Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

Jojo 10/01/2013

Ainda não temos lobisomens!
“Shadow of Night” é a continuação de “A Discovery of Witches” livro de Deborah Harkness que nos traz uma nova mitologia de vampiros, bruxas e, dessa vez, daemons. Não, ainda não temos lobisomens.

O livro é uma sequência bem adequada. Continua logo onde o primeiro livro termina e continua o desenvolvimento da história e dos personagens. Como o primeiro, a mistura de história e ficção levam a narrativa a um outro plano. E, dessa vez, a história faz parte intrinsicamente da narrativa deixando tudo mais divertido.

Os personagens continuam se desenvolvendo e, cada vez mais, entendemos suas motivações e o porque de suas reações. Esse desenvolvimento só tem um problema: Matthew. O vampiro dreamy embora levemente possessivo do primeiro livro se torna 100% creepy nesse. Eu juro que não entendo o que as mulheres veem de tal encantador nessa quantidade de controle. Ah, se fosse comigo...

Mas, ainda bem, Diana continua sendo um dos personagens femininos mais fortes que já li nessas séries sobrenaturais. E, graças, consegue na maioria das vezes colocar Matthew em seu devido lugar. O que alivia muito.

Veredito:

Não é tão bom quanto o primeiro. Mas, os segundos raramente são. Em todo caso, é uma boa continuação onde a história e os personagens continuam se desenvolvendo e termina com um bom teaser para o terceiro livro. Vale a pena.

Outras resenhas em: www.asletras.com.br
Thaline 13/02/2013minha estante
Oi guria...estou procurando esse livro...
queria saber se vc leu em ingles??? se sim, vc sabe quando vai sair em portugues????
obrigada

Ana 31/03/2013minha estante
Já li o primeiro, A descoberta das bruxas, e estou ansiosa pela continuação. Alguém me dê notícias por favor.

Jojo 31/03/2013minha estante
Meninas! Obrigada pelos comentários! Eu li em inglês mesmo... O livro será lançado pela Rocco esse ano, acredito que nesse semestre ainda já que a autora acabou de divulgar a capa brasileira no Facebook essa semana... Vale bem a pena!

Beth 21/09/2015minha estante
Se puderem, leiam em inglês. A Rocco fez uma péssima tradução, não se deu ao trabalho de revisar, e o resultado é um texto confuso e irritantemente cheio de erros.

Liine 13/07/2019

Muito cansativo
Achei o livro muito cansativo, a história não é ruim, porém pensei um milhão de vezes em abandonar esse livro. Finalmente depois de longos meses consegui terminar. Se a história fosse mais objetiva seria melhor. Poucos pontos em que fiquei com vontade de saber mais.
Anny F5 15/07/2019minha estante
Também estou achando muito cansativo, gostei muito do primeiro livro, mas esse está difícil de terminar.

Liine 17/07/2019minha estante

Allyson 06/10/2019minha estante
O problema é as referências mas como eu amo literatura inglesa muitos dos acontecimentos históricos foi simples li em 2 dias

Alessandra 28/11/2020minha estante
muito muito lento... desanimador> parece que a escritora fez um check list da tese de doutorado. E o livro da vida foi esquecido ne? lembraram so no final.... affffff

Aline MSS 02/05/2022

Ótima continuação - Viagem no tempo ?
Curti demais a continuação da história e estou LOUCA pra começar a 2a temporada da série pra ver como trabalharam os efeitos das magias.

O livro é gigante, a história ficou focada num momento histórico q me interessa e eu não consegui largar o livro até terminar. Não senti o tempo passar e amei a inserção dos novos personagens na história.

A autora é mto boa e a escrita dela mais voltada para um público adulto me cativa demais.
Indico mto a trilogia pra quem curte fantasia mais adulta e bem estruturada sem mta melação. Vampiros, bruxas, demônios, biologia, teoria da criação, viagem no tempo, personagens históricos famosos, preconceito, perseguições e um casal bem interessante de acompanhar. Vale demais os livros e a série!?
Rubens.Memari 05/05/2022minha estante
Fiquei animado! Vou incluir na minha lista.

Aline MSS 09/05/2022minha estante
É uma série não tão famosa, mas q te pega pela curiosidade. ?

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Loézinha 21/07/2015

Nossa!
Muita aventura e ação nossaaa!!!!
Beth 30/09/2015minha estante
Sim, o livro é muito bom! Mas a Editora Rocco fez uma péssima tradução, não efetuou nenhum tipo de revisão, deixando passar parágrafos confusos e erros crassos de português; não há notas de rodapé nem tradução dos textos em alemão e latim. Um desrespeito para com a autora e para com os leitores.

Fabiola69 13/11/2015minha estante
Beth você falou tudo, "confuso devido a tradução " pois só isso pode explicar a confusão que senti em varios momentos, e cheguei a conclusão que vou ter que reler um dia, e essa falta das traduções no rodapé é imperdoável.

Lili 24/09/2020

Sombra da Noite
O segundo livro da trilogia das almas, traz Matthew e Daiana lutando por sua segurança além da busca pelo manuscrito Ashmole 782. A partir do momento em que a bruxa e o vampiro assumem seu amor, a segurança da convivência harmoniosa das criaturas (vampiros, bruxas e demônios) entre os humanos é ameaçada e eles passam a ser "caçados". Em busca de proteção e do Ashmole 782, eles viajam no tempo e se deparam em Londres de 1590. Todas as tramas, perigos e descobertas são vivenciadas no passado, mas ainda assim, não encontram a proteção ideal. Precisam retornar ao presente (futuro) e encarar as consequências das possíveis alterações sofridas e continuar a desvendar os mistérios que o tão desejado livro pode oferecer sobre à origem das criaturas.
Uma trama riquíssima em detalhes históricos da Inglaterra Elisabetiana de 1500.
Tania 24/09/2020minha estante
Amei toda a trilogia!!! E a série tmbm está fantástica....???

Lili 24/09/2020minha estante
Também amo demais! A série não é tão minuciosa quanto o livro, até gostaria que pudessem explorar mais, com mais episódios... ou seguirem mais a risca cada detalhe, porém, amoOoOOoo de paixão a série também. ?

Daniel 23/02/2019

História de amor muito mais tóxica do que o anterior
Para falar de ficção e sobrenatural, é um livro ótimo, contudo, a história de amor é o ponto fraco da história, um vampiro machista e uma bruxa que aceita o inaceitável em nome desse amor. Chega a ser desconfortável. A bruxa, que deveria ser uma mulher moderna acaba sucumbindo à uma relação doentia
Carolina1364 14/03/2019minha estante
Estou ledo suas resenhas e apavorada com esse livro, acho que não quero começar a trilogia!
O problema é que comprei super caro os três livros =(

Nathi 28/04/2019minha estante
Vc tá certíssimo

Maria 28/04/2021

Chorei igual uma cadela nessa porra. Diana sofrendo, mas se tornando quem ela realmente é foi TUDO. Peguei um leve ranço do Matt, mas fazer o que ainda gosto desse homão. EU SÓ QUERIA SER UMA BRUXA INFERNOOOOO
Tania 28/04/2021minha estante
Amei os livros e sou apaixonada pela série!!!!???

Yasmin 18/09/2013

Prosa elegante, descrição histórica apurada, personagens fantásticos e trama madura

Desde que li o primeiro livro em meados do mês passado que estava contando os dias para poder ler a continuação. Lembrando que a resenha não contém spoilers e pode ser lida por partes, pulando o segundo parágrafo. Continuando de forma magistral a história de Diana e Matthew a autora nos leva em um mergulho detalhado e minucioso não só da Londres Elisabetana como do mundo por volta do ano de 1590. Com sua prosa elegante Deborah Harkness mais uma vez surpreende o leitor.

A história continua momentos após o final do primeiro livro com Diana e Matthew chegando a velha cabana. Se não fosse pela diferença nos móveis Diana nem teria percebido a sutil mudança no ar. Eles estavam em 1590. Para o choque dos funcionários o patrão chega de repente, no meio da noite, quase sem roupas acompanhado de uma mulher já “velha” e com um sotaque horrível. Diana tem que pôr de lado seus instintos de historiadora e se adaptar rápido aos costumes da época. O primeiro choque é o inglês da época, depois o fato de muitas conversas se desenrolarem em latim. Com seu latim enferrujado e sua personalidade forte Diana chama atenção dos amigos de Matthew. E eles logo percebem que não conseguirão manter uma mentira convincente. No meio de personalidades como a famigerada Escola da Noite formada pelos amigos íntimos de seu marido, Christopher Marlowe, George Chapman, Thomas Harriot, Walter Raleigh e Henry Percy, ela se vê admirada diante das conversas, e dos segredos que vai descobrindo de Matthew. Pouco a pouco a busca pelo Ashmole 782 perde para as obrigações que sua nova vida demanda. Diana tem que aprender os costumes da época, acostumar aos vestidos pesados e principalmente aos modos de uma mulher de época. Quando um incidente ocorre no meio de um encontro com a Condessa de Pembroke, Mary Sidney, ambos são jogados de volta a realidade. Diana precisa encontrar alguém para ajudá-la com seu poder descontrolado. Ao entrar em contato com as bruxas de Londres ela começará a juntar as peças do grande quebra-cabeça que envolvem ela e Matthew. Fascinada com seu poder de tecer o tempo, mas receosa Diana enfrentará seus medos primários, encontrará pessoas inesperadas e amadurecerá ao conhecer seu verdadeiro eu. De Londres para França até Praga. Uma viagem fascinante pelo tempo, de mistérios a traições.

Resumindo essa é premissa básica do livro que dá sequência a fascinante história de Diana e Matthew. Mais uma vez Deborah Harkness opta por entrelaçar pouco a pouco as peças da trama central em uma rede formada por ambientes e personalidades históricas. A narrativa se destaca pela qualidade superior e pela riqueza, sendo detalhada e densa ao mesmo tempo, mas sem perder em ritmo. A autora consegue retratar de forma impressionante o período de 1590 principalmente as diferenças entre Londres, o interior da Inglaterra, a França e Praga. Desde o ambiente aos costumes, coisas sutis e curiosidades pouco conhecidas. É notável a diferença que o conhecimento da autora da época faz pela trama.

O livro é dividido em seis partes alternadas com alguns capítulos no presente. Não só para desenvolver a busca da Congregação por Diana, mas pelas pequenas mudanças que a ida de Matthew e Diana estavam causando na História. Fantástico o cuidado e harmonia que a autora criou entre passado e presente, afinal não dá para viver no passado sem alterar nada. Uma dessas mudanças rendeu uma cena triste, mas bela...

Os personagens da história continuam ótimos. Diana é forte, inteligente e mostra uma resistência natural diante dos problemas que surgem a cada novo encontro. Desde sua reação diante do enérgico pai de Matthew a atitude da protagonista diante da rainha. Outro ponto que ganhou destaque nessa volta ao passado foram as nuances da personalidade de Matthew e esse se firma como uma dos maiores trunfos da autora. Matthew é autêntico, denso e complexo. Com seus mais de 1500 anos não poderia ser diferente. Não é todo autor que cria um personagem dessa idade e tem o cuidado de Harkness. As cenas de Matthew com Diana, seja o assunto que for são sempre carregadas de uma veracidade única. O desenrolar da história é cheio de surpresas inesperadas e algumas emocionantes, chegando ao fim com uma notícia inacreditável. Ansiosa demais pelo próximo livro.

Leitura agradável, que flui com facilidade e encanta pela riqueza. Passando por momentos ora tensos, sombrios e ora belos. Deborah Harkness tem uma delicadeza única ao unir história e ficção. Uma trama onde o sobrenatural trabalha em favor do histórico, rendendo um universo fascinante, repleto de surpresas e personagens únicos. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/08/resenha-sombra-da-noite.html

Kidakika 07/11/2021minha estante
Amei essa resenha

Veruska.Sanchez 13/04/2014

E 3/4 meses dps eu finalmente terminei esse livro... Ele é incrível, mas grande parte é so enrolassão... estava, de fato, farta desse livro... mas também estava mt curiosa. E, aparentemente, ainda terá um terceiro volume... ja estou com preguiça....
JUBBS 23/01/2015minha estante
Tbm achei mta enrolaçao esperava, mais dele já q adorei o primeiro. Insisti na leitura esperando q ficasse melhor e por curiosidade. Espero q o terceiro seja melhor.

Alessandra 24/01/2021minha estante
A segunda temporada da série é melhor que o livro.... esse livro li na força do ódio !! Não acabava nunca !! Odiei ver um Mattew frágil

Vanessa Comenta 29/11/2018

Apaixonante
Deborah Harkness como sempre surpreendendo, uma narrativa elegante e totalmente bem descrita. ADOREI a maneira como ela abordou fatos e personagens históricos na história de maneira totalmente natural, fica visível a maneira como a autora domina bem o assunto e sabe exatamente sobre o que esta falando.
Confesso que no inicio acabei ficando um pouco confusa com a quantidade de novos personagens que apareceram na história, mas acabei me acostumando ao longo da leitura.
Foi um livro extremamente proveitoso.
Ket 29/11/2018minha estante
Tenho muita vontade de ler essa trilogia!

Livros e Citações 14/07/2015

Série fantástica!
Autora: Deborah Harkness
Editora: Rocco
Páginas: 576
Classificação: 5/5 estrelas

Eu nunca em minha vida li algo igual ou parecido a Sombra da Noite! Esse livro superou todas as expectativas que eu tinha, e as que eu ainda estava por ter em relação a essa série! É a mistura mais surpreendente de romance, história e ação e foi muito, mas muito melhor que o primeiro livro!

Sombra da Noite mergulha Diana e Matthew diretamente na Era Elisabetana de 1590, um mundo de espiões, subterfúgios, e um círculo de velhos amigos de Matthew, a misteriosa Escola da Noite, que inclui Christopher Marlowe e Walter Raleigh. Aqui, Diana deve localizar uma bruxa para ensiná-la a usar sua magia, Matthew é forçado a confrontar um passado que ele pensou que ele tinha colocado para descansar, e o mistério do Ashmole 782 se aprofunda.

Ah! Deborah Harkness,você é insana e é por isso que eu amo sua escrita, que qualidade e firmeza! Este livro está repleto de novos e apaixonantes personagens, principalmente os homens da família Clairmont! Qual fórmula dos homens dessa prole, meu Deus? É simplesmente impossível resistir a eles.

"Depois de nos ouvir com paciência, Gallowglass retornou ao seu tópico original. – E esse D-N-A vive em nossa pele? #eurialto"

Principalmente Matthew! E falando nele, ocorreu uma mudança em seu comportamento, que algumas pessoas podem achar estranho, mas em sua defesa eu lhes digo: Estamos em outro tempo, Matthew viveu muitas vidas e com isso muitos erros, mas também muitos acertos, dêem-lhe crédito! O seu relacionamento com Diana chegou a novos níveis neste livro, era tão bonito e profundo que aos meus olhos ficou perfeito.

"Sir. Milorde, mestre Roydon. – O jovem despejou todos os títulos à mão, exceto “Sua Majestade” e “Príncipe das Trevas”, os quais estavam obviamente implícitos."

Eu tenho que mencionar que esse livro vai gerar em você, assim como em mim, todo tipo de sentimento, há momentos fantásticos e há momentos em que você quer entrar no livro e bater em um personagem, eu simplesmente amava os deslocamentos de Matthew e Diana… Londres, França, Praga e aquelas descrições maravilhosas… Aliás, eu odiava a forma como Diana era tratada em 1590! Eu sei, eram outros tempos, ainda bem que Diana pensava como eu e se revoltava e era muito legal isso!

E ela realmente se destaca nesse livro com uma grande viagem de auto descoberta e reflexões a respeito de si mesma, descobrirá muito sobre seus poderes e sobre sua família. Sombra da Noite realmente é um livro sobre família, sangue e amor.

"Magia nada mais era do que desejo tornado-se real."

Eu mal posso esperar para ler a conclusão dessa série e descobrir o que acontece com Matthew e Diana em sua volta para casa! Continuação maravilhosa para uma série fantástica, mas maravilhosa de uma forma surpreendente e diferente do que eu estava esperando com certeza! Esse livro merece uma constelação de estrelas, eu recomendo!

Resenha por: Emeraude

site: http://www.livrosecitacoes.com

Jaqueline Martins 05/05/2024

Devorei o livro, a história é perfeita, a escritora continua caprichando nos detalhes da história e não deixa ponta solta, a forma como ela cria o universo e e elabora tudo é incrível. Só o casal que ainda me incomoda um pouco, o fato que tudo ocorre muito rápido entre eles, se não fosse isso o casal também seria nota 100

Cati 21/05/2017

Histórico, inteligente e bem descrito
O segundo volume da Trilogia das Almas, numa edição da Rocco bem melhor trabalhada que no primeiro volume, narra a sequência da busca de Diana Bishop e Matthew Clairmont (crush eterno, risos) pelo manuscrito Ashmole 782, um casal peculiar que não está dentro das normas e leis sobrenaturais. Por isso, não só a coexistência de vampiros e bruxas corre perigo, como também a dos demônios, dessa forma, em busca de segurança, o casal viaja no tempo rumo à Londres Elizabetana de 1590. Mas, será que o passado é realmente o refúgio ideal?

Deborah Harkness por ser historiadora conta a história de uma forma única e incrivelmente envolvente. Sua narrativa e detalhes de um cenário do passado consegue de forma fluente fazer com que você sinta até os odores das ruas antigas, veja as estruturas arquitetônicas erguidas e se envolva na atmosfera de uma forma sem igual. Por mim, um dos melhores pontos do livro, já que tal, se passa em sua grande
maioria no passado e as partes históricas são muito bem desenvolvidas nas rotinas, vestimentas, problemáticas, hábitos, personagens: como, Elizabeth I (rainha da Inglaterra), Christopher Marlowe (escritor de Fausto), Thomas Harriet (inventor do telescópio) e William Shakespeare (escritor), todos eles e mais alguns, compõem a história.

Nele, é desenvolvido o amadurecimento do romance e casal principal, bem como relações de perdão (merecemos ser perdoados? Inclusive por termos matado?), familiares, arrependimentos, verdade (não demoram para serem reveladas o que acaba não causando intrigas, como a maioria das outra relações de outros romances em que esconde-se a verdade).

Há uma busca pela identidade de Diana como bruxa e mulher, onde muitas vezes ela parece de certa forma aprisionada ao vampiro, dependendo "dele" para encontrar essa nova identidade mágica, por outro lado, há partes sim, em que ela ainda mostra aquela personalidade forte e excêntrica do início do primeiro livro.

O mundo sobrenatural principalmente em relação às bruxas é bastante criativo e eu gostei especialmente das bruxas antigas, quando há relatos sobre a caça às bruxas é quando? elas ajudam Diana a usar seus poderes (que não seguem padrões de outras histórias sobrenaturais).

Outro fato interessante é que alguns capítulos não se passam no passado e sim no presente (com os personagens que não viajaram no tempo) e como estão levando seus problemas (e romances?), além de como os atos de Diana e Matt no passado está modificando o presente. Será que eles fizeram algo inadequado??

De um modo geral eu gostei do livro, já que gosto de histórias com bruxas e da história em si, porém, achei as primeiras partes um pouco enroladas, demorando para acontecer aquilo que se espera desde o início. Assim, as primeiras 300 páginas são pouco fluentes e a narrativa fica interessante só a partir disso e até a personalidade de Diana parece evoluir só a partir dali também.

*OBRIGADA PELA LEITURA, ESPERO QUE TENHA GOSTADO!*

Laura.Oliveira 08/06/2018

Viagens no tempo.. huummm
Nossa bruxa Diana resolve dar um rolê pela Inglaterra Elizabetana a fim de encontrar um "tutor" ou uma "tutora" para que lhe ensine a usar os poderes que ela renegou durante a vida inteira só por medo dos mortais... pffff, esse negócio da Diana não se assumir os poderes foi umas das coisas que mais me irritou no primeiro livro, tipo, os pais delas são mortos por humanos e ela fica com medo de ser bruxa, se fosse eu ia se tornar a bruxa mais terrível, poderosa e cruel que a humanidade já conheceu, é claro que se você leu tudo o primeiro livro e chegou neste aqui, (ou decidiu chegar) já entende que a decisão dela foi super conveniente com os desfechos (eu ia usar a palavra "roteiro" isso é permitido com livros?), então ela parte com seu amado Matthew para o século XVI, e encontra com personagens cativantes como a turminha da Escola da Noite, e as outras figuras históricas como Kit Marlowe (ui, ele era apaixonado pelo Matthew) a Rainha Elizabeth, em fim. Se você gostou do primeiro livro, o segundo mantém a essência, a trama é muito boa e fica cada vez mais intrigante com o lance do tempo e da Diana conhecendo o sogrão e o passado do seu namorado vampiro, detalhes e descrições a dar com pau, mas cenas emocionantes dignas de umas lágriminhas, Diana, na minha opinião, evolui um pouco (ainda bem) e Matthew, bem, não vi muita diferença do primeiro livro, talvez a gente veja se levarmos em consideração que conhecemos a história dele e talz. No mais, se você não largou o primeiro pela metade e ainda tem curiosidade de saber sobre os apuros de Diana, eu recomendo.