O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Luísa 13/04/2011

Uma teoria que, a princípio, pode chocar pela sua crueldade e egoísmo, parece fazer todo sentido com a leitura dos três capítulos finais do livro, que nos estimula a desafiar nossos próprios genes - replicadores que, segundo a teoria, nos utilizam como veículos, como máquinas de sobrevivência.

A didática de Richard Dawkins é acessível a qualquer leigo em biologia, e suas analogias e metáforas são perfeitamente compreensíveis a um leitor atento. Os diversos exemplos da natureza que são citados para embasar a teoria do gene egoísta nos divertem - mesmo que apenas a título de curiosidade.

É incrível a lógica utilizada por Dawkins para descrever a natureza como um todo e os diversos rumos que a evolução tomou. O capítulo sobre os memes também é delicioso, numa comparação entre a cultura humana e os genes.

Glaucia Maria 04/09/2020

Quem seleciona o que?
Um livro para se pensar e refletir em torno dos processos que contribuem para a seleção natural. Sem duvidas muitos ensinamentos em torno da teoria da evolução voltados ao protagonistas da vida os gene, fragmentos do famoso DNA. Chamá-los de egoístas é imprudente mas certamente é a mais pura realidade.

Marco 11/08/2020

Naturalmente egoísta
Dawkins defende que o gene é egoísta e assim evoluiu por milhões e milhões de anos, o que afeta diretamente as relações entre os animais, mesmo relações entre pais e filhos são pautadas em egoísmo. No entanto, atestando o egoísmo natural ele não se alia a qualquer ideia de valorização desse egoísmo socialmente, pelo contrário, se opõe a essa visão, apontando a racionalidade como um meio para nós humanos superarmos nossa natureza e nos impormos como algo melhor e não determinado. Há ainda o nascimento do conceito de "meme" em que ele traz especulações, no minimo, interessantes.

Jonas incrível 30/07/2020

"O indivíduo é passageiro"
A evolução é a base de uma discussão acalorada. O fato é que somos animais egoístas, movidos pelo impulso da sobrevivência, que nos faz, consciente ou inconscientemente, lutar para perpetuar nossa própria espécie, nossos próprios genes. Ou melhor somos controlados por nossos genes para que esses perpetuem sua existência por gerações. Cada impulso, valor, sentimento faz parte de um plano maior de sobrevivência.

Thaís Berganton 10/07/2020

Máquinas de sobrevivência
O meu primeiro livro do dawkins e eu amei! O autor tem um jeito único de argumentar suas teorias! O livro é denso mas muito completo e finalmente entendi porque é considerado leitura obrigatória para biólogos! Essa leitura abriu a minha mente para enxergar o gene de forma diferente, na universidade é tudo muito teórico e rápido.. acabamos não tendo tempo de refletir sobre algumas coisas mas esse livro cumpre totalmente esse papel complementar! Me fez refletir muito sobre a evolução e a genética!

...um corpo é uma máquina programada cegamente pelos seus genes egoístas - o autor, p. 261

Duas observações importantes:
1. A edição de 2007 da Companhia das Letras é ruim, a capa é muito fina e maleável (amassa facilmente só de ler), a lombada do livro ficou completamente marcada quando cheguei ao final da leitura (precisaria ser maior para comportar todo o conteúdo)!
2.Preciso falar sobre o cap. 12: não gostei, foi o único que achei chato.

Roberto Oliveira 22/07/2020minha estante
Adoro suas resenhas ???

Leonardo 25/05/2020

A Sobrevivência do mais Egoísta
O Gene Egoísta é o primeiro livro do biólogo Richard Dawkins, publicado em 1976, e no Brasil somente em 2007.

Nesse livro ele apresenta argumentos para tentar explicar a evolução das espécies, usando como base os genes, e não o organismo como um todo ou mesmo a espécie. O gene é uma pequena parte do DNA que é capaz de produzir algum efeito no organismo que seja hereditário, onde a seleção natural ´escolhe` as melhores, dessa forma se tornando mais comum nas gerações seguintes, até o momento que se torna dominante, podendo ser apontado como uma qualidade especifica de tal espécie.

Ele explica que o organismo é apenas uma ´máquina de sobrevivência`, e que o principal objetivo é a autorreplicação. Essa ´maquina` precisa levar em conta vários fatores, como o terreno, o clima e também a estratégia de luta. Dessa forma, quanto mais qualidades que ajudam de sobrevivência do organismo, mais chance tem de passar essas qualidades para as gerações posteriores

O título do livro faz uma analogia com o comportamento egoísta, já que o gene sempre trabalha para beneficiar a sim mesmo. Mas isso não quer dizer que essa ação seja consciente, pois existe diversos fatores que não estão sobre o controle direto dos genes, como o terreno ou o clima no qual o organismo está inserido. Nesse livro ele reformula o conceito de ´meme`, que seria basicamente uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais que as informações são armazenadas, como um livro. Resumindo, é a herança cultura.

Com uma escrita acessível e diversas analogias interessantes, é indicado principalmente para aqueles que querem entender um pouco mais sobre o mecanismo da evolução das espécies.

Maria 12/04/2020

Ótimo até para quem não é da área
A primeira vez que li algo deste autor foi durante o periodo da escola para um trabalho de biologia. Desde entao me encantei por ele. Nunca me identifiquei com a área das biológicas, sou de exatas, mas a escrita do autor é fluida e bem explicativa para os leigos.
Se estiver com medo devido ao tamanho do livro, pelo menos tente, acredito que não vai se arrepender.

Lety Tate 06/04/2020

Um pouco mais de biologia, por favor
Richard Dawkins, no "O Gene Egoísta", se esforçou para instruir um pouco mais as pessoas. De maneira sucinta, mas repleta de exemplos, o livro transmite inúmeras informações coletados de vários cientistas.
A função principal do livro é fazer as pessoas compreenderam de fato que "os replicadores vêm em primeiro lugar, não apenas na história como também em importância". Contudo, como no prefácio, o autor mesmo diz, é um livro escrito para pessoas da área, pessoas leigas e pessoas meio-termo e que é algo muito difícil de se fazer. Acredito ter sido esse o grande problema do livro. Ao mesmo tempo que utiliza termos científicos e explicações complexas que as pessoas da área biológica já está familiarizado, Richard tenta explicar os termos, facilitar as explicações e faz referências com insetos e animais, mas acaba por ter que explicar também os seus exemplos visto que segue a idéia de que o seu leitor pode não saber absolutamente nada daquilo que ele tenta falar. Isso faz com que a leitura fique maçante para quem entende pouco do assunto. Além de que, ao longo das explicações dos exemplos para enfim conseguir exemplificar o que estava explicando antes, parece que o autor perde a linha de raciocínio principal, o que ele estava tentando falar de início. Acredito que se tivesse definido apenas um público alvo, o livro teria se tornado mais fluido.
Para finalizar, acredito ser uma leitura muito boa para pessoas da área (profissionais e estudantes) já que aborda uma visão muito interessante de que apesar de um milhão de motivos para servos egoístas, algo preconizado pelos nossos genes cujo objetivo é se perpetuar, não precisamos ser assim já que a determinação genética não é absoluta, apenas estatística como o autor demonstra ao longo de suas páginas.

Bernardo.Lameira 17/10/2020

Essencial
O livro é uma tentativa bem sucedida de demonstrar como os replicadores (aka: genes), mesmo sendo entidades inconscientes, usam do ambiente para a dispersão e disseminação de si mesmos, de forma egoísta.

Sendo um livro revisitado pelo autor pelo menos 2 vezes, há ressalvas e complementos para prover uma versão atualizada dos fatos e descobertas científicas.

Apesar de ser particularmente interessante para pessoas que se interessam na área técnica, o livro não é de difícil compreensão para o público leigo, dado que o autor deliberadamente modificou a obra com essa finalidade.

Apesar de parecer um livro totalmente objetivo e científico, a obra trás profundas implicações filosóficas ao indivíduo subjetivo e sua forma de ver o mundo que o cerca.

Discorrendo desde os princípios da vida na terra, com replicadores à deriva, até o mundo atual, Dawkins demonstra sua tese de forma brilhante e implacável.

Queila.Assis 27/05/2019

Curiosa
Amei a leitura, descobrir, sem querer esse livro nas coisas da minha filha que é estudante de Biologia. Achei perfeito pra entender a evolução e a luta pela sobrevivência das espécies, contém uma linguagem bem direta, é fácil de entender e super recomendo.

Kaique.Nunes 25/03/2019

O Gene Egoísta, é um livro que abordagem a seleção natural no nível do gene, efetuada por Richard Dawkins. Para o autor, o gene é o protagonista dos mecanismos evolutivos, a unidade básica da evolução pela seleção natural. Os genes são estruturas moleculares estáveis o suficiente para se autocopiar antes de serem destruídas pelo ambiente violento em que estão inseridas. Nós e outras espécies funcionamos como máquinas biológicas de preservação e replicação dessas unidades.

“Um gene salta de corpo a corpo pelas gerações, manipulando corpo após corpo à sua maneira e para seus próprios fins, abandonando uma sucessão de corpos mortais antes que eles mergulhem em senilidade e morte”.
Nessa obra, Dawkins introduz também o conceito de meme, que é uma extensão dessa unidade para a evolução cultural. Porém, ao em vez do meme se propagar no corpo, ele se propaga na mente. “Um novo tipo de replicador surgiu recentemente, a unidade de transmissão cultura. O meme. Exemplos de memes são melodias, ideias, frases de efeito, roupas, moda”.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Charles 26/02/2019

Valeu a pena ler
Este livro traz a teoria da evolução em um perspectiva diferente, mostrando que a teoria da evolução pode ser bem mais complexa que se supunha. O autor demonstra de maneira bem articulada que a verdadeira evolução ocorre entre os genes, e não entre as espécies, e explica porque os "genes egoísta" prevalessem sobre os "genes altruístas" na evolução das máquinas de sobrevivência, nome utilizado pelo autor para descrever os organismos. É um livro um pouco complexo as vezes, mas traz de forma bem didática explicações complexas da biologia evolucionista. Recomendo para pessoas que tenham interesse em biologia evolucionista.

agneduardo 10/01/2019

Perfeito
Uma visão diferente e incrível da biologia. Um cientista diferente. Leitura a qualquer pessoa que goste de ciência.

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O gene egoísta
Máquinas de sobrevivência, genes egoístas, percepção única e original de do funcionamento gênico e explicação da evolução.

Hugo.Espinheira 14/02/2018

Para as máquinas de sobrevivência não existe o " bem da espécie"
É um livro muito bem escrito e admiravelmente acessível a diferentes tipos de público , pois mesmo os conceitos supostamente mais técnicos são explicados de forma lúdica.

Richard Dawkins evidencia a teoria do gene egoísta ao elucidar experimentos de comportamento animal , criticar determinados autores , assim como , conferir sugestões que a ciência poderia traçar futuramente. Apesar do livro ser da década de 70 e alguns conceitos biológicos já terem sido melhor entendidos tornando certos pontos um pouco mais complexos, a obra , em si , não se faz tão defasada nem reduzida sua qualidade.

Com esse livro, o leitor é capaz de entender que os seres vivos não agem para o " bem da espécie" , mas sim agem individualmente de forma egoísta para perpetuar seus próprios genes. A ideia do " altruísmo genuíno nos seres vivos" e " bem da espécie" é reforçada incansavelmente pelas pessoas que defendem a seleção natural sobre o grupo quando , na realidade, a seleção natural atua sobre os indivíduos e , mais precisamente, sobre os genes , assim como , as refinadas análises sobre o comportamento animal demonstram que todo altruísmo é meramente egoísmo disfarçado.

Além disso , o autor discutirá a curiosa possibilidade de uma nova forma de evolução além dos genes.

Ao ler a obra , o leitor será instigado a entender determinadas questões :

- Seriam os genes que determinam o comportamento animal ? Mas como diante de tantas possibilidades de ação ?
- Se todos os animais são egoístas , por que um indivíduo arriscaria sua vida por outro?
- Por qual motivo pais , em geral , podem deter tanto cuidado com sua prole?
- No reino animal , haveria competição entre os sexos e entre as gerações ?
- Até que ponto os comportamentos dos animais se aplicam ao homem moderno?
- Seria apenas o ser humano capaz de atuar na domesticação de outros animais?
- O que é uma estratégia evolutivamente estável?