Sandman: Os Caçadores de Sonhos

Neil Gaiman

Resenhas - Sandman: Os Caçadores de Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Ivigna 26/04/2015

O livro narra a história de um romance delicado e belo, entre um monge solitário que cuidava do templo onde morava e uma raposa astuta.

Ao fazer uma aposta com um texugo no intento de descobrir qual dos dois conseguiria fazer o monge abandonar o templo, a raposa acaba se apaixonando pelo jovem, nascendo assim um amor tão verdadeiro e puro que fará com que ela faça sacrifícios para manter o amado em segurança.

Neil Gaiman tem uma mente incrível. Some isso às ilustrações belíssimas de Yoshitaka Amano e ao encantamento típico dos contos japoneses, e você terá "Caçadores de Sonhos".

A história nos transmite certos ensinamentos, diálogos interessantes e até mesmo referências à obra original de Sandman. E as ilustrações fazem com que viajemos para outros mundos (literalmente)... A propósito, a versão japonesa do Morpheus é incrível!

Além disso, o final da história é único para cada leitor. Pois cada um tem um sonho diferente, e cada um pode enxergar um final... Sonhos são únicos. "Sonhos são estranhos".

Portanto, é uma leitura recomendada tanto para os fãs do Gaiman quanto para os que nunca leram nenhuma de suas obras. O livro é um tesouro!

Talita 31/12/2014

Especial ~
Quando num dia chuvoso, você decide ler algo, que é o encontro do mundo dos sonhos de Neil Gaiman, e do talento fora de série do maravilhoso Yoshitaka Amano, eis que surge..Drem Hunters..ótima escrita, ótimos desenhos, uma "hq / livro" incrível, com uma história fantástica ~ ♥
E claro, recomendo a leitura ao amante de cultura oriental, de Sandman e de Amano!

CaWal 26/12/2014

Material pra sonho
Decidi ler Sandman: Caçadores de Sonhos lentamente, um capítulo por dia. A razão disso vêm de ser um livro curto e escrito com uma linguagem muito gostosa, que facilmente seria lido em poucas meias-horas, mas que também tem a capacidade de passar belas imagens e detalhes quanto a imaginação tem tempo para trabalhar. Minha dica: Leia à noite, com calma, como quem lê e imagina algo que deseja sonhar. Deixe a imaginação tentar formar imagens a cada página.

Nesse sentido, a arte de Yoshitaka Amano, ilustrador por quem eu já tinha uma admiração desde ver seu trabalho na série Final Fantasy, consegue ser ao mesmo tempo detalhada o suficiente para plantar sementes e guiar a imaginação, quanto dá liberdade o suficiente para essa imaginação crescer por si. Vale parar a cada ilustração para observar seus traços e pensar "o que veio/vem antes/depois disso?".

Indico para todos que curtiram Sandman, naturalmente, ou que gostariam de imergir numa história calma e fantástica.

Fimbrethil Call 24/12/2014

Magia no Japão
Bom esse livro sobre a história do monge e da raposa, com ilustrações lindíssimas.

gabriel.brunini 16/12/2014

Uma surpresa agradável
Comprei o livro mais pelo sandman mesmo, não cheguei a ler a sinopse com muita atenção, ao chegar em casa me deparo com um livro em prosa, e não um quadrinho como pensando, de início a ideia não me motivou, porém como já tinha comprado fui ler, e o resultado não podia ser melhor.
O livro é uma fábula, a história de uma raposa que se apaixona por um monge e o que que a raposa está disposta a fazer por ele. O livro possuí ilustrações, de um lado o texto e do outro as imagens de Yoshitaka Amano, um desenhista japones, combina muito com o "ar" e a proposta da história. A trama segue um ritmo bem diferente das histórias originais do sandman, aqui não vemos criaturas que impressionam visualmente e nem muita magia negra.
Os caçadores de sonhos é um romance inofensivo e lindo, ele não é recomendado por menores de 18 anos devido uma passagem que contém sexo, mas mesmo o ato é transformado em algo belo e verdadeiro.
No geral Neil Gaiman surpreende (pra variar) e entrega para seus leitores uma histórias simples, porém bela e verdadeira.

Luciano Luíz 22/09/2014

OS CAÇADORES DE SONHOS é baseado em um conto da mitologia oriental. Onde uma raposa e um texugo querem fazer um monge abandonar o templo e dessa forma morarem lá.
NEIL GAIMAN deu vida a esta versão usando de sua experiência com a série em quadrinhos, SANDMAN.
O ilustrador, YOSHITAKA AMANO (responsável pelo character design da série de RPG, FINAL FANTASY - jogos 1 a 6 e depois o 9) fez um trabalho impecável com ilustrações que em algumas páginas são simples e com cores frias, enquanto em outras, o traço fica todo rebuscado e carregado de cores diversas.
O enredo em si, apesar de usar como base um conto mitológico, é escrito de forma que a leitura flua velozmente. Na verdade, é algo que chega a ser coloquial.
Não há nada de impressionante. Mas assim mesmo cativa por sua simplicidade. O monge demonstrando sua sabedoria e o sentimento do amor, é algo que toca o coração.
É um livro que deveria ser leitura obrigatória aqueles que procuram algo diferente. Pois realmente preenche um vazio literário neste segmento de leitura.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?ref=tn_tnmn

Dani 11/09/2013

História de amor de um monge e uma raposa e o encontro destes no mundo dos sonhos. A pedido do próprio ilustrador (como informa o pós escrito) não se trata de um quadrinho e sim de um livro ilustrado. As ilustrações são muuuito lindas e me lembraram um livro sobre o museu de Tóquio que folheei várias e várias vezes durante a infância. Valeu pela história e pelo saudosismo.

Vinícius 17/08/2013minha estante
Quem será que vai me ofereceeeer?

Emilia 08/02/2013

Um livro deslumbrante
Não tenho nem palavras para dizer o quanto esse livro é lindo! A história fala do amor impossível de uma raposa por um monge e tudo o que ela faz para protege-lo. A escrita de Gaiman é perfeita como sempre mas o toque principal do livro são as ilustrações de Yoshitaka Amano. São perfeitas! Com certeza se você conseguir adquirir este livro, guarde-o para o resto da vida, pela lição, pelas ilustrações, pelo conjunto.

Maírys Lima 07/01/2013

Uma fábula fabulosa...
Era o que eu diria para o Neill Gaiman, romance e terro sempre foram bons companheiros e fica melhor quando tem uma dose extra da criatividade obvia, as astucias de uma raposa para acabar com a vida de um grande sábio enfatiza os perigos de um intenso amor e dar lugar a um fim belo só depende de como você ver, porque sonhos é uma das poucas coisas que são impossíveis de serem roubadas...
LuanadeOliveiraSilva 15/10/2013minha estante
Gata eu gostei...deu vontade ler.

Yasmayfair 30/12/2020minha estante
Não; as astúcias de uma raposa pra salvar a vida de seu amado.

Maírys Lima 07/01/2021minha estante
Yasmayfair
Sim, grata pela correção.

Alex BS 29/10/2012

Sandman: Os Caçadores de Sonhos
O universo de Sandman vem sendo explorado com certa freqüência pela DC/Vertigo mesmo depois que a saga de Morpheus acabou palas mãos do criador original, Neil Gaiman. Claro, as histórias paralelas nunca continham histórias do próprio Rei dos Sonhos, mas sim dos outros personagens desse rico universo.

Pra comemorar os dez anos da série, Gaiman escreveu um livro ilustrado pelo artista japonês Yoshitaka Amano (Character Designer de vários games da série Final Fantasy), ambientada no Japão, e com Morpheus dando as caras, como não poderia deixar de ser, chamado “Os Caçadores de Sonhos”. Mais alguns anos se passaram até que P. Craig Russel pegou a história desse livro para convertê-la a mídia das histórias em quadrinhos. E a conversão é tão boa, que não consigo imaginar ler essa história de outra forma.

Russel já havia trabalhado com Gaiman em outras ocasiões: Sandman 50 e a adaptação do livro Coraline para uma Graphic Novel. O traço do autor é lindo; simples, mas belo, sem exageros. As expressões dos personagens são muito bem feitas, nos passando com eficiência o sentimento. Além disso, Russel constrói cenas de várias páginas apenas com gravuras, passagens inteiras sem uma linha de texto sequer, e onde há texto, usa transcrições diretas do livro de Gaiman.

E por falar em texto, não me canso de elogiar Neil Gaiman. Ele domina a arte das palavras como poucos, controla o ritmo, cria situações mágicas com simplicidade, e acaba emocionando. O final do primeiro capítulo (a última página), é um ótimo exemplo.

Outro ponto positivo no texto de Gaiman é a forma como ele consegue inserir elementos clássicos de Sandman num conto sobre o Japão antigo. A história é supostamente baseada em um conto japonês antigo. E nós acreditamos nisso, devido a forma como a história é contada. Mas é balela. No posfácio o autor explica que na verdade, inventou tudo. E ao invés de isso diminuir a historia, eleva, mostra mais uma vez o porquê de Gaiman ser considerado um dos melhores escritores da atualidade.

Pra finalizar, não posso deixar de comentar o excepcional acabamento da Panini no álbum. Capa dura, papel couché, galeria de capas originais e alternativas, tudo por um preço extremamente convidativo.

Enfim, foi muito bom ler mais uma história do mestre Morpheus. Mesmo para quem nunca leu a história original, vale a pena ler essa aqui, embora, para aqueles mais familiarizados existam algumas aparições interessantes, como Caim e Abel. Mesmo assim, “Os Caçadores de Sonhos” é uma história fechadinha, com um final onde as lições não são enfiadas por sua goela abaixo.

Sandman Apresenta: Os Caçadores de Sonhos

Editora: Panini
Páginas: 148
Capa-dura; papel couché; volume único
Nota: 10,0

Camila(Aetria) 02/08/2012

Complemento
Essa resenha também está em http://www.castelodecartas.com.br/ com algumas coisas extras, confere lá!

Bem, como já havia resenhado previamente a adaptação pro HQ de Os Caçadores de Sonhos, achei melhor deixar a resenha completa para o livro definitivo mesmo.

Primeiro que dou cinco estrelas para a história de Neil Gaiman, pela presença do Edgar Allan Poe na história e Cinco Enormes Estrelas para a arte magnífica de Yoshitaka Amano. Ninguém consegue fazer um ambiente do reino dos sonhos melhor que ele.
Ela conseguiu complementar a história de forma absurda.

A história em si ficou melhor estruturada na forma de prosa, em vez de HQ, pela minha visão, embora seja bem semelhante, a diferença é curta. A questão maior reside em que com as ilustrações e o texto diagramado de forma diferente, por vezes apenas com algumas estrofes até a outra página, o clima da história acabou por mudar. O clima de conto japonês clássico, com a ilustre presença do Rei dos Sonhos, bem, ficou completamente presente nessa versão.

Li a versão em inglês, que possui uma capa com hot stamping magnífica, e muito bem acabada, o que só aumenta ainda mais a qualidade do livro em si.

Em relação à história em si, ela consegue te tocar profundamente, do jeito que apenas as tragédias japonesas conseguem, digo tragédias, porque, bem, praticamente todas as histórias clássicas japonesas tem tragédias ou acabam em tragédias, e essa sendo uma "clássica" história não foge ao caso, apesar de não ser muito fã dessas manias, ela me encantou. De forma incrível. E faz querer que de repente uma raposa possa mudar definitivamente e um monge não seja mais um monge.
E a cada ilustração, se vai entrando mais a fundo na história, e quando abrimos a página dupla com a ilustração do Sandman...
é como se ele tivesse surgido em seu trono repentinamente.

faoliveira 15/04/2012

Sandman Apresenta – Os caçadores de sonhos
É sempre surpreendente a forma como Gaiman consegue fundir diferentes mitos e arquétipos no mesmo universo. Aqui temos raposas espertas como aquelas das fábulas que lemos quando crianças, pessoas comuns e deuses japoneses interagindo com Caim e Abel, por exemplo.

Mais em http://contraargumento.com/sandman-apresenta-os-cacadores-de-sonhos/ ;)

Erica 09/12/2011

Os Caçadores de Sonhos - versão HQ
Versão em quadrinhos de mais uma boa história do Gaiman, pra ler em um dia só. O posfácio escrito por ele e Craig (ilustrador) revela uma artimanha engraçada na elaboração do livro. Recomendo, uma leitura prazerosa, com belos desenhos.

Kris 28/05/2011

Uma apologia, uma fábula ou um conto de fadas? Não sei dizer. Neil Gaiman misturou seus ingredientes fantásticos num psicodélico e imaginário conto de amor; Acrescentando o ingrediente delicioso que são as belas gravuras que praticamente nos transportam para o Japão antigo e para, ao mesmo tempo, o fantástico e sinistro mundo de seu personagem primo, Sandman. Uma leitura mística e bela, é realmente indescritível em meras palavras. Tem de ser lida, ouvida com a mente e o coração e vista.

1 | 2 | 3 | 4