O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

_Biiasn 24/06/2022

Com certeza um ótimo livro, sempre fui muito fã do Nietzsche e tive muito interesse em ler essa obra dele, e com certeza não fui decepcionada!!

Everton 12/06/2022

Primeira impressão
Uma leitura mais densa e crítica. Vale a pena para refletir e trazer a tona questionamentos numa linha de raciocínio no qual não esteja acostumado!!

Anne331 12/06/2022

Segunda leitura de Nietzsche
Segunda leitura de Nietzsche e este é um livro surpreendente que abriu a minha mente para ideias que estavam pré-estabelecidas mas terminaram de se desenvolver com esta leitura. Nietzsche apresenta aqui a verdadeira face do cristianismo, a pior doença de todas que nega a saúde e toda possibilidade de cura tratando-as como pecados.

CDNmark 09/06/2022

Minha cabeça tá ponderando ainda, muito difícil de ler, pra quem tem estômago forte e mente muito aberta. Um livro excepcional e muito bem escrito, todos deveriam ler!

EllenDarfnny 30/05/2022

Polêmico
O autor realmente é um crítico ferino contra o cristianismo. Entendo suas ideias e até concordo com parte delas - acho a parte que equipara cristianismo e judaísmo bastante interessantes - mas penso que ele pesa a mão nas pautas, as vezes.

medderao 17/05/2022

Lei contra o cristianismo
Confesso que pra um livro do Nietzsche O Anticristo começa mal, pra quem compreende a perspectiva nietzscheana pode ser um pouco menos tortuoso o começo... Mas para cristãos em busca de conhecer uma oposição às ideias cristãs eu recomendaria que começassem a leitura pelo aforismo de número 30.

Apesar do começo arrastado e birrento, eu considero O Anticristo uma das obras primas de Nietzsche. O imoralista aqui é sucinto, veemente, ousado, engraçado e extremamente coerente. É um obra seminal não é à toa e leitura obrigatória sem dúvida alguma.

romulorocha 25/04/2022

O anticristo, de F. Nietzsche - 10/10
O último livro escrito pelo renomado autor e filósofo alemão Friedrich Nietzsche trata de uma crítica já amadurecida ao longo de anos de estudos e ensaios sobre o cristianismo e sua relação com o sofrimento.

Embora o título seja sugestivo, fica evidente que, muito além do que fazer uma crítica ao cristianismo, o autor empenha-se em discutir a forma como o sofrimento é tratado sob o viés cristão e sobre como esta forma de encarar o sofrimento humano contribuiu, segundo o autor, para um retrocesso nas esferas artísticas e culturais.

Achei incrível a forma como o autor colocou em capítulos curtos reflexões tão densas e indigestas. Não é uma leitura difícil de entender, mas sim de absorver, digerir. Outro ponto que achei interessante foi a objetividade do autor. Não sei se devido sua idade quando escreveu, mas foi bem diferente de muitas outras leituras filosóficas que fiz.

#resenhasdoromulo #literaturaalema #oanticristo #friedrichnietzsche

Eraldo Sousa 09/04/2022

Quanto pesa um derradeiro suspiro?
Um livro pesado. Nietzsche, em seus últimos laços de lucidez, descarrega seu canhão contra o cristianismo de uma maneira firme e agressiva, onde encontramos pontos que merecem ser debatidos sobre o extremismo cristão de outrora, e suas influências no que se estabeleceu culturalmente em nosso "hoje".

Taynan 06/04/2022

Uoou ?
Uma leitura bem forte.
Sou cristã, mas acredito ter aproveitado e sim aprendido algo com este livro, com este ponto de vista. Mas pode ser um livro incômodo para alguns cristãos. Não me arrependo de ter lido. Muito interessante!

Gui202 06/04/2022

De longe, minha melhor leitura
Nunca me enjôo desse livro.
É para ler com calma, porém, trás um ótimo conhecimento a respeito do comportamento das pessoas na sociedade e para com a igreja paradoxica.
Nietzsche trás uma visão do mundo muito boa e realista, algo precioso e inovador ainda nos dias de hoje. Mais pessoas deveriam ler para desenvolverem seu senso crítico perante os assuntos sociais e religiosos.

Sara 27/03/2022

Acho que quanto mais inteligente mais cético.
Acho praticamente impossível uma pessoa ser tão inteligente e acreditar em delírios, comecei a questionar muitas coisas que estavam na raiz da minha criação.

marcelopa 20/03/2022

[X]Incrível

Clarice_ 20/03/2022minha estante
Arrasou!!!!

Murilo 27/02/2022

Posso dizer com segurança que este é um livro essencial para entendermos o pensamento cristão e religioso nos dias atuais. Mesmo o livro e o pensamento do autor possuírem alguns preconceitos datados de sua época, é muito claro o quanto a influência da conduta cristã causou impactos negativos na sociedade e no seu desenvolvimento.

Martony.Demes 21/02/2022

Eis mais uma leitura. Desta vez é a polêmica obra O Anticristo, de Friedrich Nietzsche.

O livro é, ao mesmo tempo, uma leitura mais simples e "suave", mas também há um jogo pesado de palavras no texto. Por isso, talvez seja uma das mais polêmicas obras dele.

Na obra, Nietzsche faz críticas aos valores do cristianismo e cita a fé como maldição do homem. Ele fala que o cristianismo te promete tudo e não te entrega nada! Prometem a vida eterna, uma ótima vida após a morte... e você acaba esquecendo a vida de fato, a vida que está vivendo.

Ele mostra a deturpação pelo cristianismo. Isso é acentuado dentro do que foi explorado pelo apóstolo Paulo, segundo Nietzsche.

Para Nietzsche, Deus é o grande mal ao processo civilizatório. Nesse contexto, a maldição da fé se efetiva subjugando o homem a uma situação de inferioridade cultural.

Quem não lembra de "dos fracos e oprimidos é o reino do céu", "Mais fácil um camelo passar num buraco de agulha do que um rico entrar no reino dos ceus" "devemos ser fracos, pobres, triste e alejados" Essa moral não parece com o que nietzsche fala sobre superação de si.

Nietzsche aproveita muitos aforismo de Dostoivsky. Ele até cita-o! No anticristo, a moral cristã é a moral do ressentimento. Ele também faz uma crítica a compaixão!

Há, por exemplo citações sobre schopenhauer, o qual estudou o budismo, e a inexistência da transcendência! É explorado a ideia de culpa.

Por fim, há muito mais a explorar na obra! Não caberia aqui uma análise mais detalhada e talvez eu não teria essa habilidade, dada a minha ainda curta leitura sobre o que alicerça Nietzsche.

Como se vê na foto, há uma pequena lista do mesmo autor a qual pretendo dá continuidade.