@mor

@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Aline Natália 04/03/2014

@mor - Daniel Glattauer
As únicas informações que nós leitores obtemos são as passadas nos e-mails, nos apaixonamos, torcemos até mesmo criticamos atitudes de personagens que praticamente não conhecemos, mas essa falta é suprida pois nos leva a imaginar e cria-los em nossa cabeça.

Com uma narrativa fácil e inteligente o livro flui. O único problema que encontrei foi que as 189 páginas não foram suficientes, ao terminar você precisa ter o segundo volume em mãos para saber o desfecho do doce romance de Emmi e Leo.
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2013/09/livro-mor-1.html

Tati 19/02/2014

@mor
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

Karina 15/02/2014

Adoro a ideia de um romance por e-mails, mas esse é bem sem graça.

May 09/02/2014

owwwwn! esses é daqueles livros que você, fica com raiva, feliz excitada, entendiada, com vontade de bater em alguém e apaixonante. Eu amei Emmi e Léo, doida pra ler a continuação. Essa história me tirou altas risadas, apaixonada demais por essa historia. Recomendo a todos.

Ana 22/01/2014

Adorei
Livros que tem troca de emails, mensagens ou cartas sempreeee me encantam! Por isso amei esse livro! Apesar de que a personagem principal me irritava um pouco, mas da pra relevar...
Por ser todo em forma de email, a leitura é suuper rapida!

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
Já imaginou surgir, através de um e-mail mandado por engano, um sentimento tão forte e incontrolável entre duas pessoas que nunca se viram? Em @mor, a história é iniciada exatamente assim: através de uma troca de e-mails. Mais especificamente, um e-mail enviado para o endereço errado por uma simples questão de ortografia totalmente esclarecida pelo autor em nota no rodapé do livro.

Após três tentativas de cancelar sua assinatura com a revista Like, Emmi Rothner recebe a resposta – altamente sarcástica – de Leo Leike, dizendo que ela havia enviado a mensagem para ele e não para a revista. Depois, eles iniciam trocas de e-mails durante todo o ano.

Leo, um “psicólogo da linguagem” como ele mesmo diz e ainda abalado pelo fim de seu último relacionamento, é caracterizado pela ironia em suas palavras, sem ser negativo. A sua ironia é algo totalmente positivo, é o que dá graça ao livro, o que nos conquista desde o primeiro contato entre os dois.

Emmi, casada e mãe dos dois filhos de seu marido, também possui um ar irônico, mas nada comparado ao seu companheiro de internet. Ela parece estar sempre querendo mostrar a ele que é bem resolvida, que sua vida e casamento são perfeitos, mas sempre há uma ponte que separa o que se quer mostrar do que realmente é.

O livro é inteiramente escrito através de e-mails trocados e os diálogos entre Leo e Emmi vão progredindo a cada dia, fazendo com que eles criem e alimentem a fantasia de se relacionar com uma pessoa desconhecida “fisicamente” e se tornar tão dependente dela. O que eu achei que aconteceu até rápido demais com Emmi, uma pessoa que diz ter um casamento tão perfeito e estável.

Eu adorei a narrativa do Daniel e a forma como ele decidiu escrever o livro. Achei que fosse ficar meio perdida lendo os e-mails, mas isso não aconteceu, pois o autor definiu muito bem seus personagens, com características e maneira de escrever únicas. Depois que essas características se tornam perceptivas, é possível identificar o autor do e-mail através de suas frases antes mesmo de chegar ao final e ver quem assinou aquela mensagem. Eu me envolvi bastante na história dos dois e adorei o rumo que a história foi tomando. Por isso, só posso dizer que preciso MUITO da continuação desse livro.

site: carolinecuri.blogspot.com.br

Barbie grew 10/01/2014

Emmi envia por engano para Leo uma solicitação que cancelasse a assinatura da revista Like, então Leo responde educadamente que aquele não era o e-mail da revista (que seria um 'ei' de diferença). Essa resposta desencadeia uma conversa agradável á primeira vista, prometendo ser cativante a ponto de prender o leitor até o fim. Mas não foi bem assim. Não para mim.

"Leo, você parte de condições inválidas: eu não vou me apaixonar por você! Não vai acontecer um romance..."

'Você quer dizer que ficaria satisfeita se somente EU me apaixonasse por VOCE, unilateralmente, por assim dizer. Então eu certamente passaria uma vida lhe escrevendo e-mails ardorosos, apaixonados, de cortar o coração...'

Tudo o que tenho a dizer (os leitores que gostaram, me desculpem) é que esse livro é cansativo. O que me fez continuar a ler foi o meu desgosto de abandonar livros sem terminar de ler. Emmi se revela uma personagem chata por querer controlar Leo. Apesar da mesma ser casada, deseja que Leo não se relacione com ninguém (apesar de sugerir que ele se apaixonasse outra vez), deixando claro que o queria totalmente disponível para ela.

Raquel Rodrigues 03/01/2014

@paixonante...
@mor é aquele tipo de livro que você pode muito bem devorar e nem sequer perceber. Foi isso que aconteceu quando o li. Comecei devagarinho, curiosa pra descobrir a história de amor virtual de Leo e Emmi, e me apaixonei. Quando vi, já estava na última página, desesperada e querendo mais.

O livro é todo narrado na forma de e-mails, literalmente. Para quem já leu algum dos livros da Meg Cabot que tem esse estilo, não vai ser exatamente estranho. Por ter amado todos os livros da Meg nesse estilo, eu fiquei ainda mais estimulada a ler @mor por causa disso. Acho que esse é, inclusive, o principal motivo de eu tê-lo lido tão rápido.

A narrativa do Daniel (mesmo em forma de e-mails) é cativante, prende e chama atenção. Não tive vontade de parar de ler, sempre curiosa para ver qual seria o próximo e-mail, qual seria a resposta do Leo ao e-mail da Emmi e por aí vai.

Falando da história em si, eu gostei da forma como as coisas foram trabalhadas. O modo que, devagarinho, Emmi e Leo constroem uma amizade turva, porém sólida. O modo como confiam um no outro e como "idealizam" o outro como seus respectivos "amigos de correspondência". Aos poucos, é possível notar como a amizade vai se transformando em algo mais, mesmo que cada um deles tenha sua própria vida pessoal para cuidar.

Eu com certeza classifiquei @mor como um de meus favoritos, e como uma das melhores leituras de 2013 até agora. Gostei principalmente de tê-lo lido tão rápido, levando em consideração o fato que estou numa tremenda ressaca literária, rs.

Jacqueline 22/12/2013

A proposta do livro com diálogos por meio de e-mail, foi muito interessante, gostei muito. Porém o fato da personagem ser casada e ter um pano de fundo a questão da possibilidade de um adultério, não me agradou. É uma questão moral que me incomodou. De qualquer forma, fiquei curiosa para saber como será o desfecho dessa estória.

Anali 14/11/2013

Viciante
Um aviso tem que comprar logo a continuação que Emmi & Leo.

Kênia 10/11/2013

Não é resenha
Só um pouquinho arrastado.. mas no final deu uma engrenada boa. Os livros que trazem diálogos via msg, e-mail e afins, têm funcionado... Contudo, não compensa lê-lo sem ter a continuação em mãos.

Ana Karla 09/11/2013

@mor - Um romance epistolar moderno
Emmi Rothner, na tentativa de cancelar uma assinatura de revista, acaba enviando por engano um email para Leo Leike, que ao receber a mensagem acaba respondendo de forma espirituosa. E é a partir daí que se inicia um relacionamento que será sustentado basicamente por uma troca de e-mails.

A escrita do Daniel Glattauer é muito agradável e por se tratar de um romance epistolar o livro é todo escrito no formato de e-mails. A cada e-mail trocado entre a Emmi e o Leo o leitor anseia por saber mais sobre eles, da mesma forma que os protagonistas anseiam por saber mais um do outro. O tom dos e-mails trocados entre os personagens é irônico, cheio de provocações e flertes e por isso bastante envolvente. Na era da internet, em que muitos relacionamentos - sejam eles de amizade ou amorosos - se iniciam virtualmente, quem nunca conheceu alguém através de um chat ou alguma rede social e acabou se interessando por essa pessoa?! Com um assunto tão próximo da nossa realidade, não tem como, em algum momento do livro, acabar não se identificando com a trama.

Gostei muito do livro, porém teve uma coisa que me incomodou bastante: o fato da Emmi ser casada. Aí entra o questionamento, mesmo sem envolvimento físico, todo o envolvimento emocional e, digamos assim, a ‘dependência’ da Emmi pelos e-mails do Leo pode ser considerado traição? ... Daniel Glattauer nos dá algo para pensar neste livro. Recomendo a leitura!

Viajandoc/palav 29/10/2013

Viajando com palavras / Resenha - @mor (Daniel Glauttauer)
Quando li a sinopse de @mor, fiquei super curiosa. Queria saber como o autor ia segurar toda uma trama apenas com troca de emails. Mas confesso que fiquei um pouco insegura em começar a leitura achando que poderia ser um livro entediante. Acabei devorando todinho em 1 dia e já iniciei a sequência de imediato.

A proposta de @mor é bem diferente. Ele é todo escrito a partir de emails. Tudo começa quando Emmi manda um email por engano para o endereço eletrônico de Leo, desejando cancelar a assinatura de uma revista. Leo acaba respondendo e informando o erro. Algum tempo depois, Emmi volta a enviar um email para Leo ao tê-lo incluído na sua lista de emails coletivos desejando boas festas de fim de ano. A partir daí, Emmi e Leo começam a se comunicar através dos emails, inicialmente de forma ingênua, despretensiosa e descontraída, mas, aos poucos, acabam desenvolvendo um relacionamento virtual cheio de altos e baixos. Tudo é muito gradativo e o autor soube construir muito bem essa crescente de envolvimento entre eles.

É muito interessante como Daniel Glattauer nos passa a personalidade dos personagens apenas através das suas escritas nos emails. Aqui não há narrativa tradicional, nada de diálogos, nada de estar dentro dos pensamentos dos protagonistas. Entretanto, a história não fica nem um pouco superficial. Tudo o que sabemos sobre Emmi e Leo é o que eles compartilham um com o outro nos emails, mas a emoção em cada palavra é palpável. Sabemos quando a resposta aparenta mágoa, raiva, alegria, tristeza… Vivemos, através de cada email, os ciúmes, as confusões de sentimentos, as dúvidas, a atração. E nos apaixonamos pelos personagens da mesma forma que eles se apaixonam um pelo outro. Isso mostra a força que tem a palavra escrita. Por outro lado, não gostei nada da forma como a trama acontece, porque existe uma terceira pessoa envolvida, e isso sempre gera um conflito de crenças e questões morais.[...] Resenha completa no blog

site: http://viajandocompalavras.com/2013/10/08/resenha-mor-daniel-glattauer/