Os Desejos da Bela Adormecida

Os Desejos da Bela Adormecida Anne Rice

Resenhas - Os Desejos da Bela Adormecida

Tempestade 01/06/2012minha estante
Odiei o livro! Sem noção!

Lygia 20/06/2012minha estante
O que aconteceu é o seguinte: a Anne simplesmente inseriu o sexo e a tortura psicológica na história só por inserir. O enredo não é bem fundamentado e os personagens são vazios. Fiquei bem desapontada! =/

Marisol 27/10/2012minha estante
Degradante. Odiei! Personagens vazios. Pior livro que comprei, vou troca-lo!!

Cris 20/02/2014minha estante
livro completamente sem pé nem cabeça , a história não prende o leitor. Foi o pior livro que li em toda minha vida até hoje

Karen Dunkl 19/03/2014minha estante
Fiquei totalmente decepcionada com esse livro. Quando li algo que falava sobre ele na internet achei interessante e o coloquei imediatamente na minha lista de livros desejados.
Quando comecei a ler pensei que aquilo tudo era intrigante e tal. Mas, depois eu vi que nada fazia sentido.
Não tem história alguma, a corte toda e todas as cidades vivem unicamente para foderem e serem fodidos.
Sei lá, eu sou fã extrema da Anne Rice, mas estou tentando entender o que ela quis passar com esse livro.
Não me senti atraída o suficiente para continuar a ler a saga.

Cris21 27/01/2015minha estante
Pior livro que li na vida. Não vale nem se ganhar, quanto mais gastar grana com isso. É nojento, doloroso e sem noção alguma.

Jubs 07/08/2012

[Resenha] Os Desejos da Bela Adormecida
VIA :: http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com.br/

Sou uma grande admiradora das obras desta mestra! Uma verdadeira rainha da escrita, em minha opinião. Suas críticas ácidas, seus personagens conflituosos, marcaram a literatura e continuam chocando muitos leitores.
Suas obras são mais do que consideradas polêmicas, e essa em questão não seria diferente. Pelo contrário, foi uma das obras mais polêmicas que ela já publicou! Nada do que uma boa polêmica para incitar a curiosidade de seus leitores =)

Anne Rice, famosa escritora de romances góticos (Lestat meu lindo *--*) é uma das minhas escritoras favoritas, e até hoje lembro do momento mágico que foi encontrá-la na Bienal do Rio... Um momento que me marcou para sempre e me deixou com ainda mais desejo de dedicar minhas horas a ler seus magníficos trabalhos.

Eu não tenho o costume de resenhar uma obra da Rice, pois a leituras às vezes é tão marcante e profunda que me faltariam palavras para expressar tudo que a escrita lhe passa!! Desta vez abri uma exceção, pois recebi o livro da Editora Rocco, e adoraria mesmo compartilhar com vocês, leitores, o que realmente sentimos quando lemos esta obra da Anne Rice...

É notório que a moda agora é livros eróticos e com temáticas S&M!! Não é um gênero novo, ao contrário, remota de séculos o uso do erotismo (algumas vezes bem pesado) na nossa literatura. E o primeiro livro de Anne Rice abordando esse tema, foi publicado em 1983, mas somente quase 30 anos depois, foi traduzido e publicado no Brasil!! Dificil comentar sobre o livro em si, pois a leitura foi deveras difícil.

Conhecendo a Rice, já sabemos que podemos encontrar cenas difíceis de aceitar, cenas que mostram a crueldade humana, os piores defeitos, e como se sobrevive a um meio tão terrível!!

Já aviso, se você está achando que irá encontrar aquele livro doce, bobo e meloso, então pode parar por aqui mesmo, e jamais leia um livro da Rice. Ela é uma crítica da sociedade que através dos seus livros polêmicos tendem a chocar os “puritanos” e a demonstrar a hipocrisia de muitos.

*deixa falar sobre a história do livro*

Os Desejos de Bela Adormecida é o primeiro volume da trilogia que remodela o clássico conto de fadas, trazendo em sua temática o erotismo e o sadomasoquismo. *chokita* =O

“Por toda a sua jovem vida, o príncipe ouvira a história da Bela Adormecida, enfeitiçada para dormir por cem anos junto com seus pais, o rei e a rainha, e toda a corte, após furar o dedo em uma roca de fiar.”

A princesa Bela estava em sua torre, dormindo por 100 anos, quando chega um lindo príncipe e a desperta!! *aquele momento que você arregala os olhos para ver como ele a despertou* Uma das vertentes de estudiosos acredita piamente que o clássico conto de fadas está repleto de elementos eróticos. Essa vertente é a mais aceita, e isso mostra o porquê de Rice escolher justamente o despertar sexual da personagem, e o rumo que ela toma em sua narrativa!

Ao ser despertada, e todo seu reino também, Bela é levada de sua corte para ser uma escrava de seu príncipe por um determinado tempo, pois é uma tradição muito antiga os príncipes e princesas de certos reinos serem enviados para servirem... A partir daí, a situação pega fogo. Todos são tratados como escravos sexuais, mero bichinhos de estimação, sem vontade, sem voz, sem reação. Apenas servir e agradar. A doce e inocente Bela Adormecida está encarando uma realidade completamente diferente, e está aprisionada no mundo de luxuria e degradação "a la Caligula" do seu Príncipe.

– Minha querida, eu despertei você de um sono de cem anos e restabeleci o reino de seu pai. Você é minha. E você não me achará um senhor assim tão ruim. Sou apenas um mestre meticuloso. Desde que seu único pensamento dia e noite, em todos os momentos, seja me agradar, as coisas serão muito fáceis para você.

Até compreendemos os motivos da servidão dos príncipes e princesas, pois ao serem humilhados infinitamente, e sofrerem essas degradações, eles se tornarão monarcas melhores, mais humildes, mais dignos de reinarem seus povos... O modo como eles tem de viver despidos, desprovidos de emoções, serão benéficos quando tiverem a frente de seu povo e assumirem o poder. É compreensível, mas não aceitamos.

– Eles retornam para seus reinos quando a rainha assim o deseja e, sem dúvida, tornam-se muito melhores após prestar serviço aqui. Eles deixam de ser tão vaidosos, adquirem autocontrole e, na maioria dos casos, uma visão de mundo diferente, que permite que atinjam um grande entendimento.

E eis o ponto que mais gostei da obra. Essa crueldade com os escravos, ensinando-os a serem submissos e a enfrentarem as mais diversas provações e perversões... Rice foi espetacular na descrição das cenas, tão intensas que provoca aquele bolo em nossa garganta as vezes. Não sou puritana, e sei como a autora usa de suas palavras para chocar (tem uma cena nojenta em Menmoch que até hoje quase morro), e garanto que ela faz com maestria neste livro.

Para entender o livro, precisamos olhar para o momento que este foi escrito. Pois ele é uma resposta a sociedade hipócrita do fim da década de 70 que tanto se orgulhava pela “liberdade sexual” e o boom das industrias pornográficas, e principalmente os movimentos feministas da década de 80 que considerava uma violação dos direitos das mulheres o cinema pornô! Enfim, compreendendo o contexto histórico em que ele foi escrito, e a crueza de sua narrativa, Os Desejos de Bela Adormecida não é apenas mais um erótico. É um livro de certa forma desafiante e polêmico (em 1996 algumas livrarias retiraram TODOS os exemplares de suas estantes) e recomendadíssimo para quem admira Rice...

“Não conseguia entender minha própria infelicidade. Percebi então que passaria por variações infinitas de humilhação. Não era uma hierarquia de punições o que eu teria de enfrentar, e sim mudanças intermináveis.”

Sobre o livro em si :: Sinceramente a trama foi uma das mais fracas que Rice escreveu, sem contar com o final bem WTF, que deixa o leitor completamente perdido e intrigado, o que garante a leitura do próximo livro... A história da Bela quando vai enfim servir no castelo de seu príncipe é morna, e seus aprendizados nem foram assim tão chocantes. Acredito que isso foi mais meu gosto pessoal, pois eu sou anarquista, gosto de revoltas, brigas, pessoas inconformadas e na obra há muita submissão.

Com toda a certeza irei ler os próximos livros da trilogia, pois pretendo descobrir como a Anne Rice irá desencadear esta história “doida” (mesmo sabendo como a história termina) *--*

Não deixem de dizer o que acharam da minha resenha super confusa e corrida!!! Aguardo suas opiniões para ficar contente =)
Fáh Lima 12/08/2012minha estante
Olá Gostei da resenha e devido a ela irei comprar e ler o livro esta semana.
Veremos então.
Me decepcionei (e muito) com o tão badalado 50 tons... Parecia um monte de contos eróticos (muito ruins) colados por (pobres)expressões repetitivas ...

Dany188 28/09/2012minha estante
Já estava interessada em ler esse livro ... depois da sua resenha, me senti ainda mais estimulada.

Suzane46 11/12/2014minha estante
Das inúmeras resenha falando mal sem fundamentação, eis uma que valeu a pena ler! Acredito que opiniões devem ser passadas, mas de forma fundamentada. Estou na dúvida se compro ou não, mas acho que lerei em PDF para saber se vale a pena. De qualquer forma, excelente resenha. Parabéns! =)

MaryAnn 13/01/2015minha estante
É muito bom ler resenhas de pessoas que analisam o livro além de sua superficialidade. Interessante saber o contexto em que foi escrito, e de uma certa forma você compreende melhor a escrita da autora, bem como sua mensagem. Mas apesar das intenções da autora, creio que o livro contêm cenas de punição,espancamento e humilhação em demasia; tanto que quase me fez abandoná-lo (coisa que raramente faço, por mais chato e ruim que o livro seja).
Dei uma estrela porque a trama em si ficou fraquinha, porém o mais louco de tudo (e coloca loucura nisso) é que hoje já comecei a ler o segundo livro, que já tenho a expectativa de ser ainda pior que o primeiro (se o primeiro foi 'os desejos da Bela adormecida, imagino o que seria 'a punição'...); só de pensar que irei ler sobre mais espancamento, humilhação e essa relação insana entre dor e prazer , já faz eu pegar meus romances lindos e fofos onde o amor supera tudo.
Só posso me justificar dizendo que minha curiosidade mórbida fala mais alto! rs

Lenise 08/02/2014

Uma apologia à violência sexual
Uma linda princesa de 15 anos que está adormecida há 100 anos. Um belo príncipe que chega para despertá-la e libertar seu reino da maldição (todos no reino dormiam há 100 anos).
Que meigo não é? Não! O príncipe a leva para o reino dele como escrava sexual e lá ela se encontra em um cenário de pesadelo: diversos jovens são mantidos como escravos sexuais e são usados e abusados com requintes de sadismo por parte dos nobres da corte. O que acontece com os escravos (sevícias, estupros, todo tipo de tortura sexual) seria o que aconteceria se um psicopata sequestrasse alguém e o mantivesse prisioneiro em um porão torturando-o sexualmente por anos.
Adoro a Anne Rice, mas não tive estômago para ler este livro até o final. Achei-o terrível!
O livro é classificado como "erótico", mas falta-lhe sutileza para ser erótico, não acho sequer que seja pornografico pois na pornografia a pessoa que se expõe o faz por sua vontade e recebe um pagamento em troca. Não aceito sequer o adjetivo sado-masoquista pois em uma relação desse tipo ha consentimento por parte do masoquista e no livro os jovens são mantidos contra sua vontade e obrigados aos atos degradantes.
Achei o livro uma apologia à violência sexual. Pessoas sem experiência não deveriam ler esse livro pois passa uma ideia super deturpada e violenta sobre sexo.
Cris 02/04/2014minha estante
tirou as palavras da minha boca..

Vitor 18/07/2014minha estante
assino embaixo. esse livro não é excitante, não é erótico, não é uma leitura que satisfaz. ele é doentio

Cris21 27/01/2015minha estante
Esse livro é pra fazer qualquer um ficar doente de nojo e com pena. A pessoa estava doidona quando escreveu ou só queria chocar.

Diana 02/08/2015minha estante
Ainda estou no primeiro capÍtulo e nao tenho estômago nenhum para continuar lendo isso

Veneella 17/07/2012

Mais em http://www.bookpetit.com
Resenha no blog: http://www.bookpetit.com/2012/07/os-desejos-da-bela-adormecida-sleeping.html

Duas considerações: 'Adaptação de contos de fada' e 'Anne Rice'. Essas duas coisas foram o que mais animaram a maioria das pessoas quando a Rocco anunciou que lançaria aqui a trilogia erótica da Bela Adormecida. Não, eu não vou nem contar a parte erótica para evitar julgamentos por aqui. Principalmente se o seu investimento em livros é financiado por outra pessoa que não vai aceitar isso tão bem.

Cubram os olhos das criancinhas, pois isso não vai ser bonito. A velhinha é tarada, viu?

Tudo bem, sem julgar agora, mas eu curto um livro hot aqui e ali, admito. E honestamente, me decepciono com a maioria deles. Porque não dá para simplesmente ser um livro erótico e com conteudo? Por favor, pessoas podem ser cultas (ok,talvez nem tanto) e ler livros eróticos, tenho certeza que o cérebro acompanha. E se eu já me sinto assim lendo livros de conteudo fraco, imagine depois de ler um livro praticamente sem conteudo algum? Vai parecer exagerado, mas foi o que eu senti lendo o livro.

Bela foi vítima de uma maldição, furou o dedo na roca e depois disso todo o seu reino entrou em sono profundo por 100 anos. Durante esse tempo, a lenda de uma princesa dormindo nos confins do castelo amaldiçoado se espalhou por todos os cantos, e vários homens morreram na busca pela princesa adormecida. Até que o destemido Príncipe de certo reino foi bem sucedido, despertou Bela do seu sono, com sua iniciação sexual, e assim a princesa virou sua escrava.

Acontece que nesse mundo criado por Rice, a corte do Príncipe é bem conhecida por seus escravos, e isso é uma prática comum. Mas apenas príncipes e princesas servem na corte, por um deteminado período de tempo até serem devolvidos à suas famílias muito mais sábios e mudados para melhor. Agora vem o X da questão: Como servir de escravo sexual, vítima de inúmeros joguinhos sádicos, vai ajudar alguém a ficar mais sábio?

Outro ponto passível de discussão é o uso da palavra 'erótico'. O livro é mais recheado de jogos e momentos sádicos do que qualquer outra coisa, e me arrisco a dizer que até mesmo beira o pornográfico. Fico só imaginando como dever ter sido recebido na época do primeiro lançamento (1983, segundo Tio Wiki) com tantos detalhes e cenas até mesmo entre pessoas do mesmo sexo.

Quanto aos personagens, fui completamente indiferente à Bela, a Rainha é simplesmente sádica, Lady Juliana é doida e sádica como todo o resto, Alexi é sem sal e o Príncipe... sabe que eu nem sei? Honestamente, tudo o que vi foram personagens vazios e de motivações sádicas e sem propósito.

O final foi, desculpem pelo termo estranho, digno de poker face. Bela tem uma "motivação", por assim dizer, durante todo o livro, e quando finalmente a alcança... Nada. Pronto, c'est fini. Mas calma, então a história, agora sem motivação nenhuma, precisa de uma nova direção certo? Certo. Faremos assim: Criamos um evento do nada, que direciona a protagonista, sabe-se Deus porque, a tomar uma decisão, baseada sabe-se Deus em que, que faz com que tudo dê um giro 360º completamente sem sentido. E pronto! Tudo bem, agora entra o poker face.
Kelly Barros 13/01/2013minha estante
O final foi realmente assim. Eu boiei total naquele final. Porque ela fez aquilo? E de onde tiraram o Tristan? O lance não era com o Alexi? Fiquei meio desapontada por não entender o porque dela ter feito aquilo no final. Ela surtou? Você disse motivação, qual era a motivação dela, que eu não consegui entender? Eu só consegui perceber que ela era MUITO curiosa, só isso. E realmente, imagina isso em 83? Teriam queimado a autora viva, açoitado ela até a morte, hahaha, se em 2012 as pessoas já se dividem com 50 tons de cinza (que não é nada comparado a esse livro), imagina em 83!

Veneella 13/01/2013minha estante
Hey, Kelly!
A "motiavação", por assim dizer, era justamente o lance com o Alexi. Ai depois que ela conseguiu falar com ele, ficar com ele e tal... fim. Ai deu aquela louca com o Tristan que deixou todo mundo perdido. ;/

Cris21 27/01/2015minha estante
Pior livro. Isso não é erotismo, isso é coisa pra sádico, estuprador, ser humano doente ler e aprender o que fazer pra destruir a humanidade de outra pessoa. Não acredito que li isso...

Juliana 26/11/2013

Ótimo pra quem gosta do gênero.
Há muitas criticas negativas sobre esse livro. Não discordo nem concordo com elas. Eu particularmente gostei do livro, aliás, gosto de qualquer coisa escrita por Anne Rice. Se você é um daqueles moralistas ou daqueles que não gosta de conteúdo obscenos, então não leia. O nome da própria Trilogia revela o seu conteúdo "Trilogia Erótica". Eu adoro o gênero, o que me leva a acreditar que seja um dos motivos que me veio a adorar o livro.
Denise 14/02/2014minha estante
Como li primeiro a trilogia de cinquenta tons,imagine o susto que levei ao ler o primeiro da trilogia da Rice!A James praticamente levou ao pé da letra muitas falas e maneiras do personagem;mas confesso que tô achando muito abusivo a submissão extrema da Bela, quase desisti de ler,mas fui em frente!

Juliana 24/03/2014minha estante
Eu também li a trilogia de cinquenta tons e não posso negar que também levei um choque a começar a ler essa outra trilogia. É um livro não aconselhável para qualquer um. É extremo, castigos que você nem sonha são destinadas a personagens, enfim, muito perturbador. Mas eu levo em conta tanta diferença aos outros livros eróticos por se tratar de uma ficção que ocorre no período medieval. As coisas eram bem diferentes naquele tempo.

Anne 25/06/2014minha estante
Concordo com sua opinião!

Bell Moraes 27/07/2016

Não deu para passar das dez primeiras páginas...
O conto original da Bela Adormecida é cruel. Ele começa com um estupro.
E foi exatamente dessa forma que a Anne Rice começou este livro. Com um estupro seguido de um beijo. De alguma forma, a autora achou viável dar a entender que a personagem feminina estava tendo algum prazer. Em seguida, humilhação e mais abuso.
Não sou de abandonar livros. Ainda mais os da Anne. Mas não deu para continuar.
Regina 29/07/2016minha estante
eu li, mas também achei uma merda

Bell Moraes 01/12/2016minha estante
Foi de mais pra mim, Regina. E aqui você sabe que a gente não tem frescura, né nega. Estrapolou.

Julia.Maria 11/03/2017minha estante
Achei pesado demais, nossa!

Hérida Ruyz 13/06/2012

“OS DESEJOS DA BELA ADORMECIDA” ( Anne Rice)
Os Desejos da Bela Adormecida é o primeiro volume da Trilogia Erótica de Anne Rice, escrevendo sob o pseudônimo de A. N. Roquelaure. O livro é exatamente isso…erótico. Não é um romance sensual onde o sadomasoquismo é introduzido com o objetivo de apimentar a relação. O sexo é explícito, pesado, degradante e sem romantismo. Encontramos o sadismo na sua forma mais crua. Na verdade, o sexo abordado no livro é repleto de perversão, apresentando uma face até então obscura - pelo menos para mim - das preferências sexuais com troca de poder e fetiches. O prazer e a dor estão intimamente ligados na obra de Anne Rice. Não é algo confortável de se ler, o livro trouxe-me sentimentos contraditórios.
Punir para alquebrar o espírito dos escravos é algo rotineiro e aceito como "normal" no reino do príncipe. A devoção e total obediência são exigidas incondicionalmente pelo dominador. Um detalhe curioso é que os escravos são todos membros da realeza de outras cortes, príncipes e princesas que são doados como tributos para o reino do príncipe herdeiro. Estranho e pouco crível.

A obra é ousadíssima, pois retrata o relacionamento entre senhor e escravo sexual de forma pungente. Gostei da insolência da autora, Os Desejos da Bela Adormecida é uma afronta aos puritanos de plantão. A surpresa também foi algo que me agradou, pois nunca havia lido uma obra do gênero. Entretanto, achei os castigos apresentados excessivos demais. Surras, torturas e humilhações transbordam pelas páginas. Esse comportamento – a prática de flagelar os escravos – não fez sentido para mim, pois a trama não aborda de forma satisfatória esse costume da corte do príncipe.

É óbvio que a Trilogia Erótica não é para qualquer leitor. Sexo, sodomia, depravação e espancamentos estão presentes do início ao fim, e isso é algo que perturbará muitos leitores. A pessoa que se propor a lê-lo deve estar com a mente livre de preconceitos e tabus; e ter certa agudeza de sentidos para acolher preferências sexuais diferentes e fora dos padrões comuns. Confesso que ainda estou dividida sobre meus sentimentos em relação ao livro.

Leia resenha completa no Lendo nas Entrelinhas:http://bit.ly/Ng8cbJ
Nivia 08/12/2013minha estante
Estou no terceiro livro e não vejo a hora de acabar.Não teve nem uma boa estória,ou ela fode ou é há castigada.Tô cansada.Anne Rice viajou nessa. E olha que sou sua fã.As posições são muito loucas ,Eram termas pra lá ,braços pra cá,que ficava difícil de imaginar certas posições.Mas eu adoro ler.Então foi valido. Não demoro a acabar. Depois desse vou pra trilogia after dark .Estou ansiosa. Até a próxima.

Ana Maria 24/06/2015minha estante
Ótima resenha! Vi muita gente aqui que só soube criticar a obra por conter sadomasoquismo, gente que parece nem gostar desse tipo de leitura e se depara com um livro cheio de cenas chocantes e fica achando que é um absurdo e "coisa de psicopata ou de gente doente".

Seria bom se aqueles que se dizem "fãs incondicionais de Anne Rice" entendessem o por que de se usar pseudônimos, que é justamente para que o autor tenha a liberdade de escrever algo totalmente diferente do que ele tem escrito sem que as pessoas digam "Mas isso não tem nada a ver com oq ela tem escrito até agora" ou "Sou fã incondicional, mas nesse ela errou a mão", ou fugir ao puritanismo e censura alheios

-natalia 10/02/2023

"Desejos"?
Até agora estou tentando entender o "sentido" dessa história... Senti que foi um espancamento gratuito e sem uma fundamentação que explicasse algum motivo ou algo assim. Foi uma aceitação geral por parte de todos para coisas totalmente sem nexo, tipo os familiares achando "ok" que os filhos fossem levados. Também não entendi bem esses fetiches da autora por coisas MUITO sádicas: até quando algo revelado parecia ter um caráter triste, alguém ficava excitado pelo assunto.

Além do mais, me decepcionei muito pelo fato de que a história se diz da Bela Adormecida, mas esse fato deixa de ser importante depois de umas 5 páginas e ela passa a simplesmente ser a Bela e pronto. Sei lá, a Anne Rice poderia ter aproveitado a "Bela Adormecida" um pouco mais no livro de uma forma que fizesse jus ao conto de fadas. Se fosse para ser uma princesa qualquer, nem precisava ser uma que já existia e que todo conhecem bem a história, né?

Só li até o fim por uma curiosidade estranha mesmo, mas eu me pegava torcendo para terminar logo para poder pensar "ufa, finalmente acabou". Não leria de novo nunquinha, e não lerei os próximos de jeito nenhum. Com certeza foi uma experiência para não esquecer tão cedo kkkk
Geovana 11/02/2023minha estante
Também achei essa história um absurdo, é um show de torturas isso.

-natalia 11/02/2023minha estante
Total!!!

sorvecinho 27/12/2012

Bom, mas falha em alguns aspectos!
Bem, provavelmente a maioria comprou o livro imaginando toda a profundidade de outros personagens de Anne Rice. Okay, esqueçam isso. Aqui não vemos nada de Entrevista com Vampiros, e seus derivados das Crônicas Vampirescas, tirando a excelente escrita da autora.

Primeiro: Não é necessário profundidade quando o assunto é erotismo! Ou é. Depende do ponto de vista;
Segundo: Não desejem, por favor, que o livro contenha a sensação de uma primeira vez, ou de um passeio de mãos dadas. Para isso, procurem romances água com açúcar (e tenham a decência de procurar um que pelo menos sigam a receita corretamente, ou seja, sem lobisomem ou vampiros meigos);
Terceiro: Não comparem com Cinquenta Tons de Cinza, um livro, que a meu ver, não passa de outro conto de fadas comum, só com um pouquinho de "mão boba".

Em Os Desejos da Bela Adormecida, Rice recria um famoso conto de fadas. A nossa querida protagonista, Bela, é levada a um mundo de descobertas de forma extremamente brutal logo depois que é libertada (não exatamente com um beijo) do encanto que a fazia dormir. Logo se percebe que a vida da menina não será fácil. Levada pelo príncipe, Bela enfrentará humilhações, surras, lágrimas, e orgasmos. A história é meio que um "pornô sadomasoquista" bem avacalhado, em determinadas circunstâncias. Só que com qualidade. Pois, qualquer um que conheça outras obras da autora, saberá que ela é impecável quando o assunto é descrição: tanto de ambiente, como de situação.

Com relação aos personagens: nenhuma profundidade, eles não fazem uso de sentimentos meigos produzidos pelo hipotálamo! Eles simplesmente desejam, queimam por sexo, e por dominação. Talvez essa seja toda profundidade deles.
Com relação à história: Competência. Anne Rice não desaponta quem sabe apreciar as variações de sua obra. Cria personagens interessantes, onde até os secundários nos proporcionam bons momentos.

Acho que apenas alguns problemas podem ser observados:
- A obra em si, é instável. Parecia que algo ia explodir a todo o momento, e isso estressa a leitura;
- Toda história precisa de ligação, de elo. E na obra há total ausência disso;
- E para piorar os itens anteriores, a mudança de "sensação", por assim dizer, que Bela sofre é tão repentina que não convence. O que torna o final do primeiro livro bem, bem, bem ruim.

Considerações finais: Saibam diferenciar as obras e seus gêneros. Não abram o livro sonhando com um amor "feliz para sempre" que os capricornianos acham que existe. Abram o livro sonhando com um amor/desejo momentâneo, algo "bem fogo de palha". E divirtam-se!
sorvecinho 27/12/2012minha estante
Ficou grandinha, mas é a vida! xD.

Kelly Barros 13/01/2013minha estante
Concordo com quase tudo o que você disse. Aquele final foi bem ruim mesmo. Ficou bem sem sentido.

Aracele 14/10/2018

Conto de fadas? NUNCA!
Um livro que me prendeu a cada página virada e cada palavra lida.
Não tinha lido nada dessa autora Anne Rice, me surpreendeu pelo fato de eu achar que era um conto de fadas as avessas #sqn nem chega perto de um romance, gostei muito. Livro muito forte , para poucas pessoas com desempenho de separar uma simples leitura do real.
Se pensa que vai achar romance de época esqueça, Anne Rice se superou em contar a historinha de criança numa forma do "e viveram felizes para sempre", nessa historia isso não existe, e se não gosta do assunto nem tente ler.
Claude.Valentine 16/01/2019minha estante
Finalmente, não tinha encontrado ninguém que gostou desse livro. As pessoas simplesmente não entendem o que é gosto.

VâniaAkira 20/04/2022minha estante
atualmente eu to tentando ler pela segunda vez !! e assim, é quase que difiicil no primeiro momento mais, vamos dizer que a raiva pelo principe e a vontade de saber se bela irá reagir me faz atualmente querer muito terminar, ja que é uma trilogia !! um ponto que marco é como a escrita da Anne Rice é divina, digo pois esse é a minha primeira leitura ou melhor contato que tenho da escritora .

Tribo do Livro 17/08/2012

Desejos Sexuais
Resenha por Ver Sobreira

Muito antes de Cinquenta tons de cinza, houve Madame Bovary, de Gustave Flaubert, grande obra do Realismo francês do século XIX, que pode não ser tão intensa com o primeiramente citado, porém avançado em termos de erotismo para sua época; e ainda O amante de Lady Chaterly, de D. H. Lawrence, publicado nos primeiros anos do século passado(1928), que por conter forte conteúdo de conotação erótica, não foi editado pela primeira vez em seu país de origem, a Inglaterra. Depois desses, muitos autores famosos navegaram por este tema, até Anne Rice que em 1983, publicou esta polêmica trilogia baseada no conto de A Bela Adormecida.

Segundo Bruno Bettelheim por mais que variem os detalhes, o tema central de todas as versões de A Bela Adormecida é que, apesar de todas as tentativas da parte dos pais para impedir o despertar sexual do filho, ele inevitavelmente ocorrerá. Em Os desejos da Bela Adormecida, Anne Rice, escrevendo como A.N Roquelaure faz muito mais que isso, pois além dela causar uma desconstrução total da história contada e recontada ao longo de séculos, ela o sobrecarrega com uma carga psicológica intensa e continua.

Num reino distante, uma princesa dorme, diz a lenda que já faz 100 anos, por conta dela todo seu reino adormeceu. Chega um príncipe, que não acreditava nesse fato, e ele se depara com a beleza em pessoa, com seu ar angelical em seu mais profundo estado de sono. Até aqui, a história poderia ser a mesma, porém a partir do momento e da maneira como o príncipe despertar Bela, chegamos a detalhes mais profundos. O príncipe desperta a princesa através da iniciação sexual e ela desabrocha e acorda seu mundo, em todos os sentidos. Por este ato, as exigências do príncipe são nada mais, nada menos que Bela vá para seu reino, como uma espécie de tributo. Chegando lá, Bela passará de princesa mimada, a querida e escrava sexual do príncipe, servirá a todos os seus caprichos, será uma submissa.

(...) Levarei Bela para me servir - informou o príncipe - Ela é minha agora. (...)
O rei apertou os lábios resignado, e concordou lentamente com um movimento de cabeça. (...)

A partir daí o conto de fadas se tornar uma narrativa no mais puro estilo BDSM, (bondage,dominação,sadismo e masoquismo), também conhecido como Parafilia – um padrão de comportamento sexual, cujo o prazer, não se encontra exatamente na cópula, mas em outras atividades. Em determinadas situações este tipo de comportamento é considerado perversão ou anormalidade. Prepare-se para este livro então, pois Anne Rice, em nenhum momento da narrativa teve pudor para descrever as relações e atitudes do príncipe para com Bela.

Em diálogos fortes, atitudes diretas, ações por vezes até perversas para certos ponto de vista, a história se desenrola e Bela vai aprendendo de forma intensa, obscura e ao mesmo tempo prazerosa os segredos da submissão, os deveres de uma escrava sexual para com seu mestre dominador. Ela terá que se desprender de todo seu pudor, terá que se expor, será humilhada, mas aprenderá a ter autocontrole sobre as sensações de seu corpo, aprenderá os "benefícios" do prazer intenso. Antes de chegar ai , ela conhecerá Alexi e Tristan, dois jovens príncipes, na mesma situação que ela, ou seja, também escravos sexuais. Com Alexi, ela aprenderá a aceitar a condição de escrava, sem nunca perder o sentido de realeza que a condição de seu nascimento impõe. Alexi contará seu próprio martírio, para que Bela se sinta mais cômoda e possa superar seu infortúnio ou seu bel-prazer, isso iremos tentar descobrir. Com Tristan, não será diferente, porém nascerá um algo mais entre eles. Mas, a partir do relacionamento dos três, muitas transformações acontecerão na vida de Bela e ela passará de querida do Príncipe daquele reino, a uma perdida e será vendida, juntamente com Tristan para um sultão, como uma espécie de punição com dias contado.

Desconcertante, intensa, instigante, sombria e pervesa esta é a narrativa que Anne Rice constrói em Os desejos da Bela Adormecida. Não é um simples ensaio sobre dominação e submissão, e sim, um perfeito apanhado de onde determinadas práticas sexuais levam o ser humano, porém não há como negar, não é leitura recomendada para qualquer pessoa, principalmente aquelas que tenha preconceitos e tabus enraizados, pois Rice faz questão de quebrar todos eles.Ao final Bela apesar de torna-se uma submissa e também escrava de seus próprios desejos e de seu dominador não perde a doçura. Na longa viagem de punição que fará, encontrará em Tristan um apoio, muita além das práticas sexuais.

Como prova de desconstrução do conto de fadas, a narrativa nos apresenta diversas conotações, uma delas seria o sonho adolescente de juventude e perfeição com afirmaria Bettelheim, isto não passa de um sonho. Há outras imposições na vida que precisam e devem ser apreciadas. O que permanece do conto original é a certeza da transmutação do ser, ao estar adormecida, congelada no tempo por 100 anos, a princesa perdeu as principais transformações ao longo do tempo. Quando despertada, ela deve desabrochar, se modificar e desenvolver.É a afirmação de que qualquer transição, de um estado a outro é repleto de perigos, no caso desta narrativa é ultrapassar mesmo que incosncientemente o medo do prazer, de se sentir pleno e confiante através do sexo.

Agora, é ler A Punição da Bela, e ver como será este caminho de descobrimento e sofrimento da princesa. Não tenho como recomendar ou não recomendar este livro, pois é um tipo de história que depende da cabeça de quem lê. O que posso afirmar é que, se decidir a lê-lo, prepare-se para se chocar e ir ao encontro do totalmente inesperado, se você se rende fácil rsrs...Particularmente não sou fã e nem deixou de ser de Anne Rice, o que me levou a ler este livro – e ainda vou ler os outros dois – foi minha curiosidade e constância em observar e tentar entender a desconstrução de gêneros literários – coisa que Anne Rice faz com muita destreza e segurança, pois notem, este livro é original de 1983, e não pode ser enquadrado em modismos literários – que neste caso, passou do conto de fadas ao um conto totalmente erótico, sensual e sexual. Aguardem, se têm coragem de ler.

Referências Bibliográficas:
BETTELEHEIM, Bruno. A Bela Adormecida .In: A psicanálise dos contos de fadas. Editora: Paz e Terra: 2012. p-311-324
Crika 10/09/2012minha estante
Não gostei pelo seguinte: vc tem obrigação de anunciar que tem SPOILRES na sua resenha? Ou Poderiamos chamar de um resumo do livro?

Tribo do Livro 10/09/2012minha estante
Oi,
Crika, tudo bem? se vc considera spoilers o trecho do livro que coloquei tudo, bem. Não fiz spoilers da história e sim uma análise bem breve. Mas cada qual pense o que quiser.

Marselle Urman 05/09/2012

Que livro cretino.
Uma tentativa patética de ser o Marquês de Sade, mas isento de seu tempero e profundidade de enredos.

Mesmo sendo uma versão de "conto de fadas", esse livro narra um castelo que é na verdade uma escola de sadomasoquismo onde os alunos se submetem a castigos aos quais muitas vezes a morte seria amplamente preferível. E é incoerente que eles passem a gostar dessas punições.
Imagino os lindos príncipes e princesas sem tomar banho por uma semana ou mais, que dirá escovar dentes... Cheios de piolhos e doenças sexualmente transmissíveis. Todo mundo com a carne viva de tanto apanhar, cheios de assaduras e predominando um grande cheiro de suor e merda!

As duas grandes decepções foram descobrir que Anne Rice escreveu isso DEPOIS de Entrevista com o Vampiro; e o fato de isso ser uma trilogia. Será que algum dos outros livros dá qualquer sentido a essa coisa sem pé nem cabeça?

Livro raso, sem enredo, incongruente, no qual a única aprofundação nos personagens é meramente física.
La.Fra 06/09/2012minha estante
Pois é, isso é o que não entendo, os príncipes e princesas sendo submetidos a todo tipo de humilhação e não se rebelam, GOSTAAAM, wtf?! como assim, TODOS NA CORTE curtem sadomasô? ah tá, senta lá Cláudia. Até hoje existe tabu quanto a isso, imagine na Idade Média.

Cris21 27/01/2015minha estante
Não leiam, não gaste dinheiro. É decepção já na terceira página.

Deny 14/09/2012

Assustador e viseral

Comprei a trilogia, pois sou fã da autora, entretanto, quando comecei a ler, fui tomada pelo choque. Pensei: - Mente aberta e livre de preconceitos! Com este pensamento, continuei com a leitura, mas confesso que em algumas situações fiquei completamente mortificada com o nível sombrio e pervertido do livro; resolvi ler toda a trilogia, mas confesso que já no último volume, fiquei umas boas semanas sem lê-lo, entretanto, a curiosidade venceu e fiquei tentada em saber o bendito desfecho, concluindo a leitura.

É um bom livro dentro da temática subversiva, daria um ótimo para a criatividade perversa e um razoável para a falta de empatia com os personagens.
Deny 14/09/2012minha estante
Leia-se: Assustador e visceral

Nathália Magus 02/06/2013

Somente para os Fortes
Quando fiquei sabendo dessa trilogia fiquei louca para ler, primeiro, nunca li nada da Anne Rice, segundo, de acordo com as resenhas que li e com a sinopse, a historia vai muito alem do que um simples romance apimentado.
E realmente, vai mais alem do que você pode imaginar.
Aquelas que são fãs de cinquenta tons de cinza, podem não gostar, porque a coisa aqui é bem mais pesada. Um pornô sem palavrões, seria a definição melhor para este livro.
Alem disso, se você torce o nariz para qualquer coisa erotica demais, passe longe desse livro, sério. é sexo quase o tempo todo, com chicotes, amarras, correntes. Aliás, acho que foi isso que mais gostei. Nenhum camponês, empregado ou mesmo, duques ou condes são escravos, apenas principes e princesas são submetidos.
E tudo num ambiente que lembra a Europa da idade média.
Obs.: Ela escreveu isso bem antes dessa modinha erótica e só relançou para aproveitar a onda.

visitem meu blog.
altafantasy.blogspot.com
Gabi 04/06/2013minha estante
A inescrupulosidade do livro também é o que me agrada nele. Nada de mela mela, chove não molha, etc., etc. Anne foi direta e reta e sem vergonha :)