O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Wilson 18/07/2023

Livro atemporal escrito em 1976
A forma como o autor utilizou a Biologia para descrever o desenvolvimento da vida e maneira se ser dos seres vivos, incluindo os seres humanos, foi muito boa. Apesar disso, há partes do livro um pouco mais difíceis de ler para quem não é da área. Vale a leitura !

Glaucia Maria 04/09/2020

Quem seleciona o que?
Um livro para se pensar e refletir em torno dos processos que contribuem para a seleção natural. Sem duvidas muitos ensinamentos em torno da teoria da evolução voltados ao protagonistas da vida os gene, fragmentos do famoso DNA. Chamá-los de egoístas é imprudente mas certamente é a mais pura realidade.

Durval 06/11/2011

Uma chave para entender a vida
Este livro estuda a relação entre comportamento dos animais e genética. Ele demonstra que a seleção natural favorece a proliferação dos genes e não dos organismos. Isso não significa que os genes tenham planos ou intenções, a coisa simplesmente acontece porque o processo de reprodução=>mutação=>seleção simplesmente funciona assim. Dawkins toma inúmeros exemplos de comportamento anima determinado geneticamente e evita falar de comportamentos humanos mas cada leitor pode tirar suas conclusões.
Um livro magnífico que oferece esclarecimentos fundamentais sobre o fenômeno da vida. Dawkins escreve com clareza e brilhantismo, tornando a leitura muito agradável.

Hugo.Espinheira 14/02/2018

Para as máquinas de sobrevivência não existe o " bem da espécie"
É um livro muito bem escrito e admiravelmente acessível a diferentes tipos de público , pois mesmo os conceitos supostamente mais técnicos são explicados de forma lúdica.

Richard Dawkins evidencia a teoria do gene egoísta ao elucidar experimentos de comportamento animal , criticar determinados autores , assim como , conferir sugestões que a ciência poderia traçar futuramente. Apesar do livro ser da década de 70 e alguns conceitos biológicos já terem sido melhor entendidos tornando certos pontos um pouco mais complexos, a obra , em si , não se faz tão defasada nem reduzida sua qualidade.

Com esse livro, o leitor é capaz de entender que os seres vivos não agem para o " bem da espécie" , mas sim agem individualmente de forma egoísta para perpetuar seus próprios genes. A ideia do " altruísmo genuíno nos seres vivos" e " bem da espécie" é reforçada incansavelmente pelas pessoas que defendem a seleção natural sobre o grupo quando , na realidade, a seleção natural atua sobre os indivíduos e , mais precisamente, sobre os genes , assim como , as refinadas análises sobre o comportamento animal demonstram que todo altruísmo é meramente egoísmo disfarçado.

Além disso , o autor discutirá a curiosa possibilidade de uma nova forma de evolução além dos genes.

Ao ler a obra , o leitor será instigado a entender determinadas questões :

- Seriam os genes que determinam o comportamento animal ? Mas como diante de tantas possibilidades de ação ?
- Se todos os animais são egoístas , por que um indivíduo arriscaria sua vida por outro?
- Por qual motivo pais , em geral , podem deter tanto cuidado com sua prole?
- No reino animal , haveria competição entre os sexos e entre as gerações ?
- Até que ponto os comportamentos dos animais se aplicam ao homem moderno?
- Seria apenas o ser humano capaz de atuar na domesticação de outros animais?
- O que é uma estratégia evolutivamente estável?

Cássia 20/04/2022

Realmente é muito bom
Esse livro, sinto que é aqueles que se eu o lesse mais vezes, ele ficaria ainda melhor. Além do debate do tema principal, seus exemplos, além de ajudarem na compreensão dos argumentos, são muito interessantes por si só.
Quem gosta de assuntos relacionados as ciências/biologia, deveria lê-lo. O gene egoísta é o primeiro livro do Dawkins que leio, e agora que acabei, quero ler outros para conhecê-lo mais.

Cleber Costa 29/10/2022

O algoritmo da vida
"eis aqui uma lista de coisas definidas como gratificantes: gosto doce na boca, orgasmo, temperatura moderada, uma criança sorrindo. E eis aqui uma lista de coisas desagradáveis: dor, náusea, fome, uma criança gritando. Se você fizer alguma coisa seguida por uma das coisas desagradáveis, não faça novamente, por outro lado, repita qualquer coisa seguida das coisas boas."

O trecho acima apresenta, de forma bem direta e resumida, o algoritmo que rege praticamente todas as escolhas dos animais e outros seres vivos no mundo, incluindo especialmente nós humanos. E é disso que se trata o livro de Richard Dawkins. Segundo o autor, os genes são os verdadeiros protagonistas da evolução e nós somos apenas suas máquinas de sobrevivência, ou seja, artifícios usados pelos mesmos com o intuito de se propagar através do espaço e do tempo. No jogo da vida de 4 bilhões de anos, os animais são apenas os joysticks e são os genes que estão por trás deles.

Ao longo das páginas, o autor apresenta diversos exemplos de como as relações ecológicas entre os seres vivos obedecem severamente a teoria dos jogos, onde os indivíduos adotam estratégias e escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, que no caso é a perpetuação de seus genes. Essas relações funcionam como um jogo de poker de milhões de anos, em que as estratégias mais bem sucedidas vão se perpetuando até encontrar sua estabilidade evolucionária.

Ao final da leitura, aprendemos muito também sobre nossas relações humanas do presente como a violência, traição e preconceitos e como elas podem ser meras estratégias evolutivas de nossos genes. É um daqueles livros que nos fazem sentir insignificantes no mundo. Será que nossas escolhas são realmente nossas? Quais dessas estratégicas das relações humanas serão bem sucedidas? São perguntas que só com o tempo, muito tempo, teremos respostas.

haru 12/08/2021

Sensacional
Um livro pra leigos, estudantes e pesquisadores também.
Pode se tornar um pouco pesado em alguns momentos, mas sempre com uma linguagem acessível!
Recomendo muito para todos que tenham interesse em evolução e biologia!

Jefferson 13/08/2012

Richard Dawkins - Um monstro, amado por uns odiado por todos.
Estou lendo este clássico do Dawinks, ele foi parte de um seminário que fiz para o Professor Silvio César, o cara é foda, autor do RELOJOEIRO CEGO, uma linguagem acida e clara.
Recomendo esta obra prima.

ALEXANDRE 17/01/2011

Enxergue a vida de maneira diferente
Trata-se de um livro instigante pela falta de pudor que Richard Dawkins tem em lançar suas idéias. Ele traz uma forma muito particular, para não dizer nada romântica, de enxergar a vida e sua evolução.

OBS: à exceção daqueles que já tenham alguma intimidade com o assunto (Genética e Evolução), a leitura pode ser um pouco pesada.

Iago 31/03/2021

Arrojado.
Dawkins é mais controverso pela seu posicionamento quanto a religião e fé do que quanto as suas teorias sobre genética e evolução. Talvez isso se deva ao fato de que suas ideias são claras e inovadoras (principalmente à época de sua primeira edição) e não deixam margem para dúvidas. O estilo menos técnico do texto é excelente para aumentar a abrangência do livro e os exemplos usados para ilustrar conceitos biológicos complexos tornam a leitura, além de esclarecedora, prazerosa. É um livro que deve virar um meme e se imortalizar.

Ramon 05/01/2021

Provavelmente, o melhor livro de divulgação científica sobre biologia. Dawkins escreve muitíssimo bem, cativa o leitor a todo momento. Ainda, consegue o essencial para um livro desse gênero - mostra-nos a beleza escondida na ciência, deixando-nos cada vez mais empolgados para conhecer mais e mais sobre o fascinante mundo dos genes. Uma obra essencial para quem gosta de Ciência.

Luna 04/08/2017

O Gene Egoísta
Então, quase não sei como descrever este livro. Simplesmente fantástico. Leitura simples, dinâmica, enredo leve, mas que te faz viajar e pensar em coisas extraordinárias. Eu parei de ler algumas vezes e fiquei imaginando o mundo no contexto dos genes. E como isso tudo faz sentido. E como a evolução marcha de uma forma fascinante. Uma das grandes críticas feitas ao livro é a respeito do ceticismo divino demonstrado, eu que sou uma crente e tenho uma fé absuda em Deuses não faço essa crítica, pelo contrário, quanto mais eu me aprofundo na ciência mais próxima eu me sinto da divindade. Mas voltando ao assunto, eu gostei bastante e muitas vezes parecia que eu estava assistindo a um documentário. Se você gosta de documentários, vai gostar deste livro.

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O gene egoísta
Máquinas de sobrevivência, genes egoístas, percepção única e original de do funcionamento gênico e explicação da evolução.

agneduardo 10/01/2019

Perfeito
Uma visão diferente e incrível da biologia. Um cientista diferente. Leitura a qualquer pessoa que goste de ciência.

Charles 26/02/2019

Valeu a pena ler
Este livro traz a teoria da evolução em um perspectiva diferente, mostrando que a teoria da evolução pode ser bem mais complexa que se supunha. O autor demonstra de maneira bem articulada que a verdadeira evolução ocorre entre os genes, e não entre as espécies, e explica porque os "genes egoísta" prevalessem sobre os "genes altruístas" na evolução das máquinas de sobrevivência, nome utilizado pelo autor para descrever os organismos. É um livro um pouco complexo as vezes, mas traz de forma bem didática explicações complexas da biologia evolucionista. Recomendo para pessoas que tenham interesse em biologia evolucionista.