Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Gabriela3844 06/08/2023

Uma ótima edição
Essa edição comentada é realmente muito boa para quem ainda está começando a se interessar pelo assunto, pois ajuda a contextualizar. O livro no geral tem uma escrita muito boa, não envelheceu mal, pois conseguimos entender com clareza toda a crítica que Marx e Engels quiseram passar.

Vinícius Tyrone 06/08/2023

Obrigatório para todos!
Leitura indispensável para todos. Seja pra abrir a mente ou pra pelo menos saber como criticar. O trabalho de Marx e Engels de pesquisa é impecável. Devemos sim nos unir, derrubar a burguesia e tomar os meios de produção. O mundo tem que ser dos proletários.

Raffaello3 06/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
O Manifesto Comunista é um influente documento escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Esta obra revolucionária delineia as ideias fundamentais do comunismo e critica o sistema capitalista da época.

No Manifesto, Marx e Engels apresentam uma análise histórica da luta de classes, argumentando que a sociedade tem sido moldada por conflitos entre a classe dominante e a classe trabalhadora. Eles defendem a abolição da propriedade privada e do sistema de classes, buscando a criação de uma sociedade sem divisões sociais, onde os meios de produção são coletivizados.

Os autores descrevem as etapas para alcançar essa sociedade comunista, incluindo a revolução proletária, em que os trabalhadores derrubariam a burguesia e assumiriam o controle do Estado. Eles defendem a ideia de que a propriedade comum dos meios de produção levaria à igualdade e ao fim da exploração do homem pelo homem.

Apesar de suas ideias terem sido extremamente influentes ao longo da história, o Manifesto Comunista também enfrentou críticas e desafios. Algumas pessoas argumentam que a implementação prática do comunismo levou a regimes autoritários e violações dos direitos humanos.

Em última análise, o Manifesto Comunista continua sendo uma peça importante na história do pensamento político e econômico, provocando debates sobre as questões da desigualdade, justiça social e o papel do Estado na sociedade.

@bibliotecagrimoria 06/08/2023

Já havia lido o texto do manifesto antes. No entanto, essa edição da Boitempo editora tem o mérito de reunir em seus apêndices textos de escritores que abordaram a relevância do Manifesto em diferentes períodos do século XX. A leitura desses textos, em contraste com as épocas escritas em que cada autor se encontra, possibilitam uma clara visão, através das diferentes conclusões dos mesmos, da necessidade de se pensar novas formas de formar uma consciência de classe frente as conjunturas do capitalismo atual.
O Manifesto em si já é leitura obrigatória para qualquer membro da esquerda radical. Os apêndices dessa edição, também, não podem ser ignorados por quem enxerga no comunismo a única alte4rnativa viável, possível, de uma mudança em larga escala.

carbononh 04/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
"Finalmente, os comunistas trabalham por toda a parte para a união e o entendimento entre os partidos democráticos de todos os países. Os comunistas rejeitam a ocultação de suas perspectivas e intenções. Abertamente, declaram que seus fins só podem ser atingidos pela derrubada violenta de todas as condições sociais existentes. Que a classe governante trema diante da revolução comunista. Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar."

Gaby 03/08/2023

Devido ao uso extensivo da maquinaria e à divisão do trabalho, o trabalho dos proletários perdeu todo o seu caráter autônomo e, consequentemente, todo o encanto para o trabalhador. Ele torna-se um mero apêndice da máquina e exigisse dele apenas a operação mais simples, mais monótona e mais fácil de aprender. Por isso, o custo de produção de um trabalhador está restrito, quase que inteiramente, aos meios de subsistência exigidos para a sua sobrevivência e para a propagação de sua espécie.

Cadelinha da judeð¡ 31/07/2023

Revolucionário
Um dos livros mais polêmicos de todos os tempos com 160 anos de história,diversas edições em vários países e a criação de uma ideologia política.
O livro é absolutamente brilhante porém antes de ler o manifesto é importante estudar revolução francesa,comuna de Paris e o feudalismo(no mínimo) é uma leitura densa que vai exigir muito do leitor então estude antes,durante e depois de ler o manifesto.

nicolasfelipe 31/07/2023

"Proletários de todos os países, uni-vos!"
O comunismo, como ideal, visa à construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham oportunidades equânimes. Ele busca eliminar as disparidades socioeconômicas e garantir uma distribuição justa dos recursos, de modo a reduzir a pobreza e promover o bem-estar de todos os cidadãos.
A abolição da propriedade privada dos meios de produção é vista como uma medida crucial para evitar a concentração de riqueza nas mãos de uma minoria privilegiada. Ao fomentar a cooperação em detrimento da competição, o comunismo visa fortalecer os laços sociais e incentivar a solidariedade entre os membros da sociedade.
A visão comunista enfatiza a importância de uma revolução social para efetuar as mudanças necessárias, mas também acredita no poder da educação e conscientização como caminhos para uma transformação gradual. Ao promover a igualdade de oportunidades, o comunismo aspira a criar uma sociedade mais inclusiva e voltada para o bem comum.

Joohsun 30/07/2023

Um livro necessária para compreensão da sociedade e cultura capitalista, independente de seu posicionamento, continua atual.

juju 29/07/2023

Ah, para uma leitura obrigatória da faculdade, até que foi tranquilo de entender a linguagem e as ideias de forma geral. Contudo, achei que a parte que dividiu entre as distintas ideologias (em tópicos) me confundiu um pouco - fiquei meio boiando -, mas acho que isso tem a ver com a contextualização. Em relação ao conteúdo, é interessante saber exatamente o que se expressava!!

Freddie.Delon 28/07/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Um documento histórico importantíssimo, leitura relativamente simples, mas que pode vir a exigir um repertório histórico para um melhor entendimento (como as revoluções Francesa e Industrial). Inclusive os comentários da maravilhosa Sabrina Fernandes salvam muito em alguns momentos, deixando de mais fácil o entendimento.

Essa leitura foi um estudo, me trouxe muito aprendizado, novos vocabulários e também repertório, já que de fato é uma introdução a perspectiva comunista propriamente dita, e não uma visão terceira e popular das pessoas que podem tanto idolatrar ou demonizar.

Inclusive após este livro, me veio o interesse de ler a obra, também de Marx, "O Capital" para entender melhor a doutrina. Sinto que é o tipo de literatura que deve sempre vez ou outra ser relida, é curta, e explica bastante sobre o antagonismo das classes no contemporâneo, apesar de ser escrito em outra época, as descrições de Marx e Engels se aplicam totalmente ao hodierno.

Clara840 27/07/2023

Antigo, mas tão atual
Um compilado de ideias que todo mundo deveria ler para poder formar uma opinião própria, ao invés de se deixar influenciar por falsas propagandas que são espalhadas até hoje por uma classe que se sente ameaçada por esse singelo livreto :)

impriscilinha 26/07/2023

Esse é o primeiro livro que leio sobre o tema. Posso dizer que abriu meus olhos para várias coisas desse mundo, mudou minha visão.
quero ler outros sobre o comunismo e afins!

Miss Depressed 26/07/2023

Ótimo livro
Espero que em algum momento no futuro alcancem o livre desenvolvimento e a humanidade seja celebrada em seu potencial artístico, poético e intelectual sem amarraras.