Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Raianna 25/01/2023

Um livro denso e necessário
Tive que parar várias vezes no decorrer da leitura para respirar. Por vezes, sentia a angústia de Maya.
Uma biografia cheia de tristeza.

juliana ;) 24/01/2023

forte e impactante!
terminei de ler a uns 2 dias, mas ainda estou digerindo o livro...
cara, o livro é muito tocante, é uma história MUITO forte. Os relatos da Maya, sério, não sei nem explicar, só sentir!.
A solidão, a luta diária da mulher preta...
todo mundo deveria ler esse livro! Ele é uma lição de moral, é um tapa na nossa cara.
(os relatos são pesados, então pode ser que causem gatilhos para algumas pessoas!)

Lari.Girotto 24/01/2023

Leitura necessária
Livro de fácil leitura, porém de conteúdo muito denso. Autobiografia visceral, uma leitura necessária a todo ser humano.

Giovana 24/01/2023

Minha leitura desse livro foi devagar. Ler Maya Angelou contando sobre sua vida, seu formar-se como adulta, o racismo diário, o abuso sofrido, não poderia ser rápido.

Muitas partes do livro são difíceis de encarar, de engolir. E mesmo com tantas questões impactantes temos Maya Angelou em sua grandiosidade.

Mais um capítulo 23/01/2023

Temática parecida com a cor púrpura, não sei se dou pé eu queria ler ele logo ou se tem algum outro motivo, mas esse eu não gostei tanto, tem muitos motivo... A leitura, em alguns momentos, fica parada, não anda, poucos foram os capítulos que deixaram preso.

Ferflus 22/01/2023

De embrulhar o estômago!
Maya Angelou escreve de um jeito tão sincero e com uma riqueza de detalhes tão grande que em diversos momentos o estômago fica embrulhado!
Os relatos da sua infância e juventude são arrebatadores e de partir o coração!

Lírio 20/01/2023

"Eu sei porque o pássaro canta na gaiola" é um livro com temas forte e sensíveis. Mas Maya Angelou tem um talento incrível pra falar sobre racismo, abuso, violência, e tantas outras questões, de forma fluída e quase poética.

É uma leitura forte e extremamente necessária!

Robson68 20/01/2023

Vale a leitura
"Na época da colheita de algodão, os fins de tarde revelavam a dureza da vida Negra sulista, que no começo da manhã tinha sido suavizada pela natureza, pelas bênçãos do entorpecimento, do esquecimento e da luz fraca dos lampiões".
Eu tenho certo encantamento por nomes de livros, às vezes bem quero saber da história, só quero apreciar aquele livro com o nome curioso. Mas esse livro foi um soco no estômago para mim: homem, branco, com privilégios. Maya Angelou retrata seus primeiros anos de vida até seus dezessete anos nesse livro, traçando momentos incríveis e muitos de muita dor. Além de tudo que pôde vivenciar enquanto uma mulher negra.
EXCELENTE!

Clara.Souza 18/01/2023

eu sei pq os pássaros cantam na gaiola ?
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola é uma obra autobiográfica, teve uma história de sofrimento e de luta e, ao longo da vida, desenvolveu muitos talentos. Mulher negra, batizada de Marguerite Ann Johnson e carinhosamente chamada de Maya, foi criada pela avó paterna no sul dos Estados Unidos e só mais tarde conheceu a mãe de verdade.
Nesse livro, nos deparamos com uma história tão bem narrada e, por vezes, tão inacreditável que parece até ficção. Nela, não vemos apenas sofrimento, como o daquele capítulo que me perturbou, acompanhamos Marguerite crescer de forma gradual e se libertar da gaiola na qual a aprisionaram. E é interessante perceber que a leitura e a escrita a ajudaram nesse processo de libertação.

foi um dos melhores livros da minha vida, um clássico essencial, chorei horrores ?

Emille 17/01/2023

Maya Angelou canta e liberta seus pássaros da gaiola .
Maya Angelou é a primeira mulher negra a estampar as moedas dos EUA mas, os ensinamentos que transmite através de suas vivências ultrapassa o valor do dinheiro.

O livro em questão abre espaço para discussões sérias, altamente relevantes e transformadoras. É certo que a autora passou por vales sombrios em sua própria realidade mas, que mesmo atualmente são problemas recorrentes. A falta de educação sexual é um exemplo claro da inércia social e atraso.

Maya é uma mulher que resistiu s que precisou forçar-se a subsistir. Um exemplo vivo de resistência. Admiração completa a grande a ela que da vida e libertou o canto e abriu a gaiola de seus pássaros.

O livro é de uma narrativa continua e fluida, o enredo é envolvente e desliza sob aspectos fortes, impactantes e tristes sem perder a elegância e beleza, talvez seja essa uma marca inata da escrita de Maya Angelou, a elegância e força de suas palavras. Uma escritora de alma, que dita a vida sob as palavras e reconhece a importância delas.

galdeiasb 17/01/2023

"As necessidades de uma sociedade determinam sua ética, e nos guetos negros americanos o herói é o homem que só recebe migalhas da mesa do país, mas que consegue fazer um banquete digno dos deuses."

Julia Moraes 16/01/2023

Uma vida triste e estranhamente esperançosa
Não é o tipo de livro que se lê para espairecer. Demorei muito pra terminar em razão das partes tristes e pesadas que exigiram bastante do meu emocional, principalmente na cena do estupro que, mesmo sabendo que ia ocorrer, não estava esperando.
De qualquer forma, fiquei ansiosa pra saber o que aconteceu com a vó dela, que por sinal lembra muito a minha e é a melhor personagem do livro.
Vale a pena ler.

Sparr 16/01/2023

O sabor amargo do pertencer, sem pertencer
Maya foi na vida o que pôde e o que se propôs, mulher forte e presente.

Esse livro, lançado pela primeira vez em 69, foi marco na adolescência de pessoas maravilhosas como Oprah Winfrey, que se viu nas páginas e reconheceu o dessabor da segregação e da necessidade de se fazer maior, gigante, para conseguir cantar alto o suficiente para nunca mais se ver acuada em uma gaiola. Por meio de sua autobiografia, Maya conta sua infância e parte da adolescência, partes estas que a marcaram para sempre.
Quando ela descreve, em riqueza de detalhes, seus abusos, ou quando descreve como era a formatura na escola de negros, ou quando coloca os brancos quase como seres mitológicos, quase nunca vistos, mas que pareciam dominar o mundo e ter nas mãos a vida, em todas as descrições, a autora permite que experimentemos seus sentimentos e pensemos em quão difícil deve ter sido revisitar as suas dores para que outros não as sentissem, ou, infelizmente, para que se vissem nas muitas marcas e descobrissem que a sobrevivência é luta, não opção.

Poder ter contato com Maria Firmino, Djamila, Conceição Evaristo, Alice Walker, Viola Davis, Michelle Obama, e tantas outras mulheres negras que se mostram maiores que o tempo e mais fortes que a maldade causada pela minha raça, que reforço o meu compromisso de nunca deixar de ser antirracista, de lutar para que os meus semelhantes abandonem suas superioridades falseadas e provindas do privilégio que nossos ancestrais conseguiram com o sangue de inocentes. São por elas que ato o meu compromisso de ser melhor. Espero nelas e nas que virão, não marcas da violência e da separação, mas pessoas que encontrem espaço, voz, voga e valor. E que os meus saibam que isso não é mais que nossa obrigação.

rdrg 14/01/2023

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola?
Provavelmente pq pássaros podem cantar e mesmo depois de sofrer com situações horríveis eles ainda encontram suas vozes. Nessa autobiografia o que acompanhamos é parte da infância e adolescência da autora que vai nos enredando em partes de sua vida. Com ela podemos notar como foi crescer como uma menina negra nos USA, se descobrir uma jovem forte e determinada e que mesmo depois de ter sofrido violências indescritíveis (que ela consegue narrar tão eloquentemente) ainda tem muita vida pela frente.
Foi a primeira biografia que li, demorei bastante pois o início foi um pouco maçante para mim, mas vale a pena a leitura.

francelps 10/01/2023

livro necessário
acredito que é um daqueles livros difíceis que todos deveriam ler... é triste em muitas partes, porém também trás uma sensação de esperança