Os Filhos de Anansi

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Ana 30/01/2018

Os Filhos de Anansi
Olá meus Kaóticos!

Hoje eu venho trazendo um pouco de Mitologia Africana para vocês.

os-filhos-de-anansi-detalhe1Segundo a Wikipédia, existe uma lenda africana que conta sobre o princípio, quando o mundo era muito triste por não haver histórias. Anansi entra nessa lenda a partir do momento que se “apodera” das histórias para trazer alegria a seu povo, e consecutivamente, se espalhando pelos quatro cantos do mundo.

É óbvio que não se resume a apenas isso (para saber um pouco mais, clique no nome Wikipédia a cima), porém Gaiman, mais uma vez, mergulha no mundo mitológico trazendo para nós, mais uma de suas histórias de fantasia, com aquela pitada de humor que só ele sabe fazer.

O livro começa com um Charlie Nancy (ou Fat Charlie para o resto do mundo) insosso, acomodado com o emprego, com um futuro casamento a vista e com péssimas lembranças de sua infância.

conheca-a-lenda-de-anansi-o-mr-nancy-de-deuses-americanos_fCom a aproximação da data de seu casamento, Charlie se vê compelido por sua noiva a convidar seu pai a cerimônia. Entretanto, quando acaba criando coragem pra passar por cima de toda uma infância traumática em prol de um casamento harmonioso, Charlie descobre de uma vez só a morte de seu pai, a existência de um irmão e o pior: Seu pai é nada mais nada menos que um Deus!

Em meio a lembranças de um pai sacana e a realidade de um irmão não muito diferente, cheio de poderes e charme, Charlie se vê sendo jogado para escanteio, ofuscado pelo brilho de seu irmão, ao mesmo tempo em que sua vida organizada, programada e certinha está subindo pelos ares.

Não sei por qual motivo, mas eu sempre tenho altas expectativas das obras de Neil Gaiman, e com essa leitura não foi diferente. Vim com muita sede ao pote e acabei dando com a cara na porta. A verdade é que achei um livro muito a quem do que dizem por aí.

Toda a mitologia envolvida é muito interessante, Gaiman nos fala bastante sobre esse mundo de fantasias, entretanto o livro só fica bom a quase 70 páginas do final. Antes achei apenas um livro devagar quase parando, com algumas pitadas de humor sarcástico.

O final salvou todo o livro, na minha opinião, mas pra quem costuma desistir no meio da leitura, vai achar o livro apenas chato. Então, minha dica é: Achou ruim? Tá com vontade de desistir? Desiste não, migs, continua que o final é muito bom.

site: https://literakaos.wordpress.com/2018/01/17/resenha144-os-filhos-de-anansi-de-neil-gaiman/

Paula 12/06/2018

Bem mais ou menos...
Leitura leve e algumas vezes cômica, já havia tentado ler deuses Americanos, mas achei mais pesado e confuso do que Os filhos de anansi.
Mesmo assim ainda é meio sem pé nem cabeça em algumas partes, o que acredito ser estilo do autor, estilo do qual não sou fã.

Patty 24/09/2018

Mais um pouco de mitologia!
Os Filhos de Anansi conta a história de Charlie, um americano que está prestes a se casar e sua noiva o convence a procurar o pai numa tentativa de reaproximação após 20 anos sem se falarem. Só que ao seguir o conselho da noiva, acaba descobrindo que o pai está morto, que ele era um Deus e ainda para completar, Charlie tem um irmão que ele nem sabia que tinha, ou será que não se lembrava?
Nessa aventura, Neil volta em partes ao universo místico de Deuses Americanos, trazendo uma história mágica, mas que ao mesmo tempo contém uma certa dose de realidade no aspecto das relações interpessoais.
Mais uma vez o autor me cativou com sua escrita, de forma que eu não conseguia e nem queria largar o livro, pois estava fascinada tanto com a parte mitológica, quanto o resto.
E essa edição conta ainda com partes que foram retiradas das edições anteriores.
Enfim, se você gosta de mitologia, misturada com aventura e fantasia, e gostou de Deuses Americanos, então não deixe de ler esse livro!

Blink.Indica 26/01/2019

OS FILHOS DE ANANSI
Os Filhos de Anansi tem mitologia, ação, romance, mistério, morte e muito mais! Neil Gaiman entrega um livro maravilhoso e não choca ninguém.

Confesso que no início eu estava resistente com a leitura, o começo é meio morno e até um pouco entediante, se a meta de Gaiman foi passar o quão chato era a vida de Fat Charlie antes do irmão aparecer, essa meta foi atingida com sucesso. Eu diria que o verdadeiro conteúdo do livro começa quando Fat Charlie “invoca” o irmão, Spider é tudo que ele nunca foi e muito mais e é muito interessante ler as interações deles.

Não duvido que as intenções de Spider fossem boas, mesmo ele tendo vacilado muito com o Fat Charlie, por viver como um Deus ele nunca se importou de fato com as consequências de suas ações, e de certa forma isso de se importar é tudo muito novo para ele. No fim ele não foi um cara ruim, ele só precisava de alguém que o aceitasse o entendesse e acima de tudo que estivesse ali para ele quando ele precisasse.

Toda a jornada de Charlie indo e vindo de Londres para os EUA e até as idas dele ao mundo mítico foram muito bem construídas e mesmo sendo um pouco fora da realidade, Gaiman fez com que parecesse algo completamente normal você se jogar no mundo apenas com a roupa do corpo para se livrar do seu irmão que está literalmente roubando sua vida, o que é um puta plot twist que eu não estava esperando de jeito nenhum.

Quando a revelação final é feita eu tive que parar de ler par aplaudir a genialidade de Gaiman, esse homem pensa em todos os detalhes e mesmo com o começo lento ele consegue prender a atenção do leitor a um nível que é preciso ler tudo de vez para que as peças se encaixem e finalmente se faça luz!

A parte mítica do livro é muito boa e para mim que não tinha conhecimento nenhum sobre Anansi e suas histórias, esse livro serviu como porta de entrada para mim nesse mundo tão vasto que é a mitologia africana. Fiquei bastante curiosa sobre os outros deuses animais e suas histórias com Anansi, que em vida era um deus bem escroto, mas depois de ter passado pela mitologia grega, romana e nórdica eu cheguei a conclusão que todos os deuses são assim.

Enfim, Gaiman está de parabéns, provando que ele com toda certeza pode escrever qualquer história.

site: https://blink-moments.blogspot.com/2018/11/resenha-os-filhos-de-anansi.html

Dede Silva 30/03/2019

Divertido
A história tem um ritmo rápido, viaja em vários tempo, montando um grande quebra cabeça dando sentido a narrativa.

Kal 13/02/2020

Mais que uma história sobre o Deus das Histórias, uma história sobre família
Uma aventura que me fez aprender um pouco mais sobre mitologia africana e me fez conhecer esta divindade que aparece relativamente em deuses Americanos, mas rouba a cena quando aparece, neste livro ele aparece pouco também, sua influência e histórias tem o tom perfeito para situação que está ocorrendo no tempo presente do livro, a única ressalva é que ele funciona bem melhor depois da leitura de Deuses Americanos.

Fabian Rodrigo 23/02/2020

Para nós ocidentais é comum conhecermos um pouco sobre a mitologia Greco-romana, Nórdica, Egípcia entre outras. Confesso que não imaginava a existência de uma mitologia africana, temos sim, algumas religiões baseadas em Deuses africanos. E este livro nos traz exatamente isso, todo um universo rico em história, cultura e personalidade. Como é a África.

@gezaine_ 01/05/2020

A história demora um pouco a engrenar, mas é sempre muito divertida. Os personagens e o narrador são muito engraçados e é bem interessante aprender um pouco sobre mitologia africana.

Luis 15/09/2021

Uma história e canção memorável
É sempre uma viagem única ler as histórias de Neil Gaiman. Ele tem um jeito único de nos fazer caminhar pelo mundo que conhecemos e julgamos saber tudo o que há para saber com novo olhos, nos mostrando ruas diferentes e caminhos inimagináveis.
Viajar ao lado de Charlie e Spider deixou essa sensação na minha alma. Agora olho para cada sombra e cada esquina em uma rua e me pergunto "E se ali existe um caminho que não conheço? Para onde ele me levaria?".
Filhos de Anansi foi uma leitura épica e que vai habitar meus sonhos para sempre.

Rafa 31/01/2022

Um dos melhores de Neil gaiman.
Foi muito melhor do que eu esperava, li deuses americanos e achei o livro muito confuso, apesar de ter adorado deuses americanos também, sentia que faltava algo. Nesse livro eles explicam muitas coisas, é um livro mega divertido. Me pergunto pq não é tão famoso.

Luciano 15/03/2022

Ótimo livro de fantasia. Neil Gaiman sabe, mesmo, compor excelentes personagens e ambientes. Leitura deliciosa e fluida

Luana 24/06/2022

Os filhos do Mr. Anansi
Literalmente é sobre os filhos dele e não sobre ele. Além de ser uma história de como uma pessoa se tornou duas.

Me lembrou os livros do "tio" Rick. Eu esperava que falasse mais sobre mitologia africana :( No mais, a edição é bonita (mesma qualidade de capa dos Deuses Americanos).

Espero que a serie não acabe com a história do livro.