Deslembrança

Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Eduarda 09/02/2013

*Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Fiquei interessada pelo livro em maio de 2012 e comprei no mesmo mês, depois da propaganda frenética de um amigo pelo livro e depois do burburinho da Intrínseca na divulgação, com direito a book trailer e tudo mais. É o primeiro livro da autora e talvez o primeiro que eu tenha lido no estilo ‘só lembro do futuro’. Eu gostei muito e sei que não farei jus nesta resenha.

É muito interessante saber como é a vida de alguém como a London Lane, que após 4:33 da madrugada esquece de tudo. O que ela ‘lembra’ no dia seguinte é somente o que registra em bilhetes que lê sempre que acorda. Parece aterrorizante, mas surpreendentemente ela convive muito bem com tudo isso. A autora não tratou esse problema com o ‘drama’ que a sinopse propõe. Nem todos sabem desse seu problema, apenas a amiga Jamie e sua mãe, Bridgette. O livro inteiro trata basicamente disso e de como ela consegue ‘lembrar’ algumas coisas, pessoas e imagens sobre o futuro dela e também de pessoas que convivem com ela. Aquilo que ela quer esquecer – ou deslembrar no dia seguinte – ela simplesmente não escreve nos bilhetes.

‘De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa. E tudo o que não foi escrito desaparece.’ (p. 39)

O que deixa muitas pontas soltas na narrativa é que a autora coloca o dia a dia da Lane não como um começo, ‘do nada’, com a memória ‘zerada’ como eu imaginava, mas como um recomeço, especialmente na relação fofa com o namorado, Luke, por quem ela se apaixona cada vez mais todos os dias.

‘Achei que estava preparada.
Li meses de bilhetes hoje de manhã. Passei por dezenas de fotos.
Mas, na vida real, Luke é outra coisa.
Na vida real, Luke é algo para o qual nenhuma quantidade de bilhetes poderia me preparar. Meu namorado que vive, que respira, é incrível.’ (p. 101)

Talvez o fato de ‘lembrar’ do seu futuro é o que a faz aceitar a realidade diária. A vida da London segue essa rotina até que ela começa a ter alguns sonhos com um enterro que ela não sabe de quem é. O livro tem uma reviravolta no final e, ainda assim, o livro parece não ter um desfecho porque essa parte da história não é muito desenvolvida.

‘Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.
Então, goste ou não – e eu não gosto -, vou me lembrar de estar de pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra.
E, depois disso, ele será esquecido.’ (p. 34)

A narrativa é ágil e curta, li o livro em três dias, mas poderia ter acabado bem mais rápido. Se você gosta da fórmula romance com uma pitadinha de thriller psicológico e uma pitadinha de suspense, leia. Mas não se engane: é um romance. E eu amo romances, por isso gostei. Se seu foco for outro descrito na orelha do livro ou mesmo na sinopse, eu não indico.

Luciane 03/02/2013

Fofo!!!
Este livro é muito gostoso de ser lido. Tem uma história leve. Apesar de o tema do livro ser um pouco parecido com o filme "Como se fosse a primeira vez", a história tem algumas particularidades que vc não consegue parar de ler para saber o que vai acontecer.
Adorei e recomendo!
Este livro é do Grupo Livro Viajante; http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Luisa 01/02/2013

Resenha do blog Amantes de Livros - Por Lulu
Resenha do blog amantesdelivros.tumblr.com
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom
Email: blogamantesdelivros@bol.com.br

O livro “Deslembrança”, da autora Cat Patrick, da editora Intrínseca, com 256 páginas.
London Lane é uma garota diferente das outras. Quando dorme, uma coisa sobrenatural acontece. Exatamente às 4h33 da manhã, o cérebro de London se reinicia, e ela esquece de tudo o que viveu no dia anterior.
London leva uma vida bastante complicada. Então, na tentativa de ser uma garota um pouco mais normal, London conta com sua melhor amiga Jamie e escreve bilhetes para si mesma, nos quais estão registrados os acontecimentos mais importantes do dia anterior.
Como se tudo isso não fosse o bastante, London também pode ver o futuro. Isso pode parecer legal, mas visões perturbadoras chegam à London, e ela começa a achar que terá de entender o passado para poder entender o futuro.
O livro me surpreendeu muito! É muito fofo! E adorei conhecer a rotina maluca de London.

Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)

---Lulu

Blog: http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom?fref=ts

Isa 31/01/2013

“Não tenho passado. Minhas únicas lembranças estão no futuro.” Como a própria London diz, ela não tem passado. Quer dizer, ela tem, mas ela não se lembra. Ela só se lembra do futuro. Confuso, não é ? Mas vou explicar do jeito que a London me explicou. Ela não tem um super-poder que a faz prever o futuro. Ela tem uma doença rara. Ela se lembra do futuro, mas quando chega o dia que a “coisa” vai acontecer ela simplesmente esquece. A gente lembra do passado assim: Coisas muito boas e coisas muito ruins, as medianas a gente esquece. Com ela é exatamente assim, só que com as coisas do futuro. Todo dia de noite ela faz uma lista com as coisas que aconteceram no dia anterior e as coisas que ela tem que fazer no dia seguinte (vou mostrar numa foto). Ela vive como uma adolescente qualquer. Estuda e tem amigos, mas somente uma amiga sabe da doença dela. Um dia ela foi pra escola e tinha educação física, sendo que ela esqueceu de escrever que tinha que levar blusa e uma colega dela emprestou um blusão brega escrito “tenha um dia óti-miau”. Justo no dia que ela está com uma blusa super brega o alarme de incêndio toca e a escola toda tem que recuar. Se não fosse o suficiente a escola toda ver, um aluno novo super gatinho vem falar com ela. Ela imediatamente se apaixona por ele. Só tem um problema. Ela não se lembra dele. Logo, ele não está no futuro dela. No primeiro dia ela tenta não se lembrar dele. Não escreve nada sobre ele. Só que não foi eficaz, no dia seguinte na escola ele a chama para sair. Então ela aceita mesmo sem se lembrar. Resolve escrever sobre ele a noite e ir levando assim, só com um detalhe: ela não conta pra ele sobre a doença dela. Até quando London vai esconder esse segredo de Luke ? Será que ele vai aceitar isso ? Bom, você só vai saber se ler. ❤ Minha opinião: Gente, esse livro é super fofo. Não é só romance. E o romance que tem é um doce. É um livro leve e não é grande. Quando quiser ler algo pra tirar a “ressaca” literária, leia. E se não tiver, leia também. Às vezes a London irrita. Ela tem umas atitudes desnecessárias. O Luke é um fofo. Ele também tem umas atitudes erradas, mas no final a gente aceita. Acho que algumas coisas deveriam ser mais exploradas, mas mesmo assim não estragou o livro. Enfim, leiam. É muito fofinho.

Mais resenhas em: http://frioecoberta.wordpress.com

Katharine 24/01/2013

Livro de leitura bastante rápida, e sou suspeita para falar, pois sou suuuuuper fã de histórias em que a pessoa esquece de tudo e todos os dias tem que ser reconquistada pelo seu príncipe encantado. (OK, sou romântica) Me apaixonei pelo namorado dela, uma gracinha, do jeito que eu sempre sonhei para mim (SIM, estou carente e de TPM). Cara o relacionamento de Luke e London é muito lindo, ele todo atencioso, carinhoso e paciente. Luke, casa comigo (parei!). E quanto aos recados que ela deixa para si mesma, a forma como ela lida com o fato de lembrar do futuro, simplismente adorei !

Ju 22/01/2013

Deslembrança
Sempre gostei da capa desse livro, é linda. Com certeza agora a amo ainda mais. As características da personagem foram respeitadas na foto. Sei que deveria ser o básico, mas não acontece sempre.

London Lane é uma garota que está no ensino médio. Ela é um pouquinho diferente do resto do mundo (eu sei, todos somos, mas no caso dela há uma característica mais marcante).

"Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz,
um dia vão se concretizar."

London aprendeu a lidar com seu cérebro. Como todos os dias, exatamente às 4:33, sua memória é apagada, ela escreve bilhetes para si mesma contando sua vida. (Fiquei pensando o que aconteceria se ela dormisse a tarde toda para conseguir passar a madrugada acordada. Eu com certeza faria essa experiência se fosse comigo! rs)

Imaginem o quanto o problema dela deve ser doloroso. Mas ela realmente lida com o fato muito bem. Tão bem que apenas sua mãe e sua melhor amiga sabem que ele existe.

London consegue ter uma vida normal, frequenta a escola como qualquer pessoa de sua idade, e consegue seguir com a sua formação, mesmo que seja necessária uma dedicação fora do normal.

Só que ela não apenas esquece o passado. Ela tem lembranças do futuro e precisa se esforçar muito para lidar com elas, pois nem sempre são agradáveis.

O livro tem um pouco de suspense, e aos poucos descobrimos quando o problema de London começou e as possíveis causas. Claro que tem romance também.

"Primeiro, vejo o sorriso. Há uma inconfundível doçura em meio à provocação. Minha armadura começa a desmoronar antes mesmo que eu chegue aos olhos; o que sobrou dela se derrete quando os vejo. Cintilantes, um tom claro de azul com pontinhos mais escuros, rodeados por cílios que qualquer garota invejaria."

E antes que digam que a história se parece com a daquele filme, "Como se fosse a primeira vez", já adianto que adoro o filme e adorei o livro, e posso dizer com certeza que um não tem nada a ver com o outro.

São muitas diferenças, mas vou falar de uma só. No filme, o cara tem que fazer a garota se apaixonar a cada dia (sim, todo mundo deveria fazer isso, mesmo que as namoradas/ noivas/ esposas não se esqueçam da sua existência ao dormir). No livro, não. A London parece reter melhor os sentimentos, e isso com relação a todas as pessoas.

A história dá forças pra gente seguir em frente. A London tem uma vida mais que complicada, e consegue ser feliz. Então, acredito que todos nós podemos fazer isso também.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-deslembranca.html
Jhelp 17/02/2013minha estante
Também gostei da capa, acho ela tão doce...
Gostei da sua resenha, o livro me passava um medo, já que um tema como esse tem muitos detalhes a ser tratados com atenção.Mas ainda sim,quero muito ler o livro!

Lua 19/03/2013minha estante
Realmente o tema do livro é bem parecido com o filme "Como se fosse a primeira vez" que por sinal eu amo! Mas deve ser bem angustiante passar por isso todos os dias. Me chamou muito atenção pela capa e claro pela história, quero lê-lo haha

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Pra começar: que capa linda - adorei a combinação das cores.
Parece mesmo uma história muito boa, fiquei com vontade saber o final.

Thaís 07/04/2013minha estante
Eu amei essa capa, é simplesmente perfeita! A resenha entao... Posso dizer que ele me conquistou completamente, e acho que se eu fosse a London faria a mesma coisa que vc Ju kkkk Mais um para a lista de maaaaiiss desejados kkk

Baah 14/04/2013minha estante
esse livro é incrivel gostei muito da narrativa e a tematica me surpreendeu .. gostei muito da capa e da sua resenha

Dani 15/04/2013minha estante
Isso é bem louco!!! Eu fiquei curiosa pra saber como termina, porque se o livro quiser ser realista não dá pra sumir com o problema e puf!!! Mas como você disse a história é bem otimista, quero ler :D

Camila 06/08/2013minha estante
Esse livro parece ser lindo...
Já estava na minha lista de desejos, agora mais ainda!

Luciana 21/01/2013

Pq 5 estrelas???
Muitos não concordam quando digo que AMEI esse livro. O Fato de ser um livro adolescente não faz dele uma LITERATURA e blá, blá, blá... Pra mim, livro bom é aquele que te envolve, que você não consegue parar de ler. Li esse em 8 horas, preciso falar se gostei?

Bjo e Divirtam-se, a historia da London é sensacional.

Raquel 19/01/2013

Sinceramente fiquei boquiaberta ao saber que foi o primeiro livro da autora. Comecei a ler em um dia e o terminei no mesmo, foi como se eu estivesse vivendo a vida dos personagens, embarquei na história de um jeito fácil e maravilhoso. Eu o indico a todos os leitores, que assim como eu, amam os livros.

Ana 18/01/2013

Gostei... mas nem tanto...
Para falar a verdade foi um livro bem dificil de ler, as 100 primeiras páginas dava mta preguiça... E ai qdo a história ficou boa, acabou...

Talita Helen 17/01/2013

Resenha - Deslembrança, Cat Patrick
Algumas pessoas tem a necessidade de estar sempre com a agenda em dia, mas para London Lane isso é muito mais que uma necessidade, sua vida só funciona a partir do bilhetes que ela escreve para si mesma antes de dormir, afinal as 4h33 seu cérebro se reiniciará e todas as suas lembranças serão apagadas, ela só irá se lembrar das coisas que ainda irão acontecer...

O cérebro de London é um verdadeiro mistério, ninguém sabe ao certo por que dele funcionar dessa forma, a única coisa que London e sua mãe sabem é que seus bilhetes são tudo para ela, sem eles ela não tem memória, muito menos uma história.

Deslembrança é um romance adolescente super fofo, uma leitura gostosa e leve, com personagens bem estruturados, London é como uma garota qualquer (pelo menos aparentemente) que tem um pequeno problema com seu cérebro ferrado, e necessita viver através de seus bilhetes. Luke é um cara muito fofo, e no começo London se intriga pelo fato dele não aparecer nas suas lembranças do futuro, afinal, por que um cara tão lindo, meigo e apaixonante não poderia fazer parte de seu futuro?

É a partir do dia que conhece Luke que London começa a ter sonhos perturbadores, o sonho (ou seria lembrança?) é sempre o mesmo, ela está lá em pé ao lado da mãe no cemitério...

Confesso que no começo eu fiquei um pouco confusa com essa coisa de ‘não lembrar o passado, mas lembrar o futuro’ demorei um pouco para entender o ‘mecanismo da coisa’ mas, isso não me impediu de devorar o livro em pouco tempo, e só digo uma coisa pra vocês: O mundo precisa de mais cara como o Luke Henry ;)

“De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa.
E tudo o que não foi escrito desaparece.” Página 39

Título Original: Forgotten
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca

Marla 14/01/2013

"Um livro com um romance super fofo, mas carregado de mistérios!"
Sobre o livro: Em Deslembrança, a autora Cat Patrick, nós apresenta um enredo leve, com pitadas de romance e de drama, onde conhecemos a estória de London Lane. London é um adolescente de dezesseis anos, que vive apenas com a mãe, desde a separação dos pais, com quem ela não mantêm contato. London freqüenta o Meridan High School, ao lado de sua única melhor amiga Jamie Connor, até ai tudo, London parece ser uma adolescente normal, porém ela possui um segredo, digamos que ela tenha um problema de memória. A memória de London sempre se apaga as 4h33 da manhã, fazendo com ela esqueça tudo que aconteceu em seu dia, por isso ela sempre faz anotações em forma de bilhetes, para se lembrar dos acontecimentos importantes, mas há um problema ainda maior, London lembra tudo que irá acontecer no futuro, fazendo com sua vida seja bastante complicada, ao tentar fazer o que acha que é certo.

“ E então o tempo para. Primeiro, vejo o sorriso. Há uma inconfundível doçura em meio à provocação. Minha armadura começa a desmoronar antes mesmo que eu chegue aos olhos; o que sobrou dela se derrete quando os vejo. Cintilantes, um tom claro de azul com pontinhos mais escuros, rodeados por cílios que qualquer garota invejaria. Olhando para mim.”

As coisas começam a ficar um pouco diferentes, quando London conhece Luke Henry, um garoto lindo, que acaba de se mudar de Boston. Luke e London logo iniciam um relacionamento, apesar dela nunca se lembrar dele, fazendo com que Luke a conquiste todos os dias. Enquanto a vida amorosa de London vai muito bem, sua relação com Jamie vai muito mal, chegando ao estremo de acabarem a amizade, para piorar London começa a ter sonhos estranhos, que ela não consegue entender. Será que London estar começando a se lembrar ou ela estar prevendo um futuro que será doloroso quando se realizar?

“ Você foi minha primeira paixão e, agora , é meu primeiro amor.”

Deslembrança, é um livro com um romance super fofo, mas carregado de mistérios, que no inicio é um pouco confuso, mas depois a leitura fluiu naturalmente. Conhecemos os fatos pela visão de London, o que me deixou em parte chateada, já que eu gostaria de saber o que se passava tanto na mente da mãe dela, quanto da mente de Jamie e Luke. Por falar nele que um mocinho super fofo, a London também não fica atrás , apesar de seu problema de memória, ela e super otimista e decidida. Com um enredo quase perfeito e personagens cativantes, Deslembrança é um livro super gostoso de se ler, que eu super recomendo!!

Publicada no blog Louca por Romances
(http://loucaporromances.blogspot.com.br/2013/01/resenha-deslembranca-cat-patrick.html )

FabyTedrus 09/01/2013

Deslembrança - Cat Patrick
O começo do livro é meio chatinho e foi confuso até eu me acostumar com o "problema" da London. Mas lá pela pag. 50 a coisa melhora e muito!
A historia é bem criativa e se desenvolve bem, sem enrolação, é gostoso de ler. Gostei dos mistérios e reviravoltas, da história da London com o Luke e de todos os outros personagens.

AmantesDeLivros 04/01/2013

Deslembrança - Resenha do blog Amantes de Livros
Resenha do blog amantesdelivros.tumblr.com
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom
Email: blogamantesdelivros@bol.com.br

Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)
—- Lulu ♥

Érika 26/12/2012

"Deslembrança" conta a estória da adolescente London Lane, que todo dia ao acordar, não se lembra de nada que aconteceu no dia anterior. Todos os dias antes de dormir, ela escreve vários bilhetes para que a ajude a se situar no dia seguinte. Em vários momentos parei a leitura para imaginar como seria a minha vida se eu tivesse o mesmo problema que ela, ter que viver à base de bilhetes não deve ser nada fácil. Já é terrível quando não nos lembramos de algo devido à correria ou à quantidade de informações que temos que processar diariamente, imagina então não lembrar de nada, dos amigos, namorado, nem da roupa que usou no dia anterior para não repeti-la no dia seguinte…

Embora London não se lembre de nada do passado, ela tem a capacidade de ver seu futuro, o que dá um grande ritmo ao livro, já que quando ela procura mudar o futuro, ela se dá conta de que precisa primeiro se lembrar do passado e dos momentos traumáticos que causaram sua falta de memória.

E para as românticas de plantão, que adoram um romance fofo, isso também não falta no livro. London conhece Luke, um garoto lindo e superapaixonado por ela. Apesar de London não ver futuro na relação deles, pois Luke não aparece em suas visões, no decorrer do livro tudo muda, não só a participação de Luke em seu futuro, mas também no passado. Garanto que é um daqueles romancezinhos de fazer carinha de bobona ao ler.

"Ele volta a fitar meus olhos, e ficamos nos encarando por algum tempo. E aí, antes que eu possa me preocupar com o que ele está fazendo, Luke se aproxima e me beija. Muito de leve, a princípio, e depois com mais determinação. O beijo é suave e elétrico ao mesmo tempo. É tão perfeito que, antes que termine, fico desolada porque depois não vou me lembrar.”

Quando esse livro foi lançado, me interessei imediatamente pela sinopse e achei fantástico como Cat Patrick teve a ideia de escrevê-lo. Em um determinado momento, quando ela ia fazer algo, esqueceu do que se tratava e resolveu refazer os próprios passos para ver se lembrava, e daí surgiu a ideia de Deslembrança. Isso vive acontecendo comigo, por que eu não tive essa ideia antes? rsrsrs.

"Deslembrança" é um livro que recomendo se você está a fim de uma leitura leve, fofa e que ao mesmo tempo te leve a refletir o quanto o passado é importante para a construção da nossa identidade no futuro.

Resenha originalmente publicada no site wwww.up-brasil.com