Sombra da Noite

Autora: Deborah Harkness
Editora: Rocco
Páginas: 576
Classificação: 5/5 estrelas

Eu nunca em minha vida li algo igual ou parecido a Sombra da Noite! Esse livro superou todas as expectativas que eu tinha, e as que eu ainda estava por ter em relação a essa série! É a mistura mais surpreendente de romance, história e ação e foi muito, mas muito melhor que o primeiro livro!

Sombra da Noite mergulha Diana e Matthew diretamente na Era Elisabetana de 1590, um mundo de espiões, subterfúgios, e um círculo de velhos amigos de Matthew, a misteriosa Escola da Noite, que inclui Christopher Marlowe e Walter Raleigh. Aqui, Diana deve localizar uma bruxa para ensiná-la a usar sua magia, Matthew é forçado a confrontar um passado que ele pensou que ele tinha colocado para descansar, e o mistério do Ashmole 782 se aprofunda.

Ah! Deborah Harkness,você é insana e é por isso que eu amo sua escrita, que qualidade e firmeza! Este livro está repleto de novos e apaixonantes personagens, principalmente os homens da família Clairmont! Qual fórmula dos homens dessa prole, meu Deus? É simplesmente impossível resistir a eles.

"Depois de nos ouvir com paciência, Gallowglass retornou ao seu tópico original. – E esse D-N-A vive em nossa pele? #eurialto"

Principalmente Matthew! E falando nele, ocorreu uma mudança em seu comportamento, que algumas pessoas podem achar estranho, mas em sua defesa eu lhes digo: Estamos em outro tempo, Matthew viveu muitas vidas e com isso muitos erros, mas também muitos acertos, dêem-lhe crédito! O seu relacionamento com Diana chegou a novos níveis neste livro, era tão bonito e profundo que aos meus olhos ficou perfeito.

"Sir. Milorde, mestre Roydon. – O jovem despejou todos os títulos à mão, exceto “Sua Majestade” e “Príncipe das Trevas”, os quais estavam obviamente implícitos."

Eu tenho que mencionar que esse livro vai gerar em você, assim como em mim, todo tipo de sentimento, há momentos fantásticos e há momentos em que você quer entrar no livro e bater em um personagem, eu simplesmente amava os deslocamentos de Matthew e Diana… Londres, França, Praga e aquelas descrições maravilhosas… Aliás, eu odiava a forma como Diana era tratada em 1590! Eu sei, eram outros tempos, ainda bem que Diana pensava como eu e se revoltava e era muito legal isso!

E ela realmente se destaca nesse livro com uma grande viagem de auto descoberta e reflexões a respeito de si mesma, descobrirá muito sobre seus poderes e sobre sua família. Sombra da Noite realmente é um livro sobre família, sangue e amor.

"Magia nada mais era do que desejo tornado-se real."

Eu mal posso esperar para ler a conclusão dessa série e descobrir o que acontece com Matthew e Diana em sua volta para casa! Continuação maravilhosa para uma série fantástica, mas maravilhosa de uma forma surpreendente e diferente do que eu estava esperando com certeza! Esse livro merece uma constelação de estrelas, eu recomendo!

Resenha por: Emeraude

site: http://www.livrosecitacoes.com

Ana Luiza 19/10/2019

Magia, romance e história
A HISTÓRIA
A historiadora Diana Bishop e o geneticista Matthew de Clermont acham que foram feitos um para o outro, mas o resto do mundo parece discordar. Ela é uma poderosa bruxa e ele um vampiro ancestral. Pelas regras da Congregação, organização tirânica que rege o mundo das criaturas, o amor dos dois é proibido. Assim, cercados por inimigos, Diana e Matthew decidem que só há lugar onde ficarão seguros: o passado.

Após descobrir que é capaz de viajar no tempo, Diana leva a si mesma e Matthew para a Inglaterra de 1590 com dois objetivos em mente: encontrar uma bruxa poderosa o suficiente para treiná-la e encontrar Ashmole 782, o manuscrito que, supostamente, guarda o segredo da origem dos vampiros, bruxas e demônios. Mas, se se esconder em seu próprio tempo já era complicado, é quase impossível que Diana passe despercebida no passado. Ela não tem o mesmo vocabulário e sotaque de todos ao seu redor, não está acostumada as regras de etiqueta fúteis e definitivamente não fica calada como se espera que uma mulher faça.

Mais do que dificuldades culturais e temporais, Diana percebe que seus poderes mudaram e que estão ficando cada vez incontroláveis. Além disso, ela precisa lidar com um lado da vida de Matthew que nem imaginava que existia. Ele ainda é o mesmo vampiro que ela conheceu, claro, mas esconde segredos que podem custar a liberdade de muitas pessoas e a paz de toda uma nação. Acontece que Matthew está intimamente envolvido com a política e arte do passado. Ele é uma figura conhecida entre poetas lendários como Shakespeare, uma presença requisitada na corte de rainha Elizabeth I e tem dedos em todos os conflitos da Europa, tanto os dos humanos quanto os da Congregação.

E para manter a impressão de que nada está errado, Matthew tem que se comportar como era na época de Elizabeth I e Diana não estava preparada para conhecer esse lado manipulador e muitas vezes assustador do próprio marido. Sentindo-se cada vez mais desconectada de Matthew e do mundo ao seu redor, Diana percebe que, se não tomar as rédeas de novo, jamais conseguirá sobreviver ao passado e ao que está por vir. Assim, ela começa a procurar maneiras de se adaptar e, mais do que isso, de entender quem ela é e qual a extensão de seus poderes. Contudo, há tantas adversidades em 1590 quanto no presente dos dois e Diana e Matthew terão que lidar com amigos ciumentos, jogos políticos, inimigos ambiciosos e até mesmo a família Clermont, tudo isso enquanto tentam não causar estragos na história mundial.

(...)

CONCLUSÕES FINAIS

Em resumo, Sombra da Noite não é perfeito, com uma narrativa descritiva demais e de ritmo muito lento no começo. Contudo, o segundo volume da Trilogia das Almas me pareceu bem mais maduro que o primeiro, com uma trama cheia de ação e drama, mas também mistério e romance. Também fiquei feliz por ver uma Diana mais corajosa e independente, e acompanhar Matthew revelando seu passado sombrio e fazendo as pazes com ele.

Sombra da Noite ainda encanta com uma viagem a Inglaterra, França e República Tcheca medieval, demonstrando uma pesquisa histórica profunda e complexa. Mais do que uma fantasia urbana sobre um romance proibido entre uma bruxa e um vampiro, a Trilogia das Almas é uma reflexão interessante sobre poder, medo, preconceito, desejo e amor. Ao mesmo tempo em que mal posso esperar para devorar o próximo e último livro da saga, não quero que ela termine nunca...

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/10/resenha-sombra-da-noite-deborah-harkness.html

Tatiana Brandão 10/02/2020

Continuação da trilogia A Descoberta das bruxas
Nesse segundo livro a autora nós leva para a Europa medieval e continua nos contando o fantástico romance e aventuras dos personagens Diana e Matthew.

raissa.santos.3 14/11/2020

Da trilogia, este é meu favorito, pois a dinâmica do casal em 1590 é incrível. São tantas pessoas históricas apresentadas, o que eu gosto, pois adoro pesquisar sobre eles, mas o que pode ser negativo para alguns. Há também muita mitologia e magia no meio.

Man 21/02/2020

Estou apaixonada pela autora, que mulher incrível.
O livro nos leva para lugares históricos e com uma riqueza de detalhes absurda. A autora consegue escrever de um jeito que eu me perdi em meio as palavras e podia jurar que tudo era real, que não era um livro de fantasia e romance e sim um livro histórico.
A jornada de Mattews e Diana continua cheia de aventuras e perdas. Diana aprendeu muito com sua magia e descobri que ser um vampiro tem seus defeitos, afinal viver se despedindo não é algo que eu consiga fazer.
E o que falar de Phillipe?! Como vou ficar com saudades desse vampiro encantador...
Enfim, vale a pena viver essa estória.

@pedagogageek 11/05/2020

Contagiante essa energia passada nesse livro. Amei!!!
Eu tô amando essa saga. Leitura bem detalhada e cheia de magia e paixão As batalhas tão envolventes quanto as cenas de amor. Leitura longa e mesmo assim super envolvente. Prata e outro, a mistura alquimia mais preciosa. Adorei a volta no tempo e tudo que aconteceu. Amo as referências de outras obras(histórias e estórias) entre os acontecimentos. Ansiosa pra o próximo e último livro.

Isa 20/06/2020

Gostei desse segundo mas esperava mais, foi muita enrolação pra mim, espero que o último livro seja mais emocionante.

Gaal 08/07/2020

Cansativo
O primeiro livro foi ótimo, introduziu o romance e a história das criaturas, já o segundo, digamos que se perdeu.
É legal toda a narrativa de volta ao passado, falar sobre a cidade, inserir personagens históricos reais... Mas parece que a autora se empolgou demais, e acabou que alguns capítulos eu simplesmente não tinha mais paciência pra enrolação.
A sensação que deu foi que a história não andou direito, o primeiro livro é corrido, com desenvolvimento, já esse você dá uma pausa, tudo é devagar, tudo é comentado, tudo é explicado... E no meio do livro já cansou.

Kátia Roque 17/07/2020

Uma das coisas que mais gostei do livro é a forma como a autora consegue recriar o modo de vida do período de um jeito agradável e fluido. Adorei!

Lauren 30/07/2020

que história!
Se é pra escolha um favorito da trilogia a minha escolha é por esse livro.

Eu amei tanto a Diana e o Matthew se conhecendo, se descobrindo, amei toda a trama histórica, as mudanças de cenário. Ouso dizer que esse foi o livro para conhecer o nosso casal, porque aqui eles mostraram vários lados deles, várias cartas na manga, seus defeitos, seus erros e foram se apoiando e criando confiança uns nos outros.

Eu não sei nem expressar como foi bom ver a evolução e a Diana descobrindo seus poderes e aprendendo a lidar com eles, a Corra é uma força da natureza e ver a Diana se aceitando bruxa e poderosa foi muito bem construído e desenvolvido nessa história. Pra mim nesse livro ela mostrou a força não só como bruxa, mas como mulher, além de ter demonstrado um coração e uma bondade sem tamanho, foi cada gesto bondoso e lindo.

Ver o Matt todo vampiro dominante em alguns momentos me irritou, mas nao pude deixar de entender ele e achar ele cada vez mais charmoso, mdss que homem charmoso e encantador! Os melhores personagens nos ganham nos detalhes e nas suas fragilidades expostas: e esse foi o livro pro Matt mostrar tudo isso e pra trabalhar a cura em muitas coisas. Foi impossível não se apaixonar por ele.

E o que são os personagens secundários?

O Philippe no início me deu vontade de sacudir e dizer umas verdades, mas depois ele foi se mostrando tão acolhedor, paternal, inteligente e tão libertador pra eles, que a única coisa que eu fiz foi amar ele e lamentar o seu já sabido fim. Pra mim ele ter aparecido na história foi um bônus gostoso e inesperado e ao mesmo tempo tão imprescindível pra toda a trama, pra todo o desenvolvimento, escolhas, atitudes e pra que eles pudessem se permitir mais como casal. Que vampiro foda senhoras e senhores!

O Gallowglass? Não sei nem o que dizer desse vampiro lindo e superprotetor que eu amo, ele é aquele estilo badboy durão que tem um coração imenso e um senso de lealdade. Aff, apenas perfeito, quero pra mim!

A Mary é uma mulher maravilhosa, amo mulheres na ciência, então achei o empoderamento, lógica e a classe dela sem iguais. A amizade dela e da Diana foi tão demais, pois foi a primeira vez que apareceu a Diana interagindo com uma amiga e a Mary conseguiu ensinar a Diana a ser mais política nas atitudes, ter mais classe em algumas coisas.

A Annie e Jack vieram pra enriquecer a vida deles, trouxeram a sensação de aconchego, família e lar. Com certeza não teria sido a mesma história sem eles, achei eles tão fofos. O Matt com o Jack é de encher o coração ? ME ADOTA!

Os amigos do Matt são maravilhosos e ver ele percebendo a falta que eles fazem na atualidade é uma lição sabe!? de que muitas vezes as pessoas passam pelas nossas vidas e ficam as lembranças boas, mas que nenhuma memória substitui o estar presente. Claro que dentre os amigos o que eu menos gostei desde o início foi o Marlowe, mas não tem como não sentir certa empatia por ele e entender que eles chegaram do futuro e acabaram impondo realidades duras pra vida dele e achei muito nobre a atitude da Diana com ele, confesso que eu nunca imaginei isso acontecendo.

No final aparece uma pessoa que é um bônus tão maravilhoso que chega a aquecer o coração, melhor surpresa! E não vou falar mais nada, pois sem spoiler.

Todas as surpresas foram bem-vindas e as descobertas também, o livro continua seguindo aquele ritmo detalhado, mas eu não acho que seja demais, a escrita sabe nos envolver e fazer a gente se apaixonar e odiar vários personagens, não apenas os principais e eu amo isso no livro, amo que os personagens secundários são importantes e inesquecíveis, colaboram muito com a história e o desenvolvimento dela.

Eu amei cada parte desse livro e como ele foi dividido, to muito curiosa pra ver como que isso será trabalhado na série, porque essa história tá muito bem desenvolvida, trabalhada e os detalhes são todos tão importantes.

Foi maravilhoso ver todo esse amor crescer enquanto eles se descobriam como criaturas que são.

Gabi Sampaio 06/08/2020

Incrível
Dividido em 5 partes a sombra da noite é uma continuação perfeita uma trama ainda mais inteligente do que o primeiro,
A jornada de Diana e Matthew se torna ainda mais perigosa, reveladora e imprevisível. Com os novos personagens e a volta daqueles que estiveram presentes no passado (ou presente rsrs)

Simone 23/09/2020

História cheia de reviravoltas, com tensão e suspense. Uma história de vampiro diferente de todas as outras.

SilviaV85 20/10/2020

Bela continuação
Acharia que seria uma mistura muito grande de situações e que iriam me deixar confusa, mas tudo flui muito bem e te envolve q cada página. Amei essa continuação que não te faz desistir de ler e querer saber tudo até a última página. Recomendo claro