O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Nycolas 01/03/2024

É um livro incrível que com certeza vou revisitar pelas anotações e marcações durante meus anos na academia. Tenho algumas dúvidas e acho Darcy tem uma visão muito otimista do futuro, quando tange a unidade do Brasil. Além disso acho que se repete um pouco na última parte, o que deixa a leitura maçante, acredito que precise reler em algum momento.

Raoni Pereira 15/02/2020

Demorei para concluir a leitura do Povo Brasileiro, livro denso, cheguei a interromper e substituir por outros livros. Depois de muita insistência, posso dizer que é um livro para entender nossas origens até os dias atuais.

Matheus Oliveira 01/04/2019

Delírio de entender o Brasil
Resolvi colocar uma meta de nesse biênio ler boa parte dos grandes livros da historiografia brasileira e, não é à toa que resolvi começar pelo mestre Darcy.
O Povo Brasileiro é uma obra muito densa que retrata de modo único a formação dos vários ?brasis? que compõem o nosso país.
A gênese da nossa gente é destrinchada de forma brilhante pelo autor, malgrado carregado por algumas construções metodológicas hoje superadas, como o evolucionismo cultural.
Leitura imperdível, além de ser um pontapé inicial necessário para tentar superar a angústia de não conseguir decifrar o Brasil.

@1michelferreira 21/01/2021

Uma leitura para entendermos a formação da nossa gente, o povo brasileiro.
Um "povo mestiço na carne e no espírito" como cita o autor e antropólogo Darcy Ribeiro, que escreve sua teoria, fruto de anos de estudo, sobre o surgimento do brasileiro, a miscigenação do índio, do europeu e do africano.
Darcy Ribeiro, escritor, educador e político, que escreveu seu nome na história do Brasil e de outros países.
O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, apresenta o denominado brasilíndio, apresenta também o processo civilizatório, a história, a organização e os conflitos dos "Brasis" crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e sulinos: gaúchos, matutos e gringos.

" ... O ruim aqui, e efetivo fator causal do atraso, é o modo de ordenação da sociedade, estruturada contra os interesses da população, desde sempre sangrada para servir a desígnios alheios opostos aos seus. não há, nunca houve, aqui um povo livre, regendo seu destino na busca de sua própria prosperidade. O que houve e o que há é uma massa de trabalhadores explorada, humilhada e ofendida por uma minoria dominante, espantosamente eficaz na formulação e manutenção de seu próprio projeto de prosperidade, sempre pronta a esmagar qualquer ameaça de reforma da ordem social vigente."

Mathews 06/06/2020

Esse livro, finalizado no final do século passado, mostra muito como o pensamento sociológico brasileiro evoluiu. Ler Darcy é exercitar a alteridade, é compreender o nosso país de um jeito que foge dos determinismos. Fica claro nessa obra como o capital cultural também é preponderante no desenvolvimento de um grupo social. Leitura essencial, daquelas que te faz continuar buscando por mais.

Math 01/10/2023

O povo brasileiro
Talvez o livro que todo o mundo deveria ler, mas com certeza o livro que todo brasileiro deveria ler. A leitura é muito tranquila e aborda de forma prazerosa de ler, a história do nosso povo "Um povo em ser, impedido de sê-lo". Contra fatos históricos não existem argumentos, e se o Brasil está do jeito que está hoje, é por causa dessa elite nojenta que explora esse país desde o seu início.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 06/04/2011

Darcy Ribeiro - O povo brasileiro
Editora Companhia das Letras - 480 páginas - Capa de Hélio de Almeida - Lançamento de 20/04/1995.

A análise apaixonada e parcial de Darcy Ribeiro sobre as origens do nosso povo e a formação da nação brasileira se, por um lado, não segue o rigor científico dos manuais de antropologia e sociologia, por outro, estabelece um clima de cumplicidade e até mesmo de criação literária ao tentar responder à clássica pergunta: "por que o Brasil ainda não deu certo?". Ao explicar as diferenças e as particularidades regionais, a saber: a cultura crioula do litoral, cabocla da população amazônica, sertaneja do Nordeste, a caipira do Sudeste e sulista dos gaúchos, Darcy Ribeiro ocupa um papel fundamental na bibliografia nacional ajudando a combater um certo complexo de inferioridade que está enraizado em nossa história e cultura.

Os brasileiros, resultantes do encontro entre o pequeno grupo de invasores portugueses com os índios e negros africanos, representam uma nova etnia muito diferente das matrizes. A formação deste novo povo, não foi pacífica como costumamos atribuir à índole do brasileiro. No caso da assimilação da cultura indígena, o que ocorreu foi um verdadeiro genocídio em vários níveis, principalmente no biótico, inicialmente como uma guerra bacteriológica entre as moléstias que o branco trazia e eram fatais para a população indígena, depois pelas sucessivas tentativas de escravização do índio. O negro, principal força de trabalho do sistema econômico colonial, primeiro no engenhos de açúcar e depois nas minas, encontrava-se fraco e abandonado em sua nova terra com outros escravos, iguais na cor, mas diferentes na língua e, normalmente, vindos de tribos hostis.

Darcy Ribeiro resume excepcionalmente bem a formação da nossa identidade da seguinte forma: "A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória europeia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizaram plenamente. A confluência de tantas e tão variadas matrizes formadoras poderia ter resultado numa sociedade multiétnica, dilacerada pela oposição de componentes diferenciados e imiscíveis. Ocorreu justamente o contrário, uma vez que, apesar de sobreviverem na fisionomia somática e no espírito dos brasileiros os signos de sua múltipla ancestralidade, não se diferenciaram em antagônicas minorias raciais, culturais ou regionais, vinculadas a lealdades étnicas próprias e disputantes da autonomia frente à nação".

No longo caminho de feitoria escravista colonial até a posição atual de candidato a nova potência mundial com domínio da tecnologia de exploração em águas profundas dos reservatórios petrolíferos da camada do pré-sal, o nosso país vai seguindo as indicações de Darcy que nos considerava uma nova Roma tardia e tropical, lavada em sangue negro e índio. "Mais alegre , porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra".

luanpiani 09/04/2021

Leitura necessária para o entendimento da nossa origem racial.
Esse foi o primeiro livro que eu li do Darcy Ribeiro, de início achei que seria uma leitura acadêmica densa, mas pude desfrutar de uma escrita didática que narra os verdadeiros acontecimentos da história do Brasil, e não os contatos pelo viés eurocêntrico. O livro constrói bem a narrativa da miscigenação do povo brasileiro por meio de uma cronologia bem estruturada. Esse é um livro que eu recomendo para quem tiver interesse em saber mais sobre a nossa origem racial.

Sara277 23/04/2021

O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro
Uma leitura necessária, que privilégio. Que legado o Darcy Ribeiro nos deixou! Recomendo muitíssimo, não deixem de fazer essa leitura.

"Um povo, até hoje, em ser, na dura busca de seu destino." (Pág. 331)

rafaelgoncalves 24/04/2023

Essencial
Finalizo a leitura desta obra e guardo comigo incontáveis passagens que me fizeram compreender melhor o Brasil como sociedade.

O Darcy Ribeiro, além de um dos mais notáveis intelectuais do nosso país também era muito conhecido por seu carisma e humor, características essa que se evidenciam em diversos trechos e análises pertencentes ao título. Felizmente ele optou por colocar no papel toda a sua extensa pesquisa de uma forma nada ortodoxa e imparcial, o que nos permite a ficar mais próximos de seu posicionamento e visão de mundo.

Nada do que eu escreva aqui é capaz de demonstrar a imensidão do quão eu recomendo esta leitura.

Rafaela 23/12/2021

"Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, através de séculos, sairia dela sem ficar marcado indelevelmente. Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possosa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos." (P. 91)

"A mais terrível de nossa herança é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. [...] ela, porém, provocando crescente indignação, nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solitária." (P. 91)

"O que nos falta hoje é maior indignação generalizada em face de tanto desemprego, tanta fome e tanta violência desnecessárias, porque perfeitamente sanáveis com alterações estratégicas na ordem econômica." (P.154)

"Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosas, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da terra." (P. 332)

Helly 02/04/2022

Li para a escola e como um livro que não tem só pesquisas, mas também opiniões do autor, nem tudo são flores. Acho que foi uma leitura necessária e enriquecedora, estou feliz com os novos conhecimentos sobre a minha identidade que adquiri.

Ma. 12/03/2013

Esse livro é obra fundamental, para compreender o porquê de tantos Brasis dentro de um Brasil. Darcy Ribeiro, brilhantemente nos apresenta a formação do povo brasileiro. O quanto, a exploração, mistura, apropriação das gentes foi o móvel formador desse pais; como somos desde nosso "apossamento" sobreviventes. Para entender o que somos é preciso olhar para esse passado de pouco mais de 500 anos e tentar desvelar o porquê ainda somos o Brasil que sempre pode ir além, mas não foi.

Paulo 01/03/2017

Livro essencial para o entendimento do que é o brasileiro e, consequentemente, o Brasil.

O livro responde um dos porquês de uma pergunta que eu carrego há um tempo: de como um país tão grande e diversificado como esse conseguiu se segurar unificado, sobre um mesmo nome, ao contrário das colônias espanholas que se esfarelaram em países diferentes.

O brasileiro é fruto disso que Darcy chama de ninguendade. Esse acaba com o tempo criando sua própria identidade, embora a ideia de "Ser Brasileiro" ainda não tenha surgido nessa época. As diferenças dentro do teria fazem surgir movimentos de identidade própria, mas essas sempre surradas pela força imperial ou, mais a frente, a força nacional.

O modo escravagista também foi um dos motivos usados para a satisfação do agronegócio e seus donos de terra, assim mantendo o território sobre a mesmo controle. Daí o Brasil ser um dos últimos países a abolir a escravidão, senão o último.

Um livro que tem sintonia com aquele de José Murilo, cidadania no Brasil. A quem a história brasileira favoreceu e como surgiram e se desenvolveram os tipos brasileiros.

Repito o que já foi dito em uma das resenhas aqui, minha parte favorita é Os Brasis. O sertanejo, o caipira, o gaúcho, etc.

Gustavo 26/08/2021

Denso
Tão necessário quanto racismo estrutural, embora a leitura seja maia acessível. É interessante como o "palanque" diversificado vai fazendo sentido conforme a leitura nos "ensina" sobre nossa história. De uma forma mais humanista, nos mostra quem somos, da onde viemos e com qual propósito. Nossa história é triste, é abusiva, corrosiva e perigosa, e ao longo do nosso desenvolvimento isso infelizmente nos acompanha, quase como um rastro genético. Obrigado pela aula Darcy Ribeiro, sempre bom lembrar em qual solo minhas raízes estão, e de qual frutos se nutrem.