Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Paulo.Sakumoto 02/01/2021

Fluxo de consciência e universos.
Há quem odeie, há quem ame e há os como eu que apreciaram a obra, mas que sabem que ela merece releituras atentas porque muitos detalhes se perdem no curso do fluxo de consciência proposto pela autora. Aliás, Virginia é brilhante porque produziu uma obra que conta em um curto espaço de tempo de menos de 1 dia, histórias paralelas que interrelacionam-se (não necessariamente se cruzando) adentrando à consciência de cada personagem com todas as percepções e sinestesias permitidas ao leitor. Ao mesmo tempo, tece veladamente suas críticas e constatações por um provável determinismo circunstancial através dos vários personagens que gravitam em torno de Clarissa e Septimus.

Camila Da Rós 16/07/2023

?Apenas? reflexões humanas
Sem uma história muito concretizada, esse livro narra os pensamentos de várias pessoas que vivem em Londres, mostrando suas opiniões, medos, lembranças e segredos. De início achei que não iria gostar tanto, mas ao longo da história percebi o quanto divertido e interessante foi essa experiência. Recomendo muito!!!

Felipe Augusto 23/09/2023

Gostei muito da leitura de Mrs. Dalloway da Virginia Woolf, uma leitura complexa mas ao mesmo tempo leve. A Virginia Woolf consegue passar a vida real, as dores e o dia a dia das pessoas tudo isso num fluxo de consciência da narrativa que é cativante. Já havia pesquisado um pouco sobre a Virginia Woolf e muito desta obra tem haver com ela o peso da morte, as relações complicadas, etc.
Leitura altamente recomendada, muitos tem medo de ler por ser um representado por muitos como uma leitura difícil, fácil não é mas com concentração você vai ler uma obra prazerosa de se ler.
Tamiris 23/09/2023minha estante
Eu sou uma das que tem medo de ler kkk. Até hoje não tive sorte com fluxos de consciência.

Felipe Augusto 25/09/2023minha estante
kkk, é bem complexo mesmo. Mas tem que ler com muito foco se tiver cansado, não teve um dia bom não tente ler, vai absorver muito pouco da leitura

Alana 16/07/2021

meu cérebro fez musculação
chegando na metade pro final eu percebi ser uma pena eu estar sem paciência pra esse livro, pq vários parágrafos são lindos, (tenho um fraco por obras que mostram como o amor atormenta as pessoas) e imagino ter mais beleza escondida em trechos que eu não prestei atenção. é um livro pra ser relido com certeza, com tempo de sobra k
Shadai.Vieira 20/07/2021minha estante
passado 1 terço eu já estava cansado dessa leitura sem paciência e interesse, alguns dias não consegui ler nada e nos dias que pegava para ler tinha que me esforçar bastante pois são tantos personagens e reflexões. já eu não conseguiria reler, estou satisfeito com essa única experiência boa mas exaustiva.

Elane.Medeiross 29/01/2021

Escrita impressionante
Confesso que o enredo em si é nota 3, mas a escrita merece 5, por isso dei 4 estrelas, a protagonista em si não despertou muito a minha simpatia, mas me identifiquei com muitos outos personagens.
Aila - @livrosue 29/01/2021minha estante
Miga, tô querendo conhecer a escrita dessa autora. Quero ler um teto todo seu. (acho q é esse o nome do livro)

Elane.Medeiross 29/01/2021minha estante
Eu gostei bastante, é bem escrito, mas ñ é um livro com grandes acontecimentos, é morno. Não sei os outros, mas esse é bem morno. Acho que vou ler outras obras, mas se vc ler esse primeiro que eu, quero opinião.

Aila - @livrosue 30/01/2021minha estante
Pode deixar!!!!

Dilso 19/02/2024

Perfeito
Agradeço à vida por ter me feito esperar a hora certa para ler esse livro. Se jovem, não o entenderia do jeito que deveria, não me tocaria do mesmo modo que tocou... Uma das melhores leituras que fiz.

giu 27/07/2022

?O que importa o cérebro comparado ao coração??
Quem deu menos de 5 estrelas para esse clássico não entendeu o livro e olha que eu acho que nem entendi tudo que dava para entender dessa história.

Essa foi a minha primeira experiência com Virginia Wolf e sei que foi o melhor primeira contato que se poderia ser. A escrita dela é absurda, demorei um pouquinho para engatar no fluxo de consciência e em alguns momentos sentia que não estava 100% imersa na história, mas nada que uma atenção mais minuciosa não resolvesse.

Esse livro trás a reflexão: para que escrever sobre guerras fantasiosas, terras não descobertas e aventuras nas galáxias se podemos falar sobre o dia a dia?

Incrível como uma história marcante como Mrs. Dalloway gira em torno de uma festa e acaba se aprofundando em tantos aspetos.

Essa obra é um show de subjetividade, os nossos melhores momentos são com os nossos pensamentos e Virginia Wolf é uma mestre em trabalhar o interior das suas personagens.

Cada personagem é mais profunda que a outra, a relação quase inexistente entre a Clarissa e o Septimus que ao mesmo tempo é a relação percursora da história é surreal. Como ela trabalha com aparência, a insanidade?

Não vou falar sobre cada tópico abordado no livro pq acho que estraga a supresa e, para mim, foram muitas surpresas nesse livro.

Sem mais delongas, pq ninguém vai ler isso, é preciso ser científico, acima de tudo científico, ao dizer que esse livro é uma obra prima completa.

Alessandra.Araujo 16/07/2021

Um dia comum na mente de pessoas comuns
Perfeito. Um dos melhores livros que já li, com certeza. A escrita de Virginia permite que conhecemos a fundo a história de cada personagem somente através da mente de cada um.
"Pois vinha se convencendo de que a única coisa que valia a pena dizer era o que sentia. Inteligência era bobagem. Convinha mesmo era dizer o que sentia."

Marcelo 21/04/2009

Um livro para quem não curte a falta de criatividade dos best-sellers
Ao contrário do que dizem aqueles que não têm muito apreço pela boa e verdadeira literatura, esse livro é muito bem construído. Virginia Woolf usa um monólogo interior como forma de narrativa. Há ainda críticas ao sistema social, ao amor possessivo, à religião, etc. em cada um dos personagens do livro. Somente quem não está acostumado(a) às reflexões e pistas que os clássicos nos deixam, e à pobre narrativa da maioria dos best-sellers, que só mexe com nossa emoção (o que é passageiro) pode não gostar de um romance desse quilate.

Dica: Leia o original em inglês. É infinitamente superior.

Maycon Silva Aguiar 03/04/2010minha estante
Virginia desatou em Mrs. Dalloway o que não Dan Brown não conseguiu em nenhum best-seller: a psique humana. As contradições e desejos escusos por trás de uma fachada de calmaria. É, de fato, uma obra-prima.

Érika 02/07/2022

Voltarei?
Confesso que tive um tanto de dificuldade com a escrita desse livro. Definitivamente não é uma obra pra ler as pressas como eu fiz. Gostei de vários trechos e acredito que gostaria mais se lesse com mais calma e num ambiente mais confortável (li principalmente no transporte público). Recomendo a leitura mas deixo essa ressalva. Tentarei retomar essa obra com mais tranquilidade.
Clarysse1 02/07/2022minha estante

Kátia 01/06/2022

Mrs. Dalloway e a elegância de sua escrita.
Segundo contato com um romance de Virgínia Woolf, e finalizo o livro encantada pela forma requintada a qual esta gigante da literatura possui. Ainda que seja um romance, não se deixe iludir pela ideia de uma leitura fácil, pelo o contrário. Escrito sobre a técnica de fluxo da consciência, é muito normal se perder constantemente nas entrelinhas dessa obra ( principalmente nas primeiras 50 páginas) que se desenvolve em um jogo de pensamentos entre os personagens ricamente detalhados, seja pelo o narrador ou pela própria Mrs. Dalloway. Igualmente rico é o nível de detalhamento que o texto traz sobre Londres do pós Primeira Guerra Mundial. Então uma dica é pesquisar sobre o período em que a história se passa, ver fotos, para uma melhor assimilação.
Enfim, está é uma daquelas obras que te ganham lentamente, fazem seu semblante mudar do "estou perdido" para o "que maravilha de passagem". Portanto, separe seu melhor e mais confortável cantinho de leitura e uma xícara de chá, e se permita a conhecer esse clássico.

jenkins.fefe 26/04/2023

Primeiro livro da virgínia woolf
Acabei lendo esse livro porquê minha querida prof sana me indicou ler os livros da virgínia woolf, e eu escolhi esse para ler, e gostei muitíssimo!! porém fiquei decepcionada por ela não ter lido também :,(
larissaplath 26/04/2023minha estante
MSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKSKSKS

jenkins.fefe 26/04/2023minha estante
não to entendendo o motivo da risada

dmartinsc 26/11/2020

Original e surpreendente
Comecei a ler a obra "Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf sem muita pretensão, era meu primeiro livro da escritora e o que tinha lido da sinopse me mostrava que era um livro simples sobre uma senhora da Inglaterra se preparando para dar uma festa. Esperava até algo um pouco parecido com Jane Austen, um romance, a vida sossegada das pessoas daquela época, o bate papo requintado dos personagens. Mas nas primeiras páginas já percebi que estava em território desconhecido. A forma de contar a história em fluxo de consciência, sem separação de capítulos e parágrafos cheios de pensamentos aleatórios de diversos personagens me acertaram em cheio. Fechei o livro e pesquisei sobre a obra na internet e percebi então que esse era um livro único, para ser lido com determinação e sem nem pensar em abandonar. Determinei então uma meta, eu iria ler esse livro ainda esse ano, mas para isso precisava preparar um tempo especial só para o livro pra conseguir acompanhar a loucura de Virginia Woolf. Mas foi só na terceira tentativa, lá no final do penúltimo mês do ano que consegui completar a minha meta. Eu terminei de ler "Mrs. Dalloway"!! E sei que parece besteira já que o livro tem só 220 páginas, mas é um livro tão cheio de detalhes e intensidade que requerem muita a atenção completa do leitor.
Com a leitura finalizada posso dizer que o livro é original, nada do que eu já tenha encontrado antes. A história se passa toda em um dia e é acompanhada pelas batidas do relógio Big Ben de Londres. A cidade é tão presente no livro que faz o leitor experimentar como seria passar um dia na Londres da época. As pessoas passeando, comprando flores, andando de ônibus e tomando chá, cada uma delas tem suas histórias distintas e seus fluxos de pensamentos dançam nas páginas. As imagens construídas das pessoas são desfeitas quando lemos seus pensamentos e verdadeiros sentimentos, a senhora rica esconde uma profunda insatisfação com a vida, seus sentimentos por uma mulher e um certo arrependimento da escolha do marido. Um homem ainda jovem e veterano de guerra com a vida toda pela frente tem pensamentos perturbados pela loucura e violência da guerra. Uma jovem moça casada que deveria ser feliz esconde a tristeza de ter saído do seu país e da casa dos pais. O homem que vive entrando em relacionamentos infelizes enterra o amor ainda existente pela amiga da juventude.
O que esse livro me mostrou é que ninguém sabe o que realmente passa na cabeça de cada um. Vivemos nossas vidas esbarrando um no outro e passando uma imagem de quem somos, mas nos pensamentos tem muita coisa enterrada, muita coisa sendo analisada que pelo sorriso gentil que dispensamos para as pessoas no dia a dia não deixamos transparecer a verdade.

site: https://www.instagram.com/p/CIEAbZypv6S/

beka 29/07/2020

Julgo Virginia Woolf como uma perfeita gênia por conseguir escrever um livro inteiro em apenas um capítulo, com o tempo dos acontecimentos de um dia, de conseguir desenvolver tão bem os personagens, de falar sobre assuntos que na época eram considerados tabus (amor entre mulheres, depressão) sem medo do que isso poderia gerar. Não há felicidade maior do que saber que existiu tal escritora na história e que podemos apreciar suas obras hoje do jeito que sempre deveria ter sido apreciada.