A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

mariana 30/03/2023

"eu não fiz nada de errado"
Gente eu nem sei dele é tão bom assim ou se eu só gostei muito pq metade das minhas resenhas e notas se baseiam no quanto eu gostei do livro e não no quão bom ele é
é uma doideiraa ver o tanto de gente que culpava a val na situação tipo gente ela é so uma adolescente depressiva deixem a menina ela não matou ninguém (diferente do namorado dela ne) então por isso eu defendi ela do início ao fim do livro. menos naquela parte q ela resolveu brigar com a jessica. amo a jessica
acho q eu me vi um pouquinho na val ate, mesmo nunca tendo passado por nenhuma situação nem PERTO da dela (graças a deus ne) pq como eu falei antes ela é só uma adolescente com problema pra todo lado e receio de então tudo she's just like me
o david é um arrombado podia ter poupado muito estresse
os pais dela são um saco duas crianças que não sabem lidar com suas duas crianças
o nick parecia interessante mas o personagem dele devia ter um fundo melhor, achei meio oca essa dinâmica dele toda
em geral o livro é muito bom, cansei de escrever mas leiam

Larissa.Ayashi 30/03/2023

...
Este livro trouxe muitas reflexões e sentimentos. Com toda certeza absoluta eu não teria reagido igual a Val, não teria suportado todos os comentários maldosos e desnecessários, não teria lidado bem com meus pais, não teria tido a empatia que ela teve com pessoas que fizeram SUPER mal para ela e o Nick. E eu acho que não conseguiria ter o mesmo desfecho que ela.
Mas, este livro é muito importante para demonstrar que o que falamos, como falamos, podem machucar e matar uma pessoa por dentro de diversas formas. Que só vemos o que queremos e uma parte da história em que duas pessoas estão envolvidas. E isso gera aquele sentimento de injustiça. Porém, acho que todos deveriam ler, para sentirem este misto de emoções.

Rapha Lins 27/03/2023

Reli e diminuí a nota, mas gostei, juro!
Esse foi uma releitura e merecida porque eu tinha 13 anos quando li pela primeira vez e o tema do livro é bem delicado. Na época eu fiquei chocada com algumas partes, mas a sensação geral se perdeu na minha memória.

Eu acho que na época eu avaliei melhor, mas na minha percepção hoje, 3 estrelas parece suficiente. É um livro bom, mas tem muitos detalhes que não me agradaram.

Primeiro porque os adultos não acertam em nada, o que pra mim tudo bem porque adultos podem ser só crianças grandes, mas é pior. Eles são insuportáveis e desagradáveis. Menos o psicólogo, o que me faz pensar hmm talvez seja proposital.

Mas eu fiquei com muita raiva dos pais da protagonista e eu esperei até o final porque parecia ter um desenvolvimento se construindo ali... aí o livro acabou.

E parece só crítica negativa, mas não foi bem assim. O meio do livro mostra muita confusão, que já é parte do cotidiano de um adolescente, só que potencializada pelo tir0teio e tem partes difíceis de ler. Tem contradição. Tem dilema. É bom de acompanhar!

Aí na resolução o problema é deixado de lado 100%. Até com o irmão da protagonista tem confusão e no final não dá em nada.

É um livro jovem adulto, então eu entendo que nem tudo pode ser abordado do jeito que a vida é, ou de uma forma mais crua, mas pro meu momento agora, faltou um algo a mais.

A descrição do menino que atirou e o sentido das cenas em que ele aparece lutam entre si. Ele foi vítima da sociedade ou já era propenso a fazer o que fez? Senti uma vibe meio do filme A Menina Que Mtou os Pais, ela mtou porque fumou um baseado? Não entendi.

Mas o desenvolvimento da Valerie, que é a principal, pra mim brilha. É muito tocante.

Enfim, no geral é bom e sensível, adequado pro público. Mas é pesado sim gente, cuidado.

Legos 22/03/2023

ódio & até aonde um adolescente abandonado socialmente vai?
A lista negra vai cantar a história até então digna de tragédia grega de valerie, que depois de um atentado em sua escola aonde a midia e a população local meio que indiretamente começam a trata-la como envolvida no crime e tudo vira um caos.

O autor do crime nada mais é do que o seu namorado Nick. Que abriu fogo contra estudantes numa manhã comun de março de 2008 num refeitório. A justificativa até então para os crimes de Nick seria uma lista criada junto com Valéria, aonde estavam os nomes de seus agressores para uma possível catarse.

Mas que Nick usou como lista de execução.

Antes de tudo Valerie e uma personagem muito real. E sua consequentemente se dividiu entre antes e depois do atentado. O livro não tem um grande plot, focando somente em contar sobre como ela esta refazendo sua vida depois de tudo.

O que com certeza causa muito desconforto principalmente se você já passou por situações parecidas com as delas ( bullyng, família desfuncional e etc). E todas as cenas do dia do atentado são muito claustrofóbicask

Senti pitadas de experiência pessoal da autora na parte dos pais e eu estou quebrado por dentro depois dessa jornada dela pra se perdoar sem nem mesmo conseguir ser perdoada pelo senso da comunidade.

Só achei um pouco ruim o fato de quemuitas coisas acontecem muito rápido e não tem tanto desenvolvimento que deveriam. Umas 100 páginas a mais resolveriam isookkkkkkkk

Charilson 09/03/2023

Foi muito bom, gostei muito da forma em que a Valerie conseguiu superar o trauma... Da forma em que algumas pessoas voltaram a aceita-la e como ela reconheceu que a culpada não era ela...?

LAvia 07/03/2023

Leitura desconfortável...
Quando comecei a ler o livro, não esperava me sentir desconfortável com a leitura são poucos livros que me trazem esse tipo de desconforto ao qual acho necessário nós expormos. Ler o que nós deixa desconfortável nem sempre significa que é ruim e esse livro se encaixa nisso. Eu como uma fanática em livros que tocam nas pessoas e me fazem chorar, digo que é uma leitura perfeita. Eu compreendi os lados de muitos personagens do livro, morri de raiva mas acho que o livro pregou exatamente a necessidade da empatia. O 'se colocar no lugar do próximo.' Acredito que durante o livro vimos a protagonista enterrar seu amor em uma caminhada difícil já que aquele que era seu anjo se demonstrou um demônio na história. Minha última pontuação é o que eu poderia dizer sobre esse final? Algo inesperado?

José.Luiz 05/03/2023

Um livro importante
Olá pessoal tudo bem? Espero que sim!
Terminei de ler o meu primeiro livro de 2023, e foi o “A Lista Negra”.
Resumidamente ele conta a história Valerie Leftman e o que aconteceu antes,durante e depois do tiroteio que seu namorado, Nick Levil, executou.
Tanto Val e Nick sofriam muito com bullying, então Val teve a idéia de escrever nomes de pessoas que ela odiava num caderno, como numa tentativa de extravazar os sentimentos e frustrações a respeito do bullying e de tudo que era ruim na vida dela.
Ela mostra a Nick, e a lista começa a aumentar, até chegar no fatidico dia de 2 de maio, quando ocorreu o massacre. Val fica em choque quando ele começa a atirar nas pessoas, e tenta impedi-lo, e até salva algumas pessoas, e ainda leva um tiro na perna. Mas Nick se suicida após tudo isso.

Após ficar sabendo disso nas primeiras páginas, acompanhamos a recuperação da Val e dos que sobreviveram e como ela e todos reagem ao acontecido.
Isso nos mostra que o bullying vai muito mais longe do que imaginamos, pois destrói a vida das pessoas, e no livro vemos que o tiroteio atinge muitas pessoas, até pessoas que estão longe da escola,mas emocionalmente falando.

A leitura me prendeu, e eu queria saber o desfecho e saber se a Val ficaria bem.
Ao mesmo tempo que entendo a reação das pessoas perante ela, acho que elas foram cruéis com Val. Ela também sofreu muito, foi um choque pra ela, ao ver o cara que ela amava, e que era gentil com ela, se transformar num atirador.

Esse livro nos mostra que zuar os outros não faz bem a ninguém, e como disse antes pode destruir a vida de alguém.Quem comete bullying esquece do que fez, mas quem é vítima não se esquece. Por isso pense muito antes de brincar com alguém, nunca comente sobre o corpo, sobre as roupas ,etc. pois não sabemos o que a outra pessoa está passando.

E termino esse video recomendando a leitura, pois apesar de ser pesada, vale a pena, pois nos faz refletir sobre esses assuntos, e também que diante de uma tragédia, devemos seguir com nossas vidas, e buscar entender o que podemos aprender, e melhorar em nós mesmos, pra não cometer os mesmo erros do passado e ser uma pessoa melhor.

Julia 04/03/2023

Bom, mas não tudo isso
Antes de qualquer coisa o que mais me encucou é que o título não é NEM PERTO o ponto chave da história, na vdd é um detalhe importante que por alguma razão na minha cabeça não faz sentido ser o título ksksksksksk ai n sei me deixou birutinha das ideias
É um livro bom sabe, fala de assuntos bem delicados e trata uma situação muito pesada, o que me incomodou profundamente foi que é uma pauta tão forte tratada como se fosse uma fanfic sabe, não teve a profundidade que eu esperava que tivesse, o livro tem algumas pontas soltas também
Mas a cena final foi ???
Emocionante, com uma frase específica que literalmente me fez chorar, o momento a emoção, tudo de bom
No geral é legalzinho, vale a pena a leitura

laulau 25/02/2023

A Lista do Ódio
Um livro supeeer gostosinho de ler. Me prendeu do inicio ao fim!
Achei lindo ver a forma como a Val foi aos poucos superando tudo o que tinha acontecido. Foi um livro que mexeu bastante comigo e me fez ter uma visão mais ampla sobre algumas coisas.
Super indico!!! ??
Já favoritei ?