O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Dirlene Piagio 13/02/2024

Livro bom, mas notas de capítulos muito arrogantes.
No geral, o livro é interessante. Aborda o gene como unidade básica da ação da seleção natural e evolução dos seres vivos, aborda a teoria dos sexos, altruísmo x egoísmo, cuidado parental sob uma ótica egoísta de transmissão de genes, parasitismo e Genética, simbiose e teorias de grupos etc. Tudo isso desenrolado através da análise dos mais diversos exemplos encontrados na natureza através de uma extensa base de dados de trabalhos de especialistas em plantas, insetos, peixes, algas, chimpanzés, aves etc. Isso pode ser um pouco maçante para quem não é da área, mas eu gostei de todos os exemplos. O livro em si é muito bom e não abala em nada a minha fé (sou cristã); contudo, as notas do autor são muito ríspidas e, por isso, vejo este como mais um dos cientistas ateus que não entendem que uma pessoa pode ter fé e buscar respostas na ciência para fatos do cotidiano. Fé não é evidência, fé é esperar pelo que não se vê, como o autor bem define no livro. Ter fé não é para qualquer ser humano, mas também, isso não significa que quem acredita em Deus (que está além da ciência) tenha algum distúrbio mental. Muitas coisas não podem ser explicadas ainda pela ciência, a teoria da evolução não respondeu a tudo, o nosso conhecimento se constrói aos poucos. Gosto da ciência porque ela revela um pouco do que Deus faz, Ele está além de tudo (tempo e espaço) e nada o limita, diferente dos seres vivos. Mas vai chegar um dia em que todas as coisas serão reveladas e não haverá mais necessidade de termos fé, haverá evidências. É só uma questão de esperar mesmo.

Paula 31/03/2024

O gene egoísta
Richard Dawkins escreve de maneira bastante fluida e acessível para leigos, um tema que demanda complexidade. Ao elaborar sobre a natureza egoísta do gene, o autor traz uma abordagem comparativa e resumida, buscando em metáforas uma forma didática que abarque leitores que não são da biologia (assim como eu). Tenho algumas críticas sobre determinados momentos em que ele entra na questão social e cultural, se mostrando bastante positiva no final do livro, porém bastante tendenciosas antes desse momento. Isso, é claro, é uma opinião pessoal minha, que eu somo com o fato do livro ter sido escrito na década de 70 do século XX.

rrodolfo.lima 28/04/2024

Um ângulo diferente da evolução
Segundo o autor, o gene é o ponto da evolução, e por ele querer sempre passar suas características adiante das gerações, é chamado de egoísta.

Diversas vezes durante o livro ele traz a discussão de se genes egoístas podem ter ações altruístas para perpetuarem seus materiais genéticos.

Um pouco a se tomar cuidado na leitura é de sempre se lembra que a evolução não é algo intencional ou proposital, é tudo é uma analogia. Por mais que o autor deixe claro, em alguns momentos pode se fazer uma confusão