Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx

Resenhas - Sobre o Suicídio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guilherme2459 15/04/2024

Não é necessário ser marxista para criticar o sistema
O substrato da crítica é a fundamentação do desmascaramento dos desconcertos mundanos vigentes. O sistema, desde sua gênese, propõe como força motriz dos processos históricos a contraposição mútua entre as classes, que proporciona como consequência desses afastamentos dialéticos o estranhamento das relações com o outro (reificação). Nesse sentido, Marx condiciona essas categorias, como situações conjecturais, no campo macro da análise social. Contudo, tal especificidade da vida privada é analisada nesse livro como um reflexo da crise da sociedade pela contemporaneidade, e portanto, como uma ação natural frequente de vínculos doentes.
Enquanto expositor dos manuscritos de Jacques Peuchet, um ex-arquivista da polícia filiado ao partido monarquista, é um ótimo relatório, mas enquanto intérprete das informações, Marx se subverte recorrentemente ao niilismo.

Caio 09/02/2022

O s... como uma consequência da miséria social
Uma obra bem curta mas impactante sobre o s..., demonstrando que a miséria e a sociedade patriarcal são sérios agravantes para uma parte da população que sofre a partir do descaso de um governo com seu povo e dos conceitos criados a partir de ideais machistas que, ainda hoje, estão impregnados na nossa sociedade.

Henrique 25/02/2022

Sobre o Suicídio
Sendo um livro bem curto, trás ótimos apontamentos sobre o suicídio, apresentando casos que mostram como a atual sociedade precisa de mudanças radicais para, que assim, diminua os casos de suicídio.
Se torna evidente, após a leitura deste livro, como a atual sociedade, tal como está organizada e estruturada, impacta as diferentes classes sociais, principalmente as mulheres. Sendo as mulheres as que mais sofrem na atual sociedade, visto que muitas se encontram dependentes de seus companheiros, a questão da emancipação feminina ganha sempre mais destaca, porém a total emancipação feminina só virá com a reorganização radical da atual sociedade, pois essa necessita que as mulheres sejam exploradas e postas em situação de subordinação.
Sobre o Suicídio é um bom livro que trás base para um debate muito amplo e não tão discutido, sendo um excelente ponta-pé para quem deseja se aprofundar no tema.

Mariana 21/01/2023

Aqui contém a relação do capital e ao ato de tirar a própria vida. De início, parece sem sentido ou até mesmo óbvio, mas Marx descreve bem a relação.

Kay 03/06/2022

Incrível
ele mostra de maneira muito clara quem mais sofre com a estrutura familiar e como as mulheres são tratadas como meros objetos de reprodução durante o período da revolução francesa, algo que não mudou muito até mesmo nos dias de hoje. dei 4/5 estrelas porque não é o meu livro favorito de marx, ele tem várias histórias e é na realidade escritos de peuchet, é muito importante mas não achei a leitura tão "confortável".

Jess204 30/05/2023

Livro totalmente atemporal, e um dos melhores que já li, um dos primeiros para conhecer alguns pensamentos de Marx

Manu 12/07/2022

Esperava mais
Gostei. Trouxe reflexões através de exemplos da época do jovem Marx de como as mulheres têm sido a classe mais impactada com o patriarcado, cada vez mais moldado pelo sistema capitalista. Porém, esperava uma discussão maior por parte de Marx, sem se prender tanto a exemplos. Apesar disso, vale a leitura!

ca ;) 03/11/2022

Ótimo livro, com ótimas reflexões a respeito dos diversos motivos que levam a alguém tirar a própria vida. Faz correlações que uma das causas do suicídio é a luta de classes, como é de se esperar vindo de Marx.

serj4a2o 07/04/2023

Eis o começo de uma jornada, o primeiro tema para compreender um pouco do materialismo marxista. Está a berta a sesão...

Sophia 05/04/2023

Primeiro livro de karl Marx q eu li pq falaram q eu gostar, verdade, eu realmente gostei
mas nn tenho pensamento sobre o livro
bem curto.

Luca70 31/03/2023

Simplismente karl marx
Faz muito tempo que não abro esse aplicativo para falar de algum livro mas meus amigos esse daqui mereceu.
é simplismente uma das melhores leituras, esse livro me fez ter alguns baques ao decorrer do processo mas foram necessários.
se você gosta ou não de karl marx eu te recomendo, pq transende o ideal de achar que karl marx ta ligado exclusivamente ao comunismo e abre as portas ao real pensamento social que ele queria passar.
vale muito a pena.

Bia 21/11/2022

"As pessoas agem entre si como estranhas, numa relação de hostilidade mútua: nessa sociedade de luta e competição impiedosas, de guerra de todos contra todos, somente resta ao indivíduo ser vítima ou carrasco. Eis, portanto, o contexto social que explica o desespero e o suicídio.
"que importa a que deseja escapar do mundo as injúrias que o mundo promete a seu cadáver?"
"O suicídio elimina a pior parte da dificuldade, o cadafalso ocupa-se com o resto.?
"O homem parece um mistério para o homem; só se sabe censurá-lo e não se o conhece."
A classificação das causas do suicídio é uma classificação dos males da sociedade burguesa moderna, que não podem ser suprimidos sem uma transformação radical da estrutura social e econômica."

É isto.

livrosmortificados 11/01/2023

"Acreditou-se que se poderiam conter os suicídios por meio de penalidades injuriosas e por uma forma de infâmia, pela qual a memória do culpado ficaria estigmatizada. O que dizer da indignidade de um estigma lançado a pessoas que não estão mais aqui para advogar suas causas?"

um ensaio/texto muito importante e facil de ler, trazendo não só o suicidio como assunto, mas tambem o aborto, opressão, familia, amor e ...
marx também traz uma otima reflexão sobre os motivos do suicido e como a sociedade patriarcal é um serio agravante nisso tudo, um texto muito atual

Rafaella 10/02/2023

Cada indivíduo está isolado dos demais, é um entre milhões.
Achei esse livro/artigo muitíssimo interessante, me fez refletir sobre como as pessoas se acham donas umas das outras e como o capitalismo influencia nisso.
É impressionante como Marx consegue ser tão atual mesmo tendo vivido tantos anos atrás.

1 | 2 | 3 | 4 | 5