Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Kaline.Kelli 31/12/2022

Se não me engane, tem continuações..
Para mim, um já basta ? é complicado falar sobre obras que retratam vidas reais, como você avalia a vida da outra pessoa? Ou você gosta ou não!! Ela é uma mulher negra que cresceu em tempos difíceis, não havia muita demonstração de amor ou conversa sobre coisas que uma garota deveria saber, tomou certas decisões que determinaram o rumo de vida de forma permanente.. é lento, retrata o preconceito, tem gatilhos consideráveis e deve ter sido muito difícil para ela expor sua vida da forma como fez, é uma boa leitura

Nayara 31/12/2022

Marguerite Ann Johson não teve uma vida nada fácil, mas conseguiu fazer de cada detalhe dela uma obra essencialmente poética.
O que tem Toni Morrison de dureza, me refiro ao tom narrativo, tem de delicado o de Maya Angelou.
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola é um relato autobiográfico da autora, por meio do qual ela compartilha conosco como foi a sua infância na cidade de Stamps, Arkansas, quando ela e seu irmão Bailey são mandados para a casa da avó.
Cada parágrafo é um presente para o leitor. E eu me sinto hoje, no último dia do ano, a pessoa mais privilegiada do mundo, por ter sido marcada por esta leitura, ainda em tempo.
Junto com Maya pude ter a ?sensação de estar atravessando as fronteiras do mapa e caindo sem medo algum da beirada do mundo?, além de descobrir que sons podem ter cheiros, e odores podem ser ouvidos, pois na prosa poética tudo é permitido.
Ganhei este livro no ano passado, como um presente de amigo secreto. De regra damos e recebemos apenas um, e, como ganhei três livros, este aqui estava entre eles, sorte a minha ! @anni_azevedo , ele foi como um elogio.

Último livro traçado este ano, porém daqui a pouco tem mais!

E para quem se interessar (LEIAM ESTE LIVRO!!!) fica de dica para o próximo ano ?? https://amzn.to/3ZcVlh8

GiArgia.Gschwendtner 29/12/2022

Transgressão
Maya tem o potencial de escolher palavras precisas e sutis para descrever cenários amargos. Embora seja um livro de sua juventude, reforça como ainda vivemos, em certo aspecto, o racismo da mesma forma. É um retrato desconcertante e necessário, escrito em primeira pessoa e trazendo uma experiência pessoal de uma realidade social.

Gabi 28/12/2022

Geralmente não leio biografias no geral, mas esse livro é escrito de uma forma tão cativante e mostra fatos reais de uma forma como a vida realmente é...enfim, foram tantas emoções sentidas que no final fiquei com o "gosto de quero mais"

Sofia 28/12/2022

Reconhecido mundialmente, “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola” passa, através de uma narrativa leve e forte ao mesmo tempo, os primeiros anos da vida da própria autora, que viveu sua infância em Arkansas com seu irmão Bailey, criados pela avó entre as décadas de 30 e 40. Episódios de racismo, abuso infantil e representatividade se mostram na vida da autora em um contexto segregacionista, todos relatados a partir da visão pura de uma criança.

Adoro quando consigo mergulhar nas entrelinhas e observar pequenos detalhes que falam por si só sobre a atmosfera e a sociedade da época em que se passa a história. Esse foi um desses livros. Mesmo com a inocência de Maya por ser apenas uma criança, que via o mundo sem compreender suas intenções por completo, a autora consegue deixar explícito o que estava acontecendo naquele momento. Para mim, as partes mais marcantes da narrativa foram a idealização que a menina tinha da mãe e a não conexão imediata com o pai; a reflexão que ela passou a ter com relação à religião, onde chegava a ela a informação de que os negros eram destinados a sofrer na terra para alcançar o “lar abençoado […] no fim das contas”; a representatividade negra com figuras importantes que tiveram destaque nacional e já era percebida pela própria criança - “minha raça gemeu”, escreve Maya ao acompanhar as lutas de Joe Louis -; e, sem dúvidas, o mais forte, o relato dos estupros que ela sofreu a partir dos seus 8 anos pelo padrasto. Desde a descrição do ato até seus sentimentos naquele momento de segurança e afeto, e posteriormente de medo e culpa por guardar um segredo do irmão. Além de tudo isso, ainda havia o julgamento dos adultos pelo comportamento pós-traumático da criança, ainda com dificuldade de compreender pelo que estava passando. Realmente, um livro bastante forte.

Lara 20/12/2022

Na narrativa autobiográfica de " Eu sei porque o pássaro canta na gaiola", Maya Angelou, uma das maiores poetisas negras norte americanas, relata parte de suas experiências durante a infância e a adolescência. Permeada pelo racismo, a vida da autora revela momentos de encontro com a violência, com o abandono e com a rejeição.
A história real de Maya escrita de forma leve e poética, mas ao mesmo tempo popular, caracterizam essa obra como uma das melhores para entender o racismo nas décadas de 40/50 nos EUA.

Cíntia Costa 10/12/2022

Biografia
Eu li esse livro por indicação. E pela indicação, pela capa, achei que eu fosse gostar muito, que seria mais um favorito da vida. Mas não foi. É uma história razoável. Na verdade, eu tenho muita dificuldade de avaliar livros biográficos, porque é a vida da pessoa ali contada. E quem sou eu para avaliar se é bom ou ruim o que a pessoa passou. Então eu analiso a escrita, a narrativa, e não a história de vida em si. Porque se eu fosse avaliar a história de vida desta pessoa eu daria 5 estrelas, com certeza. Porque é uma menina negra que passa por tanta coisa, tanto sofrimento. Há inúmeros relatos de abusos, de estupros (terrível essa narrativa dela), de abandono, de racismo (chega a ser repugnante) tudo o que ela passa só por ser preta. (O relato do dentista foi desumano).
Enfim, diante de tudo isso é um livro muito instigante. Em alguns pontos me lembrou de O sol é para todos porque tbm é um relato de racismo e contado por uma criança.
Mas achei regular, porque a autora se perde em alguns relatos, e alguns capítulos achei desnecessários e até enfadonhos.
Vale ressaltar, que apesar de tanto sofrimento relatado, a escrita dela é poética.

Aline Casellato 10/12/2022

Fundamental
É chocante ver o desconforto de ser quem é, principalmente nos tempos iniciais de uma vida.

Comprei esse livro sem saber que era uma autobiografia e fiquei totalmente desconfortável lendo esse livro. Uma das coisas mais abomináveis da humanidade foi a segregação, aliás tudo o que os negros passaram ao longo da história é terrível.

Maya nos leva pelos caminhos tortuosos de sua vida, e como passou por tantas coisas desde a infância. Simplesmente por ser quem é.

E além disso temos a questão do abuso, do ser mulher.

O final é um tanto abrupto, mas entendi como um marco: a finalização da vida infantil/ juvenil para a vida adulta.

Livro primordial para não cometermos os erros de nossos antepassados, quem não conhece a história está eternamente fadado a repetí-la.

Cilmara Lopes 08/12/2022

Maya, escrita que ressoa
Essa leitura é difícil de ser reduzida a algum parecer, não tem como reduzir.
Foi impactante, pra ser mais precisa, foi dilacerante! Mas ao mesmo tempo, foi acolhedora, foi acolhedor ver ali os meus sentimentos, as minhas dúvidas e inquietações também em outra pessoa.
Mas não qualquer pessoa, Maya traz a tona problemas sociais dialogados de forma precisa e objetiva.
Sem delongas, rapidamente fui envolvida nessa autobiografia.
Termino a leitura muito feliz por ter tido essa experiência que com toda certeza me marcou de forma única.

Laura F Souto 06/12/2022

Uma leitura muito forte e íntima. A autobiografia de Maya Angelou nos leva a ver e entender a perspetiva de como foi sua infância e adolescência de forma crua e poética.

Camila 05/12/2022

Maturidade.
Leria facilmente sem saber que se trata de uma autobiografia. Crescer é mais doloroso do que parece, e tomar ciência da sua condição de existência, da dureza da realidade, acrescenta à dor. "Se crescer é doloroso para a garota Negra do Sul, estar ciente de seu não pertencimento é a ferrugem na navalha que ameaça a garganta."
Nesta autobiografia Maya (Marguerite) compartilha suas memórias de infância de uma maneira a criar uma narrativa envolvente, é fascinante conhecer um pouco da trajetória dessa autora reconhecida, e que compartilha de experiências comuns às pessoas negras.
Ela parece relatar suas vivências dirigindo à sua versão jovem uma empatia comovente, Marguerite foi uma criança que não se encaixava nos padrões sociais, tanto por ser negra quanto por ser uma menina grande e de certa forma desengonçada, porém inteligente e educada. Seus pais a enviaram e ao irmão para serem criados pela avó, e só retornaram a vê-los tempos depois, entre essas mudanças de ambiente aprenderam durezas da vida, e a obra aborda temas como racismo, abuso sexual, negligência e exploração, ainda temos a contextualização histórica da virada do século, Grande Depressão e Segunda Guerra.
Os pássaros cantam na gaiola por que tem medo, por que precisam?
"A decisão deles de ficarem satisfeitos com as injustiças da vida era uma lição para mim."

Luma 03/12/2022

Bom livro
O livro nos leva a acompanhar o crescimento de uma garotinha negra crescendo em Stamps. Uma história forte e sensível. O único detalle é que pra mim o desenrolar foi um pouco lento e me dava preguiça, por isso me demorei bastante nesta obra.

Larissa Destro 02/12/2022

?Está vendo, você não precisa se preocupar em fazer a coisa certa. Se quer fazer a coisa certa, vai fazer sem nem pensar?.
??
Biografia da autora até os 16 anos de idade.
Fiquei positivamente impressionada com a mudança da linguagem ao decorrer do livro de acordo com a idade da personagem.
Um clássico tão bem falado, com razão, mas achei que o final foi super "do nada".
Fiquei assim ?????
Muitos personagens ficaram sem desfecho.
Parece que o livro ficou inacabado.

Nica 30/11/2022

NAO É UMA LEITURA FÁCIL
Esse livro não foi uma.leitura fácil, que você começa e logo termina, que dá vontade de ler, que é poético. Essa foi uma leitura crua, a vida crua da pior forma jogada por duas crianças que passam de casa em casa.
Esse livro é uma obra prima.

Gabi c-137 29/11/2022

Imperdível
"Ficar sozinha na corda bamba do desconhecimento da juventude é vivenciar a beleza excruciante da liberdade total e a ameaça de eterna indecisão. Poucos - se é que alguém - sobrevivem à adolescência. A maioria se rende à pressão vaga e assassina da conformidade adulta. Fica mais fácil morrer e evitar conflitos do que travar uma batalha constante com as forças superiores da maturidade"