Branca de Neve e o Caçador

Branca de Neve e o Caçador Lily Blake

Resenhas - Branca de Neve e o Caçador

Aline 28/06/2012

Branca de Neve e o Caçador - Uma "nova" roupagem
O livro foi feito baseado no roteiro do filme de mesmo nome e acho que por esse motivo é um livro bem pequeno, que dá para ler em um tarde. Ainda não vi o filme nos cinemas, mas assim que tiver oportunidade estou maluca para ver. Enquanto isso, fiquei bem contente com o que encontrei no livro de certa forma.

Diferente de todo o romance feito pela Disney ou até mesmo de alguns outros que já vi, a roupagem que dão a essa "nova" história de Branca de Neve é bem bacana. Ravenna, a raina má e madrasta de Branca de Neve tomou o reino do pai da princesa logo após o casamento. Isso não é muita novidade. O diferente dessa vez é a certa importância da Branca de Neve, não só no papel de mocinha indefesa, mas também no de princesa que precisa reconquistar seu trono para que possa trazer paz a seu povo.

Apesar do trailer do filme trazer muitos detalhes que podem ser um certo spoiler ao livro, não vou abordá-los na resenha. Acredito que todos vocês ja viram o trailer pelo menos, mas mesmo assim acho que não devo contar tanto, até porque algumas pequenas coisas que acontecem são bem importantes para a conclusão da história.

A narrativa do livro é em terceira pessoa e temos o foco nos capítulos intercalados quando necessário. Gostei da ideia até para entendermos o que estava se passando ao mesmo tempo na fuga de Branca de Neve e dentro do castelo da Rainha. Um outro ponto legal de ressaltar e a diagramação do livro. A Editora fez um trabalho muito bonito em todo o volume, principalmente nas divisões dos capítulos.

Mesmo com muitos pontos positivos, achei os últimos capítulos bem acelerados. O objetivo do livro foi solucionado, ao meu ver, muito rápido, mal dá um capítulo. Talvez, um mistério maior poderia ter contribuído para um desfecho melhor. Um outro ponto é: como acabou a história. Acho que quem leu ou viu o filme irá entender. Um ponto não ficou solucionado. Um ponto "importante" para a história, que inclusive, é um ponto que essa versão trouxe de novo. Achei um pecado não terem dado um fim digno.

Não sei se terá continuação, até porque ficaria um pouco sem sentido, mesmo com esse ponto solto. Mesmo assim, recomendo a leitura. É bem leve, rápido e trás novos conceitos do que temos sobre os contos de fadas. Nem sempre as princesas precisam ser donzelas em perigo. Às vezes um novo rumo e um pouquinho de esforço e suor por parte delas para a construção do seu "final feliz" é muito mais empolgante.

brendasnb 19/10/2012

Uma história que tem tudo pra ser incrível, mas não passa da média. Como assim, Brenda? oO . Bem, eu não sei se é pelo livro ter vindo do filme (e não o contrário) e por isso ele parece um pouco incompleto. Quer dizer que o livro é ruim? Claro que não! Com uma ideia bem desenvolvida, a antiga história da Branca de Neve agora é mostrada por um lado mais obscuro, uma rainha maléfica que preza pela sua beleza eterna.

"Seus olhos encontraram os de Branca de Neve. Fitaram uma à outra, o caos permanecia ao redor delas. Mulheres foram arrastadas para fora do palácio para serem mortas. Nobres lutaram contra soldados. Um menino estava gritando por sua mãe, com o rosto vermelho coberto de lágrimas. Mas naquele momento, Ravenna só via Branca de Neve e Branca de Neve só via Ravenna."

Capaz de destruir a vida de dezenas de moças do reino, Ravenna não tem um pingo de piedade em seu coração. (Aliás, ela tem um? oO). Com magias que vão muito além da maçã envenenada "Branca de Neve e o Caçador" tem um toque sombrio e interessante. (Então o que a Kirsten está fazendo no filme? - Também não faço ideia, mas ainda não assisti pra conferir.)

Apesar de a capa levar o poster do filme, eu não me incomodei, achei bastante bem feita por sinal. A diagramação também não deixa nada a desejar, cada capítulo tem um desenho padronizado em preto e tons de cinza, mantendo o toque diferencial do livro.

Branca passa por várias aventuras e o Caçador é encantador, quase me apaixono (haha). Agora vem a parte negativa: o livro é muito rápido. As coisas acontecem uma atrás da outra e o final acaba corrido demais, aliás, em minha opinião parece que o livro acabou antes da hora. Eu fiquei assim: "Como? oO' Cadê o final? O que aconteceu com (...)?". Enfim, meus sentimentos foram meio bipolares em relação a esse livro, mas no fim das contas, foi uma leitura legal que faria de novo (se tivesse tempo). Quem aí já leu ou assistiu o filme? ;)

Yasmin 19/06/2012

Gostei, apesar da rapidez

Adoro contos de fadas e gosto da maioria das adaptações que li. Meu sonho era encontrar por aqui uma edição completa de contos dos irmãos Grimm. É sempre desanimador quando vemos Hollywood anunciar um novo filme do tipo, porque quase sempre são filmes comuns, sem nada de inovador. Quando fiquei sabendo que junto com o lançamento do filme seria lançado a versão em livro do roteiro fiquei surpresa. Uma forma diferente de atrair um público mais variado. Não sabia qual era a história, o que eles tinham alterado e ainda não assisti ao filme. Portanto o livro foi uma surpresa, corrida demais, mas boa surpresa.

O rei vivia com sua filha, Branca de Neve, no castelo mantendo a paz e a prosperidade do reino até o dia em que um estranho exército de sombras atacou. O exército foi vencido facilmente e o rei libertou uma linda moça chamada Ravenna. De traços e modos doces, Ravenna logo conquista o amor do rei e o casamento é marcado. Porém no dia do casamento ela assassina o rei e toma o reino para si. Acompanhada de seu irmão Finn, Ravenna mata todos os nobres que estavam no castelo para a festa do casamento, mas no último segundo muda de ideia é decide manter Branca de Neve prisioneira. Dez anos depois o reinado de Ravenna ainda dura, uma sombra cobre todo o reino e o povo vive reprimido e infeliz. Para manter seu poder, que declina a cada ano, Ravenna tem que sugar a juventude das moças e ser bela é um perigo. Branca de Neve cresceu presa na mesma sela, até o dia em que Ravenna percebe através de seu espelho mágico que ela é a salvação dos seus poderes. Com uma ajuda inesperada Branca de Neve consegue escapar das garras de Finn e sai em disparada pela Floresta Sombria. Louca para ter Branca de Neve, Ravenna recorre ao Caçador. Um homem que perdeu aquilo que lhe era mais precioso e está disposto a capturá-la por uma esperança tola.

A partir daí a história se desenvolve em ritmo acelerado e com rápidas reviravoltas. O meu principal problema foi essa rapidez. São 208 páginas que passam voando e um acontecimento atropela o outro. Apesar disso a história é muito boa e gostei da roupagem nova que deram a Branca Neve e aos demais personagens do conto original. A única coisa que estranhei foi um pequeno detalhe no final, esperava algo mais romântico. O “duelo” entre as duas no fim foi um pouco curto. Todo mundo sabia o que ia acontecer, mas poderia ter sido mais dramático. Adorei o caçador, a maneira como foi descrito e aprofundado. É uma história que se tivesse sido mais desenvolvida, com umas 200 páginas a mais teria sido perfeita. Toda a trama da fuga, a jornada através da Floresta Sombria e a tal profecia merecia ter sido bem esmiuçada. Os detalhes do universo criado ficaram muito bons, como a história dos anões que sobreviveram em decadência, a tribo que marca suas filhas com cicatrizes para não serem levadas por Ravenna e Floresta, com variados seres, estranhos e sombrios.

É como eu disse uma história muito boa, termina e você deseja mais páginas. Entendo que por ser baseada no roteiro a adaptação para livro fica enxuta, mas a autora poderia ter, além de baseado, estendido em cima do roteiro. Falo a autora porque foi Lily Blake que adaptou, os demais nomes são dos roteiristas. Estou bem curiosa (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com.br/2012/06/resenha-branca-de-neve-e-o-cacador.html

Aviso: Que ironia, o livro aprovado, com edição fechada e sem o nome da autora. Skoob deixando qualquer um aprovar livro. Os nomes estão errados. Esses ai são roteiristas e ainda tem um repetido. ^^

Si 07/07/2012

A história realmente é diferente daquela que ouvimos desde criança, porque nesta a Branca de Neve é corajosa e destemida; Também não é o príncipe que a desperta e sim o caçador. Bem, o livro é super fácil de ler e como a gente sabe que a história terá fatos diferentes, é interessante.

TeLa 07/11/2012

Resenha do Blog Penseira Literária - http://penseiraliteraria.blogspot.com.br
Este foi um livro que eu aguardei muito, o povo estava em alvoroçado pelo seu lançamento. Pra completar teve e "Madrugada Novo Conceito", lembram disso? Aquela quinta-feira que o queridíssimo departamento de marketing da Novo Conceito conseguiu segurar a galera até altas da madruga na net. Achei bacana a ação e o kit, divulgado naquela noite fez jus aos presentes, pois ele é super bonitão.

Mas vou falar do livro, que quando recebi, pare meu espanto, era super curtinho, mas como diz o ditado: "È nos menores frascos que se encontram as melhores fragrâncias", eu comecei a ler ele logo. Como já comentei, não tinha assistido ao filme, então eu não tinha base alguma, e com uma imaginação fértil eu construi a história da minha maneira, e fico curiosa para ver o filme de uma vez e fazer minhas comparações.

A nova abordagem ao conto de fadas para mim funcionou. Uma Branca de Neve guerreira, forte, cheia de personalidade me agradou muito. Porém, o livro é tão curtinho que eu senti falta do mais, daquela estória aprofundada, detalhada. Tudo me pareceu muito superficial e rápido demais. Tanto que faltavam pouquíssimas páginas e a estória não sinalizava um desfecho, que foi feito em 2 ou 3 páginas, me deixando com um nervosismo e vontade de procurar páginas escondidas ali no final. Em uma narrativa como esta, desde as primeiras linhas o leitor alimenta e cria expectativas para uma batalha final, e quando o autor, ou autores, não correspondem a esta expectativa, ficamos um pouco desapontados.

Não sei como saiu a ideia de criar um livro para acompanhar a produção cinematográfica, mas sinto que o livro foi feito meio encima da hora, com muitos autores envolvidos, o que me deu a impressão que nenhum deles estava totalmente envolvido de coração com a estória do livro.

Mas no geral o livro é bom sim, como disse, uma Branca de Neve cheia de atitude conquista o leitor. Mas são visões diferentes, não posso dizer qual é melhor, o conto de fadas ou este livro. Os dois tem seus prós e contras e eu gosto dos dois.

Quero destacar a diagramação e arte-gráficas magníficas desenvolvidas nesta livro, fazendo com que ele flua leve em uma leitura. Parabéns a Novo Conceito, arrasou.

Sendo assim, recomendo o livro pra você que já viu o filme ou que assim como eu, ainda não viu. Crie suas expectativas, sejam elas quais forem!!!

Nathy Bells 21/07/2012

Em Branca de Neve e o Caçador somos apresentados ao lado maduro e um tanto cruel da história tão querida entre as crianças do mundo inteiro. A querida princesa é a única que pode salvar sua própria vida e o reino de seu pai, que foi dominado por uma mulher má, que suga a beleza das moças para poder sobreviver, chamada Ravenna.

Quando encontra a oportunidade perfeita para escapar das mãos da madrasta, Branca de Neve se vê perdida em uma floresta repleta de magia e misteriosos seres capazes de matar com o simples perfume. O único que pode ajuda-lá a sair dali é Eric: um caçado experiente, e devastado pela morte da esposa, que foi “contratado” por Ravenna para traze-la de volta ao reino. Cheio de ação e bons diálogos vamos viajando em busca do castelo do Duque Hammond com eles até o esperando, pelo menos por mim, encontro com os sete anões, que são um pouco diferente da versão original já que nesse o “Dunga” fala =O rs. Com esses homenzinhos para ajudar a viagem continua e a ação aumenta mais ainda.

O príncipe em questão fica de fora da jogada quando o assunto é salvar a linda princesa em perigo, sua imagem até colabora para que Branca de Neve morda a maçã. Cada linha dessa nova versão é muito bem amarrada a seguinte dando energia a leitura e preenchendo o vazio que fica quando se cresce e percebe que contos de fadas não são tão lindos e fáceis.

Final feliz? Bem por um lado ele é mas não dá para falar que ele encerra com um “e foram felizes para sempre”… tudo porque o livro não termina de fato, Branca de Neve não resolve sua relação afetiva deixam uma lacuna para uma possível continuação.

A editora Novo Conceito mais uma vez está de Parabéns: tanto o kit que foi mandado para nós blogueiros quanto a diagramação do livro é perfeita.

Cah 11/07/2012

Branca de neve e o caçador, foi um livro muito esperado por todos, assim com o filme. Como eu assisti o filme também, comentarei de algumas coisinhas sobre ele aqui nesta resenha.

Achei esse livro um pouco curto, poderia ser mais explorada a história, mas como é o livro que é baseado (e eu só nos baseados...uhsauhsuahsu) no filme, e não o contrário, está explicado.

Branca de Neve deixa de ser a princesa inocente do conto tradicional para ser a guerreira valente, que encara trolls e luta pelo seu reino. No livro essa característica forte é mais clara, já no filme achei que a autação de Kristen Sttuart deixou um pouco a desejar.

E não é somente a personalidade de Branca de Neve que é diferente ao conto original, mas também o final, a princesinha não fica com o príncipe (pelo menos é o que dá a entender) e sim com outra personagem. Achei o romance bem leve, para olhares não muito atentos pode parecer que não há nenhum romance entre Branca de Neve e o Caçador (okay gente, com esse título todos imaginavam que o caçador seria o mocinho) e apenas no final isso fica mais evidente, o fato é que tanto no filme quanto no livro eles não querem que o romance seja a base da história, e sim a personalidade diferente de Branca de Neve.

Eu amei a história da Bruxa Má, muito interessante e bem pensada, a atuação de Charlize Theron no filme foi ótima.

O final do filme me pareceu mais definitivo, com indício do final do casal, mas o livro me pareceu mais aberto, como se fosse ter uma continuação, mas o que seria a história do próximo não sei. Enfim, um livro breve e com uma história interessante, fácil de ler, e rápido.

LEIA MAIS RESENHAS EM: http://emocoesempaginas.blogspot.com.br/

Morenalilica 12/07/2012

Leia e tire suas conclusões ;)
Então, não vou enrolar vocês. Esse não é o meu livro favorito. Comecei a ler toda empolgada, pensando que realmente era uma inovação, que era uma recriação do clássico infantil, mas sei lá, perdi a empolgação um pouco antes da metade do livro. Foi um sofrimento terminar a leitura >.<

Mas, eu terminei. Porque sempre penso que devo dar uma chance a todos os livros que pego pra ler, afinal a estória pode ficar melhor, não é? No caso de "Branca de Neve e o Caçador“, isso infelizmente não ocorreu.

Nessa versão da estória, Branca de Neve foi aprisionada na torre do castelo de seu pai por Ravenna, a madrasta, que na minha opinião é o melhor personagem da trama. Apesar dela ser a rainha má, é claro, eu me simpatizei com ela, afinal entendi que Ravenna tinha seus motivos para usurpar o trono do rei e de Branca de Neve. Lendo vocês descobrem porque digo isso.

Ela foge para a floresta e é perseguida por Finn, irmão de Ravenna e pelo caçador Eric, que faz um pacto com a rainha e espera capturar Branca de Neve e assim receber sua recompensa.

Vários personagens são adicionados à estória, não faltando nem mesmo os 7 anões, que nessa versão tem uma nova roupagem, não são aqueles anõezinhos cantadores e saltitantes, são fora de lei, procurados por crimes.

Creio que no caso desse livro, o número de páginas do livro (208) prejudicou a estória. Os personagens não foram bem trabalhados, pois já que a proposta era inovar, os personagens teriam que ser melhor descritos, tinham que ter um perfil mais detalhado. Senti que a estória corria em determinados momentos, não dando tempo para que formássemos uma imagem nova desses personagens.

Olha gente, deixa eu falar uma coisa. Não é o pior livro que eu já li, apenas não é o meu estilo de livro. Mas eu acho que nada como você mesmo ler e tirar suas conclusões, ok?

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-branca-de-neve-e-o-cacador-da-editora-novo-conceito/

Bruno 28/06/2012

Branca de Neve e o Caçador
Para começar, gostei muito dessa versão, mas espero ver o filme quando sair em dvd apesar de ter ouvido alguma críticas negativas. Mas como não vou ficar me influenciando por um bando de gente chata, vou assistir o quanto em breve.
Se você pensa que esse livro será igual à animação da Disney pode ir esquecendo pois não tem nada haver. A estória tem o início quando o pai da Branca de Neve encontra Ravenna, a famosa madrasta, mata o marido na lua de mel e prende a Kristen, ops... Branca no castelo por 10 anos. Depois desse tempo todo, ela manda seu irmão Finn buscar a jovem pois precisa de sua juventude (Já que depois de um ritual ganhou poderes de absorver a vida das pessoas). Claro, a Branca conseguir fugir e se esconder na floresta. Se eu contar mais não vai ter mais graça. Os anões não tem aqueles nomes escrotos, e sim nome de gente mesmo. Eles até tentam matar o povinho lá.
Não tem muito mais pra falar do livro pelo fato de ser bem pequeno e quase todo capítulo pega duas folhas devido o desenho negro que foi impresso.
Antes que eu esqueça, eu comprei o livro só pela capa. Não tem como não gostar, não é? Vou colocar como bom

Rainy Girl 10/10/2012

Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake
Resenha no Sook > http://the-sook.blogspot.com.br/

O Rei Magnus apaixona-se por uma bela mulher, que além de amá-lo e ser carinhosa com sua filha, parece ser a esposa perfeita. Porém sua esposa, Ravenna, logo após o casamento ordena que seu irmão e sua tropa invadam o castelo e matem a todos. Branca de Neve, ainda uma criança, tenta fugir com o Duque e seu filho Willian para fora dos limites do castelo, mas não consegue. Ela então é trancada numa masmorra e permanece lá ano após ano.

Certo dia, uma linda jovem chega a masmorra e durante o pouco tempo que ela é Branca de Neve ficam juntas, a moça consegue iluminar a vida de Branca de Neve com esperança, pois o Duque e William ainda estão vivos. Agora, Branca de Neve esta mais do que determinada a fugir das presas de Ravenna e encontrar William e enfim recuperar seu direito ao trono.

Ravenna pode ter tido uma infância sofrida, mas agora é a vez dela de causar dor. Comanda seu reino com mão de ferro e magia e só se importa com sua beleza. Ela descobre que a única forma de se manter bela para sempre é através do coração de Branca de Neve. Mas como a mocinha fugiu e entrou na Floresta Sombria, local que homem nenhum quer entrar ou mesmo chegar perto, ela contrata Eric, um caçador que foi o único que conseguiu sair vivo dos limites da floresta. Eric parte para a floresta junto com Finn, irmão de Ravenna, determinado a fazer o seu trabalho, mas é após conhecer Branca de Neve que tudo muda.

A pureza de Branca de Neve toca o caçador bêbado que não se importava com nada e nem consigo mesmo desde a morte de sua amada esposa. Eric junto com os anões começam a ajudar Branca de Neve e o plano é levá-la até o Duque para que possam combater juntos Ravenna.

A leitura foi ótima, até minha mãe gostou, mas acho que o livro poderia ter sido mais explorado. Tudo acontece rápido demais, mesmo os cenários sendo detalhados magicamente, senti falta de saber mais sobre os sentimentos de Branca de Neve, afinal a garota passou anos trancada em uma masmorra e depois que foge praticamente nada a afeta.?!?
A diagramação da Novo Conceito esta um arraso. O livro ficou lindo! Se você só assistiu ao filme e ainda não leu o livro, corra e compre logo o seu!!!

Gabi 21/06/2012

Resenha do livro e do filme
Eu acabei de ler o livro minutos antes de ir ao cinema assistir o filme. Pra situar vocês, o livro foi baseado no filme e não o contrário, ok? Sendo assim, eu já sabia que o filme teria mais detalhes – o que normalmente é o contrário, já que em geral os filmes são baseados nos livros. Eu já imaginava que o livro não iria abordar algumas coisas e mesmo que outras seriam diferentes.

Mas, indo direto ao ponto, a história não traz muita coisa de novidade, mas não achei (muito) previsível e várias coisas foram surpresas agradáveis pra mim. Mesmo assim, o livro me decepcionou um pouquinho, porque ele narra algumas coisas muito rapidamente, tanto que não senti aquele entusiasmo nas partes das batalhas (talvez eu tenha tido expectativa demais). Poderia ter mais detalhes, ser narrado de forma mais lenta e ser mais minucioso.

Mas não deixem de ler o livro por causa disso, porque não achei que isso prejudicou a beleza do todo. Ele é lindo, traz belas cenas e um ponto positivo é a diagramação: uma das mais belas da editora. Nisso eles estão de parabéns.

Sobre o filme versus livro, tenho a felicidade de dizer que o livro foi realmente muito fiel. A história muda apenas alguns detalhes, mas isso ajudou o leitor a não se perder, e não fez nenhuma diferença do desenrolar da trama. Tanto que algumas cenas são bem parecidas e até algumas falas são iguais. Essa similaridade foi incrível pra mim.

No geral, acho que o filme levou vantagem pelas imagens. É claro que podemos imaginar tudo quando lemos o livro (e foi por isso que resolvi ler antes), mas nada substitui a beleza das cenas, com todos os efeitos especiais maravilhosos e cores deslumbrantes.

Por fim, ambos são imperdíveis. Se você ler o livro antes e depois for ao cinema ver o filme, vai poder constatar se as cenas criadas por você, em sua mente, tiveram alguma similaridade com as filmadas. Eu adoro isso. Basicamente, é uma história que já conhecemos, contada de um ângulo novo, mágico e sombrio. Volto a repetir: mesmo que no livro eu tenha sentido falta de uma narrativa mais lenta, mais minuciosa nos detalhes, e no filme eu tenha achado que a Kristen continua com suas expressões sem sal, eu recomendo ambos.

Laercio 28/06/2012

Era uma vez?
Branca de Neve e o Caçador, uma leitura despretensiosa, porém gostosa. Percorri fácil em menos de 4 horas as poucas mais de 200 páginas do livro e já sabia o que esperar, pois vi o filme primeiro e o livro é apenas o "roteiro" impresso do mesmo. O que me agrada nessa história é justamente a nova leitura sobre o famoso conto. Sai de cena a princesa frágil, o príncipe salvador, o lenhador bondoso de bom coração e a rainha má sem motivos para tanta maldade. Entra em cena a princesa que precisa ir à luta para reconquistar o trono que por direito lhe pertence (e mesmo assim o “Feliz para sempre” não está garantido), um lenhador beberrão e amargurado devido à morte da esposa e uma rainha má e poderosa com um belo espelho de bronze, porém a origem de seu ódio e maldade se não é justificado é ao menos explicado. O príncipe? Não seria Branca de Neve se não existisse um, assim como os anões , a floresta encantada a mordida na maçã envenenada e a célebre frase “Espelho, espelho meu”. Para mim, os pontos altos da releitura são a força da princesa, o papel de príncipe dado ao lenhador, a vila de mulheres de faces mutiladas e a malvada rainha, pois é ela, a vilã que conduz a história.

Tomlucitor23 15/07/2012

Incrivel, essa é uma palavra pra descrever esse livro, não se diferencia muito do filme, porem no desenvolvimento do livro fica claro a relação de branca de neve com o caçador, e tambem as frustrações de Ravenna, o livro é como uma informação a mais do filme, da pra ler e lembrar de cada sena do filme, coisa de quem gostou muito do filme (meu caso)