@mor

@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Nat 19/07/2014

APAIXON@NTE
Este livro estava lá no fundo da minha opção de leitura, e sinto-me envergonhada ao dizer que isso se deu ao fato de que o julguei pela capa. Achei muito "xoxo" a capa, e dei prioridade a outros.
Estava(estou) lendo outro livro, e inexplicavelmente fui tomada por um desejo súbito de ler este livro, assim, do nada.
Do nada? Só que não.
Está tudo devidamente explicado.
Esta é A ESTÒrIA. Parece absurdamente comum, e é.
Duas pessoas que se conhecem por email, passam a se corresponder com bastante frequencia ao ponto de não perceberem que um já não vive mais sem o outro.
É óbvio que isso envolve um monte de coisas e pessoas que prefiro não citar aqui para que a leitura não perca o brilho.
Digamos que muita gente vai ou já deve ter se identificado com essa estória, porque é de fato muito comum atualmente.
Me apaixonei, pelo Léo, pela Emmi e principalmente pelo Daniel Glattauer.
É apaixonante.
Perdoem-me a falta de concordancia.

Fabiola170 12/07/2014

Sem Amor
Sinopse
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos.
A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

Minha análise
Uma história que prometia muito, mas que não me cativou. Li muitas resenhas dizendo maravilhas do livro e fiquei curiosa pra lê-lo também, porém ele me decepcionou. Talvez por estar passando por um período de ressaca literária isso tenha afetado minha experiência com o livro.

Mas vamos ao livro em si: Depois de enviar um e-mail por engano Emmi e Leo começam a se corresponder. A troca de e-mail começa de uma forma interessante e aos poucos vamos descobrindo mais sobre os personagens.

Quando, depois de uma tentativa frustada de se encontrar, Emmi que é comprometida começa a empurrar para Leo uma amiga sua é que a coisa desanda. Parecia mais uma manipulação do que um romance. O diálogo ficou cheio de insinuações e ciúme. A personagem principal se tornou obsessiva em controlar Leo e queria saber de tudo sobre o encontro dele com sua amiga.

Eu sou do tipo romances água com açúcar e acho que por isso não me envolvi com o drama dos personagens. Ela, uma mulher casada e ele um rapaz solteiro. Ela, com uma vida estável e feliz buscando algo que nem ela mesma sabia o que era e ele perdido e confuso em um relacionamento estranho.

Talvez você goste desse tipo de situação e ache interessante o dilema dos personagens, mas meu romantismo antiquado não se encaixou na narrativa de Glattauer. Talvez até leia a sequência Emmi & Leo pra saber o que houve com os personagens, mas posso dizer @mor não agradou meu paladar literário.
Sorry Daniel!!

site: http://literaturaeeu.blogspot.com.br/2014/05/mor-daniel-glattauer.html

Paula 08/07/2014

Bem morno....
A sinopse já fala por si.@MOR é a história de duas pessoas que se encontram graças à um erro de digitação. Emmi (uma mulher casada e ''feliz no casamento'') ao tentar cancelar a assinatura de uma revista conhece Leo (um solteirão com um caso de amor mal resolvido).
Inicialmente, ambos se limitam a falar sobre banalidades e o envolvimento deles evolui de forma lenta e muito natural, o que contribui para a veracidade da história e faz o amor nascido entre as personagens ser totalmente crível ao leitor.
Confesso que tive um pouco de resistência ao saber que o livro é todo no formato de e-mails, mas achei totalmente pertinente frente à proposta do autor. O estilo dá dinâmica à leitura e nos faz sentir parte da história porque não temos ''a posição privilegiada que o leitor geralmente tem...nós só sabemos o que as personagens querem dizer, seja isso verdade ou não''. (Li isso algum lugar aqui, por isso as aspas!)

Partindo para a minha opinião, achei que a leitura é agradável, rápida, mas acho que o autor pecou no quesito lenga-lenga. As personagens retornam várias vezes ao mesmo dilema se deve haver um encontro ou não, fazendo a gente pensar: ''Não, de novo não!''. Quanto à Emmi...para mim foi uma decepção. O retrato de uma mulher insegura, cheia de joguinhos, que pratica o famoso ''não te quero, mas não te largo'' com Leo. Uma hora implora a atenção dele, controla seus passos e na outra foge das investidas dele e prega o quão seu casamento ''funciona bem''.
Diferente da maioria, fiquei bastante satisfeita com o fim do livro, acho que além de justo foi MERECIDO e tenho sérias preocupações quanto à continuação dele, pois acho que o autor deu um final perfeito ao impasse criado e qualquer 'porém' só estragaria isso.

ste 07/06/2014

O livro é todo em formato de e-mails e embora isso possa parecer maçante, não é. A escrita dos personagens é super divertida e fez com que eu me emocionasse e desse umas boas risadas.

O amor do livro é bem atual, né? Quem nunca cometeu um erro de digitação quando foi enviar uma mensagem, um e-mail? Seu Leo pode estar por aí!

Mas, por favor, não faça como Emmi! Nunca vi alguém se fazer taaaanto para encontrar a pessoa amada. Por favor, que vontade de dar com o notebook na cabeça dela! Leo também não se salva, pra mim ele demorou muito para tomar uma iniciativa real.

Ao mesmo tempo que eles ficam nesse "vai, não vai" para se conhecerem, o romance acontece extremamente rápido. Meia dúzia de e-mails e estão apaixonados, não podem ficar sem se falar um ou dois diazinhos e isso fez com que o livro ficasse um "pouco muito" enjoado.

E o final? QUE FINAL FOI ESSE, DANIEL? Juro que fiquei me perguntando se não estavam faltando páginas no meu livro, porque NOSSA! Como assim acabou?

Sobre a capa: acho muito mais bonita a capa que coloquei aqui do que a da edição que eu vi - a com os notebooks-, mas é só uma observação.

Eu recomendo esse livro se você tem muita paciência com personagens que se apaixonam perdidamente com umas poucas dezenas de palavras, porque é exatamente o que acontece. Ah, e se você não se importa em "ficar sem chão" com alguns finais haha

site: http://devaneiosestrelares.blogspot.com.br/2014/06/resenha-10-mor-daniel-glattauer.html

Priih | Blog Infinitas Vidas 28/05/2014

Surpreendentemente envolvente!
@mor é um livro curto e envolvente. Acredito que seja uma ótima pedida para aqueles que buscam um romance leve e diferente. A escrita em forma de e-mails é bem divertida e fluida. O final do livro é totalmente angustiante e implora pela continuação [...] @mor superou muito as minhas (antes baixíssimas) expectativas!

Resenha na íntegra no link abaixo!
Vamos conferir? =D

site: http://infinitasvidas.wordpress.com/2014/03/12/resenha-mor-daniel-glattauer/

Raquel Comunale 13/05/2014

Eu não sei exatamente se gostei ou não desse livro. A estória gira em torno de Leo Leike e Emmi Rothner. Emmi envia um email equivocadamente para Leo e a partir desse email eles começam a conversar e tentar descobrir um pouco da vida um do outro. Inicialmente é uma conversa amigável mas aos poucos os sentimentos e a curiosidade aumenta. Ambos concordam que um encontro na vida real desmistificaria a relação deles mas ambos tem uma curiosidade imensa sobre o que aconteceria após o encontro.
Claro que existem 2 problemas:
1. Ela é casada
2. Ele acabou de levar um belo pé no traseiro
O livro inteiro é uma troca de emails! Eu achei isso ao mesmo tempo sensacional e uma droga. Emails são apenas palavras e os personagens expressavam apenas parte de seus sentimentos. Em alguns capítulos dava vontade de matar a Emmi pelas suas frescuras e em outros momentos a indiferença do Leo meu irritou profundamente.
A forma como o autor termina o livro não me dá outra opção além de ler o próximo livro da série.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

GianiPlata 23/04/2014

@MOR - Daniel Glattauer

Oláááá!!!
Esses dias li sobre a história virtual de Emmi e Léo.
Emmi ao enviar um e-mail de reclamação para uma empresa acaba acidentalmene digitando o endereço errado, e o e-mail vai parar na caixa de entrada de Léo.
No final do ano, Emmi envia uma mensagem de "Boas Festa!" coletiva e inclui novamente por engano o e-mail de Léo.
Ele responde o e-mail de Emmi e engatam uma conversa sobre suas vidas, mas sem nunca enviarem fotos ou se verem pessoalmente.
O máximo que fizeram foi conversar por telefone.
Emmi é casada e tem 2 filhos, sua vida aos olhos dos outros é perfeita, mas para ela está longe de ser um conto de fadas.
Léo acabou de sair de um relacionamento longo e ainda não esqueceu sua ex.

Juntos eles tentam enfrentar os problemas de suas vidas. Uma amizade bonita nasce entre os dois, e com o tempo surge uma paixão que eles temem acabar com seu relacionamento virtual perfeito.

O livro é feito todo em textos de e-mail, o que foi muito legal e diferente! Até hoje esse foi o segundo livro que li assim!
Mas eles usam frases com linguagem muito culta para minha cabecinha loira, e as vezes tinha que voltar ao inicio para ler tudo de novo e ver se entendia o que queriam dizer...
Fiquei triste quando cheguei ao final e vi que não tinha final!!!!
Já disse que não curto séries por conta do final não é?!
Agora preciso urgentemente comprar (ou ganhar hehehe) "Emmi & Leo - A Sétima Onda" para saber como termina esse amor virtual!!!
Tomara que de tudo certo e que minha espera não tenha sido em vão! =)

Bom, por hoje é só!!!
Beijokinhas virtuais da Giiii

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2013/09/mor-daniel-glattauer.html

Ketlen Patricio 17/04/2014

Resenha @mor - Daniel Glattauer
O livro começa com um e-mail de Emmi Rothner enviado por engano para a caixa de entrada de Leo leike e depois com outro e-mail enganado desejando boas festas, a partir desse momento começa uma conversa quase diária entre os dois personagens que se conheceram de uma forma inusitada e bem parecida com as histórias de hoje em dia. O livro é bem diferente pois não temos narradores são apenas os e-mails trocados entre Leo e Emmi, a partir desses e-mails descobrimos mais sobre nossos personagens e como eles realmente são, sua personalidade e fisionomia mesmo que não seja tão claro assim.
Eu gostei bastante do livro mesmo considerando que ele seja de capa a capa apenas e-mails, confesso que no início me desmotivei a continuar lendo ele pois em alguns momentos parecia super chato ficar lendo apenas e-mails, sem contar que as vezes me irritava com os dois personagens e o receio deles de se encontrar, principalmente o Leo pois ele não queria perder a Emmi que ele tinha em sua imaginação, porém depois o livro vai ficando bem interessante e o final me surpreendeu completamente. Quando eu comprei o livro não sabia que tinha ele continuação, pois comprei apenas pela capa e sinopse, mas isso ficou bem óbvio depois que eu cheguei no final. Esse livro é daqueles que te deixa desanimado no início mas se você persistir até o final ele irá te surpreender e você vai querer mais e mais. Espero poder ler logo o segundo livro pois quero ver como foi o grande encontro entre esses dois.

site: http://the-universe-of-books.blogspot.com.br/2014/04/mor-daniel-glattauer.html

Paulinha 09/04/2014

E-mail
Imagine conhecer alguém por email, e dai surgir uma paixão, que pode ilusório ou unilateral, ou até de ambos os lados? O livro é só as trocas de emails de Léo e Emmi - Emma.
Ela mandou um email errado para cancelar uma assinatura e ele por fim adorou o erro. Mas o que fazer quando vc é casada e o outro quer mais?

Tâmara Moya 31/03/2014

@paixonante!
@mor é uma história que pode parecer simples, mas o tema abordado nas entrelinhas é bem polemico (a infidelidade – neste caso a virtual), mas o autor foi esperto e conseguiu nos manter no limite entre a moral e o emocional.
Admito que torcia pelo romance, torcia para que Emmi e Leo fossem corajosos e assumissem seus sentimentos, mas devo confessar que a leitura provocou uma luta dura entre meu coração e minha consciência (que ficava como uma luzinha piscando: Será que isso é certo?).
Leitura apaixonante, divertida, com personagens cativantes, diálogos muito bem escritos e repletos de humor e com uma boa dose de ironia. O enredo é envolvente, criativo, e a leitura é rápida, leve e descontraída.
Tive meus momentos de ira quando vejo um “continua” na última página. Ahhh que susto e que raiva! Como eu queria saber... Juro que fiquei desolada!
Quero urgente ler a continuação!

"Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas "vilezas" Pg. 68

Danyella 29/03/2014

APAIXONANTE!
Sabe aquela noite em que nada passa na televisão, não tem filmes bons para baixar naquele site que você gosta, aí aquela sua amiga te chama no Whatsapp e te sugere um livro bacana? Foi assim que me deparei com @mor, de Daniel Glattauer, um livro com uma estória no mínimo inusitada. Emmi Rothner é uma jovem mulher que tenta exaustivamente cancelar a assinatura que possui de uma revista, porém todos os e-mail que envia não vão parar exatamente onde deveriam e suas mensagens, por um erro de digitação, acabam indo parar na caixa de entrada de Leo Leike, um jovem rapaz que definitivamente não trabalha ou tem qualquer relação com a revista em questão e que acaba de terminar novamente com sua namorada que não o ama, Marlene. Emmi e Leo logo se tornam amigos por correspondência, dividindo um com o outro os problemas do dia a dia.

Entre muitos e-mails, brigas e risadas ao longo do livro, a amizade virtual formada entre ambos acaba se transformando em uma atração intensa e cada vez mais estimulante para ambos, contudo, existe um sério empecilho: Emmi é casada e possui, com o marido, uma família que inclui dois filhos e uma vida que julga ser perfeita. Apesar da suposta felicidade conjugal, ela não consegue evitar a atração que sente por Leo, mesmo sem nunca ter visto seu rosto ou escutado sua voz.

A narrativa, estruturada de forma que toda a estória seja contada através dos e-mails que os personagens trocam entre si, dá ao livro um ar de sobriedade diferenciado e cativante, que deixa o leitor cada vez mais intrigado com o desfecho.

site: Resenha escrita por Stephanni Pimentel e publicada no site: http://theangrybooks.blogspot.com.br/

Tati 19/03/2014

A leitura fluiu maravilhosamente bem, o autor sabia onde colocar obstáculos para que os personagens não se encontrassem e tive que aceitar que a enrolação era pra matar o leitor de ansiedade e de vontade de ler a sequência "Emmi & Leo - A sétima ond@". E mesmo eu não sabendo nada sobre relacionamentos ainda acho que esse tipo é o mais fácil haha, mas não teria a paciência destes dois, não mesmo.

"Você ocupa alguns milímetros quadrados do meu cérebro (ou do meu cerebelo, da minha hipófise, não faço ideia de onde seja quando se pensa em alguém como você). Você de fato acampou com sua tenda lá. Eu não sei se você é como aquele que escreve. Mas se você for apenas uma parte daquele que escreve, então você já é alguém muito especial."

Tá, eu não aceitei essa enrolação não, confesso que levei um susto com o "continua" na última linha do livro, deu vontade de gritar! Mas valeu muito a pena por conta dos risos que o Leo conseguiu me arrancar ♥

E pela Emmi também né, ela tinha seu momentos irônicos.

Elis 10/03/2014

Peguei esse livro por acaso para ler. Eis que não consegui largá-lo, me diverti lendo e queria saber o que iria acontecer no final. Conhecemos Emmi, uma mulher casada que está querendo cancelar a assinatura de uma revista e por engano, acaba enviando o e-mail para a pessoa errada. Leo responde educadamente que ele não é a empresa que procura, Emmi pede desculpa. Algum tempo depois nas festas de fim de ano ela envia uma mensagem coletiva aos seus contatos e ele acaba por recebê-la também. Ai começa uma história muito louca, eles começam a conversar por e-mail quase todos os dias, começam a contar da sua intimidade e seus problemas. E começam a pensar se somente pela telinha eles devem conversar ou se deveriam trazer sua "amizade" para a vida real.

Quando notei que o livro era inteiramente trocas de e-mails, fiz algo parecido com um dos personagens do livro, quis saber de tudo, sim, uma invasão de privacidade. Mas me conta ai. Quem não teria essa curiosidade? O autor foi feliz com sua ideia, pois na época do lançamento lembro que diversas amigas minhas estavam lendo, mas eu estava sem tempo ou interesse por esse livro. Porém assim que o peguei devorei. Gostei da personalidade do Leo, me incomodei um pouco com a Emmi, mas qual mulher não fica indecisa numa situação como essa. Confesso que já fui verificar se o segundo volume já foi lançado, pois quando concluímos esse, ficamos totalmente órfãos dos personagens.

Os sonhadores sabem que sempre estamos em busca de algo que nos complete, por isso não podemos julgar os amores que tem nascido dos meios virtuais. Claro que sempre há muitas decepções, no entanto dependendo da sua maturidade conhecer uma pessoa assim, só irá lhe deixar feliz. Realmente pessoas felizes no casamento não buscam aventuras no meio virtual, mas que seria muito louco acontecer algo assim, seria. Creio que muitos desses casos terminariam no primeiro encontro, pois a pessoa que fala através de palavras numa telinha, não é a mesma que você sonhou enquanto imaginava como ele ou ela era. Há situações que são melhores quando deixamos como está. A realidade pode ser um choque ou não, quem vai arriscar?

Uma leitura rápida e fluida que pode agradar muitos e desagradar a alguns, mas como cada um tem a sua opinião, a minha é que ele merece as horinhas que ele me alugou. Espero em breve voltar com a minha análise do segundo volume.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Dani Viani 06/03/2014

@mor
@mor é o primeiro romance de Daniel Glattauer publicado aqui no Brasil pela Suma de Letras. Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro ou sobre o autor acabei comprando porque estava em promoção.
Sinopse
A estória começa com Emmi querendo cancelar a assinatura de uma revista e ao enviar um e-mail pedindo o cancelamento da assinatura seu e-mail acaba indo para outro destinatário.
Leo Leike ao receber o terceiro e-mail de Emmi pedindo o cancelamento da revista, ele acaba esclarecendo que ela está escrevendo para o endereço errado.
Algum tempo depois, Emmi manda novamente um e-mail por engano para Leo desejando Feliz Ano Novo e Leo responde ironicamente e ela rebate com humor. A partir daí, surge um interesse de ambas as partes.
Durante os e-mails eles não se descrevem fisicamente, mas mostram suas personalidades, desejos e seus sentimentos.
Aos poucos percebemos que o que começou com uma troca de mensagens por engano se torna algo além da amizade, mesmo cada um deles tendo sua vida fora dos e-mails.
Emmi assume que é casada e Leo esta saindo de um relacionamento. Apesar de todo o sentimento eles não sabem quase nada sobre a vida do outro.
Leo e Emmi se apaixonam e com isso sentem a necessidade de se comunicarem mais vezes quando isso não acontece, acontecem algumas brigas.
“Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto Saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!”
Eles chegam a marcar para se encontrarem, mas sempre acontece alguma coisa que acaba não permitindo o encontro. Os dois são inseguros sobre o que vai acontecer após um encontro.
É um relacionamento fofo, engraçado e diferente.
Quando li o final do livro me desesperei, mas depois descobri que é um gancho para o próximo livro.
@mor é um livro pequeno e bem rápido para ler. Aproveitei o final de semana de carnaval e não desgrudei dele.
Para quem gosta de romance fofinho é uma ótima dica de leitura.

site: http://mariacertinha.com.br/index.php/2014/03/07/livro-mor/