O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Bruno 16/05/2013

Encantador
No começo do livro achei um pouco chato, parecia com um ritmo bem lento mas mesmo assim, despertava o interesse com seu temática de exploração espacial. Parece ter sido escrito no momento de loucura do Douglas Adams, para ter tanta criatividade com nomes de pessoas e lugares, quando a nomes pra acontecimentos físicos , químicos , biológicos, e sobre as viagens no tempo-espaço. Do meio para o final me pareceu bem empolgante, apesar de achar que o final foi bem corrido, fiquei satisfeito. Bem lembrado ressaltar que o livro envolve muito mais coisa do que exploração espacial, e um guia não oficial do universo falando de qualquer maneira sobre os lugares. Algumas coisas refletem sobre a sociedade humana, e a forma como vivemos em nosso planeta.

adri 31/12/2021

pegue sua toalha, e não entre em pânico.
eu amei tanto esse livro! foi uma leitura super prazerosa e que eu ficava com vontade de voltar pra leitura todas as vezes.

a narrativa é super simples e tem um toque de humor surpreendente, além disso se você não gosta de coisas complexas esse livro é pra você! vamos aprendendo junto do nosso terráqueo, arthur.

o livro tem uma linguagem mais infanto-juvenil mas isso não tornou minha experiência ruim. quero ler os outros livros, e acompanhar as aventuras dos personagens.

Vanessa Amaral 29/04/2021

Bem escrito e cativante
Eu não sei explicar O Guia, tem que ler. Pq as vezes é tanta loucura que a mente buga. Mas é bom. Boa história, boas reflexões, bons plots, ótimo estilo... E assim vai, só elogios.
tori 29/04/2021minha estante
foi um livro que eu botei 0 expectativas e no final amei, mesmo tendo ficado confusa com muita coisa KKKKKK é o tipo de livro que você não entende muito bem mas pensa ?não tem problema porque ele é bom?

Vanessa Amaral 29/04/2021minha estante
É uma loucura só, mas é bom klkk

Marlon Teske 03/02/2011

O segredo é errar o chão
Você acorda, encontra um trator amarelo diante de sua casa e descobre que ela será demolida para a construção de uma via de acesso. Ao reclamar, é informado de que a ordem de despejo havia sido anexada ao mural do departamento de obras há um mês. Se você não foi até o mural para se informar, já não é problema deles. A mesma situação se repete poucas horas após. Mas ao invés de uma casa, é a Terra que será demolida, e o aviso de despejo ficou por longos cinquenta anos exposto, aguardando por um terráqueo de boa vontade que tenha passado por Ursa Menor.

Essa é uma síntese do que o espera na série de livros (dos quais até então apenas li o primeiro) Guia do Mochileiro das Galáxias, onde o finado autor Douglas Adams discorre sobre a vida humana, seu sentido (se é que ele existe) e a resposta para as perguntas de onde viemos e para onde vamos. Com uma crítica bem humorada sobre a burocracia, a política e a cultura humana como um todo, O Guia satiriza o próprio gênero da ficção científica, sempre com um humor afiado e tiradas ótimas.

O personagem principal, Arthur Dent, cai de cabeça em toda uma realidade galáctica que passava desapercebida pelos pobres homens (apenas a terceira espécie mais inteligente do planeta), ficando frente a frente com o Presidente da Galáxia, o impagável Gerador de Improbabilidade Infinita ou o próprio Guia do Mochileiro, o livro mais vendido de todo o Universo.

Clássico automático como costumo dizer, é o livro que dá início a série, mas apenas ele já lhe rende uma boa dose de momentos em que você se pega rindo enquanto lê. Total e completamente recomendado. Vai direto pra galeria dos bons livros a serem revistos um dia desses.

Lido em Maio de 2008

carol 14/08/2022

mais um cinco estrelas pra estante
Que livro maravilhoso!!Te prende do início ao fim,a forma como o autor escreveu a história nos faz sentir como se estivéssemos ali,do lado dele.Amei cada pedacinho e me apaixonei pelo gênero

Renato 08/08/2009

Fazia um bom tempo que eu não lia um livro tão inteligente e divertido, e ainda mais isso ao mesmo tempo! Mal posso esperar pra ler o próximo.
Bruneco 07/12/2010minha estante
Divirta-se, ou tente...

Renato 20/03/2011minha estante
Nem precisei tentar. Qualquer pessoa com um mínimo de bom humor e sensibilidade para humor inteligente é capaz de gargalhar com esse livro.

Hugo 17/04/2020

Universo fantástico
Este é um livro que nos faz ter mais perguntas que respostas. Ao viajar pelas galáxias através do livro, começamos a imaginar todas as vidas e maravilhas que o nosso universo pode conter. E há quem acredite que estamos sós no universo.

P.s. Nunca mais olharei os ratos da mesma maneira.

Isa 30/12/2021

Um livro de outro mundo
A primeira vez q peguei o livro pra ler foi por conta de um projeto da escola pra juntar fisica e leitura, porém como era pra ler em pdf minha leitura n foi mt longe, dps de um tempo comprei a versão fisica mas demorei 2 anos pra toma vergonha na cara e ler, e ainda bem q eu li, pq é um livro sensacional e mt engraçado, principalmente pra uma amante de astronomia q nem eu

TSC 30/10/2013

Bobo, Fraco, Chato e Feio
Comprei a coleção completa para ler. Ainda bem que foi baratinho, pois estou considerando nem tirar os outros 4 volumes do invólucro de plástico.

Primeiro ponto - Dizer que esse livro é de ficção científica é tão errado quanto classificar "Mont Phyton Em busca do Cálice Sagrado" como um filme sobre idade média. Não é. É um livro de humor, e nada mais. Ficção cinetífica é Duna, 2001, ou os livros do Asimov.

Segundo ponto - viu como é infantil o título desta resenha? Pois é proposital. Todos os trocadilhos do livro são do mesmo nível. Humor escrachado não é. Humor fino não é. Humor disfarçado não é (tipo o filme Pulp Fiction, ou os contos de Nelson Rodrigues). Sobrou um humor bobo, bem ao estilo inglês, com trocadilhos fracos, e uma rara boa pinçada aqui e acolá (e que não consegue salvar a obra).

Terceiro ponto - e que história é essa de querer dizer que o livro é um discurso crítico, politizado??? Onde tem isso, Deus do céu? Só porque ele fala em "governo" em alguns trechos, em "deus" em outro, ou em "polícia" em outro, não significa que isso seja crítica alguma. São só elementos da história, como são as naves, o guia, os planetas e o peixe amarelo.

Conclusão:
- ao nível da linguagem do livro: Bobo, Fraco, Chato e Feio.
- traduzindo e elevando o nível: nulo.
Ana Paula 22/02/2014minha estante
Só li o primeiro e não achei lá grande coisa, já estava achando que tinha problemas com o livro, vejo que a maioria gostou. Acho que para quem não curte fisica, ficção cientifica é entediante.

Bruh 11/12/2021

Sempre nos perguntamos será que existe vida além da terra? Aqui está uma história que nos faz ter mais perguntas sobre a vida....

Thais459 11/03/2021

Muito divertido ?
Sou suspeita pra falar, mas eu amo essa trilogia de cinco, um livro divertidíssimo e uma leitura muitoo leve e fluida ???

Mari 30/12/2021

Nhé?
Confesso que nunca liguei muito para o gênero de ficção-científica, mas O Guia do Mochileiro das Galáxias me interessou muito, e infelizmente não me surpreendi nenhum pouquinho.
O livro não é ruim, há tantas sátiras e reflexões de forma leve que marquei vários trechos, e é realmente engraçado, mas é CHATO.
Quando algo começa a se desenvolver e ficar minimamente interessante, o assunto se torna outro repentinamente, até acredito que tenha sido a intenção do autor, mas não funcionou para mim.
O único personagem que eu realmente me interessei foi o robozinho Marvin, lenda, sou amargurada igual ele.
E volto a dizer que o livro realmente não é ruim, só que infelizmente não foi feito pra mim :(
Mas indico, a leitura é bem leve e divertida, apesar de tudo.

Luana 29/09/2022

Se for parar pra pensar, esse é um livro bem filosófico. Claro que tem muito sarcasmo (até d+ pro meu gosto), humor, política...Relendo, creio que atualmente o meu personagem favorito é o Eddie. Já o Marvin, eu comecei a detestá-lo. O Zaphod é +/- e os outros ainda não sei.

Argemiro.Nascimento 02/12/2022

Leitura totalmente surreal e intrigante
Questionar a pergunta primordial de toda a existência não é algo simples nem de possível resposta.

Douglas Adams e um gênio da imaginação literal.

Só queria visualizar o que Arthur e Zaphod Beeblebrox presenciaram em Magrathea.

Fiquei dois dias com minha cabeça bugada digerindo o significado da resposta: 42

Vale a pena a leitura!

LuHilst 18/03/2021

Totalmente maluco
Exatamente o tipo de leitura capaz de nós tirar da tensão desse momento. Completamente bom Sense, divertidíssimo.
LuHilst 09/04/2023minha estante
Precisando de mais um destes na vida...