O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

yellowbirds 16/12/2023

O livro não é nadaa do que eu esperava. é bem bobinho no geral, tudo é meio cômico e esse é justamente o objetivo do livro. eu entendi todas as críticas e as sátiras ao longo do livro e tudo mais mas às vezes me parecia bobo demais. eu não sou muito fã de ficção científica mas quis ler esse porque é talvez o mais famoso do gênero masss de fato não é pra mim, foi uma leitura bem normal e não me pegou tanto então nem sei se vou ler os outros

Mr_Must4ng 16/12/2023

Infeliz surpresa
Fui ler esse livro cheio de expectativas e infelizmente, não gostei. Achei a construção da história monótona, não consegui me apegar aos personagens, as passagens de humor não me fizeram rir. Isso não classifica o livro como "ruim", recomendo que tente a leitura, mas, para a minha pessoa, não foi algo que me agradou. Tinha interesse nesse literário por todo seu "misticismo" de ser algo diferente do habitual, o que realmente é, mas não foi algo que chamou minha atenção. Terminei sua leitura parecendo que estava um livro para fazer um trabalho escolar e acho isso péssimo. Deu uma animada no final que me fez até pensar em continuar a ler a série, mas, honestamente, não sei se valeria a pena. Quem sabe eu mude de ideia e acabe por ler, porém, o gosto que fica ao terminar esse livro é um "tinha tudo pra ser bom e foi um 'nhé'"

Danuza3 16/12/2023

A resposta é 42
Que leitura! Creio que esse livro tenha sido o mais difícil para estipular uma nota final, todavia, assumo que eu realmente gostei. A escrita é boa, porém a maneira como os acontecimentos ocorrem são totalmente abruptos, assim como as informações e explicações dadas, uma loucura! Uma loucura que logo nos acostumamos.
Não foi perto de ser meu livro favorito, mas foi interessante andar por essas terras desconhecidas, me fez entender que ter um peça de toalha é importante e que a resposta é de fato 42, agora sobre a pergunta... Isso fica para outro dia.

Marcos774 15/12/2023

Não entendi nada
Eu não consigo escrever uma resenha pra esse livro, porque eu não entendi nada mas eu gostei do livro mesmo assim. Dá pra entender isso? Acho que não mas é a verdade.

sofys aar 14/12/2023

9/10. eu amei mto a escrita pq é mto leve e suprimiu minhas expectativas de um livro cômico e irônico. Os personagens são incríveis e mto bem pensados, apesar de não mto bem trabalhados ao longo do livro. É uma ideia MTO boa sério que genial o Douglas pensar nas galaxias dessa maneira. Contudo o enredo peca nas partes finais mas vem com umas reflexões ???? "how many roads must a man walk down?" tipo eu nunca tinha pensado nisso qual realmente é a pergunta que devemos fazer para descobrir a verdade e qual seria a resposta. 42 parece um pouco demais para mimnfbakwkqak

MauroEdu 13/12/2023

Amei
Divertidíssimo, muito criativo, e fácil de ler. Quando você percebe, já terminou tudo. Virou meu livro de cabeceira. Sempre que tô de bobeira, vou lá e dou uma bisbilhotada. É maravilhoso, super recomendo e, inclusive, sugiro a leitura com seu filho/filha, caso tenha. É uma boa maneira de criar momentos em família. Funcionou por aqui. Horas longe das telas!

Andrey 12/12/2023

Primeiro a ?trilogia de cinco? o livro é divertido e o autor incrivelmente criativo, adorei a leitura, me fez rir demais com algumas ideias

Adre 11/12/2023

Livro de nerdola
Ok, tá aí um livro que eu li por causa do DBM (Desafio Brasileiro de Matemática), e sinceramente eu amei a experiência foi uma das melhores provas que já fiz na vida. A ideia era desvendar alguns enigmas matemáticos de forma divertida. Esse livro foi o "Tema" da edição (e única edição da história). Me lembra de boas recordações, saudades do meu grupo do IFRN de Eletrônica que fez junto comigo.

Falando um pouco do livro é completamente coisa de nerd que gosta de viajar, por exemplo, "Toalha" poderia ser uma declaração de guerra contra outro "universo" e eles estariam constantemente nos atacando, porém por causa dos entrelaçamentos cósmico, os outros "seres" acabam passando por um processo de diminuição de tamanho, ficando do tamanho de um átomo quando vem nos atacar e acaba que não somos afetados e nem percebemos a existência deles.

Nota: 7/10
Marfins 14/12/2023minha estante
Não é livro de nerdola!!!! ?

Delma Gama 05/12/2023

Como esse livro foi feito: Criatividade + Ficção científica + Coincidências improváveis = O guia do mochileiro das galáxias.

O enredo ganha forma logo após o fim da terra ser decretado para construção de uma avenida intergaláctica. Ante a explosão eminente da terra, Ford e Arthur conseguem fugir ao pegar uma carona na nave da raça que destruiu a civilização humana. Nesse entremeio ocorre um humor sarcástico, pois a terra foi destruída por não haver contestação quando o ofício foi gerado em alfa de centauro, tal qual a destruição da casa do Arthur também ocorreu pela falta de contestação. Por serem intrusos na nave, Arthur e Ford são descompressados no vácuo do espaço, mas por uma coincidência improvável uma nave movida a um gerador de improbabilidade infinita resgata os dois, que salvos, iniciam junto com os demais passageiros, uma exploração galática nunca antes cogitada.

É demasiadamente empolgante lidar com toda ficção que se segue, incluindo a presença de um robô depressivo chamado Marvin, um peixe babel que penetra no ouvido e consegue traduzir qualquer idioma, além do próprio guia do mochileiro, que é uma espécie de enciclopédia digital e completa para qualquer informação que se deseje no universo. Ainda tem o lance da toalha e a questão dos ratos e golfinhos como superiores aos humanos. Questões tão desenvolvidos e sarcásticas que me diverti muito.
AlvaroAJ 06/12/2023minha estante
Esse livro é sensacional!

Delma Gama 06/12/2023minha estante
Obrigada pela indicação, Álvaro

ssam 04/12/2023

Não entre em pânico
Por que as pessoas nascem? Por que elas morrem? E por que elas passam um tempo tão grande entre o nascimento e a morte usando relógios digitais?
maltchik/ 04/12/2023minha estante

Bicoitoxxz 03/12/2023

Achei incrível, a escrita é tão criativa que a minha imaginação foi a mil, agora to lendo o segundo livro que tambem ta muito divertido

Aifos12 01/12/2023

Tratores amarelos, Dinamites pangalácticas, toalhas e tudo mais.
Que. Livro. Engraçado, eu amo esse humor tragicômico que satiriza o que é representado de modo sério na maioria da literatura. (alô Rick Riordan)
Os personagens extremamente carismáticos como Arthur e Ford, alcoólatras e estranhamente conformados com as situações absurdas de quase morte, e Zaphod, um alienígena deveras esquisito.
Marvin, você é o robô depressivo mais engraçado que eu conheci.
As situações aleatórias que tiraram os protagonistas de quase todas as enrascadas, se mostram genialmente interligadas e motivadas por eventos muito bem amarrados.
O único motivo de não ser cinco estrelas é o excesso de informação, muitas vezes eu fiquei confusa com tantos evento lugares e coisas malucas acontecendo com apenas uma leve interferência nas cenas presentes.
Finalizo dizendo, leiam e tirem suas próprias conclusões. (principalmente numa ressacazinha literária)

Déh Resendes 29/11/2023

Fazer um leitor chorar é imensamente mais fácil do que fazê-lo rir, e isso explica muito todo o hype que esse livro tem
Sabe aquele livro do qual você ouve falar desde que se entende por gente, mas que você nunca leu sem nenhuma razão específica? É isso que 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' era para mim, até que eventos com fatores altíssimos de improbabilidade começaram a acontecer na minha vida... E cara, só o fato deles terem despertado em mim a vontade de ler essa trilogia de "5 livros" já valeu o resto todo. Que livro massa! Simples assim, eu amei, ri absurdamente, achei a ironia e como Adams constrói suas críticas sociais com uma aparente despretensão algo genial. Ele quebra as diretrizes da narrativa clássica de uma forma tão original que até agora estou me perguntando: Mas quem afinal machucou o braço? kkkkkkkkk

Se ainda não leu, faça esse favor para você mesmo e dê boas risadas curtindo um livro excepcional. Agradeço ao gerador de improbabilidade que me fez reparar numa certa tatuagem. Não há presente melhor para darmos a nós mesmos do que aproveitar boas indicações literárias, mesmo as que são dadas sem querer nos banheiros da vida.

Lougan.Santos 28/11/2023

Um bom livro, gostei bastante, apesar de ter me embananado completamente com os nomes e termos que aparecem