O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Fernandão 24/08/2023

Cor-de-saudade
Realmente acho que todos deveriam ler esse livro, já que aborda temas sensíveis e pesados de uma forma fluída.

Que livro sensacional, mesmo sendo curtinho me prendeu e me deixou super pensativa.
Um artista melancólico e pertubado por achar que não conseguia dar vida à sua arte, ensinando e deixando um legado para um menino de 11 anos que abraçou tudo aquilo de forma leve.

"[...] será que um artista pode amar tanto o trabalho dele que [...] se ele acha que o trabalho não tem vida, ele também não quer mais ter?"

manu368 17/08/2023

Lindo; triste
História curtinha e de leitura fluída apesar do tema ser comovente: o luto pelo olhar de uma criança.

mostra a importância de aproveitarmos todos os momentos possíveis com quem a gente ama, antes que elas partam sem respostas e nos deixando em um mundo todo "cor-de-saudade".

camila 17/08/2023

Bom livro. nao leria por livre e expontânea vontade, eu só li por causa da uerj. é um livro fofo que conta a relação de uma criança com a morte. é um livro fofo que me fez refletir

Magali.Jacy 16/08/2023

Don't try suicide galerinha
Meu amigo pintor é uma história curtinha (bom para quem faz desafios literários!) porém, significativa. Vemos pelo ponto de vista do protagonista, uma criança, lidando com o luto por seu amigo. A respeito da caracterização, a autora fez um ótimo trabalho, somos convencidos que realmente é uma criança escrevendo seus pensamentos. A delicadeza que falou sobre o assunto do suicido é outro ponto positivo.

Minha única crítica é o tamanho do livro, parece que a história termina do nada, deixando-nos sem algumas respostas. Reconheço o propósito temático desse final, contudo queria ver mais.

rylli 15/08/2023

O Meu Amigo Pintor
"Hoje eu acordei meio roxo, mas fui amarelando lá pro fim da tarde."

Em "O Meu Amigo Pintor", Cláudio nos conta, como se fossemos um diário ou alguém lendo suas cartas, como foi o seu processo de luto pela morte do vizinho e amigo mais querido, o Pintor.

Vemos ao longo dos dias, o menino tentando encontrar respostas para todos os seus "por que?" ao mesmo tempo que mergulha em memórias com seu amigo e vai descobrindo o sentimento que cada cor carrega, no caderno de desenhos que o Pintor o deixou.

É lindo como Cláudio não tem receio, nem de falar e nem de sentir o que sente, é tão delicado a forma que ele atrela sentimentos presentes a cores, assim como seu amigo o ensinou.

Essa leitura é super simples, fluída e reconfortante. É infanto-juvenil, mas acredito que se eu tivesse lido mais jovem, talvez não teria sentido tanto assim. Mas, não deixa de ser uma leitura apaixonante para todos, é claro.

E ainda bem que essa edição é amarela, porque fui amarelando durante essa leitura.

rubi 15/08/2023

Livro tristinho da UERJ
Um bom livro sobre o luto e sobre amizade, bonito e muito bom por ser do ponto de vista de uma criança.
A história conta sobre o Cláudio e o seu amigo pintor, que é seu vizinho que cometeu su1cíd1o.
O livro é bem curtinho mas com uma leitura leve e fluida, muito triste ao mesmo tempo que sensível e delicada. A analogia das cores com os sentimentos é bem boa e faz a gente imergir na leitura.

"Acordava, e em vez de dizer feito todo o mundo, eu estou triste, eu estou contente, ele falava:
hoje estou roxo
hoje eu fiquei tão amarelo,
hoje eu acordei meio roxo,
mas fui amarelando lá pro fim da tarde.''

AnnyGaby28 14/08/2023

Meu amigo pintor O luto sob um olhar puro
Conheci "Meu amigo pintor" por meio de um clube de leitura e esse livro veio a cair na hora certa.

O livro conta o processo de superação do luto de Claudio, um garoto de 10 anos, que perdeu o melhor amigo para o suicídio. É uma história linda e envolvente apesar de curta sobre auto descoberta e sobre amadurecimento.

Foi uma leitura bem pesada para mim que perdi o meu irmão da mesma forma a 4 meses atrás e acabou me ajudando a enxergar as coisas de outra forma.

É um livro com com poucas páginas e bem fluida apesar de poder ser pesada de acordo com a perspectiva de cada um. Meu amigo pintor é um livro para ser lido em diversos momentos da vida e ter uma impressão diferente da história a cada chance de reler.

Biatrizzy 13/08/2023

Esqueci de comnetar sobre esse. Li por causa da prova da uerj e fiquei muito mexida com a história. Parece que quanto mais eu penso, mais significado ela ganha. Vira e mexe algum trecho aparece na minha cabeça e eu tenho uma interpretação nova dele ou eu reparo em uma frase que até então nao significava nada.
Se eu tivesse a versão física, com certeza leria de novo.

Gabriela 13/08/2023

Uma história rápida e impactante. É lindo ver como a autora usa as cores pra transmitir esses sentimentos tão confusos do luto.

Laysa Leitora 12/08/2023

Meu amigo artista que sabia sentir a arte
Esse livro é impressionante! É sobre o luto,sobre prevenção ao suicídio e ao mesmo tempo fala sobre amizade! Aquela amizade que faz a gente sentir amarelo, porque tem ela! É sobre aprender a entender a vermelhidão da vida também.
A visão de Cláudio é inocente, inspiradora e linda! E mostra como as amizades podem inspirar arte na vida da gente.
Com esse livro eu aprendi que mesmo que eu esteja muito mal por causa dos nevoeiros que aparecem na minha vida, no outro dia o azul do céu vai espantar todos os demônios que me afligiam.

Para quem está se perguntando sobre o significado das cores é só ler o livro, garanto que não vão se arrepender!

boonaxaa 09/08/2023

Lindo
Provavelmente se eu fosse ler esse livro quando criança, eu não iria gostar nenhum pouco!! Esse livro é genial e fica muito subentendido alguns detalhes. O tópico abordado é bem pesado mas a autora conseguiu transmitir muito bem.

Anna 08/08/2023

"eu nunca pensei que silêncio fosse assim tão branco..."
O livro aborda um tema muito sensível como o suicídio, e como se passa na visão de uma criança, torna se a leitura sensível, mas a escrita é leve. Dei cinco estrelas porque o livro retrata o luto das pessoas que ficam e sempre buscam os "por quê's", o porquê daquela pessoa que é tão amada decide tomar uma decisão como essa. O livro aborda o luto de uma criança de onze anos que ficou e viu seu grande Amigo partir, e tenta entender o porquê do amigo não ter esperado o nevoeiro passar.
Chorei muito no início, no meio e no final do livro. Já li e reli umas três vezes, esse livro é maravilhoso e doloroso. Digno de 5 estrelas.
julia 08/08/2023minha estante
ótima crítica

Anna 08/08/2023minha estante
KAKAKAKAK gostou ?

bruu 07/08/2023

Muito bonito
Livro com história muito bonita, de um menino que perde seu melhor amigo. traz diversas interpretações e ensinamentos

Susan19 05/08/2023

Amor e cor-de-saudade.
Apesar de ser bem triste - e um pouquinho pesado pelo tema que aborda - , a história (por ser no ponto de vista de uma criança) tem um jeitinho muito fofo de ser contada, com vários pensamentos sendo expostos e os sentimentos sendo sempre detalhados direitinho dá pra se colocar com facilidade no lugar do protagonista. É muito bom mesmo.