Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Luisa.Prada 12/10/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Gostei muito, fiquei com receio de não entender pensando que a escrita seria mais difícil, mas foi muito bom o livro, preciso continuar aprendendo sobre o comunismo. Aliás, acho muito bizarro como tendo o manifesto para esclarecer um monte de desinformação, as pessoas ainda acabam repetindo o mesmo que falou a pessoa anterior e a anterior a ela.

Jose 12/10/2023

Uni-vos?
O comunismo deveria ser abolido da sociedade, o lado ideológico e radical de Marx torna a leitura cansativa, li sabendo que Karl Marx torce para o "quanto pior melhor", mas é necessário conhecer o lado radical e extremista dos comunistas para poder refutar.

Beatriz3345 11/10/2023

O livro
Achei incrível. Adoro estudar Karl Marx e suas influências para os pensadores do século XX.
Livro interessantíssimo, linguagem extremamente simples e didática. Um dos melhores livros de sociologia que eu já li.
Recomendo muito!

Foolish_1 11/10/2023

E não é que ele tá certo!?
Muito interessante. É incrível que, como adequando pequenos aspectos, devido às tecnologias e meio ambiente o manifesto continua sendo uma leitura válida, propondo um sistema com características muito melhores que o atual.
Uma leitura que eu recomendo, entender e criar sua própria opinião sobre sistemas alternativos sempre será necessário, ainda mais nos tempos atuais.
Particularmente eu concordo muito com os ideais comunistas e foi uma leitura bem tranquila apesar de uma linguagem nem sempre tão fácil de se compreender.
caelis 11/10/2023minha estante
???

Jessica.valcaci 11/10/2023

Reli
Sempre aprendo um pouquinho mais, a releitura é ferramenta necessária para a vida intelectual, refresca e elabora novas visões não antes vistas. Li o manifesto já uma duas vezes na vida antes de entrar na universidade, agora na minha terceira visita a obra do Marx escrita em 1948 para a internacional comunista, movimento operário de cunho revolucionário, um dos muitos grupos que existiam pela Europa nesse tempo, não só revolucionário, mas haviam também outros grupos como os anarquistas, liberais, socialistas utópicos ( pensadores burgueses anteriores a Marx e que não colocavam o proletário a frente da mudança social, mas sim o estado ou a própria burguesia por isso mesmo denominados de ?utópicos? pelo Engels e Marx posteriormente), após a unificação do Estados nacionais, quase fim completo dos meios de produção feudal, industrialização, advinda a princípio dos campos depois posteriormente nas cidades e com ela segregação social, desigualdades sociais, uma nova luta de classes nascente os burgueses e proletários, tudo isso em meio a revoltas e insatisfação popular pela Europa.
O livro é um pequeno tratado sobre o que desejam os revolucionários da internacional comunista, contextualização de tudo que está acontecendo na Europa, sobre o medo constante de revoltas sociais e mudanças na sociedade, assim como críticas a outras organizações sociais ( Marx é bem alfineteiro rsrsrs) e o desejo último da consciência de classe por parte do trabalhador, entendimento do processo de lutas de classes como algo histórico e dialético, assim como o engajamento por parte do trabalhador a união coletiva e revolta ao sistema exploratório da venda da força de trabalho. Assim sendo, peço que em algum momento na vida leiam esse livro sem muito julgamento ou preconceito a Marx , sei que muitos o odeiam ou o amam, mas é preciso ter em mente o Contexto histórico de quando, como foi e quem escreveu este livro sobretudo para quem e para quê, uma vez que a situação do trabalhador nas fábricas pela Europa era crítica (não que hoje a exploração não exista), é portanto que faz-se sim necessária à leitura desse livro, assim como a sua releitura! #manifestodopartidocomunista

Murilo 09/10/2023

Um dos livros que todos deveriam ler, ele tira bastante do misticismo sobre o comunismo. Coisas que todos acham que ele faz e obriga, mas que são completamente infundadas.

O_Cabano 05/10/2023

Magnífico!
Karl Marx e Engels foram cirúrgicos para enumerar os problemas sociais da Europa na metade do século XIX. Consequentemente, presenciamos o manifesto de uma classe social rejeitada intelectualmente, e escravizada pela transformação da manufatura nas grandes indústrias. O manifesto Comunista é sempre um grito dos operários, e sem estes, pode perder a sua essência primordial.

grc.cvj 03/10/2023

Proletários de todos os países, unam-se
É realmente um livro muito bom para se ter uma perspectiva da realidade em que estamos inseridos hoje em dia. Ele traz definições e conceitos muito interessantes de como o capital afeta tudo ao seu redor, desde sua família até o seu lugar na sociedade

meumundoliterario 03/10/2023

O livro aborda um tema muito interessante e importante que todos deveriam ter conhecimento. A luta para conquistar a democracia por uma revolução.
  E é de fato uma luta de classes mesmo. A burguesia e o proletariado. A classe proletária é revolucionária, e pelo que eu entendi, o objetivo mais próximo dos comunistas é o mesmo do que os restantes de todos proletários, a formação do proletariado em classe, derrubamento da dominação da burguesia, conquista do poder político pelo proletariado.
  Gostei muito dessa leitura por ter mudado meu modo de pensar em vários aspectos e por ter aberto meus olhos para grandes verdades.

Maria290 01/10/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Não sei porque demorei tanto para ler esse livro... acho que a perspectiva de se ler um clássico assusta um pouco e, no fim, é bem mais tranquilo do que a gente imagina!

Gostei muito da maneira em que o Manifesto foi escrito e gostei bastante, também, da maioria das ideias Marxistas aqui do livro. Ainda tenho que estudar melhor pra saber o que eu sou, se sou comunista, marxista, anarquista, socialista.... não sei, mas gostei desse livro!

Hanna155 28/09/2023

Uni-vos!!
Com maestria, Marx e Engels introduzem o leitor a teoria marxista. Saber a qual classe pertencemos e qual papel nós ocupamos na sociedade é o primeiro passo para a mudança de nossas condições de vida. O capitalismo está funcionando exatamente como foi planejado desde antes de 1848. Nós como classe trabalhadora, devemos reconhecer quais instrumentos de opressão a burguesia utiliza, Para assim, mudarmos a realidade.

Rafa 26/09/2023

Leitura obrigatória
Me identifico mais com o espectro político de esquerda, pois esse viés acaba sendo coerente com a maioria das minhas convicções éticas-sociais.

Ler o manifesto comunista, com o inevitável afastamento histórico e o devido senso crítico de ponderação foi enriquecedor para fortalecer minha base de argumentação.

Surpreende ver o "progressismo anárquico" questionando o status quo de uma sociedade no século XIX que tinha crenças imutáveis demarcadas profundamente no âmago da sociedade dominante (burgueses). Parte dessas crenças, vigoram ainda hoje o que enaltece ainda mais o poder de impacto dessa obra, escrita há quase 2 séculos atrás!

madu.marella 26/09/2023

Manifesto do partido comunista
Muito bom! recomendo muito.
consciência de classe é fundamental todos deveriam ler. A escrita eh bem complicada e rebuscada, oq eh compreensível pela época q foi escrito.
enfim muito bom! #trabalhadoresdomundouni-vos

Giovanna 24/09/2023

Li esse livro para produzir um resumo sobre ele. A escrita não é tão objetiva quanto pensei. Não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas devo admitir que a exploração humana é triste.