O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Bruna2819 30/07/2023

Narrado por uma criança de onze anos, o livro aborda assuntos de extrema importância social sob o olhar desta, o que faz com que a leitura seja leve e agradável sem relativizar o tema. Ótimo livro!

lezinha 25/07/2023

Uma leitura curta e rápida. Poderia estar mais imersa na mente do artista, na angústia, mas focou no garoto, na confusão. Interessante e reflexivo

giz 21/07/2023

Qual é a cor do aperto no coração?
é, com todos os sentidos da palavra, um aperto no coração terminar esse livro. eu jurei que já tinha feito uma resenha sobre ele, mas provavelmenre foi apagada. se não fosse pela UERJ, eu nunca teria conhecimento sobre esse livro, mas ainda bem que o li.

esse livro me tocou de uma forma muito bonita, mas triste também. é muito forte ver a visão de uma criança sobre a dor do luto. é angustiante vê-lo sentir coisas que não sabe descrever, e recorrer a comparação com cores, ou então se agarrar em algumas esperanças.

é um livro doído sobre uma amizade incrível. me senti sensível e vulnerável durante toda a leitura.

virou uma daquelas leituras confortos, que dá um quentinho no coração no final.

vic 16/07/2023

Li esse pra fazer a uerj, esperava um livro chato mas ele é incrível!! muito lindo e a escrita adorável..

Ashley.Conceição 16/07/2023

Muito bom.
O livro tem uma escrita simples e de fácil entendimento.
Narrado por uma criança, o livro aborda assuntos sensíveis de forma leve e nem explicada. Fala dos sentimentos com verdade e ultiliza a arte e as cores de uma forma bela para expressar tudo.
Ao fim do livro temos uma "conversa" com a autora Lygia Bonjuga. Apesar de tudo, sai desse livro com o coração quentinho, amei conhecer esse "filho" da Lygia, espero conhecer outros em breve.

Carolina2335 16/07/2023

Não deixe que uma capa fale de um livro por si só. Acho que esse livro tem muita a dizer, mostrar . Assim , é uma história que deixa muito pensativa.

William 16/07/2023

Para cada cor, um significado
Eu o li para a prova da UERJ, mas não senti que foi um livro massante. O livro te instiga a querer saber cada vez mais um pedaço da história... Não recomendo, por não ser meu tipo de leitura. Porém é interessante pelo seu lado de envolvimento com artes.
- 2023

Leticia 15/07/2023

????
Li esse livro para incentivar um amigo meu a ler também, é rápido, leve, história interessante, é pelo ponto de vista de uma criança, achei um livro bom para quando nao tivermos mais nada pendente para ler ou ate mesmo para escapar de uma leitura que queremos adiar.

clara.5 14/07/2023

Lygia bojunga você foi gênia demais
Esse livro é muito sagaz, a escrita dele é ótima e realmente da a sensação de que você tá ouvindo a história sendo contada por uma criança. a narrativa em si é triste, porém importante dms ter essa visão do menino lidando com tudo isso.

Lelê 13/07/2023

Acho tão importante e bonito como esse livro trata de assunto tão sensível na visão de uma criança, como ela tenta compreender o que está acontecendo, por que as respostas não são óbvias? E mostra para gente como nem tudo é tão simples, mas é através da arte que ele vai encontrando respostas.

Thif 13/07/2023

Meu amigo pintor...
Achei uma leitura muito rápida, envolvente e intrigante. Achei que seria um tanto difícil lê-la, mas foi muito fluído.
A história fala sobre luto e achei um tanto difícil nesse aspecto, mas a autora fez ser algo leve, respeitando o tempo e a dor do menino, fazendo com que o leitor se sentisse abraçado também.

Ju 11/07/2023

Favoritado
Esse livro é de uma ternura tão grande, de uma amizade tão bela, de um luto tão intenso.

Li durante um daqueles domingos em que o tempo não passa. E nesse livro vivi uma vida sobre a morte, mas também sobre o amar. O amor de amigo, de irmão, de filho, de inveja, de admiração.

Não sei bem como articular as ideias, visto que as lágrimas me sobem e prometem verter. É uma daquelas histórias que toca o íntimo, que te faz refletir sobre aqueles que te cercam. Foi uma experiência mais pessoal do que eu me atreveria supor, porque vi as pessoas que mais me são queridas ali. Minha melhor amiga, meu namorado e meus pais.

E doeu, e ainda dói quando penso no que é estar vivo. No que é ter e ser o Pintor de alguém. No que é a Arte.

Tita Nicola 09/07/2023

Tive que ler para fazer uma prova e admito q foi uma livro que me surpreendeu e gostei muito.
Ele trata de assuntos fortes e tabus que existem até hoje, mas de uma forma que deixa para o próprio leitor pensar sobre. Gostei muito.

Lê.r 09/07/2023

Meu amigo pintor
O livro é melancólico, triste. Mas o narrador traz seu toque ingênuo, bonito e colorido, justamente por ter 11 anos. As cores usadas como analogias para sentimentos torna tudo mais lúdico e reflexivo. É uma leitura rápida e aconchegante, mas fria como um chuvisco numa tarde de quinta-feira, como um cafézinho quente, mas amargo demais. Obrigada pela grata surpresa uerj! (mesmo tendo ido dormir 0h porque só fui ler um dia antes da prova ?)