Duna Saga (eBook)

Duna Saga (eBook) Frank Herbert

Resenhas - Duna

Giovana.Vilarinho 15/04/2024

O manual de Muad-Dib e as baleias
Um livro extenso, denso e muito cansativo conforme a história complexa, bem diferente do que eu já vi ou li até hoje, com uma gramática invejável de tão rica e elegante, e um enredo extremamente satisfatório, bem construído em todos os ramos técnicos: política, economia, religião, cultura, traços físicos e psicológicos dos personagens, diferenciais para cada um deles mediante de seus pais, sua educação, sua terra Natal e outros, como na incrível produção da própria história, onde todos os pontos se encaixam e parecem não ocorrer furos ou deslizes. Uma escrita profissional.

Fora do plano técnico ? um ramo que eu sou uma admiradora bem leal porque eu realmente aprecio muito esses detalhes e principalmente a criatividade na hora de criar um mundo e um universo totalmente novo e diferente do que estamos acostumados ? vem a filosofia.
Outro ramo que sempre me cativou muito é a filosofia, não aquela que estudamos na escola, propriamente dita, mas aquelas questões que o autor coloca, frases, "plots and quotes", falas ou pensamentos quaisquer, que fazem você refletir coisas excenciais sobre nossa própria vida ou sociedade. Permita-me um exemplo:
"É tão comum o homem zangado negar furiosamente aquilo que o seu eu interior lhe diz."
E há várias citações como essa ao decorrer das páginas desse livro maravilhoso. Gostaria de comecnatr sobre cada parte que me fez raciocinar e questionar a mim mesma, mas levariam anos e talvez até mais, por isso encorajo que os corajosos e amantes da leitura à lerem esse livro e pensarem consigo mesmos. Há tanto o que pensar, e muitos hoje em dia sequer dão ao trabalho.

Direi aqui o que disse a todos que me perguntaram como eu li esse livro com tanta paixão e dedicação:

Leia como se fosse um manual de baleias, apenas observando a beleza do mar e suas ondas, sem se esforçar demais para enxergar tão milimetricamente, apenas aproveitando o caminho calmamente e naturalmente, até que então, de repente, aparece uma baleia, e tudo faz sentido.

Wintruff 14/04/2024

Passei tanto tempo lendo este livro que sinto um vazio enorme ao termina-lo. Eu ja tinha visto os filmes então a história não foi nova para mim mas existem diferenças em relação ao livro que eu gostei bastante de me aprofundar. Vale a pena demais ler cada capítulo e se deixar levar pelo universo que o autor cria.

Amanda3571 14/04/2024

Maravilhoso!
Li por causa dos filmes e realmente é tudo isso que falam! Uma história inovadora para a época, uma escrita que flui demais, mesmo tendo bastante páginas, você nem percebe as páginas passando.

Foi bom ver depois dos filmes, porque consegui enxergar a diferença entre eles. Aqui, o Paul é muito mais desibibido e a história da Jéssica é linda.

Já quero ler a saga! Apaixonei.

Jazz 14/04/2024

Duna
A melhor coisa que li em muito tempo, toda trama política e como você sente uma amostra do que é ter a presciência final do Paul, podendo saber o futuro pelas cartas da irulan, o passado pela história e ter uma visão total do presente. Um ótimo livro do começo ao final.
Só não gostei das intrigas entre mãe e filho, porque ficam sempre em aberto em um passivo-agressivo. Além do filho do Paul que não sentimos na história.

Erika608 14/04/2024

Ler Duna é fazer um favor pra alma e pro seu consciente.
"Arrakis ensina a mentalidade da faca: cortar fora o que está incompleto e dizer que ?agora está completo, porque acabou aqui?."

Esse livro é o ápice da literatura. Acho que nunca antes eu marquei tantas citações num livro. E eu preciso falar isso porque para mim, abrir citação e marcar páginas é apenas para o que realmente merece, e esses diálogos e descrições com toda certeza fizeram por valer.
O livro é bem extenso e demorei muito pra concluí-lo, mas foi necessário. Cada dia que eu voltei pra conhecer esse mundo Arrakino eu me sentia mais completa.
É uma das melhores ficções que já tive o prazer de mergulhar. As emoções que chegaram a mim deixaram tudo tão real, os fremen, Arrakis, as batalhas são reais. Encantada e aterrorizada!

Andre Felipe 14/04/2024

Insustentável
Não consigo expressar em palavras o quanto esse livro é especial. Dizer que é bom, ainda não é o suficiente pra convencer alguém de ler essa obra prima secular.

Duna é a filosofa de vida, um amor imensurável que se cria conforme vai lendo, conhecendo personagens e a forma de como eles pensam. Duna é política, é família, compromisso com a palavra, é irmandade e fraternidade, é um ecossistema, geografia e astronomia.

Aqui deixo palavras de um carinho mais que especial que tenho por esse livro. Não vou dizer mais nada até que vocês leiam e sintam o mesmo que sinto.

E por favor, NÃO ASSISTAM O FILME.

gabrisingr 13/04/2024

Apesar de eu ter ficado cansada no meio da leitura (era pegar o livro pra ler que eu dormia kkk)
achei incrível, muito bem construído e completo

Majú 13/04/2024

Duna é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores literaturas fantásticas já criadas. A trajetória de Paul, seus conflitos interiores, a riqueza cultural entre os diferentes povos, a dialética moral posta em constante embate entre os personagens... Tudo isso torna Duna demasiadamente atrativa, para mim, e me induz a refletir sobre inúmeras questões.

nessa.ml 12/04/2024

O que dizer de Duna?? Como coloca em palavras essa livro??
A construção desse mundo é perfeita, tanto a ecologia do planeta quando a política e a religião, é tão bem construída e detalhadamente explicada que te deixa tão imerso na história que no final parece que tudo aquilo existe.
Para ler esse livro requer paciência a princípio, porque o autor de dar o máximo de detalhes de tudo, mas vale muito a pela a leitura, duvido que lerei algo igual, não pretendia, mas com certeza irei ler Messias de Duna porque quero muito saber o que vai acontecer, qual vai ser o destino de Arrakis.

? Há em todas as coisas um padrão que faz parte de nosso universo. Tem simetria, elegância e graça: as qualidades que sempre encontramos na obra de um verdadeiro artista. É possível encontrá-lo na mudança das estações, na maneira como a areia escorre de uma colina, nos emaranhados de galhos de um arbusto de creosoto ou no padrão de suas folhas. Tentamos reproduzir esses padrões em nossas vidas e nossa sociedade, à procura dos ritos, das danças, das formas que confortam. Mas pode-se ver perigo na busca da perfeição definitiva. Está claro que o padrão definitivo encerra sua própria fixidez. Nessa perfeição, todas as coisas seguem para a morte.?

Lari 12/04/2024

É O KWISATZ HADERACH
Alia rainha Paul nadinha!
Bão demais viu, da uma canseira no meio dos ?livros? mas os plots são maravilhosos! O filme não deve decepcionar, ansiosa hihi

Gabi 12/04/2024

No começo foi difício de "pegar" a leitura, por ter muitos termos diferentes em outro idioma e ser um universo novo e complexo. Mas os mesmo motivos que tornaram difíceis o começo, fizeram que a partir do terceiro ou quarto capítulo, eu ficasse compeltamente viciada nessa obra.
A maneira como é narrada, os personagens complexos, as ambientações majestosas, os diálogos intrincados de sub diálogos com duplo, triplo sentido! Tudo tão maravilhoso que eu mergulhei de cabeça nesse universo e me tornei quase uma fremen imitando os passos de areia.
É inegável o quanto essa obra bebe das crenças islâmicas, e igualmente inegável como o autor fez isso de forma sublime, sem desrespeitar a religião, nem transformá-la em mero pano de fundo, a alma dessa estória é completamente islâmica e mantêm isso com máximo respeito e reverÊncia. Certamente não é apenas uma ficção ciêntífica, mas uma ficção religiosa principalmente.

Renato Klisman 12/04/2024

Perfeição
Comecei a ler Duna por causa dos filmes e nada me preparou pro que estava por vir.
É tudo impecavelmente construído e a narrativa é extremamente imersiva.
Uma história realmente gostosa de ler.
Meu único problema é que os finais do Frank são muito acelerados, misericórdia.
Nos 10% finais do livro parece que ele resolveu apertar um botão e lançar todos os mísseis que tinha guardado ao longo da narrativa de uma vez só.

pedroauday 12/04/2024

Esse livro aqui podemos chamar de obra-prima!
Apesar de ter dado 4 estrelas e meia, o livro tem um espaço tão enorme em mim que tive de tatuar para eterniza-lo.
São tantas emoções, tantos momentos extremamente apreensivos, reviravoltas, situações incríveis que infelizmente não foram para o filme que se eu tivesse sozinho no mundo, esse seria um dos livros que eu carregaria comigo.
Obrigado por tudo, Frank Hebert.

Ps: não dei 5 por uma questão em específico que quem ler ou já tiver lido vai entender, e apesar de também entender que era por diplomacia, eu não concordei. (Birra)

Cu.e 11/04/2024

Simplesmente uma obra prima
O livro te prende de uma forma que mesmo sendo longo a leitura parece extremamente rápida, acho incrível estar entrando nesse mundo de ficção científica por meio de um livro tão absurdamente bom, tem um universo consideravelmente complexo e mesmo assim consegue te fazer entender tudo que ele precisa que você entenda, e não de uma forma difícil, mas de uma forma, no qual, no fim do livro, você sabe exatamente cada acontecimento

Max 10/04/2024

Duna
Que livro incrível, bem confuso, porém incrível, gostei da construção dos personagens e das reviravoltas que ocorrem, agora sim, ver o filme e partir para o Messias de duna