O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado

Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Renata Manzano 08/10/2021

Profundíssimo
Livro para crianças? Sim, porque só as crianças têm a capacidade de olhar para toda e qualquer pessoa de forma livre de julgamentos. Assim é a andorinha Sinhá, livre, louca, capaz de despertar no sisudo gato Malhado as emoções mais genuínas, e em nós também. Uma obra de arte cheia de pequenas jóias a cada página.

Luciana Luz 08/09/2021

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Uma linda fábula de Jorge Amado.
Que livro mais lindo! As ilustrações de Carybé são apaixonantes.
Li com meu filho e ele amou o livro. Questionou muito o tratamento que os personagens davam ao gato, se emocionou e disse que quer um número 2 pra mudar o final.
A leitura e seus poderes.
Jorge Amado! ?

Cleide 28/08/2021

Meu primeiro livro
Eu não sabia nem ler e já carregava um exemplar desse livro pela casa, na esperança de alguém parar seus afazeres e ler um capítulo para mim. Era apaixinada pela capa e pela história de amor do Gato e da Andorinha ?

Augusto 30/07/2021

Um amor impossível - que aconteceu sem ter acontecido, entre gente disfarçada de bicho; de qualquer religião ou cor de pele.

Jessiana 25/06/2021

O amor impossível
Gostei da novela, é uma história bem curta e muito divertida, mas para um livro que tem como objetivo o público infantil a leitura é um pouco difícil.

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

"Como fugir e esconder-se quando a primavera chegava trazendo consigo a doçura de viver?"
Neste livro escrito em Paris, em 1948, para o seu filho João Jorge (então com 1 ano), temos uma fábula que conta a história de amor impossível entre um gato e uma andorinha. Estamos diante de uma fábula, pois a história acontece entre bichos "humanizados", e nela temos a história de um Gato Malhado que era visto como o pior bicho do parque, mas que se apaixona por uma andorinha, o que gera muito julgamento em todos os moradores do parque, pois onde já se viu um gato e uma andorinha se amarem? Pois bem. Essa história nos ensina sobre o poder do amor que pode nascer entre pessoas de raças, origens ou culturas diferentes. A história que a manhã contou ao tempo para ganhar a rosa azul (O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá) é das coisas mais belas que eu já li em minha vida. Abaixo trago alguns quotes da obra que me encantaram:

"Sentia-se leve, gostaria de dizer palavras sem compromisso, de andar à toa, até mesmo de conversar com alguém. Procurou mais uma vez com os olhos pardos, mas não viu ninguém. Todos haviam fugido. Não, todos não. No ramo de uma árvore a Andorinha Sinhá fitava o gato malhado e sorria-lhe. Somente ela não havia fugido."

"Desejo dizer que há gente que não acredita em amor à primeira vista. Outros, ao contrário, além de acreditar afirmam que este é o único amor verdadeiro. Uns e outros tem razão. É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer ele desperta, com a chegada da primavera ou mesmo no rigor do inverno. Na primavera é mais fácil, mas isso já é outro tema, não cabe aqui. De repente, o amor desperta de seu sono à inesperada visão de um outro ser. Mesmo se já o conhecemos, é como se o víssemos pela primeira vez e por isso se diz que foi amor à primeira vista. Assim é o amor do gato malhado pela andorinha Sinhá."

Bia 19/05/2021

uma releitura gostosa
li este livro em criança e, como estava a precisar de ler algo pequeno, escolhi este. é um romance lindo com um final triste. tem ilustrações lindas e uma estrutura narrativa peculiar com vários parênteses! leiam!

Ariene1 14/05/2021

Um dos melhores livros da minha vida
Eu me senti o Gato Malhado com relação ao Amor. É uma história triste, doce, delicada, que assim como outros contos para crianças, possui um final trágico.
JAlia.Godoi 30/06/2021minha estante
Um clássico infantil, perfeito! É uma estória triste porém incrível, adoro livros infantis como esse!

Lucy 21/04/2021

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Eu amo esse livro, coloquei ele nos meus desejados e vou ter a oportunidade de tê-lo em mãos e reler. Quando vi que alguém leu me deu saudade.

Laura.Bonilha 19/03/2021

Como não li Jorge Amado antes?
No primeiro parágrafo já me apaixonei, fiz questão de ler bem devagar para aproveitar cada pedaço dessa história. A narrativa separada por estações, os parêntesis, uma estrutura diferente do que já li em infantojuvenil, mas mesmo assim é clara a sucessão dos acontecimentos. Não só a história é linda, como também as ilustrações e o projeto gráfico dessa edição conversam muito bem com o texto.
Brenda Viana 19/03/2021minha estante
Depois dessa resenha, fiquei curiosa. Quero lê-lo rs

Rafaella Catarinhuk 19/03/2021minha estante
tá arrasando nas resenhas amg!!?

Vic Moro 14/01/2021

Marcante!!
Um livro que marcou a minha iniciação litetária! Imagine só, o grande Jorge Amado escrevendo literatura infanto juvenil. E, posso dizer que, realmente, instigou-me a ler cada vez mais, fazendo só crescer o meu interesse pela literatura!!
Recomendo para qualquer idade!!

Fabi 28/11/2020

Esse livro foi uma leitura obrigatória da escola que de início eu odiei mas no final eu aprendi a amar. Não tenho mais nada a dizer pois não lembro nada da história (com exceção do final)