Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Raphael 19/02/2024

Épico
Devorei em menos de uma semana, o que pra mim é um feito em tanto. É uma história rica em cultura, ecologia e religião. O Frank Hebert criou um mundo fascinante aqui.

Acho que o que mais gostei é como o Hebert faz a gente entrar na mente dos personagens de um jeito que ou a gente ama ou odeia - as vezes odiando pela repugnancia - cada personagem.

Rodrigo1185 18/02/2024

"Duna" é um clássico da ficção científica que se passa em um futuro distante, onde planetas são controlados por grandes famílias nobres. A história gira em torno de Paul Atreides, herdeiro de uma dessas famílias, que se vê envolvido em uma trama política e religiosa complexa. O planeta desértico de Arrakis, também conhecido como Duna, é o centro do enredo, e é lá que Paul descobre seu destino e seu potencial como líder. O livro aborda temas como política, ecologia, religião e poder, em um universo ricamente construído por Frank Herbert. Com intrigas, batalhas épicas e personagens marcantes, "Duna" é uma leitura cativante para os fãs de ficção científica e fantasia.
Leitorconvicto 18/02/2024minha estante
Taí um livro que quero ler

Leticia2513 18/02/2024

Não tente ler tudo de uma vez. Vai dar ressaca literária.
É um calhamaço lento que dá soninho no início? Sim. Assim como no filme, demora pra engrenar, mas quando vai, meu filho sai da frente! Fiquei com uma dúvida sobre o imperador? Sim. Mas ela é irrelevante pra história, pq não é dito (mas espero que fique claro no filme). O que mais me pegou foram as passagens de tempo. Blz, eu sei que o Paul tem certas habilidades ?, mas a quebra de tempo do livro 2 pro 3... Principalmente ali no final do 2, me pareceu apressado demais, então eu chego no 3 e já tem muita coisa (que eu queria ver acontecendo) que já aconteceu e é passado só por cima. Porém, pg 691. Apenas.

Fernanda.PantaleAo 18/02/2024

Bom mas cansativo
É um bom livro, mas por alguns momentos cansativos, talvez pelo tamanho. Se tivesse sido mais fragmentado teria mais livros, mas se leria com menos cansaço. O começo demora a prender a leitura

Luan.Pedro 17/02/2024

Tio das ficções
Depois de todo o caminho que percorremos ao ler Duna, percebemos a inspiração que milhares de obras tiveram nessa história.
É um universo muito completo com detalhamento descritivo de cenários, objetos e pessoas onde fica fácil se imaginar vivendo junto do personagem a cena narrada.
Todos deveriam ter a oportunidade de ler esse livro ao menos uma vez.

Maria13581 17/02/2024

PERFEITO!!
De verdade, um dos meus livros preferidos da vida. A cada página eu me apaixonava mais pelo universo de Duna.
Amei muito a escrita, os personagens, a trama, todas as descrições e pomposidadesss.
Recomendo muito esse livro.
PER FEI TO!!

literatilover 17/02/2024

"a sobrevivência é a capacidade de nadar em águas estranhas"
Uma obra com o enredo extremamente bem construído, você se vê preso e curioso com o desenrolar dos fatos, com a perspectiva de vingança dos personagens. Ansioso pra saber como os mal-entendidos vão se suceder. E não se decepciona com a presença de pontas soltas, todos os personagens tem algum objetivo dentro da história. O que se pode dizer é que sobra ainda um universo enorme pra explorar nos próximos livros e o interesse no futuro dos protagonistas.

"Poder e medo. Os instrumentos da arte de governar."

Pra mim o melhor detalhe da história são os trechos introdutórios de cada capítulo, que não mantém tantos mistérios sobre o futuro dos personagens mas te prendem na narrativa de vingança e superação.

"Os princípios mais persistentes do universo eram o acidente e o erro."

Não posso deixar de pontuar que a construção do ecossistema do planeta Arrakis é impecável, não sei se era algo exclusivo da minha edição do livro mas o apêndice final descrevendo o progresso dos habitantes de Duna em desenvolver a vida no planeta é muito bem escrito e acrescenta bastante no contexto da obra.

"Não terei medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e através de mim. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei."

Os diferentes pontos de vista da obra, que mostra até mesmo a visão e (am alguns momentos) o desespero dos antagonistas é uma das melhores características da obra. Não consegui me cansar da perspectiva de nenhum personagem porque a história me direcionava para outro.

"A mente comanda o corpo, e ele a obedece. A mente dá uma ordem a si mesma e encontra resistência."

O único motivo pra minha avaliação de 4 estrelas é que, apesar dos pontos positivos que eu citei, o livro não me prendeu a ponto de parar e ler por horas, não me liguei tanto aos personagens como gostaria de forma que alguns acontecimentos não me causaram grandes emoções ou reações. Talvez isso tenha sido justamente pelas informações que eu já tinha, dadas pelo próprio livro.

Não sei se pretendo ler todos os outros livros, mas com certeza fiquei curiosa o suficiente pra ler até o fim da primeira triologia.

"Provavelmente não existe epifania mais terrível do que o instante em que descobrimos que nosso pai é um homem, de carne e osso."

???

M_theo98 16/02/2024

Livro incrível demais! Não gostei muito do final, a forma como o autor lidou com alguns acontecimentos, achei anti climático, porém... é inegável a qualidade dessa história e mundo! Maravilhoso!

leaoliterario 16/02/2024

?Você fala da lenda e busca respostas. Cuidado com as respostas que quer encontrar.? .

Pheriannath 16/02/2024

Cai aqui só pelo hype e digo que fico!
Cheguei aqui por fruto do filme, não vou negar. Não conhecia nada da história e não sabia dos livros/filmes antigos. Sabia o mínimo pra assistir o filme com o Timóteo HAHAHAHAHA

Não é somente a construção bem feita do arco da história, dos personagens e da criação do planeta. A trama é inteligentíssima, bem desenvolvida, claramente imensa, não tem como negar. O universo expandido de Duna é provavelmente GIGANTE

Provavelmente uma das histórias mais bem construídas que já li. Achei a comparação com senhor dos anéis ousadissima, mas em quesito criação de história, lendas e misticismo realmente. Tudo é muito antigo, religioso, manipulável e não confiável nessa história. Nada fica sem explicação. Uma verdadeira obra do início ao fim.

Mari 16/02/2024minha estante
Duna é um espetáculo, se ler o segundo então, vai ver que o Frank manteve a qualidade

Pheriannath 16/02/2024minha estante
Acabei de começar o segundo, e já tô amando HAHAHAHA quem precisa trabalhar amanhã ?

Gabys 15/02/2024

"Poder e medo. Os instrumentos da arte de governar."
O livro é dividido em 3 grandes capítulos e, na minha opinião, a primeira parte da história começa devagar, principalmente no primeiro capítulo que é chamado de Duna, ou seja, tem o mesmo nome do livro. Esta parte tem a função de situar o leitor na história. O segundo grande capítulo chama-se Muad?Dib, em que vamos acompanhar de perto a vida de Paul com os Fremen e aqui que a história começou a me encantar mais e mais. Aqui é onde pega a grande tração e a história fica muito interessante.
O terceiro grande capítulo se chama ?O Profeta? e mostra as repercussões finais de Paul e dos Fremen contra o Império.
Esta é uma obra-prima da ficção científica, com uma trama complexa, personagens fascinantes e temas profundos que nos fazem refletir sobre a política, o poder, a religião e a ecologia.

skuser02844 14/02/2024

Uma história que retorno de tempos em tempos na minha vida. Para mim a maior saga de ficção já escrita, não existe nada que se iguale em riqueza de universo, tradições e profundidade de personagens, a história de seres humanos e de como nosso nível de consciência e relações é capaz de guiar esse universo da qual fazemos parte

Ivanio1 14/02/2024

Entre o bom é o muito bom!
Gostei da leitura! Achei que fosse melhor, mas de uma forma geral gostei de ler.
Recomendo!
O final foi muito bom, na verdade, excelente.
Vou ler pelo menos o segundo e o terceiro livro.
Ansioso para ver os filmes.

Maria Clara 13/02/2024

Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre.Esta edição inédita, com introdução de Neil Gaiman, apresenta ao leitor o universo fantástico criado por Herbert e que será adaptado ao cinema por Denis Villeneuve, diretor de A chegada e de Blade Runner 2049.