Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Pri 30/12/2021

Não existe agonia maior que guardar uma história não contada
Maya Angelou me arrebatou nesse livro de uma forma que há muito eu não havia sido.
Eu não conseguia parar de ler. Chorei em alguns momentos, ri em outros, prendi a respiração em vários. É completo demais esse livro. E quando você se dá conta de que é uma autobiografia, percebe o quão surpreendente essa narrativa é.

Emanuela Teixeira @meu_intimo 10/01/2022

Boa leitura
Um livro autobiográfico que decorre da forte história de vida de uma criança até a sua adolescência. O seu sofrimento diante da opressão e racismo. As duvidas e lutas diante das situações a ela imposta, e a superação no decorrer da sua vivência. Um leitura difícil, porém necessária.

Larissa Tabosa 12/12/2020

Necessário!
Uma autobiografia muito bem escrita. Uma história necessária.

Em algumas partes senti a mesma dor da protagonista e em outras eu só queria abraça-la e dizer que não era culpa dela, que ela não precisava se sentir daquela maneira.

Apenas leiam essa obra de arte fenomenal!
Isis.Miguel 12/12/2020minha estante
Assim fica difícil não aumentar a lista, amada

Larissa Tabosa 13/12/2020minha estante
O objetivo é esse ?

Dani Antunes 29/12/2021

Sofrido, doído, lindo, encantador? só leiam!
Terminei esse livro (finalmente) hoje (28/12/2021). Essa madrugada, pra ser mais precisa. Foram 28 dias de uma leitura bem demorada, o que é atípico quando se trata de mim, que sempre leio rápido, mas não tem como ser diferente: esse livro precisa ser ?consumido em doses homeopáticas?, porque tem coisa ali que não tem como digerir tão facilmente.

Eu em 2021 li alguns livros (não contei, mas foi bem mais que em 2020) e todos eles tinham como assunto alguma relação humana, fosse amor, superação, vivência de luto, ?retrospectiva? de uma vida inteira e como aquilo poderia ser diferente, amizade, relações familiares? enfim! A lista foi bem grande. Todos me abalaram de alguma forma, até que eu cheguei na Maya.

Aprendi sobre racismo, sobre como ele ?bate? em quem sofre, sobre como a vida pode ser difícil quando você vem de um lar não-privilegiado, o quanto que você precisa batalhar pra ser alguém, ainda que todos os caminhos que você percorre diga o contrário?

Maya Angelou foi uma mulher preta, escritora, poetisa, ativista, defendeu os Direitos Civis e a Igualdade depois de comer o pão que o diabo amassou na vida e foi figura reconhecida mundialmente por sua influência na cultura afroamericana.

Eternamente grata por esse livro ter cruzado meu caminho. Li algo sobre ela mês passado e fui atrás. A capa me chamou atenção porque eu amo tudo que represente a natureza, especialmente na capa de um livro.

Por vezes precisei parar e recomeçar a leitura. Até ontem eu achava que era pq eu fiquei confusa mesmo, mas agora percebi que é pq eu ?travei? nas partes mais difíceis de digerir. A gente custa a pegar no tranco na leitura, mas vale. Vale muito. Vale cada palavra lida.

Se você ainda não leu, se faça esse favor.
Recomendadíssimo!

Rafaela Medina 24/01/2022

Minha amiga Maya
#desafioskoob
Esse livro é tão profundo, tão sincero. Ler ele foi como sentar com um amigo que te conta sobre sua vida. A sensação em todo o tempo era a vontade de ser amiga da Maya, proteger ela, estar lá para evitar, aconselhar. Enfim, é um desses livros que te fisgam e te tocam no coração, despertando todas as sensações.

Ju Abreu 26/01/2022

Maya Angelou tem uma escrita excelente! Primeiro livro que li da autora, Eu Sei Por que o Pássaro Canta na Gaiola é autobiográfico e vai contar a história de vida da autora, que cresceu como criança negra na parte sulista dos EUA, sofrendo diversos preconceitos e violências durante sua infância e adolescência.
O livro conta com uma narrativa distinta e traz um envolvimento para o leitor que causa muita revolta, emociona e nos faz chorar. Mesmo sendo contado através de lembranças da autora sobre sua vida, ela constrói bem as passagens de tempo e muitas vezes chegamos a achar que se trata de um verdadeiro romance histórico.
Foi uma excelente experiência de leitura! Amei!

Luciane 08/04/2021

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Autobiografia de Maya Angelou, uma mulher negra, que foi pioneira em várias áreas, uma mulher a frente do seu tempo. Foi escritora, historiadora, atriz, cantora e ativista de direitos civis.

Carolina909 19/08/2021

Do meio para o fim, impossível parar de ler. Cada capítulo traz sensações diferentes e que mexem com seu emocional por tudo o que a autora compartilha ser real e muitos dos fatos relatados, que são a realidade vivida por muitos até hoje. Leia no seu tempo, mas não deixe de ler.

Olivia 10/09/2021

Eu sei porque o pássaro canta na gaiola é uma autobiografia de Maya Angelou onde ela conta como foi sua infância morando com a avó extremamente religiosa, com o tio e o irmão que é um sabichão e o amor todinho da vida dela. Acompanhando o crescimento, a maneira como ela foi educada, a relação dela com a avó e com a religião, a crença dela no mundo e em Deus, e, a relação dela com o irmão me despertou lembranças da minha infância e da maneira como o meu eu como criança via o mundo. Eu senti compartilhar alguns dos sentimentos infantis dela, das dúvidas e da dependência emocional por um parente....
O livro fala de muitos assuntos relevantes acompanhar a evolução dela como pessoa em uma sociedade foi incrível... Com a escrita meio poética Maya Angelou conta a história de vida dela em livro pra ser lido devagar, assim como os aprendizados dela....

"As necessidades de uma sociedade determinam sua ética, e nos guetos Negros americanos o herói é o homem que só recebe migalhas da mesa do país, mas que com engenhosidade e coragem consegue fazer um banquete digno dos deuses."

" Ah, poetas Negros conhecidos e desconhecidos, com que frequência suas dores loteadas nos seguraram? Quem vai computar as noites solitárias amenizadas por suas canções, ou as panelas vazias ressignificadas pelas suas histórias?"

"Acho interessante que a menor das vidas, a mais pobre das existências, seja atribuída à vontade de Deus. Mas, conforme os seres humanos ficam mais abastados, conforme o padrão e o estilo de vida começam a ascender na escala material, Deus diminui a escala de responsabilidade em velocidade proporcional."

fefesfn 02/04/2023

Lindo e pesado
Meu Deus, me dá um choque em pensar que esse livro é uma BIOGRAFIA, uma pessoa sofreu tudo aquilooo!! muito bom viu, leiam!

@adriana_ lerlivros 01/08/2020

Uma experiência diferente...
Eu não gostei do livro. Mas ele me tocou. Ele remexeu em mim feridas profundas e escondidas. Não amei a leitura, caros amantes de Maya Angelou, mas esse livro tirou o véu que cobria meus olhos das minhas dores. Não releria este livro de modo algum e ele nunca será o livro da minha vida, mas ele me marcou profundamente e para sempre.

Gabi 13/04/2021

"Se quer fazer a coisa certa, vai fazer sem nem pensar."
Essa é a primeira vez que leio uma obra de cunho autobiográfico e gostei muito da leitura. Me despertou os mais variados sentimentos, mas principalmente admiração por Maya, sua avó e todas as pessoas negras que viveram nos EUA durante aquela época. Simplesmente emocionante e encantador.

Pipoca 16/09/2020

Este livro da Maya Angelou é qualquer coisa! Faz parte de um dos livros mais banidos, nos Estados Unidos da América, pelo seu conteúdo, linguagem, violência, racismo, sexualidade, abuso de menores e gravidez na adolescência.
Não é um livro fácil de ler, nem dá para ler de seguida. Acreditem, tive que fazer várias pausas para conseguir assimilar o que estava a ler! E mesmo assim foi complicado ...
A autora escreve de uma maneira intensa, não só como forma de se libertar, mas de fazer com que os leitores sintam essa libertação, eles próprios.
Maya Angelou disse que "não existe agonia maior do que guardarmos uma história não contada dentro de nós mesmos", e foi isso que ela fez. Ela contou a sua história, expôs os abusos, o racismo e o preconceito que sofreu. Não consigo imaginar como é ser uma pessoa negra e enfrentar o preconceito arcaico sulista americano, que a autora sofreu, mas como mulher, consigo identificar-me com algumas das situações descritas no seu livro. É uma leitura forte e que considero obrigatória. Penso que, todos nós, pelo menos uma vez na vida, deveríamos ler!

Jaque 29/04/2020

Gostei...
Um livro muito bem recomendado, mas não supriu minhas expectativas, neste livro Maya, descreve relatos chocantes sobre sua infância onde sofreu abuso físico e racismo...