Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

marcela115 01/11/2023

Perfeito
é perfeito para a compreensão sobre capitalismo, consciência de classes e toda a história até agora.

ciliane.ogg 31/10/2023

Todos os livros que li até agora que falavam sobre teoria política, mostravam ideias novas , mas também traziam mais dúvidas. Esse livro agora lido, esclarece o processo histórico de como o manifesto foi produzido, bem como clareia as ideias e ajuda no entendimento de livros como Domenico Losurdo, geopolítica internacional, e as diversas razões de como as decisões operam no mundo em que vivemos.
Se soubesse, teria lido o manifesto antes.

Beatriz.Cortello 31/10/2023

Leitura para meus estudos sobre o comunismo.
Viva a classe trabalhadora!
ja passou da hora do povo se organizar, o capitalismo enfiou seus tentáculos de maneira tão profunda, que nós precisamos pra ontem nos organizarmos, pretendo fazer mais leituras assim, especialmente porque meu curso é de via marxista e pretendo melhorar nessa questão!

rafa_._cardoso 30/10/2023

Ajuda a entender a polarização atual
Um dos livros mais importantes da corrente comunista, é um livro com muitas informações sobre o contexto histórico da época, bem como as posteriores atualizações.

ticilima___ 30/10/2023

...
Acho que tem que ser lido pra que possamos identificar no nosso dia-a-dia o comunismo e ver como ele se encaixa em todas as sociedades independente do tempo em que vivem, para mostrar que a burguesia nos afungenta de um mundo em que o proletário não sofra,independente das circunstâncias, e que não seja mais explorado e expropriado.

Matheus.Infante 26/10/2023

GENIAL
O livro que ditou o século seguinte. Curto, direto e bem elaborado. Marx e Engels são gênios, gênios, gênios.

JuujCees 26/10/2023

Li na adolescência
Achei paia quando li, não sei se hoje em dia mudaria minha opinião até porque não vou ler de novo ??

Milla 24/10/2023

"A história da humanidade é a história das lutas de classe."
Eu fui ler com medo, achando que não conseguiria entender por ser um livro político, mas eu achei muito tranquilo de entender (algumas partes não sei se entendi muito) mas de qualquer forma é um livro para reler várias e várias vezes.
Senti que foi muito rápido, concerteza quero ler mais sobre o assunto.

"Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários não têm nada a perder, a não ser suas correntes."

Danilo 23/10/2023

Grandioso e atual
O primeiro capítulo do volume abre com a icônica frase “A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes”, expondo imediatamente o caráter classista do texto. No início do texto também é destacado que, embora diferentes classes e formas de opressão tenham surgido ao longo da história, os antagonismos entre classes nunca foram suprimidas. E estes antagonismos se simplificam cada vez mais, de modo a sociedade se dividir em classes cada vez mais opostas.

A fim de apresentar o conteúdo de forma simples e direta, o Manifesto do partido comunista (1848) é concebido como um panfleto para o operário da europa do século IX. No livro, Marx e Engels apresentam diferenças e conceitos básicos como burgueses e proletários, propriedade privada burguesa e as razões de abolí-la.

Os autores pontuam que a partir do momento em que houve o estabelecimento do capitalismo enquanto modo de produção dominante no mercado mundial, e portanto, possuindo grande poder econômico, ela passa também a deter poder político. Dessa forma, os governos dos Estados modernos passam a atuar como um comitê para gerir os interesses da classe burguesa.

Uma das passagens mais maldosamente interpretadas usadas para criticar a obra e atacar o comunismo, é o momento onde é mencionado a necessidade da abolição da família. Aqui, Marx e Engels se referiam às estruturas familiares que, moldadas pelo capitalismo, existem em torno da propriedade privada, que perpetuam a exploração e transmissão de riquezas de geração em geração, portanto, do próprio sistema capitalista.

O que me encanta sobre o livro é o quanto ele continua atual. Apesar de alguns temas presentes no Manifesto terem sido melhor desenvolvidas posteriormente, tanto por Engels quanto por Marx, suas ideias centrais permanecem incólumes, que é a critica categórica do capitalismo, a existência das classes e o distanciamento cada vez mais evidente entre elas, além da ênfase na importância e na urgência da organização do proletariado em classe e da inevitável revolução comunista em vista da construção de uma nova sociedade, mais justa e livre de exploração.

Maia 22/10/2023

"Um espectro paira sobre a Europa: o espectro do Comunismo."
"Proletários de Todos os Países, Uni-vos!"

FabioMartineli 22/10/2023

Texto bem conciso e, pela sua proposta, tem uma argumentação mais superficial e mais diretiva, talvez para alcançar um maior número de leitores e transmitir com maior facilidade sua mensagem.

Maria675 20/10/2023

A história da sociedade é a história de lutas de classes
Livro bastante esclarecedor e age como uma forma de introdução sobre o comunismo, todos (principalmente os proletariados) deveriam ler.

Marcos606 18/10/2023

Reflete uma tentativa de explicar uma compreensão materialista da história. Argumenta que as lutas de classes, ou a exploração de uma classe por outra, são a força motivadora por trás de todos os desenvolvimentos históricos. As relações de classe são definidas pelos meios de produção de uma época. No entanto, eventualmente estas relações deixam de ser compatíveis com as forças de produção em desenvolvimento. Neste ponto, ocorre uma revolução e uma nova classe emerge como dominante. Este processo representa a marcha da história impulsionada por forças econômicas maiores.

A sociedade industrial moderna, em específico, é caracterizada pelo conflito de classes entre a burguesia e o proletariado. Contudo, as forças produtivas do capitalismo estão rapidamente a deixar de ser compatíveis com esta relação de exploração. Assim, o proletariado liderará uma revolução. No entanto, esta revolução terá um caráter diferente de todas as anteriores: as revoluções anteriores simplesmente realocaram a propriedade a favor da nova classe dominante. Contudo, pela natureza da sua classe, os membros do proletariado não têm forma de se apropriar de propriedade. Portanto, quando obtivessem o controle, teriam de destruir toda a propriedade privada e as próprias classes desapareceriam.

O Manifesto argumenta que este desenvolvimento é inevitável e que o capitalismo é inerentemente instável. Os comunistas pretendem promover esta revolução e promoverão os partidos e associações que estão a levar a história à sua conclusão natural. Argumentam que a eliminação das classes sociais não pode ocorrer através de reformas ou mudanças no governo. Em vez disso, será necessária uma revolução.

Brennda.Dias 18/10/2023

Proletários de todos os países,uni-vos!
?numa palavra,em toda parte,os comunistas apoiam todo movimento revolucionário contra a ordem social e politica existente?
?Proclamam abertamente que seus objetivos não podem ser alcançados senão pela derrubada violenta de toda ordem social passada.Que classes dominantes tremem diante de uma revolução comunista!?

theus33 17/10/2023

?? ? aquele dos camaradas;;
Acho que tanto o manifesto comunista quanto Karl Marx dispensam apresentações. Num mundo tão polarizado politicamente é impossível que não se tenha ouvido falar sobre eles, seja por adoradores, seja por anticomunistas exaltados ao redor da internet. Por isso, vou pular logo para minhas percepções do livro. Como a própria edição diz, goste ou não, Marx e seus trabalhos influenciam de forma muito significativa as dinâmicas políticas e sociais do século XXI.
Um equívoco muito grande de quem olha o manifesto é às vezes considerar que se trata de um trabalho acadêmico de Marx e ler o livro pelas pernas; muito pelo contrário, como o próprio nome diz, o Manifesto Comunista tem como intenção divulgar as ideias propagadas da ideologia em questão daquela época e ao mesmo tempo servir como um chamado para os proletários, instigar a união e a fervor. E, bom, isto os escritos cumprem muito bem, não atoa eu o utilizei pra me introduzir na obra de Marx, não há como fazer objeções.
Ao ler o Manifesto também é interessante observar a época em que Marx viveu, pouco depois de grande parte das revoluções burguesas eclodirem pela Europa e também causarem alienação e exploração severa do trabalhador, gerando a classe do proletariado. A partir disso, Marx e Engels fazem uma análise do surgimento da burguesia, de sua importância para as revoluções e mudanças políticas, mas salientam que não são a revolução final, não representam a forma final de governo e o mundo ruma para a abolição de classes. Além disso, dissertam bastante sobre a função do proletariado e as intenções dos comunistas de abolir todas as estruturas de poder que regiam a sociedade naquele momento. Claro que, analisando a obra por esse lado ela pode parecer radical, mas é importante entender que Marx trata justamente de uma revolução, de uma mudança nas estruturas de poder, e portanto, ela causa mudanças significativas e enterra os antigos costumes.
Além disso, é importante compreender que as ideias marxistas passam por alterações ao longo da história, a não ser que você seja um marxista ortodoxo, as ideias sofreram certas modificações mas mantém suas bases: a abolição de classes e o fim da propriedade privada.
Com isso, finalizo dizendo que considero a leitura do Manifesto Comunista obrigatória, seja você comunista ou não. É importante não cair em dizeres e se deixar levar pela desonestidade intelectual perpetuada pela internet quanto à ideologia marxista, é fundamental conhecer qual o verdadeiro propósito de Marx, Engels, e outros que vieram depois deles como o saudoso Lenin e Rosa Luxemburgo. Dito isso, acho importante ler, também, com um olhar acadêmico: não esteja inclinado a discordar de tudo ou concordar com tudo, analise, use do seu intelecto e aproveite a obra.