O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Paulo Silas 14/06/2012

Excelente obra!

Em seu primeiro livro, Dawkins aborda a questão da evolução pela perspectiva dos genes e não dos organismos, visto que os organismos se tratam de meras "máquinas de sobrevivência" utilizadas pelos genes para a sua replicação e sobrevivência.

É nesta obra que Dawkins propõe sua teria dos memes - uma alusão aos genes (tendo em vista o fato de que a replicação destes "entes" funcionaria de forma semelhante), porém, sendo os memes um "estado cultural" da sociedade.

Escrito na liguagem típica de Dawkins, o qual aborda temas técnicos e específicos de forma clara e concisa, o escritor objetiva atingir e agradar todos os três tipos de leitores interessados no tema discutido (e consegue, em que pese, eu me enquadrando na figura do "leitor leigo", encontrar alguma dificuldade ou outra quando da abordagem de alguns temas bastante específicos da matéria, fato este, porém, que em nada prejudica o agradável prazer em sua leitura): o "leitor leigo", o "leitor estudante da área de biologia" e o "leitor já graduado", como o próprio autor assim descreve.

Dawkins - recomendo sempre!

Jefferson 13/08/2012

Richard Dawkins - Um monstro, amado por uns odiado por todos.
Estou lendo este clássico do Dawinks, ele foi parte de um seminário que fiz para o Professor Silvio César, o cara é foda, autor do RELOJOEIRO CEGO, uma linguagem acida e clara.
Recomendo esta obra prima.

Ivan. 14/10/2012

Biologia que não vemos na escola!
Varias idéias bem diferentes de tudo que já tinha ouvido, e ainda assim apresentado de forma simples e acessível.
A evolução como nunca tinha visto antes.
O capitulo final sobre evolução de Memes é impressionante.

obs: os memes daqui não são os mesmo que os desenhos da internet... mas estão ligados.

JPHoppe 05/05/2013

As espirais imortais
"O Gene Egoísta" não é um dos livros clássicos e mais conhecidos das Ciências Biológicas por nada. Com uma primeira edição na década de 70, o "livro do jovem autor", para usar as palavras de uma de suas mais famosas resenhas, causou uma revolução no pensamento do processo de evolução das espécies, fazendo perguntas que até hoje são motivo de debate.

"Qual é o alvo da Evolução?". Segundo Dawkins, a resposta não pode ser outra que não o gene. O raciocínio é desenvolvido em várias etapas, mas pode ser decomposto em duas pricipais.
Primeiro, apenas o gene tem permanência suficiente para ser selecionado por meio da Seleção Natural. Seus portadores, os quais Dawkins chama de "veículos", são por demais diáfanos. Os genes (ou "replicadores") carregados por eles, no entanto, são potencialmente imortais, ao realizarem cópias fiéis que são transmitidas para as próximas gerações.
Segundo, precisa ser o gene, e não o conjunto dos genes que compõe o organismo, uma vez que essa associação também é muito breve, um instante imperceptível na escala evolutiva.

"Qual a explicação, baseada na genética, para o altruísmo?". Pondo de lado as explicações teleológicas para o altruísmo (e outros comportamentos), Dawkins sugere com a teoria do gene egoísta explicações suficientes e plausíveis para a ocorrência dos mesmos, usando a "Seleção de Parentesco" como base.

A edição que li também inclui dois capítulos a mais que da primeira edição, sobre o alcance dos genes (não limitados a seus veículos), e a proposta da memética.

Tudo muito bom, mas sou obrigado a distanciar-me um pouco do autor. Aqui e ali há algumas ressalvas de qual é o alvo da seleção, e que não necessariamente é o gene, E SOMENTE o gene, mas também outros níveis na hierarquia, como o organismo e o grupo, mas não é esse o tom adotado em grande parte do livro.

Ainda que seja o genótipo o "manual de instruções" do organismo, e o gene a unidade estrutural que dita a mudança do fenótipo, compartilho a opinião de Stephen Jay Gould de que, por mais que dependa do gene (e suas mudanças), o mesmo é invisível aos olhos da Seleção Natural, que vê apenas o fenótipo. Estabelecer o gene como unidade fundamental é, para mim, uma visão muito reducionista do processo. Outros autores, como Ernst Mayr, foram mais rígidos, ao ponto de classificarem a Teoria do Gene Egoísta como "não-Darwiniana". Não é pra tanto...

Fora este tom, o livro é excelente em todos os demais aspectos, conseguindo explicar de forma suficiente, em nível introdutório, teorias carregadas de matemática que explicam alguns processos evolutivos, como as Estratégias Evolutivamente Estáveis, Teoria dos Jogos e demais.

Merece ser lido!

Felipe 30/08/2013

Evolução e Sobrevivência
Entre tantos conceitos e diversificações biológicas, nos deparamos com a evolução. A simplicidade da sobrevivência, podemos dizer que está no âmago do silêncio da vida, nos meios adequados ao ambiente, no desenvolvimento caótico e selvagem, mas belo, de todo o universo biológico. A complexidade agora toma forma diante uma variação de possibilidades, a viagem é longa e duradoura aos confins da ancestralidade, onde surge a simbiose do egoísmo e do altruísmo em prol da sobrevivência. Confuso a princípio, mas sensacional.

Rodrigo Dias 25/09/2013

Complexo
Para uma boa leitura deste livro é necessário adotar a tática de manter-se no centro e deixar a história fluir em torno de você. Se você tentar percorrer as voltas da história, provavelmente irá se perder! Não sou do ramo da Biologia, nem pretendo sê-lo. Sendo assim, minha leitura foi totalmente isenta dos conceitos desta ciência.
Enfim, por tudo isso consegui perceber os pequenos tropeços, as pequenas incoerências no decorrer do mesmo. Sem contar que a teoria em questão não foi realmente exposta. Por tudo isso, apesar de interessante, o livro acabou deixando um pouco a desejar...

Felipe 25/03/2014

Máquinas de sobrevivência
Segundo Dawkins todos os animais, nós, plantas, bactérias e vírus, somos máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, replicadores imortais, cuja qualidade predominante para ser bem sucedido e se manter "vivo" passeando por gerações é o egoísmo implacável. Esse livro é intrigante, mudou minha forma de pensar. lerei mais uma vez.

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O gene egoísta
Máquinas de sobrevivência, genes egoístas, percepção única e original de do funcionamento gênico e explicação da evolução.

Antonio Cesar 15/12/2014

“... Na molécula de hemoglobina existem 574 moléculas de aminoácidos, as quais se organizam em quatro cadeias que se torcem umas sobre as outras para compor uma estrutura globular tridimensional de complexidade estonteante. ...”

Pág.: 56
5º periodo
O gene egoísta
(The selfish gene)
Richard Dawkins.

Tudo aquilo que Darwin intuiu mas não escreveu devido aos conhecimentos científicos limitados de sua época. Uma obra essencial para quem quiser entender melhor a o mundo repleto de vida que nos cerca. Se você é daqueles que aceita a teoria de Darwin sobre a origem das espécies assim só de ouvir falar ou por ser de bom tom (se não leu a obra de Darwin sugiro que o faça, é muito interessante) ou ainda acredita piamente que a humanidade, e só a humanidade exerce plenamente o livre arbítrio, então deve ler este livro. Agora se for uma pessoa facilmente influenciável e afeto a uma depressãozinha recomendo cautela ao ler. Se resolver encarar o desafio e gostar do tema, sugiro que posteriormente leia A história de quando éramos peixes de Neil Shubin e Diversidade da vida de Edward O. Wilson.

ALEXANDRE 17/01/2011

Enxergue a vida de maneira diferente
Trata-se de um livro instigante pela falta de pudor que Richard Dawkins tem em lançar suas idéias. Ele traz uma forma muito particular, para não dizer nada romântica, de enxergar a vida e sua evolução.

OBS: à exceção daqueles que já tenham alguma intimidade com o assunto (Genética e Evolução), a leitura pode ser um pouco pesada.

Vitor 27/10/2015

Ótimo livro
Um livro para se ter, refletir do ponto de vista filosófico e científico e que, consequentemente, te levará a uma reflexão existencial.

Nena 13/02/2016

Uma leitura bem didática, até um pouco difícil para leigos no assunto e confesso q tive certa dificuldade. Mas o autor conseguiu tornar acessível, mesmo para quem não tem conhecimento aprofundado em biologia e evolução da espécie. Leitura enriquecedora e instrutiva. Somos todos egoístas! Primeiro livro de Richard Dawkins. "A vida inteligente de um planeta atinge a maioridade no momento em que compreende pela primeira vez a razão de sua própria existência" (Richard Dawkins)

Danilo 07/06/2016

O gene dirige e é dirigido
Não podemos negar a seleção a nível gênico, no entanto, devo acusar o Dawkins de reducionismo, não que suas pressuposições estejam erradas por completo, muitas das quais são tiros certeiros. Entretanto, sabemos hoje acerca dos mecanismos epigenéticos envolvidos na regulação gênica, principalmente dos mecanismos de metilação como inibidores da expressão gênica. Logo, fica óbvio concluir que para além do caráter meramente genético, o modo como um mesmo gene agirá em dois indivíduos dependerá e muito de seu histórico de contingências ambientais, das mais diversas (intra-uterinos, alimentares, climáticos, sociais, etc...). Neste caso não podemos assumir com certeza uma relação tão direta. O gene dirige e é dirigido, isto é, ele pode ser expresso, ou não, ter maior ou menor atividade, devido a fatores ambientais.

Não sei, no entanto se o Dawkins e outros atualmente propõem reformulações em suas preposições. De qualquer modo, dada as limitações, ainda sim vale bastante a leitura.

Carol 21/06/2017

Comecei a ler por indicação da faculdade. Sai do curso e continuei lendo. Livro muito bom. Parece que algumas partes ele vai muito além do que imaginamos, mas no final tudo faz sentido.

Darlley Brito 23/06/2017

Maestria
Minha amiga perguntou sobre a teoria proposta pelo autor neste livro, pois em sua turma estavam discutindo sobre o livro no curso de psicologia, uma discussão informal sobre, psicologia genética(?)
Respondi:
Primeiro que o próprio Dawkins, autor do livro, já afirmou que também não entende com perfeição sua própria teoria rs (ouvi num podcast: http://dragoesdegaragem.com/podcast/dragoes-de-garagem-91-richard-dawkins-o-gene-egoista/)
Os Genes são somente um pacote do DNA, pequenas moléculas, ou seja, não tem vida própria nem racionalizam... porém, para sobreviver, o gene de alguma característica (por exemplo, o gene para um urso Polar crescer mais que os outros) precisa de um hospedeiro, neste caso, o urso. Sem este hospedeiro ele não tem como se multiplicar: quando o urso tendo este gene, tal característica (crescimento) se espalha para futuras gerações de seus descendentes. Com isso, Dawkins "antropomorfalizou", personificou o gene: Egoísta . Porque ele tem somente um propósito, que é de se multiplicar.
Em seu outro livro chamado "A Grande História da Evolução", Dawkins compartilhou um verso bem bacana:

Disse um gene egoísta de passagem,
"Tantos corpos já vi que perdi a contagem
Te julgas tão inteligente
Mas é apenas minha aparelhagem
Para viver eternamente".

A ideia proposta por Dawkins não é compatível com minha noção de Evolucionismo Teísta(http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/evolucionismo-teista-moral-adao-e-eva), ou propriamente com o Teísmo... Mas isso não me impede de reconhecer a maestria do livro e de sua riqueza intelectual, assim como fez Bertrand Russell:

"Ainda vejo esses livros com grande respeito, embora há muito tenha deixado de concordar com suas doutrinas." Ensaios Céticos (Pg. 32)