O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

¥ Luh @estantesuspensa 30/05/2020

O Guia do Mochileiro das Galáxias
E pra comemorar o dia da toalha ou o dia do orgulho nerd, como você preferir, nós resenhamos hoje O guia do mochileiro das galáxias, um clássico da literatura de ficção científica e um livro sagrado para os nerds de plantão.

O livro narra a aventura de Arthur Dent e seu amigo extraterrestre, Ford Prefect, que estava na terra buscando atualizar os verbetes da terra no livro dos mochileiros da galáxia, . Os dois conseguem escapar da Terra minutos antes dela ser destruída, entrando escondido em uma nave espacial. Daí pra frente o livro nos surpreende a cada capítulo, Douglas Adams, o escritor desse livro maravilhoso, criou personagens inconfundíveis e ainda debocha da burocracia, dos políticos e da cultura da época, e faz isso de maneira super engraçada e instigante que além de nos divertir nos faz refletir sobre muita coisa. Se você curte o humor britânico, este é um ótimo livro pra apostar. O guia do mochileiro das galáxias resumidamente trata da busca pela resposta da pergunta: “Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?”.E pra finalizar NÃO ENTRE EM P NICO. (Essa frase nunca fez tanto sentido).

Curiosidade: A ideia para O Guia… veio de um sonho que o autor teve enquanto cochilava bêbado em um campo da Áustria, onde estava deprimido por não conseguir se comunicar com ninguém. As referências para escrever a história vieram de um guia de viagem pela Europa que ele carregava na época.

site: https://www.instagram.com/estantesuspensa/

Natie Porto 04/05/2021

Chato :/
Mais um livro que eu fui com muita expectativa...

O começo é bem interessante, cheio de mistérios e coisas alucinadas e sem conexões que me fizeram querer ler mais e mais para tentar entender o que estava rolando... Mas não saímos mais disso!

O livro fica maçante e repetitivo, com excesso de piadas, pouca descrição dos ambientes (que eu gosto em livros que tratam de ?ficção científica?) e muuuuito diálogo em cima de diálogo...

Enfim... vai continuar a série só para terminar mesmo :/
Breno 04/05/2021minha estante
Não quero te desmotivar mas na minha opinião só piora, to enrolando pra ler o último.

Natie Porto 04/05/2021minha estante
Kkkkkkk vou tentar pelo menos mais um volume :3

Rafael 04/05/2021minha estante
Eu também achei que só piora, viu?!

Natie Porto 04/05/2021minha estante
Vixi gente kkkkk já tô ficando na bad

Franklin Moreno 14/05/2021minha estante
compartilho da mesma opinião

Léo 20/11/2021

Sinceramente, tinha uma expectativa muito alta pro livro e, no começo, me decepcionei um pouco

Porém, o meio-final do livro é incrível e engraçado, com piadas boas aqui e ali. Cada capítulo é recheado de coisas inesperadas e improváveis, causando surpresas sem parar. Além de apresentar personagens bem marcantes.

Recomendo demais e pretendo continuar a saga.
E claro, nunca mais vou confiar em ratos.

Debinha 14/11/2021

"Gerador de improbabilidade infinita."
Primeiro livro da trilogia que leio, no começo achei chatinho, mas depois não conseguia parar de ler de tão instigante. Humor, ficção e coisas improváveis. Gostei, assim que tiver mais tempo vou terminar a trilogia.

Jusrnt 02/09/2021

Como rir de nós mesmos com inteligência, Douglas Adams é implacável em nos levar a isso e ainda assim questiona a humanidade!

Thais 16/07/2021

Que livro bom, super divertido e os personagens também.
Já tinha ele há um bom tempo e graças à MLI consegui desencalhar ele e me perguntando agora pq demorei tanto pra ler.
Primeiro livro de ficção científica que leio e gostei bastante.
Quero já continuar os outros volumes dessa trilogia de cinco.

Elian 04/08/2013

É muita propaganda pra pouco conteúdo
O guia do mochileiro das galáxias, talvez uma das bíblias dos nerds, parece aglutinar tudo que agrada esse público que ganha cada vez mais adeptos: humor, ficção científica, ets, naves espaciais e algumas pinceladas de física e astronomia. A proposta, a priori, parece ser bem convidativa.

Lendo o livro, no entanto, minha decepção foi inevitável. Eu já não sou tão fã da ficção científica - não sei se distopias se incluem nessa,das quais eu me agrado muito - o que pode talvez ter ajudado na minha visão negativa. Não vejo problemas na escrita do Adams, apesar de não ter lido no original, e sim a tradução brasileira. As piadas são em sua maioria sem graça (talvez porque traduzir piadas não seja lá uma tarefa sempre bem sucedida, ou vai ver humor inglês não é mesmo meu forte). Tampouco o livro me fez refletir sobre alguma questão, o pouco de crítica dentro da história é de modo geral bem raso. Achei o personagem principal pouco carismático, assim como quase todos os personagens do livro.

Um ponto que achei positivo foi a descrição dos lugares pelos quais o Arthur passa durante a história, me aguçou a imaginação. O enredo começou legal, mas achei o meio e o fim do livro muito ruim (o livro era curto mas demorei bastante para lê-lo). Acho que o hype em torno dessa obra se deve a essa onda de cultura nerd que está bastante em voga nos dias atuais. Em outras palavras, não me convenceu. Quem sabe depois de um tempo eu releia e mude de opinião...

Mimi Macedo 21/04/2023

Divertido sim.
Não pensava que viajar por galáxias pudesse ter um lado cônico. Sim, um verdadeiro guia aos mistérios que rondam a nossa existência. Criativo e divertido o nosso mochileiro merece ser apreciado.

pam.ggs 28/10/2020

Probabilidade de 100000 pra 1 de você amar esse livro
Por mais que a palavra "gargalhada" pareça muito falsa ou até mesmo existente só em filmes dublados, é a única palavra que eu consigo pensar ao descrever minhas gargalhadas durante esse livro.
Não eram só risadas ou sorrisinhos, eu gargalhei e muito. Provavelmente foi o primeiro livro que eu tive tal esperiência. E não tema que o livro seja engraçado por ter aquelas piadas que só são jogadas para serem engraçadas, o livro, seja por críticas entrelinhas e por simplesmente ser engraçado, fofo, e incrível, sem dúvida foi um dos mais belos que eu já li!!

RhannaP 29/03/2021

Demorei a fazer a resenha porque não sabia ao certo o que falar sobre esse livro. Achei que com o tempo eu teria uma opinião mais concreta à respeito, mas no fim eu continuo sem saber o que dizer ahahah não sei se gostei muito, se achei ruim ou muito bizarro. Acho que achei os três. Só lendo pra entender, gente. Boa sorte.

ð¥ð²ð·ð²ð¬ð²ð¾ð¼ ð. ð­ð¸ ð¥ðªðµð® 16/12/2020

Só um restaurante no fim do universo agora!!!
O guia do mochileiro foi o meu primeiro contato com ficção científica, confesso que particularmente o começo não foi muito fácil, mas claro, pra quem nunca leu nem algo parecido ou próximo a isso realmente há uma leve estranheza, mas o importante é que prosseguir na leitura e sem nenhum arrependimento.

Em uma aventura linear sem ponto de parada, com um começo obviamente bem doido e divertido; mais tarde em outro lugar, outros acontecimentos, consequentemente ligando os personagens principais, e então praticamente toda a história acaba se passando em outro lugar, bem longe da Terra mãe, nas bordas da galáxia...

O guia do mochileiro é uma obra fantástica, e inesperadamente engraçada e mega cômica, com uma história muito bem amarrada e fechando em si mesma, nela não há a necessidade de ler as continuações, porém, depois de um final super enérgico, chamando o leitor para uma nova aventura, quem lê o guia do mochileiro das galáxias não para por aí, quem lê vai querer se aventurar com esses personagens nessas novas aventuras por tudo esse gigante e incrível e nada vazio universo.

Obs: o que falar do Marvin, o mais paranóico e depressivo e inteligente robô de todo o universo, e obrigadooo Marvin !!!!!!

Edhumgrr 05/09/2022

Eu pessoalmente achei bem "sessão da tarde" uma aventura bem divertida sem muitos mistério ou dramas, o que eu mais gostei foi dos conceitos espaciais filosóficos, o humor do livro é um humor bem britânico, bem blase mas diverte

Aninha 22/07/2021

Que leitura maravilhosa. Te faz rir e, ao mesmo tempo, te proporciona reflexões sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais. Sem palavras. 42.
Uma coisa eu posso falar...conheci a galáxia sem sair de casa

Mariii 06/08/2020

Meu primeiro audio livro
Gostei MT da história, bem diferente e fora da caixinha. Me diverti muito lendo e tenho muito interesse nos próximos volumes.

Satisffied 04/01/2023

Depois de cinco anos ma minha estante, finalmente peguei para ler o guia do mochileiro das galáxias, é um livro muito gostoso de ler, algumas partes que fala sobre física achei um pouco difícil de entender, mas nada impossível. a leitura é tão fluida que isso acaba não importando, a história é divertidissima, os personagens são engraçados. Não vejo a hora de ler a sequência.