Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

melo 12/07/2023

Garotas de vidro!
Eu já tinha lido esse livro antes, provavelmente há uns 5 anos atrás. Apesar disso, eu não lembrava de como "Garotas de Vidro", de Laurie Halse Anderson era incrível! Talvez fosse porque eu era, teoricamente, só uma criança e não tivesse consciência o suficiente para sentir e entender toda a problemática do livro. Eu me lembro de pesquisar sobre anorexia e bulimia e fazer um trabalho de escola sobre esse livro com a minha professora de português, mas tenho certeza que todas as emoções que esse livro me trouxe foram muito maiores que as da época.

"Garotas de Vidro" é narrado pela protagonista Lia, uma garota que sofre de anorexia e outras questões psicológicas. A forma como a enredo é trabalhado consegue transmitir todas as sensações da personagem para o leitor e fez com que eu embarcasse de cabeça na história, despertando em minha a necessidade de ajudar a Lia. Acredito que, muito mais além do tema já complicado, a narração torna o livro pesado e pode ser um gatilho para diversas pessoas.
Partindo desse contexto de gatilho, sendo os transtornos alimentares temas muito sensíveis para jovens, impulsionados pelos padrões de beleza da sociedade, é importante ressaltar que existem dois lados da moeda: O livro pode servir para conscientizar e fazer com que o leitor se interesse pelo assunto e busque pesquisar mais, de forma que possa impedir que tudo o que aconteceu com Lia aconteça com ele próprio ou com aqueles ao seu redor, mas a obra também pode servir como um instigador, podendo levar pessoas que já estão em uma situação não muito favorável para uma pior ainda. Por isso, eu acredito que tomaria muito cuidado caso alguém me perguntasse sobre o livro, querendo saber se eu recomendaria a leitura ou não.

Esse livro é um sentimento. É angustiante, triste, sufocante. Apesar disso, o final trás alívio e conforto para o leitor!

Elena 11/07/2023

Pra sentir
Não sei muito bem oq pensar e falar do livro. Ele não tem uma grande história, é mais pra mostrar a mente perturbada e solitária de uma menina quase mulher. destaco os gatilhos pra t.a e sh. gostei da escrita da autora e de como ela trabalha todo esse desamparo de forma poética. A trama em si é triste mas interessante porque mostra como problemas psicológicos te destroem e como as vezes eles começam de onde e quando menos esperamos. ainda assim acho que a autora podia ter trabalhado um pouco mais nessa imersão da mente da protagonista mas entendo que a pp tem apenas 18 anos. Recomendo que seja lido com um pouco mais de idade porque você consegue sentir mais a leitura e entender todas as vidas envolvidas na história.

Dudinha 29/06/2023

Li esse livro em apenas 9 dias mas não foi uma história que me agradou não. Por conta disso parece que eu passei uns 30 dias lendo.

Eu esperava que a história fosse tomar outro rumo, desde o começo já percebi que não iria me agradar muito.

O livro retrata sim fatos muito importantes e que as vezes estão no nosso meio e nós nem percebemos, mas não tive uma sensação de ?nossa que incrível? e eu realmente esperava isso.

maharo 24/06/2023

Como foi dificil concluir essa leitura. Personagem insuportavel, muito dificil ter empatia mesmo com uma historia tao tensa.

Emilly 11/06/2023

A Ana não é sua amiga
Se passa por isso por favor peça ajuda, pois não tem nada pior do que você mesmo estar se matando aos poucos.

Theodoro11 09/06/2023

A protagonista é meio chata, mas o livro é muito realista em questão de problemas alimentares e é bem profundo.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Interessante
Sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga...... LEIAM PARA SABER

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Lina 13/05/2023

Uma escrita maravilhosamente sensível que me fez realmente entrar na cabeça e nos sentimentos da protagonista e entender toda a sua dor, sofrimento e todo o sentimento envolvido ao passar por algo tão delicado e difícil e a luta diária de alguém que tem um transtorno e não sabe como melhorar

Mariane 11/05/2023

Não é um livro ruim se considerarmos que ele mostra o ponto de vista de uma pessoa em tratamento e isso é até interessante. O problema é essa viagem toda da pedra da amiga dela, plot muito estranho. Tive a impressão que a autora não sabia como terminar e jogou um monte de informações.

Bia 06/05/2023

Não sei o que pensar
Esse livro é um misto de sentimentos. No começo eu não estava entendendo muito sobre o que seria. Mas com o desenrolar da história - que demorou um pouco pra me prender - comecei a perceber o quão forte era a história de Lia, e comecei a ficar feliz pela minha saúde e pelo meu corpo coberto de gordura corporal. Não foi exatamente um livro de mudar vidas, mas com certeza foi marcante. Mais uma obra que me dá certeza que a literatura é uma das razões pra se estar vivo.

Charilson 04/05/2023

Comportamentos autodestrutivos é o que marcam essa história. Ver uma pessoa que você ama a se destruir sem ter consciência das suas ações é muito duro... Ver uma garota a destruir o próprio corpo por causa de fantasias que ela criou na cabeça dela... Enfraquecer o próprio corpo até ao ponto de o próprio corpo não ter energia suficiente para se aquecer... No final das contas a alimentação é muito importante para o desempenho do nosso corpo

Laviluz 28/04/2023

Não leria de novo
é um livro meio repetitivo, acho que assistir o filme O Mínimo Para Viver cm a Lily Collins é melhor, mais rápido é a mesmíssima coisa. Primeiro livro que leio sobre transtorno alimentar. Não gostei pra ser bem sincera. Não recomendo.