O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Felipe 30/08/2013

Evolução e Sobrevivência
Entre tantos conceitos e diversificações biológicas, nos deparamos com a evolução. A simplicidade da sobrevivência, podemos dizer que está no âmago do silêncio da vida, nos meios adequados ao ambiente, no desenvolvimento caótico e selvagem, mas belo, de todo o universo biológico. A complexidade agora toma forma diante uma variação de possibilidades, a viagem é longa e duradoura aos confins da ancestralidade, onde surge a simbiose do egoísmo e do altruísmo em prol da sobrevivência. Confuso a princípio, mas sensacional.

Maria 12/04/2020

Ótimo até para quem não é da área
A primeira vez que li algo deste autor foi durante o periodo da escola para um trabalho de biologia. Desde entao me encantei por ele. Nunca me identifiquei com a área das biológicas, sou de exatas, mas a escrita do autor é fluida e bem explicativa para os leigos.
Se estiver com medo devido ao tamanho do livro, pelo menos tente, acredito que não vai se arrepender.

Dani Scheibler 03/07/2021

Muito interessante a teoria de que os genes influenciam nas atitudes dos seres vivos, na forma como os animais escolhem seus parceiros, na suas atitudes ditas 'altruistas" e etc. Muito interessante.
Daniele 03/07/2021minha estante
Quero muito ler esse!

zCsmiler xll 29/05/2023

Não recomendaria
Apesar de reconhecer o valor do conteúdo do livro, que aborda temas complexos sobre a vida e a natureza, eu não gostei da escrita do autor neste livro. Achei a leitura densa e muitas vezes o autor foi prolixo sem necessidade, repetindo conceitos ou exemplos que já tinham sido explicados anteriormente. O livro foi escrito há mais de 40 anos e algumas ideias já foram superadas ou modificadas pela ciência atual.

Por fim, eu não recomendaria a leitura, mas é um livro importante e influente na história da divulgação científica.
ofernandoluzbr 29/05/2023minha estante
???

rafaelkraisch 11/02/2024

Memética e repetitivo
O livro é, de fato, super importante para a comunidade científica, inclusive, ao criar e definir o MEME, algo que utilizo com meus alunos da formação em Terapia de Reintegração Implícita.

No entanto, eu o achei deveras repetitivo. Muitas e muitas vezes se perdia nas explicações, o que deixou o livro muito, muito longo e massivo.

Mas ainda assim, recomendo a todos.

Darlley Brito 23/06/2017

Maestria
Minha amiga perguntou sobre a teoria proposta pelo autor neste livro, pois em sua turma estavam discutindo sobre o livro no curso de psicologia, uma discussão informal sobre, psicologia genética(?)
Respondi:
Primeiro que o próprio Dawkins, autor do livro, já afirmou que também não entende com perfeição sua própria teoria rs (ouvi num podcast: http://dragoesdegaragem.com/podcast/dragoes-de-garagem-91-richard-dawkins-o-gene-egoista/)
Os Genes são somente um pacote do DNA, pequenas moléculas, ou seja, não tem vida própria nem racionalizam... porém, para sobreviver, o gene de alguma característica (por exemplo, o gene para um urso Polar crescer mais que os outros) precisa de um hospedeiro, neste caso, o urso. Sem este hospedeiro ele não tem como se multiplicar: quando o urso tendo este gene, tal característica (crescimento) se espalha para futuras gerações de seus descendentes. Com isso, Dawkins "antropomorfalizou", personificou o gene: Egoísta . Porque ele tem somente um propósito, que é de se multiplicar.
Em seu outro livro chamado "A Grande História da Evolução", Dawkins compartilhou um verso bem bacana:

Disse um gene egoísta de passagem,
"Tantos corpos já vi que perdi a contagem
Te julgas tão inteligente
Mas é apenas minha aparelhagem
Para viver eternamente".

A ideia proposta por Dawkins não é compatível com minha noção de Evolucionismo Teísta(http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/evolucionismo-teista-moral-adao-e-eva), ou propriamente com o Teísmo... Mas isso não me impede de reconhecer a maestria do livro e de sua riqueza intelectual, assim como fez Bertrand Russell:

"Ainda vejo esses livros com grande respeito, embora há muito tenha deixado de concordar com suas doutrinas." Ensaios Céticos (Pg. 32)

Selton.Miranda 11/10/2021

Uma maneira interessante de enxergar a evolução. Dawkins perpassa por conceitos como estratégias evolutivamente estáveis, fenótipo entendido, teoria dos jogos para culminar na hipótese que propôs no início do livro, o gene egoísta.

Nena 13/02/2016

Uma leitura bem didática, até um pouco difícil para leigos no assunto e confesso q tive certa dificuldade. Mas o autor conseguiu tornar acessível, mesmo para quem não tem conhecimento aprofundado em biologia e evolução da espécie. Leitura enriquecedora e instrutiva. Somos todos egoístas! Primeiro livro de Richard Dawkins. "A vida inteligente de um planeta atinge a maioridade no momento em que compreende pela primeira vez a razão de sua própria existência" (Richard Dawkins)

Vitor 27/10/2015

Ótimo livro
Um livro para se ter, refletir do ponto de vista filosófico e científico e que, consequentemente, te levará a uma reflexão existencial.

Ivan. 14/10/2012

Biologia que não vemos na escola!
Varias idéias bem diferentes de tudo que já tinha ouvido, e ainda assim apresentado de forma simples e acessível.
A evolução como nunca tinha visto antes.
O capitulo final sobre evolução de Memes é impressionante.

obs: os memes daqui não são os mesmo que os desenhos da internet... mas estão ligados.

Cleber Costa 29/10/2022

O algoritmo da vida
"eis aqui uma lista de coisas definidas como gratificantes: gosto doce na boca, orgasmo, temperatura moderada, uma criança sorrindo. E eis aqui uma lista de coisas desagradáveis: dor, náusea, fome, uma criança gritando. Se você fizer alguma coisa seguida por uma das coisas desagradáveis, não faça novamente, por outro lado, repita qualquer coisa seguida das coisas boas."

O trecho acima apresenta, de forma bem direta e resumida, o algoritmo que rege praticamente todas as escolhas dos animais e outros seres vivos no mundo, incluindo especialmente nós humanos. E é disso que se trata o livro de Richard Dawkins. Segundo o autor, os genes são os verdadeiros protagonistas da evolução e nós somos apenas suas máquinas de sobrevivência, ou seja, artifícios usados pelos mesmos com o intuito de se propagar através do espaço e do tempo. No jogo da vida de 4 bilhões de anos, os animais são apenas os joysticks e são os genes que estão por trás deles.

Ao longo das páginas, o autor apresenta diversos exemplos de como as relações ecológicas entre os seres vivos obedecem severamente a teoria dos jogos, onde os indivíduos adotam estratégias e escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, que no caso é a perpetuação de seus genes. Essas relações funcionam como um jogo de poker de milhões de anos, em que as estratégias mais bem sucedidas vão se perpetuando até encontrar sua estabilidade evolucionária.

Ao final da leitura, aprendemos muito também sobre nossas relações humanas do presente como a violência, traição e preconceitos e como elas podem ser meras estratégias evolutivas de nossos genes. É um daqueles livros que nos fazem sentir insignificantes no mundo. Será que nossas escolhas são realmente nossas? Quais dessas estratégicas das relações humanas serão bem sucedidas? São perguntas que só com o tempo, muito tempo, teremos respostas.

Hugo.Espinheira 14/02/2018

Para as máquinas de sobrevivência não existe o " bem da espécie"
É um livro muito bem escrito e admiravelmente acessível a diferentes tipos de público , pois mesmo os conceitos supostamente mais técnicos são explicados de forma lúdica.

Richard Dawkins evidencia a teoria do gene egoísta ao elucidar experimentos de comportamento animal , criticar determinados autores , assim como , conferir sugestões que a ciência poderia traçar futuramente. Apesar do livro ser da década de 70 e alguns conceitos biológicos já terem sido melhor entendidos tornando certos pontos um pouco mais complexos, a obra , em si , não se faz tão defasada nem reduzida sua qualidade.

Com esse livro, o leitor é capaz de entender que os seres vivos não agem para o " bem da espécie" , mas sim agem individualmente de forma egoísta para perpetuar seus próprios genes. A ideia do " altruísmo genuíno nos seres vivos" e " bem da espécie" é reforçada incansavelmente pelas pessoas que defendem a seleção natural sobre o grupo quando , na realidade, a seleção natural atua sobre os indivíduos e , mais precisamente, sobre os genes , assim como , as refinadas análises sobre o comportamento animal demonstram que todo altruísmo é meramente egoísmo disfarçado.

Além disso , o autor discutirá a curiosa possibilidade de uma nova forma de evolução além dos genes.

Ao ler a obra , o leitor será instigado a entender determinadas questões :

- Seriam os genes que determinam o comportamento animal ? Mas como diante de tantas possibilidades de ação ?
- Se todos os animais são egoístas , por que um indivíduo arriscaria sua vida por outro?
- Por qual motivo pais , em geral , podem deter tanto cuidado com sua prole?
- No reino animal , haveria competição entre os sexos e entre as gerações ?
- Até que ponto os comportamentos dos animais se aplicam ao homem moderno?
- Seria apenas o ser humano capaz de atuar na domesticação de outros animais?
- O que é uma estratégia evolutivamente estável?

Cássia 20/04/2022

Realmente é muito bom
Esse livro, sinto que é aqueles que se eu o lesse mais vezes, ele ficaria ainda melhor. Além do debate do tema principal, seus exemplos, além de ajudarem na compreensão dos argumentos, são muito interessantes por si só.
Quem gosta de assuntos relacionados as ciências/biologia, deveria lê-lo. O gene egoísta é o primeiro livro do Dawkins que leio, e agora que acabei, quero ler outros para conhecê-lo mais.