A Aposta

A Aposta Vanessa Bosso

Resenhas - A Aposta

Sra. Hall 26/03/2024

??
Certo, a trama toda foi boa. Tudo na medida, e com aquela pitada de atenção. É lindo como o amor nos livros se revela, pena que são isso, livros. Gostei ??

Mariana Garcia 10/03/2016

A Aposta – Vanessa Bosso – #Resenha | O Blog da Mari
Iniciei a leitura sem muita expectativa e me surpreendi com a qualidade deste romance young adult. Este foi o meu primeiro contato com a autora Vanessa Bosso, mas não vejo a hora de ler outros livros dela, após realizar uma leitura divertida e apaixonante. Atualmente new adult é o meu gênero literário favorito, mas de vez em quando gosto de relembrar os momentos de colégio e os dramas típicos da adolescência e reviver a nostalgia proporcionada por este tipo de leitura. A Aposta foi uma excelente surpresa.

Com personagens, que poderiam ser protagonistas de Malhação, Vanessa Bosso nos mostra quão divertida e complicada pode ser esta fase. No colégio Prisma os garotos se divertem fazendo apostas, onde as meninas são os desafios. Dessa vez Alexandre Heinrich aka Lex, o protagonista, é desafiado por Gancho, seu melhor amigo, a beijar Nina Albuquerque, a novata. Porém, Nina fica sabendo da aposta e lança um novo desafio aos garotos. Ela, que há anos decidiu se fechar para o amor, desafia Lex a conquistá-la durante a viagem de formatura. Apostas feita, resta saber quem será o grande vencedor.

"Me conquiste, faça eu me apaixonar por você, Lex. Se conseguir essa proeza, terá o dinheiro que precisa."

Depois de namorar um babaca, Nina cria barreiras em relação aos garotos e está decidida a não se apaixonar. Ela é determinada e tem uma personalidade forte, o que faz com que se torne ainda mais divertida as disputas entre ela e Lex. O garoto a princípio pode parecer um idiota, mas a realidade é que ele tem um lado sensível, praticamente irresistível. Gostei muito de ver como ele lidou com a vontade de ficar com Nina, sem fazer com que ela fosse humilhada na frente de todo o colégio perdendo a aposta. O que posso dizer, gosto da independência dela, mas fico apaixonada com o lado protetor dele.

Continue lendo a resenha aqui:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/11/a-aposta-vanessa-bosso-resenha.html

Nanda 08/04/2016

Eu tenho o costume de sempre ligar o computador e ir ao site da Amazon na sessão de ebooks gratuitos. Foi numa dessas idas que encontrei A Aposta. Já havia ouvido falar muito bem da qualidade de escrita da autora e a sinopse me chamou muito a atenção. Na época eu ainda não tinha meu Kindle, então li pelo app. Mesmo com a tela pequena do celular, praticamente virei a noite lendo, porque eu simplesmente não consegui largar a história.

Eu tenho uma queda por enredos que envolvam apostas, além daquela tensão característica que alguns romances adolescentes apresentam. Isso contribuiu muito para que eu me apaixonasse pela narrativa. Mas não apenas isso, a forma como ela é feita, por uma observadora pra lá de divertida, faz com que o leitor se prenda e queira mais.

A Aposta conta a história de Nina e Lex, mas não se restringe apenas a eles. Nina tem um passado conturbado e uma aversão aos homens. Lex é o galã da escola, além de sempre estar envolvidos em apostas. Ela tem duas melhores amigas, Nathi e Lais. Do outro lado, existe Gancho. Todos eles são super importantes para o livro e a autora não os coloca apenas como plano de fundo. O foco da história é uma aposta (impossível) que Gancho lança para cima de Lex: beijar Nina. Obviamente a menina descobre. Obviamente não correu tudo bem. E é aí que o circo pega fogo. Ela lança uma contra aposta: que ele consiga fazer com que ela se apaixone por ele, durante a viagem de formatura.

Todos os jogos entre os dois e as provocações são muito bem desenvolvidos. Em algumas partes eu odiava Lex, em outras amava. O mesmo vale para Nina, porque ô garota difícil. Além dos personagens da ala boa, temos as vilãs da história, no caso as Kibis (e a explicação do apelido é hilária). Lideradas pela Kibi-mor: Babi, elas fazem de tudo para atrapalhar essa aposta, com o intuito de apenas ferrar com a vida de Nina.

Um ponto alto do livro é que é possível visualizar com clareza todas as cenas, até porque a narradora nos situa muito bem. É uma história divertida e emocionante, com alguns toques de drama, mas sem beirar o chato. Sofri em algumas partes com Nina e Lex, além de ficar torcendo para que tudo desse certo entre eles.

Pode parecer uma história meio boba para quem lê por alto, mas todo o enredo é muito envolvente e eu me surpreendi muito com algumas direções que a autora tomou. É um romance beeeeeeem adolescente mesmo, não recomendo para quem não curte esse tipo de história. Mas para quem gosta do gênero, se jogue porque vale super a pena.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/05/resenha-aposta-vanessa-bosso.html

val 11/04/2016

o que eu achei do livro
bom esse livro e para qualquer pessoa que esteja querendo um romance e humor vai falar de oque acontece normalmente em escolas que os garotos tem de mania de fazer aposta e assim vai e sempre tem aquela garota que todos garotos tem medo e um clichê sim é mais vale a pena ler

Cinderelas Literárias 05/05/2016

Comentários da Mari
A Aposta é um romance teen, os protagonistas tem 17/18 anos e estão terminando o colégio. Tem a gostosa piranha, tem a linda mocinha, o gostosão, o amigo nerd, o gordinho mal amado, as amigas leais da mocinha, o irmão protetor, mas a autora escreve de um jeito diferente, assim meio Meg Cabot, nos contando como se fosse uma amiga, o desenrolar dos acontecimentos. E quando a gente vê, acabou de ler o livro. Foi muito legal relembrar os tempos de colégio, – para mim nos anos 80, pois tenho 43 anos – as festas, os passeios, as amizades, as intrigas, o primeiro amor. ..

4 estrelas.

site: www.cinderelasliterarias.com

Rafaela Rezende 01/08/2016

Mais um romance
Clichê define esse livro, mas ah, clichê também é legal. Uma leitura fácil, de apenas um dia, sol ou chuva, vale a pena.

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

A Aposta - Site Maravilhosas Descobertas
Logo no começo quando pegue a sinopse do romance brasileiro "A Aposta" sabia que se tratava de uma história normal sem muitos adicionais, o que eu não esperava era que mesmo numa história dessas eu pudesse me apaixonar pela escrita da autora.

Nina Albuquerque é uma menina de 17 anos que acaba de ser transferida para uma nova escola e depois de sofrer algumas desilusões amorosas fecha seu coração e começa a se dedicar única e exclusivamente para os estudos, não dando vez para namorados. Tudo estava indo como o planejado até que Nina descobre que o cara mais popular da escola aceitou uma aposta onde ela era o alvo.

Alexandre Heinrich, ou Lex, é o típico pegador e nada mais fácil e produtivo para ele do que entrar em uma aposta onde conseguiria ganhar fácil R$6000 e com isso, o tão desejado concerto de sua moto. A grana era boa, mas ele não esperava que Nina fosse propor uma aposta ainda mais interessante.

>> Veja a resenha completa no site

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2015/10/a-aposta-de-vanessa-bosso.html

juliana.c.maia 19/08/2016

Fraco e clichê
Muitas vezes aposto em um livro pela capa, o que foi o caso de A Aposta!
Li rápido. A leitura é bem fácil e bem fraca também! Dramas de adolescentes (aborrecentes) que não tenho muita paciência pra lidar! Sem maturidade e meio sem noção também! Esperava mais.

CuraLeitura 03/11/2016

Clíchê, mas vale a leitura
Estamos no complicado ensino médio e, para comemorar a formatura, os alunos irão viajar para uma ilha. Todo ano os garotos fazem apostas da seguinte forma: Garoto A deve pegar Garota A, quem aposta que ele consegue e quem aposta que não? A grande aposta dessa último ano na escola é Nina vs. Lex.

Nina é uma garota que já sofreu por amor e depois disso se fechou completamente. Agora ela odeia qualquer homem, não os quer por perto em hipótese alguma e, para isso, briga se for necessário. Por vários momentos chega a ser completamente grossa. Mas é um amor com suas melhores amigas.

Lex é um cara galinha. Mas é aquele galinha que tem um bom coração, embora ninguém veja. Ele também acaba por ser um pouco moleque no começo do livro, e acaba sofrendo um acidente de moto e o custo do concerto é bem alto.

O melhor amigo de Lex, Gancho, acaba tendo a ideia de apostar se o rapaz conseguiria ficar com Nina, e as apostas assumem um valor bem alto. Lex não gosta nem um pouco da aposta, mas a garota acaba descobrindo e fica com muito ódio. Então, como se achasse que pudesse melhorar as coisas, entra na aposta dizendo que o rapaz não conseguiria conquistá-la, e que se conseguisse ela pagaria um valor bem mais alto. O período da aposta são os dias em que ficarão na ilha, que é maravilhosa e com certeza traz um clima bem romântico.
Estão me acompanhando? Pois então, é bem provável que o barulho do tapa desferido por Nina em Lex tenha feito o caminho inverso, reverberando nas bordas da galáxia, alcançando inclusive nossa vizinha, Andrômeda.
É claro que com isso, vemos vários lados dos personagens principais e também dos personagens auxiliares. Percebemos que não são pessoas ruins, mas também não sabem lidar com diversas coisas. E, obviamente, eles se apaixonam. Mas será que o orgulho vai deixar que eles se aproximem, ou será que se distanciaram pela aposta.

Existe um grupinho de três patricinhas chamadas de As Kibis que aparecem para causar muita raiva nos personagens e nos leitores. E os melhores amigos de Nina e Lex são daquele tipo que todo mundo gostaria de ter. Para mim, o lado negativo do livro é que ele é extremamente clichê, muito mesmo! Mas tudo isso é compensado pela narração que é maravilhosa de verdade, extremamente engraçada e te faz ler o livro numa velocidade tremenda! Capa, diagramação e ortografia boas. Super recomendo que leia, se os clichês não te incomodam.

site: https://curaleitura.blogspot.com.br/

Monica332 09/11/2016

Trechos/Frases de A aposta
"-Acha mesmo que eu posso me apaixonar por Lex? enlouqueceu? - Nina se altera
-Acho sim. Este é um jogo perigoso e você esta brincando com fogo. - Nathi dispara."

"A grande aposta será lançada.
Lex x Nina.
Amanhã no pátio do colégio.
Venham com a carteira recheada de notas altas."

Gabi 27/11/2016

Uma ótima surpresa.
Quando eu li a sinopse, eu formei a ideia de que era um livro bobinho, daqueles de menininha, cheio de clichês e com um final mais do que esperado. Comprei do mesmo jeito.
Mas acabou que o livro me conquistou de um jeito que eu nem vi as páginas passando. Com capítulos curtinhos (coisa que eu amo, por facilitar a leitura), uma linguagem bem despojada e divertida e personagens bem desenvolvidos, esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano.
A história parece ser simples, mas conforme vai avançando vários problemas aparecem e se entrelaçam e que me deixaram louca pelo final.
Preciso elogiar o romance bem feito, daqueles que você ve os sentimentos nascendo, sem ficar artificial. Além disso, várias coisas fugiram do clichêzão que eu esperava, o que eu realmente gostei.
5 estrelas, sem a mínima dúvida!

Aline Miguel Books 15/03/2017

Ela é demais....
Acabei de ler o livro A APOSTA da Vanessa Bosso...
Uma historia nacional (costumo ler poucas assim)... Uma historia que os personagens estão no ultimo ano do colégio (tem entre 17 e 20 anos)... Uma historia narrada em terceira pessoa (outra coisa que não e comum)...
Curti a leitura... Tem aquele famoso caso da super popular, malvadinha recalcada.... do bonitão pegador e atleta que fica um fofo... da menina bonita e braba, dos amigos deles... Tipo aquele filme: Ela é demais...
Nina (a garota bonita e braba) é linda, gente boa e com um temperamento forte.... Passou por uma experiência bem ruim e isso fez dela uma pessoa forte, fria e sem papas na língua... Ela e suas duas amigas Nathi e Lais tem uma ótima relação... Se entendem super bem e sabem curtir...
Lex (bonitão pegador e atleta que fica um fofo) é lindo, popular e um tanto inconsequente... Curte a vida e faz o que tim vontade sem se ligar nas consequências de seus atos... Junto com seu melhor amigo: Gancho, eles aprontam todas....
Barbara (super popular, malvadinha recalcada) sempre acostumada a ter o que quer, pega geral, manipuladora e vingativa... Tem suas seguidoras Ana Paula e Suzana... E o famoso capacho apaixonado Bola...
Lex e Nina... improváveis e super fofo...
Adorei a trama da historia, achei bem desenvolvida, sem lenga lenga, não é cansativa, as coisas vão acontecendo sem muito rodeio, e eu curto bastante isso...
Não tem nada de hot, o livro é um romance de adolescentes, ou seria jovens adultos? Que descobrem o amor da forma menos provável...
Pelo que escutei falar terá uma continuação... Mas eu acho que o primeiro livro acabou bem...
Acho uma leitura leve... daquelas que da pra rir, xingar e ficar com um pouquinho de expectativa...
Bjuxxx
#FicaDica
#AmoLer

Carla Jeanine 16/03/2017

YA, Clichê.
"O Jogo da Sedução está prestes a começar."

Começamos o livro conhecendo o corpo estudantil do colégio Prisma em São Paulo. Onde os meninos são famosos por fazerem Apostas em dinheiro envolvendo as garotas. Nina Albuquerque não teve bons relacionamentos amorosos, e se tornou uma menina fria e decidida a nunca mais se apaixonar. Lex é lindo, charmoso, e o garanhão do colégio, e os dois se detestam! Mas vão acabar envolvidos em uma aposta, e nenhum dos dois estará disposto a recuar, sabendo que muito mais que vencer, o que vale mesmo é o orgulho. Mas quando a turma vai parar em uma ilha paradisíaca para a viagem de formatura, vai ficar cada vez mais difícil manter os desejos e sentimentos distantes dessa aposta.

Nesse romance nacional, publicado pela editora Novo Conceito, começamos a história de maneira bastante interativa, com uma narradora nos contando tudo em terceira pessoa, mas ela parece realmente conhecer os personagens e fazer parte dos cenários da trama. A escrita da autora é bastante dinâmica e o fato de os capítulos serem curtos, aproximadamente duas páginas, fazem com que a evolução da história não seja cansativa.

Observando a capa, esperamos por um romance avassalador, no maior estilo jovem adulto maduro, passando por todas as mudanças da adolescência para a juventude, relacionamentos amorosos e crises de identidade, mas eu me decepcionei bastante por manter tantas expectativas. A verdade é que trata-se de um livro bastante juvenil, com uma história simples e em nada surpreendente.

Apesar de os personagens estarem na faixa etária considerada para romances new adults, entre 17 e 18 anos, eu achei as atitudes, os diálogos e todo o desenvolvimento bastante infantil. Não imagino adolescentes tão imaturos quanto os criados pela autora, e talvez se eles estivessem numa faixa etária entre 14 e 15 anos, as atitudes até seriam aceitáveis, mas não foi o caso por aqui.

A história é leve, os personagens são superficiais, então não conseguimos nos envolver emocionalmente com eles, mas eles sem dúvidas nos arrancam algumas risadas com suas brincadeiras. Acredito que esse seja o tipo de livro para um público bem adolescente, porque ao longo do livro eu me senti como se estivesse assistindo "Malhação", com as piadinhas, as intrigas de colégio, os casais se formando, e a necessidade de chamar atenção dos pais.

Se você procura uma leitura leve, descompromissada, que vai te fazer dar algum sorrisinho e com um final fofo e feliz, este será o livro pra você, mas qualquer expectativa além dessa será frustrada.

Biahhy 06/04/2017

Resenha completa no blog:

site: https://aliteraturanasuavidablog.wordpress.com/2017/04/06/a-aposta-vanessa-bosso/