Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Oliolioliver 27/03/2023

O livro é bom! é um pouco estereotipado, uma junção de tudo que vc já viu na internet que fale sobre transtorno alimentar, mas especificamente aqui anorexia.

É um livro difícil de digerir, a protagonista me fez querer jogar o livro na parede muitas e muitas vezes? chatinha demais. Isso atrapalhou um pouco minha empatia por ela, o que talvez tenha sido proposital.

Acho que quando você fala de um assunto como esse você tem que tomar mto cuidado com a forma de abordagem, não achei que teve esse cuidado. Achei a resolução final um pouco fraca.
É isso

Geborne 16/03/2023

Agoniante.
Acabei de terminar este livro e honestamente? Percebi o quanto ele tem influência no meu humor. Hoje de manhã saí de casa ansiosa e nervosa, tendo lido este livro durante meu retorno para casa. Acho que este é um dos principais indicadores de que este é um bom livro.

Durante a leitura me senti muito mal por ver a Lia se tratando daquele jeito. Acho que a maioria das pessoas fica assim. Apesar de a ter julgado e muitas vezes usado os xingamentos que ela própria atribuia a ela mesma, ver ela definhando e piorando em sua condição é desesperador. Alguns pontos me deixaram bem feliz e me fizeram sentir como se estivesse voltado à superfície após passar 10m debaixo d?água. Coincidentemente ou não, todos eles envolviam o Elijah. Uma rara exceção foi quando ela admitiu que suas metas de peso nunca seriam suficientes enquanto a balança mostrasse números positivos. O primeiro passo para resolver o problema é reconhecer que ele existe. Após muito stress, raiva e angústia, o final nos proporciona a resolução da trama que tanto aguardamos. Um dos assuntos mais desconfortáveis, que está presente desde o início do livro e só perde, em questão de desconforto, para os transtornos alimentares.

A reconciliação das duas amigas. Posso dizer que me trouxe um conforto absurdo ouvi-las pedindo desculpas umas a outra. Me deixou tão leve. E o final também varreu todas as agonias que tive lendo. Fiquei muito orgulhosa.

Milaaccristinaa 14/03/2023

Garotas de vidro
Não leia se vc imaginar que possa ser gatilho. Eu li esse livro com a intenção mesmo de piorar unha situação comigo mesma só pode? meu Jesus!!! Gatilho gatilho gatilho?

Thirza 03/03/2023

Angustiante
Ainda não sei direito o que pensar desse livro. Que livro forte, completamente cheio de gatilhos e mesmo sendo muito pesado, vc lê muito rápido. Infelizmente esse assunto toca em um ponto muito sensível pra mim, mesmo que meu caso não seja tão sério quanto o da protagonista. Mas esse é um livro que te faz sentir muitas coisas. É uma história muito bem escrita, vc literalmente entra na mente da personagem e consegue sentir exatamente tudo que ela passa. Não recomendo a leitura pra quem algum dia já teve algum tipo de distúrbio alimentar pq realmente são coisas muito reais e palpáveis pra quem sofre disso. Achei que algumas coisas não foram tão bem explicadas mas acho que essa era a intenção da autora. Enfim, ainda tô confusa sobre meus sentimentos em relação a história, porém gostei muito da experiência, apesar de ter me identificado bastante com alguns pensamentos da Lia.

Yasminb0 03/03/2023

Uma leitura pesada
Esse livro foi um tiro no peito pra mim, ele retrata como é a vida de quem sofre de transtornos alimentares, o livro foca em anorexia e bulimia e tem um pouco de mistério sobre a morte de cassie, que sinceramente o motivo da morte dela foi impactante demais. Fiquei ?
O livro em si é bom, porém com o tema pesado, eu não recomendo para quem está passando por transtornos alimentares, pois ele da gatilhos.

Suh 01/03/2023

Que livro esplêndido! Achei incrível como a estória vai se desabrochando a cada página. Eu comecei a entender o que a Lia sentia a respeito do próprio corpo e vida... quem nunca sentiu que não tinha mais jeito de se mudar e que todas as oportunidades da vida haviam se esgotado? Também compreendi mais como é difícil para os pais de filhos problemáticos, no questionamento contínuo entre acreditar ou desistir.
O que me incomodou foram as páginas com muitas palavras repetitivas. Sei que era a demonstração dos pensamentos da Lia, mas ainda assim me incomodou. Portanto, recomendo demais esse livro, adorei

VitAria1165 01/03/2023

Nunca imaginei ler um livro assim. Ele nos mostra como uma pessoa anoréxica age, pensa, e como é difícil pra essas pessoas. Eu peguei um carinho muito grande pela Lia, tinha momentos que eu só queria entrar no livro e dar um abraço nela e dar todo o amor que ela merecia. Esse livro me fez ter mais empatia com as pessoas do que eu já tinha

carvie 27/02/2023

Wintergirls
Como uma pessoa que sofre com transtorno alimentar eu posso dizer com propriedade que me vi na Lia. As atitudes, pensamentos, a luta incessante contra uma mente doente que te obriga a fazer coisas destrutivas com voce mesmo. Isso é horrivel, porem real. E a escritora, mesmo nao passando por isso conseguiu retratar de uma forma realista e incrivel. Muitas pessoas que leram o livro dizem que nao gostaram porque o texto parece confuso e aleatorio, mas na minha opiniao é perfeito pois mostra exatamente como estava a mente da lia: confusa e baguncada. Quando lemos o livro nos sentimos na mente dela, as associacoes que ela faz, as palavras confusas, é exatamente como a mente de uma pessoa com transtorno alimentar funciona. Os seus pensamentos sao baguncados e fora de ordem, voce enxerga tudo diferente e distorcido. Eu amo esse livro por isso. Ele é real. Nao tenta romantizar ou deixar bonitinho o transtorno dela. Mostra na realidade como é horrivel.

Ana 21/02/2023

Quando li Garotas de Vidro, eu simplesmente não sabia o que esperar. Um dia eu pus na cabeça que queria um livro novo, e queria tão urgentemente que vesti uma roupa e fui na livraria aqui da minha cidade mesmo, que costuma ser bem mais cara que as virtuais.Comprei esse livro unicamente porque achei a capa a coisa mais maravilhosa do mundo. Foi um mergulho no escuro: não li resenhas, não li sinopse, nunca tinha ouvido falar nele. A parte boa? Foi uma belíssima surpresa.

Lia e Cassie são melhores amigas de infância, daquelas que não desgrudam nem um minuto. Ambas enfrentam transtornos alimentares gravíssimos: Lia tem anorexia - disfunção alimentar caracterizada por uma dieta rígida e insuficiente, causando perda de peso excessivo e estresse físico - e Cassie, bulimia - transtorno no qual a principal característica é a indução de vômitos, uso abusivo de laxantes e outros métodos para impedir o ganho de peso.

Um dia, as garotas têm uma briga muito feia e param de se falar. Cassie liga para o telefone de Lia 33 vezes (trinta e três mesmo) e ela ignora todas as chamadas. Acontece que, poucas horas depois, ela recebe uma ligação de um total desconhecido e descobre que sua amiga foi encontrada morta num quarto de motel. A partir daí, Lia começa a conviver com a culpa e com fantasmas da própria Cassie.

Sou pequena e sempre fui magra por natureza, mas nunca deixei de comer nada; muito pelo contrário: ninguém acredita na quantidade de alimentos que eu ingiro diariamente. Em vista disso, fiquei chocada e muito muito assustada com a forma que a personagem principal agia e pensava. E o pior de tudo é saber que a história existe mesmo: a autora não exagerou, não mentiu, não criou uma ficção. Garotas de Vidro relata a realidade de varias garotas, sem tirar nem por.

Além de personagens bem trabalhados, Laurie Halse Anderson abordou um tema super atual e polêmico. Durante a leitura, senti como se estivesse dentro da cabeça da Lia. Até então, eu não tinha a mínima ideia do que as garotas com esses tipos de transtornos pensavam. Sempre soube que são doenças que têm que ser tratadas com bastante delicadeza, mas é bem mais sério do que eu pensava. Entenda mais sobre bulimia e anorexia (que são doenças diferentes) clicando nos links.

No decorrer da história, conhecemos o cara misterioso que ligou para Lia para informar acerca da morte da melhor amiga, o Elijah. O legal é que eles constroem uma amizade muito bacana, e com cheirinho de coisa a mais, se é que me entendem.

Apesar de ter adorado o livro, fiquei ligeiramente decepcionada algumas coisas no final. Gostei da forma que a autora mostrou a forma de ajudar as pessoas com transtorno alimentar, mas senti falta de um aprofundamento da relação entre a Lia e o Elijah. É melhor eu parar por aqui se não vou acabar soltando algum spoiller indesejado.

A narrativa da Laurie é bem gostosa e fluida, o que fez com que eu terminasse o livro bem rápido. O título do livro é bem condizente com a história, já que a personagem principal é bem frágil, tanto no físico quanto no psicológico, principalmente depois que a morte da Cassie começa a atormentá-la ininterruptamente. Garotas de Vidro é uma história de dor e sofrimento, mas também de companheirismo e superação.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Eduarda.Calixta 20/02/2023

Este livro foi um dos que eu mais demorei para ler, não chorei mas as cenas me deixaram angustiadas. É incrível como entramos na história e sentimos todas a dores da lia. Essa história me marcou muito, e acho que me ajudou a lidar um pouco melhor com a alimentação ??

Chrys 17/02/2023

Garotas de Vidro
Uau! Simplesmente não sei o que falar desse livro...
É bem pesado, é tão desesperador, assustador ler tudo isso que a Lia passa... Ela indo de mal pra pior...
No começo não entendi direito o que se passava, mas com o passar da leitura fui entendendo, e eu estou sem palavras pra descrever esse livro..
Recomendo pra quem quiser ler, mas embarque com cuidado, pois conter gatilhos pra algumas pessoas!!
Com certeza foi uma ótima leitura!???