O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Mateus293 03/08/2020

Incrível
Um prato cheio para quem gosta de Medievalismo e tem interesse em Inquisição e Igreja Medieval. A escrita do Umberto Eco é muito gostosa, faz tu se sentir em um mosteiro medieval em pleno século XIV, entrou para a lista de favoritos da vida.

@Estantedelivrosdamylla 03/08/2020

Um livro desafiador
Uma experiência diferente de muitas. Este livro, assim como diz título da minha resenha, foi um tanto desafiador. Muito além de um romance investigativo, traz uma carga gigantesca de conhecimento histórico, filosofia, e línguas. É incrível todo o estudo que Umberto eco fez para alcançar tão sublime conhecimento acerca da idade média, da inquisição, das brigas por poder, das ordens religiosas, enfim, tudo que ele trouxe no livro.

Durante a leitura vivi vários momentos, entre eles os de tédio, excitação, curiosidade, além daqueles que me fizeram pesquisar algumas palavras no dicionário. Enfim, não foi uma leitura 100% instigante, nem por outro lado chata, foi desafiadora. Realmente é um livro que a gente colhe muito no ato da leitura, e com certeza me fez mais conhecedora de alguns pontos abordados.
A relação entre o personagem narrador e seu mestre é muito bem abordada, além da genialidade deste último que tantas vezes me surpreendeu.

Gostei muito, apesar da edição, tendo em vista que: a edição não ter notas de rodapé e eu ter que ir ao índice no final do volume para procurar as palavras em latim, o que fez eu quebrar a leitura inúmeras vezes; além de ser vazio de informações extras por parte do tradutor. E por fim, por ser uma edição de luxo e não ter nem uma fita para marcar a página.

É isso, super recomendo todos a encararem uma obra tão bem feita e rica.

Antonio.Junior 03/08/2020

Uma trama medieval!
O Nome da Rosa é um misto de romance policial com história sobre o catolicismo medieval e tratado teológico, sem contar que prende o leitor do início ao fim. A intricada trama chega ao final de forma surpreendente. Esta edição traz a tradução das expressões em latim que ajuda muito a compreensão dos diálogos.

Duda Bañolas 05/08/2020

O nome da rosa
Terminei de ler este livro ontem. Comprei ele anos atrás (para ser precisa, há quase 4 anos), sem saber sobre o que se tratava, porque conhecia o nome de Umberco Eco e queria entrar em contato com sua literatura. O livro ficou todo esse tempo na prateleira.

Até que 10 dias atrás, tendo terminado uma leitura (Zorbás) e querendo embarcar em uma nova, me deparei com O nome da Rosa. Meu exemplar é uma edição antiga comprada num sebo por 8 reais. Não tem sinopse para introduzir o texto de 562 páginas de letras pequenininhas. Mas me atraí por aquele livro, nem sei dizer por que, e peguei ele para ler.

De cara me interessei imensamente. Gosto de ficções históricas, a partir das quais fico imaginando a vida no tempo em que se passa. Além disso, o livro é muito bem escrito, e traz ao enredo o mistério do que se passa na abadia, responsável por prender o leitor nesta obra que trata de muito mais que isso. Não só traz um mistério, como ao final, além da resolução desse, outros eventos inesperados (o que me fez gostar ainda mais do livro).

Apesar de ser uma obra longa, li em pouco mais que 1 semana. Recomendo para aqueles que queiram ter um primeiro contato com o autor, assim como eu.

Sophia.Bassi 06/08/2020

Ganhei mais um livro predileto
Eu não tenho nem palavras sobre o que senti ao ler O Nome da Rosa pela primeira vez. Ele estava na minha lista de livros que eu tinha medo de ler, pois eu não entenderia, talvez. Não só compreendi (tirando a parte do latim, infelizmente, não traduzido), como fiquei empolgada a cada capítulo que eu alcançava.
De uma forma muito estranha e com poucas explicações, me apaixonei pelo personagem Adso.
O meu interesse em mistério aumentou após essa leitura.

Amanda.Dias 10/08/2020

Enigmático
Chocada com o fato de não saber o que falar desse livro. Consagrado pela crítica, me aventurei nas suas mais de 500 páginas e apesar da leitura ser difícil (o enredo é lento, tem diversos trechos em latim e muitas questões filosóficas envolvidas) você não quer soltar o livro, sim, esse livro tem aptidão para nos prender em sua leitura, (embora tenha um final óbvio) sem falar do fato que abre nossos olhos para a questão da intolerância ao retratar a triste realidade ocorrida nos tempos da inquisição romana.

Felipe Philipp 10/08/2020

Clássico é clássico
O nome da rosa é um dos livros que mais impactou minha mãe, compreendi o porque assim que findei a leitura. É o livro de "suspense policial" mais divertido que você vai ler, pois você simplesmente não quer parar de lê-lo. Ao ler parece que você viaja para 1300, tudo é tão fidedigno que chega ser assustador que um autor do Séc. XX poderia escrever uma obra deste porte. As discussões teológicas são muito interessantes, e fazem parte da trama para leitores atentos, inclusive se você pesquisar um pouco sobre os personagens e o que ocorria no mundo em 1327. A questão que fica é: luxuria intelectual é um pecado?

Otávio 12/08/2020

Além de um instigante suspense, O Nome da Rosa levanta diversos debates sobre religião, moral e sociedade, tudo regado do mais puro suco de Idade Média.

Moises Celestino 13/08/2020

Revisão deste clássico...
Clássico marcante de Umberto Eco, "O Nome da Rosa", é um romance intrigante e cheio de peculiaridades. A narrativa é emblemática, envolvente e condizente com a trama proposta pelo célebre autor. Gostei também da adaptação cinematográfica levada ás telas com o astro Sean Connery no papel principal. Vale a pena reler o livro e rever o filme também!

Vera Duarte 27/08/2020

Maravilhoso!!!
O que dizer deste livro? É um dos melhores, ??. Já tinha lido a alguns anos atrás, mas verificando a minha estante virtual, percebi que não estava incluso, mas vamos ao que interessa.
No início eu fiquei um pouco sem entender o mistério, os assassinatos eram cometidos pra que um segredo não viesse a tona, mas depois fez muito sentido. E graças a Deus os tempos são outros, porque o motivo pra tanto segredo no meu ponto de vista é tão pequeno, tão...eu não consigo nem explicar, que não justifica as maldades. Os que se diziam tão sábios, não passam de ignorantes...enfim, eu amo esse livro.

Quel Heloise 08/09/2020

Inteligente!
Minhas impressões sobre essa leitura são um tanto contraditórias. Em alguns momentos a leitura me pareceu instigante e necessária,em outros tediosa e fatigante?. Há uma óbvia exposição da hipocrisia religiosa da igreja dominante na idade média. E uma crítica mordaz à perda dos valores originais da fé,em troca da riqueza,do prestígio e do poder.Pareceu-me muito clara a intenção do autor em atiçar no leitor dúvidas sobre questões filosóficas e teológicas que desde sempre assombraram as ideias humanas. Mas,ao atiçar essas dúvidas,o autor não se coloca de forma totalmente imparcial e em alguns momentos coloca seus argumentos quase tentando convencer o leitor daquilo que para ele é tido como verdade.A decifração dos crimes cometidos na abadia enfraquece-se em meio às divagações teológicas e filosóficas! O autor por vezes,coloca o escritor como artista perito,escultor e pintor das palavras que ao buscar a perfeição da forma, sacrifica o sentido. O que por si só não é
ruim,pois permite ao leitor uma infinidade de interpretações!
Por isso,é inegável a qualidade literária e linguística da obra.Sua escrita é impecável e certamente reflete a grande erudição do autor.É sem dúvida,uma obra que exige bastante do leitor comum,mas que ao mesmo tempo o ajuda a crescer e ampliar sua capacidade intelectual e reflexiva.Afinal, o autor deixa bem claro em seu pós escrito que seu objetivo é muito mais confundir que enquadrar!

Emanuel Xampy Fontinhas 08/09/2020

...
Que maravilha poder reler, com a bagagem trazida pela maturidade, essa obra que li tão jovem e tão jovem me encantei pela obra e pelo autor. Não é um livro fácil, as frases em latim são um desafio e uma história que tenha uma abadia medieval como cenário pode ser um tanto hermética para quem não tem familiaridade com a época ou que não simpatiza com os temas religiosos. Mas mesmo assim é uma leitura fascinante, impossível não mergulhar no mundo da versão umbertiana de Sherlock e Watson e, principalmente, da principal personagem desse enredo: a biblioteca da abadia. Se tiver a oportunidade de ler, não titubeie!

Leiturasdarich 11/09/2020

Sete monges são assassinados em um mosteiro italiano, isso já é motivo suficiente para ficar intrigado e ler esse romance do Umberto Eco.
Esse livro é para quem gosta de questionamentos filosóficos, intrigas religiosas e política. Essa leitura vai mexer com a cabeça de vocês.

"Deus criou os monstros também. Também te criou. E quer que se fale de tudo."

site: www.instagram.com/leiturasdarich

TAI.... 29/09/2020

Mistérios e mais mistérios
Faz muito tempo que li este livro, e por isso resolvi ler ele novamente para ver se realmente queria ele na minha estante. E fiquei surpresa de lembrar porque gostei tanto dele. Umberto Eco escreveu uma história intrigante, apesar de ter momentos (quando discute algumas questões da religião católica) que fica meio maçante, mas assim que história voltava para a trama central fica vidrada novamente no livro.
Sinceramente achei que não iria gostar, que iria ser chato ler ele novamente, mas ainda bem que estava errada. Tive bons momentos neste mosteiro novamente.

Andreia 02/10/2020

Num mosteiro italiano um frei franciscano inglês e seu discípulo investigam mortes misteriosas. Os crimes estão interligados por um segredo que gira em torno da grande biblioteca do mosteiro, cujo acesso é proibido à maioria dos monges.
Como pano de fundo existe a disputa de poder entre a igreja e o império na Idade Média, que está representada no encontro que será mediado no mosteiro entre representantes do Papa e os freis franciscanos e pelo tribunal inquisitorial que se instalou devido aos acontecimentos heréticos que sucederam no mosteiro.