Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Emily1021 19/03/2024

Devorei o livro em duas sentadas, muito bommmm. esse livro vai tratar do lado mais humano do Paul, das motivações dele e do império comandado por ele.

Lucas1805 18/03/2024

Um final necessário e impactante
O livro mais curto da primeira trilogia, porém não há sinal de ser menos impactante que os outros, muito pelo contrário os embates que ocorrem em volta de Paul fazem dessa história, uma das melhores que li

Alice 18/03/2024

Wtf?
Ainda não sei direito o que pensar e acredito que só vou ter uma opinião formada quando acabar de ler tudo.

Mas a escrita desse foi extremamente envolvente, realmente é uma obra muito bem elaborada.

yuridant 19/03/2024minha estante
O Navegador morreu tb, po

lív 17/03/2024

Apesar de ser um livro pequeno, demorei muito tempo pra ler, pois não me instigou/prendeu. a história é excelente, mas tive dificuldade em me interessar pela leitura. Avalio pelo meu aproveitamento, não pela qualidade da obra, uma vez que a mesma apresenta ótima qualidade

Line 17/03/2024

Épico
O primeiro livro já foi aquela coisa né: ?esse livro é fenomenal, genial, não tem defeitos? então eu já fui ler o segundo com muita expectativa e posso dizer com segurança: Messias de duna é épico, a ambientação continua fantástica, as intrigas politicas escalam ainda mais e o Paul além de lidar com tudo isso ainda precisa encontrar nele mesmo um modo de viver com todo que foi o jihad, quando li o primeiro livro falei ?se eu fosse escrever um livro gostaria de escrever algo tão genial como duna? e nesse não é diferente! É épico em cada sentido da palavra.
ED73LH 17/03/2024minha estante
Espera p ler imperador deus de duna, vc vai amar

Line 17/03/2024minha estante
Ansiosa já ?

rafa_._cardoso 17/03/2024

Epílogo de duna
O livro poderia ser um memorando, um epílogo do primeiro livro.

Basicamente é uma eterna conversa sobre religião e poder. A velha é batida tentativa golpe de Estado e um Paul que beira ser irritante.

As personagens estão vazias em relação ao primeiro livro, sem grandes motivações e sem... Sem graça mesmo

wafous 16/03/2024

PQP
Que livro bom, final incrível, encerrando um ciclo e deixando abertura pra continuar a história, absolute cinema(não dou 5 estrelas pq fiquei entediado na meiota do livro, o final compensa)

Lucas Wellerson 16/03/2024

Continuação do aclamado livro "Duna"
Mais um ótimo livro de Frank Herbert, embora fique na sombra do excelente primeiro livro.

Neste segundo livro, acompanhamos mais uma parte da trajetória de Paul Atreides, agora como imperador, que construiu o maior império que a galáxia já viu.

Com isso, ele precisa lidar com as consequências de seus atos ao longo dos últimos 12 anos. Pois, no decorrer desse tempo ele presenciou o que ele tanto evitava no 1° livro (sem mais detalhes para não dar spoilers).

Além disso, o livro ainda aborda temas de filosofia, religião e política, enquanto desenvolve os personagens de forma fantástica, especialmente a jornada do protagonista Paul Atreides. O final do livro e o destino de Paul são especialmente intrigantes, deixando o leitor refletindo sobre como tudo foi acabar daquela forma.

Em conclusão, é um prato cheio para os fãs de ficção-científica.

Quotes:

Página 25 - O futuro é algo a ser modelado.

Página 26 - A razão é a primeira vítima das emoções fortes.

Página 123 - Resistir a si mesmo talvez seja a tarefa mais difícil do universo.

Página 191 - Esqueça o mistério e aceite o amor. O amor não tem mistério. Vem da vida.

Bruno 16/03/2024

Uma alegoria sobre a degeneração da política através da fé
O segundo livro da trilogia apresenta a formação de um novo império em torno da figura religiosa de Paul Atreides. Após a queda do antigo imperador, uma Jihad (guerra santa) é iniciada para expandir a fé no Lisan al Gaib, o que envolve a destruição de planetas inteiros e o assassinato de bilhões de pessoas consideradas "infiéis".

Frank Herbert descortina fio a fio a forma como política e religião necessariamente estabelecem entre si uma relação destrutiva, na qual as discordâncias são lidas necessariamente como descrença ou falta de fé.

O novo império, que nasceu com um ímpeto de mudança e renovação, logo se transfigura em uma ditadura teísta, dirigida por uma burocracia que instrumentaliza a religião em seu próprio benefício.

A guerra santa torna-se maior que Paul Atreides, fugindo completamente de seu controle. Ele se vê entrelaçado por intrigas políticas, armadilhas religiosas e planos para alija-lo do poder. Atreides, enfim, torna-se vítima de seu próprio poder.

Benicio 13/03/2024

Funciona como um grande epílogo dos eventos de Duna, é um grande jogo de xadrez em quem o vencedor leva tudo.

Ivanio1 13/03/2024

Gostei! Ao contrário do que dizem, eu não diria muito bom, mas o livro é bom.
A história ficou em aberto com várias alternativas.
Pretendo ler pelo menos o terceiro livro.