O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Mark 25/04/2017

A história prende o leitor de uma forma inexplicável. Ótima história!

Aracele 20/03/2017

Ficçao
Não tinha lido nada de Augusto Cury, por que todos me diziam que seus livros eram de auto ajuda, nada contra, mas meu gênero literário era bem diferente.
Amadurecendo em relação a gêneros literários, rsrsrsr
O que chamou a atenção foi o fato de estudo em História ênfase na Segunda Guerra Mundial.
O interessante que no livro chega a ser instigante e as perguntas que são feitas aos alunos, e que eu respondi.
Acho que vi demais as entrelinhas, por assim dizer...
Naquela época existia um Homem que mandava as pessoas que não eram ARIANOS, à câmara de gás.
Hoje e daqui uns anos a unica diferença entre nós brasileiros e os judeus, vai ser realmente o local.
Vamos trabalhar até a morte, para manter ALGUNS lá no poder com seus benefícios e os pobres vão morrer de alguma doença,muitos morrerão de fome e muitos morrerão de velhice.
As entrelinhas!

Andre.Luiz 19/03/2017

Muito bom mostra Hitler durante o processo de ascensão ao poder e o que o fez chegar lá.

Franci 17/03/2017

O Colecionador De Lágrimas
Um excelente livro para quem curte história,psicologia, psiquiatria.Pode servir como fonte para pesquisas e estudos sobre o holocausto.
O personagem principal proporciona uma verdadeira aula sobre o nazismo e seus efeitos, com detalhamento profundo sobre Adolf Hitler e seus atos perversos e doentios.
Sua trama gira em torno de um passado marcado na história e pela ficção que dá ao livro um toque a mais.

Joana 07/03/2017

Não chega a ser ruim, mas...
É basicamente um livro de história e o único ponto positivo são os fatos históricos sobre a segunda guerra mundial e todos os outros temas que a envolvem, porque a estória que o Augusto Cury criou por trás desses fatos é ridícula. Sem falar na linguagem poética que ele usa nos diálogos entre os personagens, ninguém conversa daquele jeito no dia-a-dia, consequentemente a leitura se torna muito cansativa. Foi duro terminar de ler, só consegui porque como já disse, os fatos históricos são muito interessantes.
Alexandre 10/07/2017minha estante
Olha que interessante. Temos opiniões muito diferentes! Mas eu quero que você saiba, minha cara, que eu, diferente de você, sei respeitar as opiniões antagônicas, diferentes da minha. Sei conviver com as diferenças, respeitando a equivalência dos direitos entre indivíduos. Portanto, sei compreender que você não gostou do livro de Augusto Cury, embora o fato de este autor ser um dos meus contemporâneos e brasileiros preferidos. A única peninha de você é encontrar prazer em barbarizar com a opinião das outras pessoas. Acho que você se esquece de que tem telhado de vidro, como todo mundo. Que bom que você gosta de referências históricas em livros. Eu, particularmente, não, e prefiro mil vezes a poesia dos diálogos. Uma dica: cuidado ao atirar pedras em seus vizinhos. Muita Paz. Abraço.

Leonardo.H.Lopes 13/02/2021minha estante
Ótimas considerações sobre o livro Joana. Realmente é muito mal escrito, personagens fracos e perfeitos. Concordo com você que até pode valer pelos dados históricos, mas o fato de não poder utilizar como fonte acadêmica piora a situação. Muito melhor ir atrás de um livro de História sobre o assunto.

Gabriely 04/03/2017

Heil Hitler! Matem as moscas! Viva os judeus!
O Colecionador de Lágrimas é um livro rico em diálogos que centraliza cada pequeno assunto, não é um daqueles livros que você fica tentando decifrar cada parte, porque é bem desenvolvido e arquitetado.
Eu cometi um erro, pois li o volume 2, sem saber que este existia, o volume 1, mas também, não deixou a minha leitura menos prazerosa. Depois de sair de uma ressaca literária de 3 meses, o devorei em 2 dias.
Mesmo sendo um assunto um pouco complexo, não se precisa focar tanto e derramar tanta atenção para entender todo o decorrer de sua história e oque estamos discutindo em questão. É um livro rico em sabedoria e preocupação gramatical em cada paragrafo. É curioso o modo como é desenvolvido e os assuntos tratados te deixa cada vez mais interessado, mesmo quando você não esta lendo, fica com aquela impressão que esta em torno de seus personagens e debatendo equivalentes assuntos.
Minha opinião é que, O Colecionador de Lágrimas detalha um pouco mais sobre Adolf Hitler enquanto, Em Busca do Sentido da Vida se concentra nos fatos da Segunda Guerra Mundial, também não deixando de ser Hitler o centro.

Ellen 23/02/2017

Hitler por outros olhos
Eu não quis fazer muitos históricos de leituras para esse livro... e bem diferente da leitura que eu gosto! Mas esse livro é muito bom... entender como foi o holocausto entender as aitutes do hitler a fazer o fez é um ensinamento! Para aqueles que gosta de saber mais como tudo aconteceu na Alemanha e o livro perfeito!

Rosana.Caldas 19/02/2017

Um aprendizado em cada página
Augusto Cury conta sobre a vida de um psicólogo e professor de história cuja vida era monótona, isso até ele começar a ter uma série de pesadelos que o deixava cara a cara com acontecimento do holocausto, pesadelos esses que influenciaram em suas aulas, atraindo centenas de alunos desejosos à conhecer a Segunda guerra Mundial. O autor nos coloca em sala de aula, nos tornando alunos do professor Julio Verne, e isso nos prende de uma forma surpreendente, com sua riqueza de detalhes que nos cativa gradativamente. Além das aulas incríveis, o autor também mistura a realidade com a ficção, tornando a leitura ainda mais saborosa, e com um final que nos deixa ansiosos para o segundo livro.

Jordana.Borges 05/01/2017

Vale a pena ler.
É uma estória que te prende do início ao fim, você vai querer descobrir como será o final, pois trata-se de um professor que dá aulas sobre a segunda guerra mundial, e por se aprofundar tanto na história, ele acaba sendo assombrado pelos protagonistas da guerra. E trama uma corrida contra o tempo para saber o que está acontecendo com ele, com o apoio de alguns alunos que o admiram e sua mulher. Vale a pena ler.

deborahtrombim 31/12/2016

O Colecionador de Lágrimas
Um professor, Júlio Verne, com muito conhecimento sobre a Segunda Guerra Mundial, começa a ser assombrado, em seus sonhos e em seu dia a dia, por esse acontecimento. Com isso, começa a buscar respostas sobre seus pesadelos diários. Mais uma obra de Augusto Cury. Recomendo!

Dió 22/11/2016

É Uma Viagem Fantástica!
Antes desse, já tinha lido diversos livros do Augusto, mas confesso que esse me surpreendeu pela criatividade. Assim como todos os livros do Cury, O Colecionador de Lágrimas nos leva a reflexões profundas ao mesmo tempo que nos aventuramos. Recomendo!

Ani 18/11/2016

Diferente
O livro é espetacular, conta a história do Hitler sob várias vertentes. Conseguimos entender o porquê que uma nação toda foi dominada por um crápula.
Ainda falta uma escrita melhor para um romance, mas em relação aos fatos sobre Hitler e a Guerra é muito rico.

Sara.Felix 16/11/2016

Melhor livro que já li
O livro conta sobre Hitler mas com uma visão diferente.
O livro te faz sentir na pele os trágicos momentos vivendo durante esse período.
Chorei durante várias páginas.

Rodolfo 23/10/2016

Realidade e Ficção Lado a Lado
O autor mistura ficção com fatos históricos no livro. Um professor universitário, psicólogo de formação, ministra aulas sobre a segunda guerra mundial, dissecando a personalidade de Adolf Hitler, enquanto isso ele começa a ter uma série de pesadelos relacionados com o tema e vários eventos estranhos, que ligam o presente ao passado começam acontecer na sua vida, a tornando uma verdadeira bagunça.

Benny Carvalho 28/09/2016

Sucesso!
Bem...

Gostei, na verdade não é um assunto que me encanta as mazelas da 2ª Grande Guerra Mundial, os horrores nazistas... mas é uma leitura que te prende com certeza! Neste livro podemos observar como um homem que não pertence a Alemanha (austríaco), tosco, rude, inculto, usou técnicas sofisticadíssimas de manipulação da emoção para se agigantar no inconsciente coletivo de uma nação - Adolf Hitler.

Mas mesmo sendo um monstro, um dos maiores sociopatas da história, nos vemos impressionados com a complexidade da sua mente e com o magnetismo social fomentado por ele e seus asseclas, em especial Goebbels, seu ministro de propaganda.

E isso tudo acompanhando as narrativas do professor Julio Verne que acaba tendo um envolvimento involuntário nessa "Alemanha Nazista"... e por fim chegando à um desfecho que nem ele próprio consegue acreditar, quiçá realizar...

Indico a qualquer um que tenha verdadeiro interesse por essa parte da história, pois são lições preciosíssimas e uma compreensão e visão que até então é difícil de nos acontecer. Se colocar no lugar do outro, sentir as suas dores, não é uma coisa fácil... Mas esse enredo foi construído para percebermos o quanto nos afastamos da sociedade, o quanto somos julgadores também...