Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx

Resenhas - Sobre o Suicídio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tai 31/05/2020

O ser humano é um animal.
Caso você goste de Marx, aconselho que leia. Apesar de ser algo "óbvio", nem sempre há uma visão sobre o suicídio sem o tabu. É nítido que é algo natural do humano; mas você já parou para pensar quem causa isso natural ou quem faz isso virar uma abominação? Um moeda, dois lados.

É uma leitura curta! 85 páginas

@gbdrt 06/12/2020

Me fez refletir muito em como a sociedade trata o suicídio como um tabu e que se trata de um sinal claro de um sistema falho e opressor.

Lucas1429 12/11/2021

Permanece atual
Livro interessante, escrito por Marx, que se debruça sobre anotações de um ex-policial francês a respeito do problema do suicídio. As percepções de Marx se destacam como bastante à frente do seu tempo, tanto é que muitas das problemáticas por ele apontadas e observadas permanecem vigentes de modo adaptado.

Leitura recomendável para quem gosta de Marx, do tema ou de Psicologia, também parece ser uma primeira leitura interessante para uma aproximação da obra de Marx.

mille_milley 23/02/2024

Uau
Esse livro é simplesmente genial de todas as formas. Tudo que foi escrito aqui é extremamente necessário. Todos deveriam ler essa obra um dia, a compreensão acima do pq as pessoas cometem suicídio é muito tocante e faz você realmente refletir.
Esse livro é perfeitamente bom.

"Que tipo de sociedade é esta, em que se encontra a mais profunda solidão no seio de tantos milhões; em que se pode ser tomado por um desejo implacável de matar a si mesmo, sem que ninguém possa prevê-lo?
Tal sociedade não é uma sociedade; ela é, como diz Rousseau, uma selva, habitada por feras selvagens."

sir.pericles 26/04/2022

Bom, porém...
É um livro interessante, e ainda que traga exemplos concretos e da vida privada, mostra como o suicídio é um fenômeno social. É organizado em forma de relato e baseado em anotações de outrem. Por ser uma obra do Marx, esperava mais. Ainda sim, é um bom livro.

Camarada Luiz Estevez 05/06/2022

Pau [*****] de burguês
Burgueses e seus melancólicos casos de suicídio. Talvez a questão fosse outra, mas o que fica na minha mente após a leitura é: "burgueses, se matem, eu não dou a mínima"

Suicídio, um problema interclassista? Aquela expressão de que a chuva é para todos e molha todos... Pernambuco mostra que não. A realidade é que não existe barbárie maior que pertencer a classe trabalhadora, principalmente nas camadas mais pobres da nossa classe! (Só não dei 5 estrelas por detalhe, queria mais de Marx e menos de Peurchet)

theoð 06/11/2022

Rapaz..
Eu reli a mesma página 8 vezes, isso em todas as 84 páginas.
A escrita é muito elaborada e eu ficava bem assim lendo:????

Luca70 31/03/2023

Simplismente karl marx
Faz muito tempo que não abro esse aplicativo para falar de algum livro mas meus amigos esse daqui mereceu.
é simplismente uma das melhores leituras, esse livro me fez ter alguns baques ao decorrer do processo mas foram necessários.
se você gosta ou não de karl marx eu te recomendo, pq transende o ideal de achar que karl marx ta ligado exclusivamente ao comunismo e abre as portas ao real pensamento social que ele queria passar.
vale muito a pena.

Sophia 05/04/2023

Primeiro livro de karl Marx q eu li pq falaram q eu gostar, verdade, eu realmente gostei
mas nn tenho pensamento sobre o livro
bem curto.

serj4a2o 07/04/2023

Eis o começo de uma jornada, o primeiro tema para compreender um pouco do materialismo marxista. Está a berta a sesão...

Henrique 25/02/2022

Sobre o Suicídio
Sendo um livro bem curto, trás ótimos apontamentos sobre o suicídio, apresentando casos que mostram como a atual sociedade precisa de mudanças radicais para, que assim, diminua os casos de suicídio.
Se torna evidente, após a leitura deste livro, como a atual sociedade, tal como está organizada e estruturada, impacta as diferentes classes sociais, principalmente as mulheres. Sendo as mulheres as que mais sofrem na atual sociedade, visto que muitas se encontram dependentes de seus companheiros, a questão da emancipação feminina ganha sempre mais destaca, porém a total emancipação feminina só virá com a reorganização radical da atual sociedade, pois essa necessita que as mulheres sejam exploradas e postas em situação de subordinação.
Sobre o Suicídio é um bom livro que trás base para um debate muito amplo e não tão discutido, sendo um excelente ponta-pé para quem deseja se aprofundar no tema.

Caio 09/02/2022

O s... como uma consequência da miséria social
Uma obra bem curta mas impactante sobre o s..., demonstrando que a miséria e a sociedade patriarcal são sérios agravantes para uma parte da população que sofre a partir do descaso de um governo com seu povo e dos conceitos criados a partir de ideais machistas que, ainda hoje, estão impregnados na nossa sociedade.

giordbtt 30/04/2022

Inspirador!!!
Mais do que nunca, estou inspirado a pular de uma ponte!!

Aristóteles dizia que o ser humano é um animal político e que é impossível escapar da sociedade, mas Marx traz uma esperança. A morte.

(Talvez não seja essa a ideia do livro, talvez eu li errado pq tô na merda mesmo)

Kay 03/06/2022

Incrível
ele mostra de maneira muito clara quem mais sofre com a estrutura familiar e como as mulheres são tratadas como meros objetos de reprodução durante o período da revolução francesa, algo que não mudou muito até mesmo nos dias de hoje. dei 4/5 estrelas porque não é o meu livro favorito de marx, ele tem várias histórias e é na realidade escritos de peuchet, é muito importante mas não achei a leitura tão "confortável".

Guilherme2459 15/04/2024

Não é necessário ser marxista para criticar o sistema
O substrato da crítica é a fundamentação do desmascaramento dos desconcertos mundanos vigentes. O sistema, desde sua gênese, propõe como força motriz dos processos históricos a contraposição mútua entre as classes, que proporciona como consequência desses afastamentos dialéticos o estranhamento das relações com o outro (reificação). Nesse sentido, Marx condiciona essas categorias, como situações conjecturais, no campo macro da análise social. Contudo, tal especificidade da vida privada é analisada nesse livro como um reflexo da crise da sociedade pela contemporaneidade, e portanto, como uma ação natural frequente de vínculos doentes.
Enquanto expositor dos manuscritos de Jacques Peuchet, um ex-arquivista da polícia filiado ao partido monarquista, é um ótimo relatório, mas enquanto intérprete das informações, Marx se subverte recorrentemente ao niilismo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5