A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

geeh 03/09/2022

Lindo
O mais bem feito muitas vezes é o mais simples e esse conto é um ótimo exemplo disso. Ensina muito sobre uma postura madura em relações humanas com pouquíssimas páginas.

Liiz 07/10/2023

Nada melhor que em um momento de ressaca literária ler um conto do machado, eu amo a escrita desse homem

eupoetizo 25/12/2022

Machado de Assis sempre brilhante nas suas escritas, esse conto traz um contexto maravilhoso sobre o amor vencer preconceitos.

J.Morgado 19/11/2023

Machado de Assis dispensa comentários né, até mesmo seus contos são diferentes. Escrita impecável e belíssima.

Pan 14/02/2020

Previsível
Neste conto não há nenhum defeito aparente, mas nada de especial também. Uma história e mensagem clichê onde tudo é muito previsível, ainda assim, é uma boa leitura.

Nati 29/07/2022

Machado de Assis nos deleita com este conto sobre o amor...
Malvina, uma jovem professora de piano na cidade do Rio de Janeiro é muito respeita e bem vista por todos; com sua graça e honra ela encanta as famílias de seus discípulos e é muito querida e amada pelos seus pequenos pupilos.

Não seria diferente na casa do senhor Tibério Valença um homem com um sonho de fazer de sua família nobre, traçando planos para os seus filhos Tomás e Elisa.

Mas o amor não olha honra, dinheiro, títulos e outras coisas fúteis...

Nesse conto, Machado de Assis nos mostra que o amor pode sim mudar opiniões e até mesmo aproximar aqueles que antes estavam afastados de nós.

Damufre 23/03/2020

Conto simples sem muita reviravolta. Entretanto contundente e interessante ate o fim.

Karla Serra 26/03/2020

Literatura Clássica
Livro de rápida leitura e termos poucos conhecidos, porém de fácil entendimento.

Joyce654 10/01/2024

Surpreendente
Nunca pensei que leria um conto de Machado de Assis com um final feliz.
Não há nem o que comentar, é um conto emocionante, te leva para dentro da história. É lindo!

Adson.Borges 18/12/2020

Uma lição de moral... "Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."

Lucas Gabriel 25/01/2021

Conto bonito
Meu conto preferido do Machado de Assis, até agora, coisas desse tipo acontece muito na vida.

Nlie 28/12/2020

Breve e adocicado.
Trecho favorito:

"Mas o grande amor tem o inconveniente de não guardar a discrição necessária para que os estranhos não percebam.
Quando dois olhares andam a falar entre si todo o mundo fica aniquilado para os olhos que o desferem; parece-lhes que têm o direito e a necessidade de viverem de si e por si"

Tábata Kotowiski 07/01/2024

Conto de Machado de Assis que conta a história da pianista Malvina, moça formosa mas de classe social baixa que acaba se apaixonando pelo filho de um fidalgo, o qual é contra o namoro e casamento. Um conto de destaca bastante o preconceito social da época. Um bom conto. Previsível mas vale a leitura. Gostei.

Demian 04/05/2020

A mensagem passada pelo livro, apesar de tão curto, é linda e comovente. Leitura rápida e extremamente necessária para aqueles familiares ou não às obras de Machado de Assis.