A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

Vitoria.Milliole 01/07/2021

CRUEL é bom?
Eu amo de paixão essa série, porque foge demais das séries de livros que todo mundo está acostumado, já que a maioria das séries costuma ser de fantasia e poderes enquanto aqui temos uma ficção científica/distopia. Não me recordo se na primeira leitura eu li o quarto livro da série, mas acredito que sim. Muitos tem o quarto livro como um extra, mas até conferi e ele é catalogado como o último livro da saga, então eu vou esperar relê-lo pra ter uma resposta conclusiva, apesar de saber que ele não dá continuidade e sim conta o antes.

De qualquer forma, eu achei que esse terceiro decaiu bastante em comparação aos dois primeiros. Pelo desenrolar de tudo, o desfecho que eu até gostei e meu amor pelos personagens, eu acho impossível dar uma nota baixa. É um bom livro, sério. E eu sou extremamente apegada à saga. Mas tenho algumas considerações a fazer.

Os Experimentos chegaram ao fim. Thomas e os amigos têm finalmente a chance de ter a memória recuperada. Mas ele e alguns outros, por falta de confiança no CRUEL (que é completamente compreensível), não aceitam e fogem. Acontece que isso me deu uma agonia terrível, porque eu, como leitora, só saberia o que rolou antes dos experimentos se o Thomas, o protagonista, tivesse acesso a essas lembranças.

Até aí tudo bem, até entendi que eles não teriam confiança. Mas, bom, o CRUEL criou toda aquela doideira do Labirinto, criou os verdugos, apagou a memória deles e desenvolveu até telepatia em alguns pra, no fim, não ter a competência de evitar que um bando de adolescentes escape assim? Eu só queria a memória deles recuperada à força, poxa! Também não acho muito crível eles não quererem recuperar. Quiseram isso os dois primeiros livros inteiros.

O restante do livro, basicamente, consistiu nas consequências da fuga (e em outras fugas), o que tornou um pouco repetitivo. Além disso, enquanto no livro anterior o Thomas não parava de pensar na Teresa (o que também era compreensível), aqui eu achei que ela foi muito esquecida. Beleza que ele não perdoou os acontecimentos anteriores, mas, né? Não precisava descartar assim.

Minha última consideração é sobre a última morte, que não direi de quem pra evitar spoilers, mas fez parecer tão insignificante, como se tal personagem não tivesse sido uma peça importante boa parte da saga.

O final eu achei que faltou algo, mas foi digno, apesar de me deixar encabulada. Além do mais, além de Ordem de Extermínio tem outros livros extras que, creio eu, respondem algumas perguntas que ficaram no ar. Recentemente li também uma notícia, não sei se verídica, de que o autor está criando uma nova saga nesse universo, mas com outros personagens, se passando cerca de 70 anos depois, com os descendentes de Thomas e dos demais.

Como já disse, apesar das muitas observações eu não consigo dar uma nota baixa. Eu amo a saga e, apesar dos pesares, também gostei desse livro. Me fez simpatizar com quem eu achei que nunca iria gostar, me deixou triste pela perda de um certo alguém, mostrou o propósito do CRUEL (que, nas intenções, talvez realmente seja bom. ou não?) e me deu um final pra todo o sofrimento dos meus nenéns. Agora é (re)ler Ordem de Extermínio e ver no que vai dar.

Victor Moreira 10/07/2021

Hmmm decaiu, né? (Olha o textao. Misericórdia!)
(Alerta! Frase clichê a seguir -->) O que dizer sobre esse livro?
Por um lado, tem algumas coisas que eu gostei que aconteceram, pq já tinha passado da hora de aparecer, e tem coisas que simplesmente não acontecem, que não fazem sentido com o que já nos foi apresentado e coisas que eram necessárias mas ganharam atenção minúscula.

Todo mundo fala que o final é ruim, que é broxante e tudo que é de ruim. O final, pra mim é o de menos, pq acho até plausível e sincero. Mas vou deixar a parte ruim pro final, pq vou usar alguns pequenos spoilers como exemplo.

Eu gostei muito, que finalmente temos explicações do que aconteceu com o mundo e como ele está nos dias atuais. Oq deixava muito a desejar em A Prova de Fogo, que seria o certo a se fazer, depois do grande plot do primeiro livro.
Eu gostei de como se desenrola até o final, o enredo do Newt. Tbm achei plausível e necessário.
Gosto de como o Fulgor se desenvolve nas pessoas e oq acontece com essas pessoas. Como elas vivem e reagem.
Eu tbm gosto da ideia que o autor trás (mesmo que bem jogada e super mal desenvolvida), sobre como as memórias fazem quem a gente é, que quando perdemos elas, ainda seremos os mesmos? E se depois quando pegamos a memória, voltaremos a ser quem éramos?

Agora é a hora que eu vou descer a lenha no livro, e alguns podem dizer que eu tenho razão e quem ama o livro vai se negar a ver a verdade kkkkkkk aqueles! Mas brincadeiras a parte, agora é a hora que vem os pequenos spoilers, que podem estragar ou não, a sua leitura. CUIDADO!

A primeira coisa que não faz sentido, é como eles passam 2 livros falando como seria bom ter as memorias de volta e saber o porque de tudo isso mas quando chega a hora de eles terem a memória restituída, eles dizem não... ????????

E como não é nada explicado o fato de "O grupo da Teressa" terem saido antes deles, sendo que ela jura, que eles sairam antes dela. E se isso é verdade, pq a CRUEL fez isso?
Isso, é uma das varias pontas soltas que ficam a deriva e que jamais saberemos a resposta.

Alguns personagens não tem motivos pra seguirem a sua vida. A única coisa que os movem, é odiar a CRUEL. De resto, são auxiliares pra dar facetas ao principal e pra uso de roteiro.

Boa parte do grupo decide pegar a memória e isso muda 0 coisas. Ninguém fala oq lembrou, ninguém atende pelo verdadeiro nome, usam os que lhe foram dados e a cena do encontro deles, é besta; pra não ter que dizer inútil.

O plano do Braço Direito, além de tosco, se auto sabota. Não adianta de nada e só serve pra entregar as coisas de mão beijada, para a resolução da história.

E no final de tudo, com o Thomas ali ou não, o final teria sido o mesmo. Ou seja, ele não teve peso nenhum para o final da história.
(Momento super Spoiler, pra explicar esse meu ponto)
A Chanceler tinha duas pessoas que sabiam do plano dela, que ou era a Brenda/Teressa ou Brenda/Thomas. O plano era juntar o máximo de Imunes e deixa-los viver.
Sem o Thomas ali, o Braço Direito ainda iria recolher imunes pro plano deles darem certo. Alguém do grupo iria implantar o chip. A Brenda e/ou Teressa iriam receber o mapa com todos os dados que o Thomas ganhou da Chanceler, pq isso fazia parte do plano.
Eles iriam fugir, e o Braço Direito ainda iriam explodir o lugar. Ou seja, Thomas não fez diferença nenhuma.

Eu não esperava nada desse livro, eu esperava um final ruim, e não um desenvolvimento ruim. Mesmo o livro ter fluido muito pra mim, ele tem erros gritantes. E olha que eu nem falei de tudo, pq não quero me alongar mais.
Mas é isso! Desculpa vc que ama esse livro e pode estar puto comigo mas tive que botar pra fora.

mavi 16/07/2022

?mate-me. se for meu amigo, mate-me.?
se eu pego essa autor na rua!!!

bem melhor que o 2 (ainda prefiro o primeiro na frente de todos!!)

newt você merecia tanto meu amor!!!
thomas tbm só sofre
senti sdds do meu minho

COMO ASSIM NÃO TEM A CENA DA CARTA AQUI QUERIA TANTO ME DESBAR NELA!!

o thomas mayando o newt! chorei e chorei

Ana 23/07/2013

Antes de ler esse livro, antes mesmo de começar a série, eu procurei algumas resenhas, de cada livro, e li. Só pra saber se era bom, se o final era satisfatório, etc. Todas me disseram a mesma coisa: vale a pena ler a série, mas não espere nada de mais do final.
Então comecei a ler, adorando os dois primeiros livros, e sem esperar NADA desse último. De cara já sabia que muitas perguntas não ficariam respondidas, e que o ritmo mudaria bastante em A Cura Mortal.
Talvez por ter esperado tão pouco, me surpreendi. Não digo que foi um final ótimo, eu acho que a série começa ótima, fica boa e termina ok, mas o final não é tão ruim quanto todas as resenhas que vi me fizeram acreditar. Na verdade, ao terminar de ler esse livro, me senti até bem satisfeita com a forma como ela tinha terminado.
E sim, talvez eu tenha sentido em certas partes que o autor, apesar de manter o ritmo de ação e rapidez na narrativa o tempo todo, estava meio confuso quanto ao que fazer nesse livro, quanto ao que os personagens iam decidir, mas ainda assim tudo me pareceu plausível (tirando o Thomas, mas eu falo sobre isso daqui a pouco).
Algumas perguntas realmente ficam sem resposta, mas achei que as coisas mais importantes, as perguntas principais, foram explicadas, e o final mesmo, o destino de todos os personagens que restaram, foi satisfatório. Eu gostei.
Minhas únicas reclamações além da mais óbvia (cadê o resto das respostas?) são: por que insistir na personagem chata que é a Brenda, por que insistir na raiva do Thomas em direção à Teresa, e por que, por QUE, diminuir o nível de inteligência do Thomas no último livro pra quase zero?
Sério, quão burra uma pessoa pode ser? Se o Thomas no primeiro livro me pareceu um personagem ok e no segundo ele me irritou um pouco com todas as reclamações, nesse livro eu o achei simplesmente insuportável. Nenhuma das suas decisões pareciam tomadas com inteligência, e sim com raiva, angústia, algo negro em seu coração que talvez tivesse explicação depois de tudo que ele passou, mas nem sempre tinha. Algumas ações que ele toma ao decorrer do livro me fizeram querer gritar e atirar o livro longe (o que só não fiz pois estava lendo no celular, e eu preciso do meu celular pra outras coisas). Thomas, para de reclamar um segundo, e vai fazer o que você tem que fazer. Nenhuma das suas decisões está fazendo sentido, e todas elas estão te colocando em problema! Juro pra vocês, todo o desenvolvimento que o Thomas parecia ter tido nos outros livros some nesse aqui.
Nunca me senti tão frustrada com um personagem principal na vida. Tá, talvez já tenha, mas o Thomas com certeza entra pra lista dos 10 mais.
A Teresa continua sendo um zero à esquerda pra mim. Nunca liguei pro que acontece com ela. Gostaria de ter visto mais dos outros personagens que gostei no livro anterior, Harriet e Sonya, mas se elas falam duas frases nesse livro, é muito. Mesmo Aris quase não aparece. Ao invés disso, nos focamos principalmente em Brenda, Thomas, Minho (eterno amor da minha vida), Newt (eterno amor da minha vida número 2) e Jorge.
Apesar desse infeliz regresso na qualidade dos personagens e da infeliz falta de algumas respostas, o livro é bom. Tem ação o suficiente para não te deixar entediado, muitas cenas perturbadoras, bastante gente doente indo à loucura, e a quantidade suficiente de respostas sobre o tema principal para não te deixar com muita raiva, ou muito curioso.
Claro que não é tão bom quanto o segundo, e nem de perto tão bom quanto o primeiro, mas ainda assim um final decente para uma ótima série.
Dizem por aí que você não pode considerar que terminou essa série se não ler o prelúdio, Ordem de Extermínio, que explica como tudo começou e tem alguns personagens novos, então minha próxima leitura vai provavelmente ser essa.

Beijos, etc.

site: http://atravesdaestante.blogspot.com.br/2013/07/resenha-maze-runner-3-death-cure.html
Gabi Marroquim 07/09/2013minha estante
Terminei de ler esse livro há quase um mês e não consigo nem olhar para a cara dele pq não cheguei a uma conclusão se gostei ou não. Como você falou não ligo para o que acontece com a Teresa mas também não suporto a Brenda e estou nessa até agora. Fiquei meio confusa nesse livro pq ele simplesmente joga mais personagens para os leitores sem dar continuidade aos que já tinham. A ideia desenvolvida na triologia me fascinou completamente, é inovadora e instigante mas o primeiro livro para mim sem dúvida alguma é o melhor.

Gui 14/01/2021

Cruel é bom?
Com toda certeza A cura mortal foi melhor que Prova de fogo, contudo não superou o incrível Correr ou morrer, porem teve como seu diferencial o desfecho da saga. Como sempre vou continuar elogiando a narração de James, que com seus capítulos curtos e suas constantes sucessões de fatos, consegue nos deixar ansiosos e empolgados para saber o que acontecerá depois, agora quanto ao enredo a única coisa que posso dizer é que é emocionante, momentos que nos deixam em choque e sem reação, que te corroem por dentro, é simplesmente incrível o mix de emoções que sentimos ao ler. Além disso, esse livro confirmou minhas suspeitas de que várias cenas de Prova de fogo foram simplesmente uma encheção de linguiça, já que não tiveram influência nenhuma na história do segundo e do terceiro livro. Quanto ao final, a única coisa que posso dizer é que você mesmo deverá ler para tirar suas próprias conclusões, se foi bom ou ruim, mas principalmente para responder uma pergunta que nos acompanha há 3 livros. Cruel é bom?

Gaab '-' 14/06/2022

A história continua se desenvolvendo de uma forma boa e linear, sem atropelos...
Nesse terceiro volume da série vemos conspirações sendo criadas e as posições de alguns personagens em relação a cura e os meios para alcança-la aprensentadas e desenvolvidas...

Ao se entregar na leitura nos envolvemos tanto que temos as mesmas sensações que Thomas, isso me ocorreu em um nivel que fiquei preso na leitura apenas desse livro nos ultimos capítulos...(digo isso pois gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo)..

Esse modo de escrita de James Dashner e o como desenvolve a história não nos da um minuto de paz kkkk... sempre algo esta acontecendo, fazendo com que não nos enjoemos ou cansemos pela monotonia...

O final é com gosto de quero mais kkkk porem com esse final dessa trilogia bem encaixado me pergunto quais são os passos que James Dashner tomara para continuação...(no fim desse livro vi um bom final para saga kkk)...

dudari0s 08/07/2021

estou indignada! O autor simplesmente joga vários questionamentos e no final de tudo não responde nada! Personagens NADA explorados e o protagonista Thomas é completamente insuportável! Nunca assisti os filmes, mas sei que devem ser melhores.

Caia.Monti 08/02/2021

A carta do Newt pro Thomas cara, acabou comigo. Poucas palavras, mas doeu mais que um tiro.

Isa Sales 11/02/2021

Que trilogia incrível!
A trilogia Maze Runner se encerra de forma clara e responde (quase) todas as dúvidas dos leitores. O último volume segue com uma narrativa cheia de ação, violência e suspense, mas também com momentos tristes e despedidas difíceis. Ler esse livro, que retrata uma catástrofe após um vírus, em um momento de pandemia também foi uma experiência intrigante, que me fez agradecer não ser uma Clarena. Devorei esse livro de um dia pro outro e será uma coleção que vai deixar saudades!

gicherry 24/03/2021

sim, me encontro em lágrimas
nossa nem sei o que dizer KKKKK
fico triste que seja o ?último livro? que encerra a história (ainda tem mais, mas são sobre antes do cruel e tal...)
mas achei a história muito bem construída e com muitas surpresas, eu meio já esperava esse final pq eu não via outra opção
enfim queria falar que essa saga me envolveu muito, principalmente com os personagens, que são incríveis muito bem desenvolvidos

Débora vp 05/04/2021

O final da saga
O livro começa parecendo que vai tomar um rumo, de repente toma um rumo que eu particularmente não esperava mas com um fim que poderia ter sido mais bem desenvolvido. Achei um final adequado para a saga apesar de algumas mortes desnecessárias.

dudiherondale_ 27/02/2021

destruída
O último livro da trilogia me destruiu de todas as formas possíveis!
Confesso que esperava um pouco mais do final, mas acredito que deveria acabar desta forma mesmo.
Minhas dúvidas foram (quase) todas respondidas, porém senti que alguns fatos ainda ficaram em aberto.
As mortes que ocorreram durante o livro me fizeram chorar demais, não consigo explicar o quanto fiquei triste?????. Os personagens me cativaram muito muito, são incríveis.
A saga Maze Runner já virou uma das minhas favoritas e tem um lugar imenso no meu coração. Quando comecei a ler não estava colocando muita fé, mas acabei me surpreendendo. Vou sentir muita saudade de ler e passar raiva, chorar rios e não ter um minuto de paz.
Enfim leiam, vocês não irão se arrepender!

Luiza.Isabelle 29/08/2022

CRUEL É BOM!!!!
olá, amigos!

cá estou eu com mais uma resenha, e pagando com a língua estou aqui falando sobre o terceiro livro de maze runner.

achei que não ia ler esse livro tão cedo, sinceramente não estava com pressa, mas ai o livro tava disponível e eu pensei "melhor ler logo que tô com a mente fresquinha!"

bom, adorei o livro! depois da decepção que tive com o segundo, esse supera MTTT em praticamente todos os aspectos o segundo livro, não chega a ser melhor que o primeiro, mas é muito bom!

os primeiros capítulos foram super esclarecedores! falaram bastante sobre a história e tals

escrita como sempre EXCEPCIONAL, esse autor é simplesmente incrível. uma coisa que amo nessa série é que os capítulos não são gigantes, são bem divididos e não se torna uma leitura pesada, sabe?

achei a história muito boa mesmo, e o epílogo então??? MARAVILHOSO!!! que final incrível sinceramente!

só no final que me toquei que tudo oq eles viveram, desde a chegada do thomas, foi num intervalo de 2 semanas, que pareceram meses!!

senti uma vontade real de chorar em uma parte vem específica do livro, e ainda fico muito triste em pensar nisso ;((

mas enfim, amigos, CRUEL é bom!

Lê g 06/10/2022

quando eu leio esse livro eu só penso na carta do newt para o thomas, e o fato de que ela não existe no livro ???

Paulinha 12/01/2021

Que livro maravilhoso amei muito consegui me prender e também me surpreendeu muito principalmente o final.