de algumas pessoas e é bem cansativo ficar lendo isso. Não tem nenhuma reviravolta ou alguma parte que te faça ter ódio ou pena de algum personagem.

Diego Rodrigues 06/06/2022

"Sim, tudo, tudo um dia vai se dissolver. Sem deixar para trás nem um rastro de névoa. Nós somos da matéria de que é feito o sonho. E nossa diminuta vida é circundada por um adormecer."
O maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare nasceu em 1564, na cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra. "O Bardo", como se tornou mundialmente conhecido, se estabeleceu em Londres durante o reinado de Elizabeth I e concebeu, entre os anos de 1590 e 1613, clássicos como "Romeu e Julieta", "Sonho de Uma Noite de Verão", "Júlio César", "Hamlet", "Otelo", "Rei Lear", "Macbeth" e "A Tempestade". Sua comédias, tragédias e sonetos investigavam a fundo os recônditos da alma humana, com todas as suas ambições, desejos, paixões e o absurdo da vida em si. Sua obra não apenas revolucionou a dramaturgia como influenciou gerações de artistas. Séculos depois, seus textos ainda são constantemente revisitados, seja no teatro, no cinema, na música, na TV ou na literatura, contribuindo para sua imortalidade.

Considerado seu último texto redigido, "A Tempestade" é também a sua obra mais enigmática. Sua primeira encenação registrada consta de 1611, no palácio de Whitehall, na corte de James I, e suas origens são um tanto quanto nebulosas, uma vez que não se sabe ao certo quando começou a ser escrita, qual seria sua versão final e quais teriam sido as inspirações do autor. Ao longo dos anos, a peça foi objeto de inúmeros estudos e nunca se chegou a um consenso. Há aqueles que defendem a ideia de uma peça com teor religioso, outros apostam na política e no colonialismo, há ainda aqueles que interpretam "A Tempestade" como uma alegoria para a despedida do autor. Fato é que mais de quatrocentos anos depois a obra continua intrigando leitores de todo o mundo e comigo não foi diferente.

Na trama, Próspero, o antigo duque de Milão, tem seu trono usurpado pelo próprio irmão e vive agora refugiado em uma ilha deserta, tendo como companhia sua filha, Miranda, e o escravo deformado, Calibã. Quando o acaso lhe concede a devida oportunidade, Próspero usa de seus poderes mágicos para fazer com que o navio que transportava seus traidores naufragasse na ilha, dando início a um nefasto plano de vingança. Aqui, o natural e o sobrenatural são colocados frente a frente. Seres fantásticos como bruxas e espíritos se misturam a reis, príncipes e bufões. A fantasia é contrastada pelas emoções que movem os corações humanos: ira, vingança, desejo, paixão, orgulho e perdão; enquanto Shakespeare, como um exímio enxadrista, move suas peças com maestria.

"A Tempestade" é uma obra multifacetada que engloba elementos que Shakespeare abordou em toda sua carreira. Aberta a inúmeras interpretações, é praticamente impossível chegar a uma conclusão através de uma única leitura. Esse é, sem dúvida, um daqueles livros que precisamos revisitar de tempos em tempos. Mas não se engane, a leitura em si não tem nada de complexa. Com pouco mais de noventa páginas, a obra é de rápida leitura e não desprovida de humor. Uma vez enredado pela trama, se torna difícil deixar o livro de lado. A edição da Penguin conta com tradução, apresentação e notas de José Francisco Botelho e traz ainda uma rica introdução de Frank Kermode, quase cem páginas de uma análise aprofundada onde a obra é esmiuçada em seus mínimos detalhes (confesso que até exageradamente), sugiro deixar essa leitura para depois de lida peça.

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 07/06/2022minha estante
A introdução tem mais páginas que a obra! Por isso que achamos que Shakespeare é complexo! Rs

Diego Rodrigues 08/06/2022minha estante
Exatamente, Dani! Se eu tivesse lido a introdução antes, provavelmente teria ficado com "medo" de encarar a peça rs

Skywalking 15/05/2022

Digno de Shakespeare
É muito interessante como as narrativas do shakespeare mesmo que na temática não me conquistem, acabam ganhando meu coração pelo desenvolvimento

Grey.reads 26/04/2022

18/2022
"Fiz tremer o promontório e arranquei pela raiz pinheiros e cedros. Ao meu comando, os mortos despertaram e, graças ao poder da minha arte, os túmulos se abriram para deixá-los sair. Mas agora renuncio à minha magia. Só me falta providenciar uma música celestial, para desencantar-lhes os sentidos e assim executar o meu desejo. Depois quebrarei minha vara e a enterrarei nas entranhas do chão. E lançarei meu livro ao mar profundo, lá onde nada possa penetrar.?

Fsanz 24/04/2022

Gostei da história, mas criei outro tipo de perspectiva sobre o final que acabou não atendendo as expectativas.
Vale a leitura, é uma boa obra.

hxronjemz 17/04/2022

bom para começar Shakespeare
A Tempestade conta a história em dois pontos: a do duque que foi exilado e a do rei e sua corte.
De um lado acontece uma tragédia, do outro acontece momentos satisfatórios mas e se esses dois lados se juntassem?

Esse livro nos trás fantasia, vingança e uns momentos bem bobalhões. É curtinho e legal de ler, pode ser uma boa distração e um ótimo livro para quem quer começar a ler Shakespeare!

O que eu mais gostei nesse livro é que não existe mocinhos. Só existe gente mal caráter e se não tiver alguém assim, apenas um ou dois se salvam. Mas só. Os personagens são ambiciosos, estão sempre atrás de mais, sempre querendo ferrar o outro. Era para ser uma corte, mas como ser uma corte se ninguém pode confiar em ninguém?

Única coisa que não gostei foi o final, não entendi nada e deveriam ter feito um final para gente lerda entender! Brincadeiras a parte, mas me senti uma porta lendo.

O mais legal é que tudo isso se tornou inevitável: a confiança, o legado, o herdeiro. Mas como isso aconteceu? Apenas lendo para descobrir.