Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

thomaz 12/02/2024

?O medo mata a mente?
Desde que assisti ao filme de 2021, me interessei bastante pela história e queria me aprofundar ainda mais naquele universo e agora que finalmente li, posso dizer que o livro se aprofunda muito mais em todas as questões.

Eu gostei bastante da escrita do Frank Herbert, tem muitos detalhes sobre como aquele mundo funciona e achei bem interessante a forma que ele conta tudo o que vai acontecer na história antes de acontecer de fato. Ele criou um universo muito rico e uma ficção-científica que parece mais uma fantasia e uma história com bastante política e ecologia.

As únicas partes que achei mais cansativas foram durante as visões do Paul, em que muita coisa vai acontecendo e eu acabei ficando um pouco perdido em alguns momentos.

Gostei muito da experiência e to bem curioso para ver o que acontece nos próximos livros!

Sérgio 10/02/2024

Espetacular é Político
Esse livro é incrível do começo ao fim, de uma profundidade tão deliciosa que lidar com esse universo bem construído nos faz ligar ao esmero do autor em conectar realidade, avanços, políticas, monopólios e desenvolvimento social. Palmas e louvores à Frank Herbert por escrever uma ode ao futuro tão atual, bem escrita, original, cativante e estupenda.

SraLisStark 09/02/2024

AMADO DUNA
A obra apresentada é rica em uma variedade de elementos que se entrelaçam de maneira complexa, construindo um retalho mágico com aspectos psicológicos, ecológicos, religiosos e tecnológicos e claro, políticos e sociais (envolvendo crenças e religião).

A leitura transformando-se em um intrigante jogo de descoberta, análise e reflexão que nos faz mergulhar nos aspectos mais notáveis da obra, a profundidade psicológica dos personagens, cujos diálogos se revelam como peças de um quebra-cabeça, repletos de intenções e provocações — os diálogos são a chave mestra da obra.

Os gestos e falas dos personagens são habilmente manipulados, criando um ambiente de intrigas e duelos que prendem o leitor em uma envolvente brincadeira interpretativa. Cada palavra dita em cena carrega consigo uma complexidade e um significado, convidando o leitor a decifrar os múltiplos estratos de sentido presentes na narrativa.

Havendo dito que o carro chefe da obra é a qualidade da construção dos personagens e diálogos, gostaria de pontuar a individualidade e a complexidade das vozes dos personagens. Cada personagem possui uma visão de mundo única e distintiva, que se reflete em suas escolhas e ações ao longo da trama. Essa diversidade de perspectivas contribui para a construção de um intrigante retalho de intrigas e jogos políticos, enriquecendo ainda mais a narrativa.

Entre os destaques da obra, merece menção especial a Ordem Feminina das Bene Gesserit, cuja presença e influência permeiam toda a trama. A descrição de Arrakis como uma terra inóspita e mortífera, rica em uma especiaria preciosa, acrescenta uma dimensão ecológica fascinante à história – nós conhecemos Arrakis através dos olhos da casa Atreides inicialmente, então suas condições e estados são bastante descritivos auxiliando na imersão visual desse planeta.

A rivalidade entre as famílias Atreides e Harkonnen, bem como a complexa teia de alianças e traições que as envolvem, é apresentada com maestria, proporcionando uma narrativa repleta de suspense e reviravoltas.

site: https://www.universumlibrarium.com.br

Italo Pedra 09/02/2024

Eu fiquei pensando muito e acho não tem como não dar 5 estrelas pra esse livro, ele influenciou tanta coisa que meio q moldou o meu gosto por filmes e séries, ele trata a política, religião, ecologia com uma sensibilidade e originalidade imensas, gostei muito do jeito q as coisas não são explicadas muito bem por quade todo o livro tirando os apêndices, pq o personagem principal não é alguém q não sabe das coisas e não está nem um pouco alheio aos acontecimentos do seu própio universo. esse livro é lindo, poético, a definição de ficção científica, rico em detalhes e nuances culturais q deixam qualquer jogo no chinelo.
perfeito
5 estrelas
me deixa com mais q um quentinho no coração, me deixa com uma certeza que liga o futuro, passado e o presente, que me junta com mim msm e com a sociedade q eu estou inserido.
amei de coração e vou ler todos os outros concerteza.

Sarah 08/02/2024

Uma leitura bem boa de modo geral, mundo super bem apresentado porém achei a narrativa em si meio tediosa em alguns momentos, provavelmente não faça tanto meu estilo mas a história é MARAVILHOSAAAA

Henrique Vaz Martins 06/02/2024

Que livro!!! Uma trama politica de primeira permeada com o que há de melhor na ficção científica! Impossível não se empolgar com a jornada de Paul Atreides

Samuel861 05/02/2024

Simplesmente fantástico!
Trama política, personagens bem construídos e uma história em outro mundo, com criaturas extraordinárias e arrepiantes às vezes. Pode ser longo e chato para alguns, mas é um exemplo do que o gênero sci-fi pode fazer, e muito mais. Um clássico que vale muito a pena.

Vin89 05/02/2024

Amei ler esse livro. É uma narrativa rica, repleta de intrigas, personagens cativantes e uma exploração profunda da interação entre humanos e seu ambiente. Tudo o universo criado por Herbert me agradou muito. E com certeza lerei Messias de Duna.

Laura 05/02/2024

Depois de três tentativas, finalmente consegui ler e terminar esse livro, precisei da ajuda de um áudio livro para a história fluir melhor e me conectar melhor com a história. Foi a primeira vez que li um livro em contemporânea com um áudio livro e me ajudou muito com essa história de mais de 600 páginas! Com certeza vou usar esse metade mais vezes com os calhamaços que eu não tenho coragem de ler. Falando sobre a história em si, é realmente muito bem construída , a escrita do autor é impecável, mas as vezes é difícil de digerir por ter muitos nomes de pessoas e uma linguagem própria completamente inventada. Com calma pretendo ler as continuações.

Victor108 05/02/2024

Fantástico
O livro de Frank Hebert traz uma riqueza que vai de campos como ecologia( você consegue imaginar a vida em Duna), política (as tramas e traições dão sabor e realismo pra leitura) e ficção (é impossível não se embasbacar com o que os avanços tecnológicos podem produzir: viagens espaciais, dominação social, mudança cultural)

Nichele 04/02/2024

"O medo mata a mente"
Um universo incrível, me apaixonei por Arrakis e pelo seu povo, por tudo. Recomendo e muito, já é favorito!

Tainá 04/02/2024

"...o medo mata a mente..."
Magnífico! Duna é surpreendente e cativante do começo ao fim. Apesar de não ser uma leitura fácil e leve, vc é levado a querer entender e saber mais a todo momento. Tem personagens e enredos bem construídos e narrados.
Super recomendo para leitores já acostumados com ficção científica ou fantasia, pois não é uma leitura de introdução nesse gênero.

lua 02/02/2024

MUITO BOM
Livro muito longo e detalhado (+700pág já é considerado um calhamaço, né?), mas a história é tão bem construída que não consegui parar em nenhum momento. Fazia muito tempo que não mergulhava tanto assim num livro, me envolvia tanto com os personagens, no ponto de passar o dia pensando em futuros e finais possíveis pros dilemas que acontecem.
No fim das contas, o tamanho do livro e a demora inicial nos detalhes até trama começar a se desenrolar são essenciais pro entendimento completo dos acontecimentos posteriores.
Não assisti o filme, mas definitivamente, a imagem da Zendaya funciona muito bem na minha cabeça como Chani.

carmen.fogaca 02/02/2024

26400 anos a frente da terra
Sempre quis ler Duna, mas sempre achei que ainda não era o momento. Depois de ganhar o Box de um amigo, decidi que talvez fosse a hora, mas hesitei novamente.
Agora em 2024, comecei com o áudiobook e terminei aqui no livro digital e realmente é um livro muito denso e que começa com muita política e toda a construção do mundo em Duna. Me liguei logo a Jessica e depois e muito a Alia . O final foi bem corrido e já estou engatilhando o Messias de Duna.