O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Rodrigo Scarabelli 06/08/2022

O dia em que a Terra parou
Com uma irreverência marcante, a história trata da humanidade utilizando como artificio a perspectiva alien. Fala da nossa forma (estúpida) de viver e como (mal) lidamos com questões fundamentais: o sentido da vida, do universo e tudo mais. Um plano de 10 milhões de anos pra elucidar essas questões a partir da Terra e dos humanos vai se revelando e traz muitas surpresas sobre quem comanda(va) esse planeta azul. História com muitos parênteses porque abaixo de sua aparente leveza e despretensão fala de assuntos mais profundos, pela via do humor. Gostei, bora mochilar com o 2° volume!
#Anafox 07/08/2022minha estante

Mariana 26/05/2020

a Razão, naquele exato momento, estava tomando um cafezinho
Scifi best-seller né amoures, não tem muito o que dizer. Leitura fácil, bobinha, com humor que te conquista, personagens estereotipados, autor nerd e fã de Bob Dylan.

Gostei da ideia de que a raça humana é bastante pretensiosa porém no fim das contas infeliz e com um cérebro pouco desenvolvido. Achei cômico os ratos serem os cérebros mais inteligentes da Terra, e que na verdade os humanos é que são objetos de um experimento. Muito legal também o pragmatismo/ceticismo em relação às grandes questões do Universo (quem somos? de onde viemos? para onde vamos?):

"Talvez eu esteja velho e cansado, mas acho que a probabilidade de descobrir o que realmente está acontecendo é tão absurdamente remota que a única coisa a fazer é deixar isso pra lá e simplesmente arranjar alguma coisa pra fazer."

Pessoalmente, não achei o humor do livro dos melhores, mas acho que isso é questão de gosto. Tem muita piada nerd e alguns comentários levemente sexistas. Num geral me lembrou um pouco o humor non-sense de The Sims. A tradução do inglês direto pro carioquês ("sacou?") também não ajuda.

"essa história de idealismo, de dignidade da pesquisa pura, da busca pela verdade em todas as suas formas, está tudo muito bem, mas chega uma hora que você começa a desconfiar que, se existe uma verdade realmente verdadeira, é o fato de que toda a infinidade multidimensional do Universo é, com certeza quase absoluta, governada por loucos varridos."

A ideia de um computador 50 milhões de vezes mais inteligente que humanos ser um personagem deprimido e entediado foi uma boa sacada. E de outro computador se suicidar ao ouvir uma concepção sobre o universo também. Não foi o melhor livro que li na vida, mas gostei do deboche.
Jhoy - @sabedoriaentrelivros 26/05/2020minha estante
Eu amo tanto, como sorri lendo esses livros!!

O Ciclista 12/04/2020

O guia do mochileiro é um livro que transporta o leitor para uma sátira do mundo em que vivemos. Mas calma, não é um livro geek? Também, mas sem a parte chata dos livros acadêmicos. Agora prepare sua toalha e sua dinamite pangaláctica e curta a leitura.

Sabrina382 30/08/2020

O Guia do Mochileiro das Galáxias
O primeiro livro da série que narra as aventuras de Arthur Dent pela Galáxia, após ter escapado junto com seu amigo extraterrestre Ford da destruição da Terra.

"A toalha é um dos objetos mais importantes para um mochileiro interestelar."

Adams criou um universo bem elaborado, com personagens criativos, e engraçados que divertem o enredo e proporcionam para o leitor bons momentos.

Quem não se divertiu com o robô Marvin e seu drama ? Ou com Zaphod e sua missão que nem ele sabe ? Isso sem contar os outros acontecimentos que enriquecem o decorrer da estória.

O livro nos insere em um contexto irreverentes cheios de críticas a sociedade de uma forma bem humorada e sarcástica com pitadas de deboches.

Aninha 09/08/2020

Comédia pra lá de inteligente
Eu havia lido há anos atrás e lembro que havia gostado muito. Resolvi relê-lo, pois quero ler toda a coleção e novamente a sensação: inteligência, sarcasmo, ironia com boas doses de humor e crítica.
Super supimpa!!

Jack 13/05/2021

42!
Um dos livros mais loucos que já li! A leitura desse livro é semelhante ao efeito de usar drogas alucinógenas. Ou tomar algumas Dinamites Pangalácticas. Ou ambos, não necessariamente nesta ontem.
Com pitadas de humor e muita ficção científica, a obra consegue conquistar o leitor e proporcionar uma excelente (ou talvez nem tanto, caso pegue carona em uma nave Vogon) viagem. Enfim... Uma ótima leitura para dar um break no "mais do mesmo".
E, se você leu tudo e não entendeu uma palavra sequer, eis a resposta: 42!
PS: Nunca deixe um Vogon ler poesias para você. Jamais.

Monique 25/05/2020

No início eu nem queria ler esse livro. Por uma indicação de um amigo dei uma oportunidade para ele, e que bom que escutei esse amigo. Rsr
O livro é muito bom e mostra algumas situações que vivemos de um modo engraçado . Super recomendo a leitura
P.S: Não esqueça a sua toalha!

Stitcha 08/07/2021

Quase bom
É engraçadinho.. mas tem muita coisa que não faz absoluto sentido e só está escrito pra ocupar espaço. Não gostei.

Aninha 22/07/2021

Que leitura maravilhosa. Te faz rir e, ao mesmo tempo, te proporciona reflexões sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais. Sem palavras. 42.
Uma coisa eu posso falar...conheci a galáxia sem sair de casa

Lilian.Cava 20/01/2021

A segunda tentativa de leitura foi bem melhor
Há um tempo atrás eu tentei começar essa história e não rolou pra mim. Então decidi tentar novamente, agora com um ritmo de leituras maior e foi outra experiência.

É um livro totalmente diferente do que eu já li e muito engraçado em diversas partes. Tem aquela pitada de humor britânico que eu adoro e te faz pensar como que o Douglas Adams bolou tudo isso... Kkkkkkk

Eu gostei bastante, mas não super adorei. Não é um livro que me deixou com super vontade de continuar a série, mas vou mesmo assim.
Patrícia mpaa 20/01/2021minha estante
Tentei ler duas vezes, na segunda fui até o fim, mas não posso dizer que gostei. O segundo no entanto, foi um suplício, eu não consegui finalizar. ?

Bruna 26/08/2020

A história é ok, mas demorei um pouquinho a ler porque não me prendeu em nada.

Edhumgrr 05/09/2022

Eu pessoalmente achei bem "sessão da tarde" uma aventura bem divertida sem muitos mistério ou dramas, o que eu mais gostei foi dos conceitos espaciais filosóficos, o humor do livro é um humor bem britânico, bem blase mas diverte

Luly 22/07/2021

Uma série de coincidências improváveis
Acho que é o primeiro livro de ficção científica que eu leio, então já comecei com o pé direito.
Sendo bem prática, esse livro é simplesmente maravilhoso! Ao mesmo tempo que é extremamente inteligente, o autor sabe usar bem o sarcasmo e a ironia, deixando o livro muito leve e divertido. Recomendo suuper, só não esqueça sua toalha!