Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx

Resenhas - Sobre o Suicídio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

nicolly 05/08/2023

"O suicídio é significativo, tanto para Marx como para Peuchet, sobretudo como sintoma de uma sociedade doente, que necessita de uma transformação radical. A sociedade moderna, escreve Marx citando Peuchet, que por sua vez cita Jean-Jacques Rousseau, é um deserto, habitado por bestas selvagens. Cada indivíduo está isolado dos demais, é um entre milhões, numa espécie de solidão em massa. As pessoas agem entre si como estranhas, numa relação de hostilidade mútua: nessa sociedade de luta e competição impiedosas, de guerra de todos contra todos, somente resta ao indivíduo é ser vítima ou carrasco. Eis, portanto, o contexto social que explica o desespero e o suicídio."

Daniela 25/11/2021

Gostinho de quero mais
Achei muito curto, tem 4 casos contados a partir de anotações de um investigador, a leitura é fluída, a maior parte dos casos traz o agravante do patriarcado e de como as relações familiares impactaram no suicídio de algumas mulheres descritas naquele tempo histórico, que em partes não é tão diferente da atualidade.
Me fez pensar o quanto o pessoal é político, o quanto o patriarcado mata mulheres e o quanto o capitalismo é desumano até para a burguesia.

Maria Clara 17/08/2022

a questão da mulher por Marx
?O suicídio elimina a pior parte da dificuldade, o cadafalso ocupa-se com o resto?

um texto curto e pouco denso, mas que evidencia a posição de Marx acerca de pautas que muitas vezes são dadas como negligenciadas por ele, como a questão da mulher, a proletária dos proletariados, que tem a dominação da suas capacidades reprodutivas como um dos pilares do capitalismo. muito interessante a perspectiva dele sobre o aborto, a família e a propriedade privada e o ciúmes dentro do casamento como instituição. além disso, perfeita a abordagem de como até mesmo os burgueses, especificamente as mulheres, definham sobre as atuais condições sociais. leitura fundamental!

maria1691 05/10/2022

Sobre o suicídio | ?
"A opinião é muito fragmentada em razão do isolamento dos homens; é estúpida demais, depravada demais, porque cada um é estranho de si e todos são estranhos entre si."

Joao.Lucas 13/06/2021

Um livro muito interessante da visão de Marx sobre esse tema. É uma leitura bem rápida, mas satisfatória. Não consegui ver algumas das coisas que dizem ser abordadas nesse livro, como Marx apoiando o aborto. É uma coiss que fica mais subentendida e mencionada em uma nota, mas mesmo assim, recomendo bastante.

Pedro 04/01/2023

Achei um pouco confuso
O livro trata dos comentários do Marx sobre casos de suicídio que são relatados nas memórias de um arquivista da policia de Paris, Peuchet. Uma leitura bem rápida pouco mais de 20 pgs em que se fala do suicídio e as relações disso com a sociedade burguesa.
Gostei do livro, não está entre as leituras mais marcantes de Marx, mas foi divertido. A única coisa que me incomodou eh porque Marx transcreve o livro do Peuchet e faz comentários em cima, mas não tem diferenciação clara entra o que é Marx e o que é Peuchet, então ficava pensando quem fez essa crítica um ou outro.

Mariane.Araujo 10/07/2016

Karl Marx, subjetividade e a situação da mulher
Nesse ensaio, Marx mostra que em sua teoria tem espaço sim para a subjetividade do indivíduo ao refletir sobre as motivações que levam ao suicidio - estudando relatos de um policial. Dos 4 casos que ele discorre, 3 são suicidios femininos. O autor faz ótimas reflexões sobre a situação da mulher; aborto, matrimônios abusivos, entre outros temas, permeiam as situações apontadas, e que ainda são tão pertinentes ao contexto atual das mulheres.

Do Couto 15/08/2023

Incrível
Marx novamente genial. Nessa obra o mito sobre Marx ignorar o indivíduo é quebrado. Marx com exemplos reais mostra como as relações de propriedade afetam os indivíduos, sobretudo às mulheres. Temas como feminismo, aborto e saúde mental podem ser investigados nesse livro.

"A classificação das diferentes causas do suicídio deveria ser a classificação dos próprios defeitos de nossa sociedade."

andressa308 05/03/2023

Um sintoma de nossa sociedade
"o mesmo acontecimento provoca um sentimento imperceptível em alguns e uma dor violenta em outros. a felicidade e a infelicidade têm tantas maneiras de ser e de se manifestar quantas são as diferenças entre os indivíduos e os espíritos."

"o que dizer da indignidade de um estigma lançado a pessoas que não estão mais aqui para advogar suas causas?"

"então um demônio sussurrou-me que uma pessoa não se mata pelo simples fato de querer morrer."

Larão 11/01/2023

Um estudo pertinente em relação ao século XIX
Trata-se de um ensaio de fontes do arquivista policial Peuchet sobre o suicídio naquela época, onde chamou, também, a atenção de Karl Marx, que fez análises e anotações em relação ao tema. Eram inúmeros casos, onde focavam nas mulheres de várias classes sociais e, as opressões, na qual sofriam e ainda sofrem. É apresentado alguns casos de mulheres que tiraram suas vidas por pressão social, familiar, etc. Nos mostram uma sociedade sexista, doente, hipócrita e sem um pingo de empatia. E a solidão de permanecer isolado mesmo vivendo entre milhões. É uma fonte primária interessantíssima para entender como era a sociedade no século XIX.
Apesar de curto, dá exemplos claros e básicos em uma escrita fluída, mas como se trata de uma obra marxista, pode ser um pouco cansativo e difícil de ler pra alguns, mas pra mim é um dos mais fáceis de entender, pois é uma obra totalmente objetiva.
É muito raro ver análises sobre esse tipo de tema, ainda mais em 1846, e é mais triste ainda saber que atualmente essa falta de compaixão e empatia ainda persiste na nossa sociedade, o que faz com que esse mal se perpetue cada vez mais na vida das pessoas, que dificilmente são ouvidas.

Tai 31/05/2020

O ser humano é um animal.
Caso você goste de Marx, aconselho que leia. Apesar de ser algo "óbvio", nem sempre há uma visão sobre o suicídio sem o tabu. É nítido que é algo natural do humano; mas você já parou para pensar quem causa isso natural ou quem faz isso virar uma abominação? Um moeda, dois lados.

É uma leitura curta! 85 páginas

malu 28/07/2023

Ganhei esse livro e o li sem saber direito sobre o que se tratava. Percebo que não é uma das obras mais conhecidas do autor, mas mesmo assim tem o seu valor.

@gbdrt 06/12/2020

Me fez refletir muito em como a sociedade trata o suicídio como um tabu e que se trata de um sinal claro de um sistema falho e opressor.

Camarada Luiz Estevez 05/06/2022

Pau [*****] de burguês
Burgueses e seus melancólicos casos de suicídio. Talvez a questão fosse outra, mas o que fica na minha mente após a leitura é: "burgueses, se matem, eu não dou a mínima"

Suicídio, um problema interclassista? Aquela expressão de que a chuva é para todos e molha todos... Pernambuco mostra que não. A realidade é que não existe barbárie maior que pertencer a classe trabalhadora, principalmente nas camadas mais pobres da nossa classe! (Só não dei 5 estrelas por detalhe, queria mais de Marx e menos de Peurchet)

sir.pericles 26/04/2022

Bom, porém...
É um livro interessante, e ainda que traga exemplos concretos e da vida privada, mostra como o suicídio é um fenômeno social. É organizado em forma de relato e baseado em anotações de outrem. Por ser uma obra do Marx, esperava mais. Ainda sim, é um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5